Toda gasolina tem etanol?

Muitos motoristas têm duvida se realmente é necessário a presença do etanol na gasolina. Afinal, seria isso uma pi-ca-re-ta-gem?

Etanol na gasolina é necessário. Porém, 27% é exagero!
Etanol na gasolina é necessário. Porém, 27% é exagero! (Foto: Renault | Divulgação)
Por Boris Feldman
09 de setembro de 2021 07:32

Pergunta que chega com frequência na redação: “Toda gasolina no Brasil tem adição de etanol?” E a resposta é positiva: Sim! Todas as gasolinas fornecidas pelos postos contém 27% de etanol, com exceção das chamadas premium com apenas 25% de álcool.

Então a Comum, Aditivada ou as premium (Podium, Octapro, Shell Racing), todas elas contêm etanol. A finalidade desta adição é de se obter uma octanagem mais elevada sem a adição de chumbo tetraetila, que se utilizava no passado, altamente nocivo.

“Mas… – perguntam alguns, …precisava de tanto etanol para se obter uma boa octanagem?” Não! uma parte dele é justificada pela octanagem. A outra, pelo lobby dos usineiros…

VEJA TAMBÉM:

A única gasolina sem etanol no Brasil é a “avgas”, gasolina de aviação, que contém chumbo tetraetila. Não pode ser utilizada em carros modernos pois o chumbo danifica o catalisador.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jose correia 11 de setembro de 2021

Também acho pois na minha umilde opinião gasolina teria que ser pura.
O álcool tem que mostrar pra veio chega de ser arastado pela gasolina ⛽

Avatar
Rodolfo 10 de setembro de 2021

Acho que se nossa gasolina tivesse apenas 10% de etanol ela ficaria mais cara, então seria uma das mais caras do mundo. Logo não é clara a comparação do preço da nossa gasolina com a da Europa, pois a deles é melhor tem termos de ter menos etanol o que faz rodar mais quilômetros.

Avatar
Winder Fernandes de Resende 9 de setembro de 2021

E uma dúvida. Se eu for viajar
fora do país e a gasolina dos vizinhos terão condições de atender meu carro? Pretendo viajaram pro Machu Picchu no Peru.

Avatar
yuri 9 de setembro de 2021

Se o Brasil fosse um país honesto, assim como o etanol sem gasolina existe do lado do combustível misturado, deveria haver uma gasolina com o mínimo de etanol.

Art. 1º Fixar, a partir da zero hora do dia 16 de março de 2015, o percentual obrigatório de adição de etanol anidro combustível à gasolina, nos seguintes percentuais:

I – 27% na Gasolina Comum; e

II – 25% na Gasolina Premium.

Parágrafo único. As especificações de Gasolina Comum e Gasolina Premium são definidas conforme Regulamento Técnico da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Art. 2º Fica revogada, a partir da zero hora do dia 16 de março de 2015, a Portaria Ministerial nº 105, de 28 de fevereiro de 2013.

KÁTIA ABREU

Avatar
Deixe um comentário