Toyota Etios não emplaca 2022…

A única coisa que salvou o Etios no Brasil foi a a excepcional e quase infalível mecânica da Toyota. Porém, ele deverá deixar nosso mercado

Por Boris Feldman 13/01/21 às 21h31
toyota etios 2021
Toyota Etios deverá dar adeus ao mercado brasileiro em 2021 (Foto: divulgação | Toyota)

A Toyota deve estar aliviada aqui no Brasil por estar se livrando de um abacaxi chamado Etios: foi lançado no Brasil junto com o Hyundai HB20 e não vendeu sequer a metade do coreano.

Mas, por que abacaxi? Pelo seu estilo ‘chinfrim’, que não fede nem cheira e o acabamento medíocre.

O que salvou o Etios foi a excepcional e quase infalível mecânica Toyota. A fábrica fez o que pôde, mas só resolveu o problema ao lançar o Yaris, do mesmo segmento, porém muito mais moderno, bem acabado e atualizado.

No final de 2020, a fábrica iniciou a desativação do Etios, reduzindo opções de motores e versões. Este ano, ele escorrega do telhado e abre espaço para produção do SUV Corolla Cross. O Etios dificilmente emplaca 2022…

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
179 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcelo Faria 1 de agosto de 2021

O etios é um excelente carro sou taxista no Brasil não existe carro melhor

Avatar
Halisson Viana 6 de junho de 2021

Ufa 😁 já estava quase cancelado minha comprar pois estou Pegando um Etios sd x visc já fechei mais acho ele muito bom por dentro e tenho fé que eles vão volta atrás

Avatar
Emanuel de Aguiar Magalhães 3 de abril de 2021

Pode até ser um ótimo carro, mas vai ser feio assim mas na CHINA!!!!!

Avatar
Eduardo 30 de março de 2021

Infelizmente este jornalista já deveria ter aposentado pois parece que é pago pela indústria automobilística. Já tive vários Etios e simplesmente falo que é um excelente carro. O Yaris realmente é um Etios melhorado mas o seu preço de Corolla o torna uma compra irracional na minha opinião.
Portanto com a saída do Etios do Brasil a Toyota deixa de ter um veículo de qualidade com um preço acessível para a maioria dos brasileiros.

Avatar
Halisson Viana 6 de junho de 2021

Verdade está chato isso

Avatar
Melo 11 de março de 2021

Esse senhor tem algum problema pessoal com o carro em questão, chega doer ouvir a forma como ele fala mal do automóvel, peço a Deus que a toyota continue a fabricar os Etios, pois tenho pesquisado sobre ele, e só vejo comentários extremamente positivo sobre o mesmo, ( amo carros japoneses) tive um lancer 1995 que já tinha tudo que os carros tipo o etios tem hoje. ( retrovisores elétricos, bancos e volante com regulagem, abertura da tampa da gasolina e do porta malas na alavanca como no etios, vidros elétricos e ar congelante), apartir de então só japoneses. Estou aguardando ( em nome do Senhor Jesus ) a liberação de um Etios X plus 2019, dei uma volta nele e fiquei extasiado, que carro! se dirige sozinho, bem completão pelo custo benefício fantástico, eu amo carros com mais designers, eu nunca achei o etios um carro bonito quando via ele passando nas ruas, porém quando fui lá na concessionária, fazer o teste drive, ao momento que entrei nele me apaixonei e o achei bem mais bonito. Espero que aprovem o contrato , pois estou ansioso pra lá busca-lo.

Avatar
Mateus Barth 8 de fevereiro de 2021

Tenho um Etios 18/19 já está com 185 mil km até agora não tive manutenção só a basílica!! Acredito que é por isso que eles querem tirar de linha um excelente carro não estraga é não da manutenção.
Antes de pararem de produzir a fabricante deveria fazer uma pesquisa e buscar ver todas as postagens que todos clientes estão satisfeitos !!!
Como sempre esses jornalistas dando palpite errado e mentindo !!!

