Tempo de recarga do elétrico: “Calcanhar de Aquiles”

Para escapar da alta no preço dos combustíveis, o carro elétrico se mostra uma boa alternativa. Contudo, ele também tem as suas desvantagens

Tempo de recarga é uma das desvantagens do carro elétrico
Tempo de recarga é uma das desvantagens do carro elétrico (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
20 de outubro de 2021 21:32

Com a chegada do carro elétrico, mudam-se os critérios para se avaliar vantagens e desvantagens antes de se decidir entre os diversos modelos.

Primeiro, por ainda terem custo muito elevado. Segundo, porque seu “Calcanhar de Aquiles” é a autonomia: quantos quilômetros o carro roda depois de ter as baterias recarregadas?

Então, entre os atualmente importados para o Brasil, a autonomia varia de 250 km até 400 km. Quanto ao preço, o mais barato custa R$ 150 mil, é o JAC e-JS1. E ultrapassa R$ 1 mi no Porsche Taycan.

VEJA TAMBÉM:

Entretanto, poucos se lembram de analisar o tempo de recarga, também muito importante. Sem o equipamento adequado, apenas com a tomada de 220 volts, pode demorar mais de dez horas. Com o dispositivo especial doméstico, tempo inferior a dez horas para a recarga total.

E, vale lembrar, tomada em casa será o principal ponto de recarga do carro elétrico.

Você sabia que o AutoPapo também está presente em suas redes sociais favoritas? Clique e confira:

TikTok YouTube Facebook Twitter

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Sir.Alves 21 de outubro de 2021

Em tempos de combustíveis ainda custando horrores por conta do pós-pandemia… meu sonho era instalar uns 8 painéis solares no telhando e comprar um veiculo elétrico plug-in pouco usado… ainda vale a pena mesmo com 8 ou 10 horas de recarga… pelo menos até o final de 2021 os painéis solares estarão com IPI zerado por decreto federal…

Avatar
Deixe um comentário