Avatar
Dailton 22 de maio de 2021

Concordo tenho um tambem

Avatar
Vicente Almeida 2 de fevereiro de 2021

Eu tenho a primeira versao do Etios, aquela de 2012. Sao 8 anos de sucesso, ate hoje nenhuma lampada queimada, continua lindo e maravilhoso. Abacaxi eh a falta de conhecimento. A versao Platinum com certeza ia bater no Yaris, a Toyota eh que nao quis essa disputa e cedeu lugar ao Yaris.

Avatar
José Reinaldo Teixeira 27 de janeiro de 2021

Excelente carro.

Avatar
Jarbas Madureira 21 de janeiro de 2021

Temos um 2015 mecânica muito boa, não tivemos nenhum problema com o carro sempre com um excelente funcionamento com um consumo bem baixo.
Não poço falar mal deste VEÍCULO

Avatar
Francisco Almeida 17 de janeiro de 2021

Teu cu

Avatar
João 17 de janeiro de 2021

Que matéria infeliz… Todos os textos desse jornalista sobre o etios são desse jeito mesmo. Já li vários deles… Sempre falando mal de um carro que é bom… Não dá para entender! Tenho um sedã 2018. É um carrão. O melhor que já tive até hoje.

Avatar
Ronaldo Schubnell 17 de janeiro de 2021

Temos um, excelente carro pegamos zero em 2016 e está perfeito com 50 milkms rodados com pouqíssima necessidade de grandes custos com manutenção. Apenas acho que não é tão econômico conforme propagandas!Numas das revisões um funcionário da Toyota bateu com ele dentro da Concessionária.

Avatar
Francisco Wellington de Paiva 17 de janeiro de 2021

Rapaz, para ser bem sincero, não vejo um defeito no etios 2019 sedã. Carro bonito espaçoso, na mecânica vou nem falar, valor de revendo da mesma maneira, vou falar oque do carro. Nota 10

Avatar
Ronaldo 16 de janeiro de 2021

Pela formação e experiência, esperava-se uma matéria mais técnica e impessoal. Não agregou nada. Quem realmente conhece ou possui um ETIOS e já teve experiências com outros carros sabem das qualidades do modelo.

Avatar
José Carlos Jacó Carvalho 16 de janeiro de 2021

Ja ouviram esse ditado: o que é bom dura pouco? Imagina o ETIOS que é excelente!
Tenho um 2013 e nunca me trouxe problema, so manutenção normal pra troca de peças consumíveis,a descarga ainda original de fabrica. Toyota é Toyota
Pena tirarem de lunha!

Avatar
Getulio peres de porto alegre 16 de janeiro de 2021

Olha é uma pena que tirem o Etios de linha porque tenho um a cinco anos ja com 130 mil kilometros nunca me deu mecanica o carro é ótimo económico quem falou em abacaxi que é um abacaxi

Avatar
Juciara Duarte 16 de janeiro de 2021

Vc mete a bomba em um carro que é muito bom!!!
Ridículo seu comentário

Avatar
Jorge Lima 16 de janeiro de 2021

Comentário, no mínimo, grosseiro. Aliás, grosseiro como a análise deste mesmo jornalista sobre a saída da Ford do Brasil. O Etios vai sair de linha porque carros saem de linha. Afinal, só Corola e Gol é que são eternos, muito pela falta de senão crítico consumidor.

Avatar
Oswaldo Tavares 16 de janeiro de 2021

Agora que vou adquirir um etios hb 1.5.,,como sempre desejei. ,,,sai de fabricação! Não sei se é sorte ou azar.,…mas lamento muito por esta decisão da Toyota.

Avatar
Santiago 15 de janeiro de 2021

Há sim espaço para o ETIOS e o Yaris juntos no portfólio da Toyota. Nós, que queremos praticidade, conveniência e custo/benefício continuariamos a contar com o ETIOS. Quem quiser “algo a mais”, pagando a mais por isso, vá de Yaris. Bastaria a Toyota “desalgar” um pouco os preços do ETIOS.
Abacaxi seria tirar o ETIOS de linha.

Avatar
José Augusto de Sousa 15 de janeiro de 2021

Tenho um 2013 que passou de 220mil km, só troquei a suspensão. É um carro fantástico, excelente, sou motorista de aplicativo e o carro é muito elogiado pelos passageiros, pelo seu conforto e espaço interno. Eu como motorista e proprietário, digo que é excelente carro, potente e ágil, não é econômico igual ao 1.0 mas é muito melhor que muitos 1.8 por aí.

Avatar
MARCOS 16 de janeiro de 2021

Tabela sou motorista e aplicativo em um etios e concordo e afirmo tudo que disse.

Avatar
Jonas Roberto Wuerges 15 de janeiro de 2021

Tenho um Platinum sedã 2016/2017.Quase 40 mil km.Nunca deu problema ( esse deve ser o problema para “eles” ). Uma pena tirar um carro tão bom. Não consultam quem tem.

Avatar
Júnior rosa 15 de janeiro de 2021

Temos um etius sedan Platini um excelente carro e econômico 2018 e 2019…
Não troco ele por yares…

Avatar
Gilson Altheman 15 de janeiro de 2021

Engraçado. Comentário absolutamente fora de propósito. Excelente veículo. Acho que a montadora deu um tiro no pé duas vezes, ao descontinuar o modelo pelo Yaris, que me parece ainda uma incógnita, especialmente na versão sedan com contornos externos arredondados bem sem graça. Certamente quando for trocar meu Etios a opção não será pelo Yaris.

Avatar
Paulo Roberto Bellucci 15 de janeiro de 2021

Meu filho tem um cachorro chamado Boris. Ele cheira e fede. É um buldogue da cara chata e babão. Mas é brincalhão e simpático. Por isso todos o estimam. Pensaram em trocá-lo por um pastor alemão mas ele permaneceu.

Avatar
José Luiz Warmling 15 de janeiro de 2021

Tenho um étios ano 2014 e está com 50.000Km.Um ótimo carro sem nem um tipo de manutenção.Economico confortável boa estabilidade e de boa ação.Chamar de abacaxi é um desrespeito e falta de ética.

Avatar
Mozart henrik 15 de janeiro de 2021

Eu tenho um Etios Hatch 2015 1.5 xls
Está com 30 mil km
Até agora foi o melhor carro que eu tive
Um carro muito econômico, disposto e confortável
Não tenho previsão de trocar o carro

Avatar
JOAO MARCELO 15 de janeiro de 2021

Nossa, que matéria chinfrim, bem ao nível do abacaxi que é o jornalismo brasileiro. Pouco conteúdo e informação, e muita opinião pessoal e polêmica.
O carro é excelente e supera a maioria dos outros com a mesma faixa de preço.
Se não teve o lucro esperado paciência, mas quantos “abacaxis” ficaram 10 anos na linha de produção?
Toyota está de parabéns.

Avatar
Carlos 15 de janeiro de 2021

Verdade ótimo carro

Avatar
Alexandre Luiz Sacco 16 de janeiro de 2021

Jornalista medíocre e com opiniões pessoais é o que mais tem no Brasil,o carro é excelente para o dia a diae mesmo na estrada, extremamente confiável, manutenção simples e barata qdo dá e olha que já tive carros muito mais caros e mesmo importados, só pode ter sido pago para fazer a matéria escrota destas e divido ter sido pela Toyota.

Avatar
Ulisses silva 15 de janeiro de 2021

Tenho um Etios sedã 2017/18, o carro é fenomenal e quanto beleza vamos falar um dito popular: beleza não põem mesa. Yares muito preço pra pouco carro, o que salva a mecânica, aliás a mesma do Etios.

Avatar
Claine 15 de janeiro de 2021

Tenho um etios, 2013, estou muito satisfeita, muito econômico, confortável, tudo de bom. É uma pena saí de linha, a Toyota deveria dar um pouco mais atenção nos proprietários, com certeza todos estão tristes com essa notícia.

Avatar
Rubens 15 de janeiro de 2021

Troquei meu eco sports por um Toyota etios , estou muito contente. Econômico. Esse cara e um brincalhão. Vai estudar. TOYOTA NAO PARE DE FAZER ETIOS.

Avatar
Marcos 15 de janeiro de 2021

Abacaxi q eu sei é uns q andam pegando fogo e outros q estão dando problemas no CVT.

Não gosta da estética do carro, blz!!
Me diga um com qualidade superior e da msm categoria. Não esqueça q eu e várias pessoas não compramos carros para mostrar ao vizinho.

Avatar
David Moysés Menezes 15 de janeiro de 2021

Eu acho um absurdo tirar de linha um carro excepcional como o ETIOS! Tenho um e acho lindo, econômico, confortável, excelente preço. Tenho um e fiquei decepcionado com a notícia; todos que conheço e tem um, ama…

Avatar
Carlos 15 de janeiro de 2021

Verdade tem um Etios , não troco por nem um outro , a Toyota vai se arrepender por deixa de fabrica , principalmente por o seu substituto o yaris e muito mais carro , vai fica difícil agora a Toyota competir com os carros na faixa etária do Etios.

Avatar
Herta 15 de janeiro de 2021

Pois eu tenho um Etios Sedan 2014 e nunca me deu problema. Amo meu carro e compraria outro tranquilamente.

Avatar
Mário Sérgio Alonso 15 de janeiro de 2021

Acredito que a Toyota deveria ouvir os proprietários do etios. Pois tenho um etios cross comprado em 2015. Estou com ele até hoje. Excelente carro. Um custo benefício muito bom. Gostaria de trocar o meu por um automático. É uma pena não estar mais em produção.

Avatar
MARIO NOGUEIRA LEAL 15 de janeiro de 2021

Eu tenho um 2015 é excelente, tudo que é bom para o público eles tiram de linha.

Avatar
GUILHERME 15 de janeiro de 2021

O Sr. Boris Feldman foi muito infeliz ao repetir, como um papagaio, a mesma lenga-lenga que outros “entendidos” entregam sobre esse carro maravilhoso, quando consideramos o preço e o benefício.
Tenho um Etios há sete anos. Tirando uma lâmpada queimada do farol direito (R$ 10,00), não apresentou nenhum problema.
Acho o carro bonito, espaçoso e econômico. Sem contar o porta malas infinito.
Enfim, Boris, me apresente uma alternativa com esses atributos, no mesmo preço, e lhe darei razão.

Avatar
Ulisses silva 15 de janeiro de 2021

É amigo este é o peso pra eles, o carro não dá lucro para reposição de peças, não quebra. Daí não tem valor pra esses parasitas.

Avatar
Clayton Faria Schmidt 15 de janeiro de 2021

Matéria infeliz. A última comparação que deveria ser feita é com abacaxi, já que o desempenho e a mecânica são muito bons. Tenho um 2015 e comprovo que o índice de satisfação dos proprietários é ótimo.

Avatar
Odacir 15 de janeiro de 2021

Será que ninguém da Toyota vai ler esses comentários… o carro é top não deveriam parar de fabricar. Tenho um 2017 é econômico confortável e super veloz.

Avatar
Erinaldo de Souza queiroz 15 de janeiro de 2021

Eu tenho um Etios 2014 que e uma máquina manutenção nunca só básica anda que e uma beleza e só trocaria por outro Etios o meu e sedan xls 1,5 econômico no mundo! Só alegria

Avatar
Lara 15 de janeiro de 2021

Boris Feldmam, você que é chinfrim, não fede nem cheira, um verdadeiro abacaxi que nós brasileiros temos que engolir. Em qualquer país desenvolvido você seria só um palpiteiro chato daqueles que não sabem fazer nada só falar. Mesmo sua fala é chata. Você tem sorte de estar no Brasil. Não como não perceberam isso ainda

Avatar
Alfredo Francisco Berneira. 15 de janeiro de 2021

Etyos chinfrim?
Boris até então prezava muito suas opiniões, depois dessa, vais precisar melhorar e muito seus conhecimentos sobre automóveis.
O carro pode não ser bonito, mas é bom. Muito bom.
Antes de pararem de fabricar vou comprar outro 0km.
Parabéns a Toyota.

Avatar
alexandre gregorio 15 de janeiro de 2021

o hatch nem é tao feio..o problema é q o brasileiro gosta de comer mortadela e arrotar perú..carro excelente..racional…o prius tb tem painel central mas como é hibrido carro caro ninguem enche o saco..e tem mais..o yaris nem é tao bonito tb ..

Avatar
William Bernardo do naicimrnto 15 de janeiro de 2021

Boa tarde tenho um Etios 13 13 muito bom vó compra um mais novo não quebra o carro excelente.

Avatar
Júlio Mário 15 de janeiro de 2021

Para mim o melhor carro popular… Não emplacou aqui, pq o brasileiro prefere cara linda à mecânica confiável… E sobre sua aparência, nunca o achei chinfrinho, mas prefiro um carro que não seja o mais lindo mas seja confortável e confiável, com espaço internoeljpr que SUV de categoria superior… Por mim, só trocava meu Etios por outro mais novo…

Avatar
Edgard Marcelino de Almeida 15 de janeiro de 2021

Tenho um Etiópia 2019. É um excelente carro. Não acredito que a Toyota queira tirá-lo domercado, pois time que está ganhando,e muito, não pode ser trocado!

Avatar
Celso L. Rodrigues 15 de janeiro de 2021

Fui taxista e, só na praça, tive 7 carros diferentes. Nâo tenho dúvidas ao afirmar que o melhor de todos foi o Etios. Me aposentei e comprei para uso particular um Etios 1.5 automático. Carro excelente. Econômico, bom de dirigir e não quebra.

Avatar
Marcus 15 de janeiro de 2021

Acabei de comprar um 2020 sedã plus aut , e estou adorando o carro , muito confortável ,cabe tudo no porta malas , é econômico e o preço bem compatível com a realidade do brasileiro , acho que essa reportagem foi comprada por alguma marca concorrente.

Avatar
MARIA Cacilda de Almeida 15 de janeiro de 2021

Eu tenho um etios ,cross automático e adoro, discordo com a descrição de chinfrim acho lindo o carro!!!!

Avatar
Ricardo de Oliveira Cabral 15 de janeiro de 2021

Sr. Boris, qual o seu problema com o Etios! NÃO entendo, o VERSA da Nissan é muito mais feio e o Sr NÃO comenta dele! Pois agora é que a Toyota deveria mante-lo, com a saída do Ford Ka, o Etios é uma ótima opção, Gol, Onix, H-B20, mecanicamente com esses motores três cilindros, NÃO chegam aos pés do Etios! Onix até fogo já pegou nos dois modelos de carroceria, afogue sua mágoa e passe a enxergar melhor!

Avatar
Paulo 15 de janeiro de 2021

Comentários completamente pessoal, o carro é ótimo. Quem escreveu o texto deveria ser mais profissional.

Avatar
Júlio Mário 15 de janeiro de 2021

Verdade.

Avatar
Jorge medeiros 15 de janeiro de 2021

Tenho um sedan e só faço revisão, carro e muito bom e muito econômico!

Avatar
MARCO A M SILVEIRA 15 de janeiro de 2021

Nossas, quanta mágoa… texto pessoal… tenho um Etios, ótimo negócio. Econômico, forte, veloz, só abro o capô para a revisão. Acho a coisa mais bacana o estilo painel centralizado. Para mim, beleza não garante desempenho nem economia! Isso é coisa de quem ainda vai amadurecer… Estou muito satisfeito com o meu Etios.

Avatar
Orlando de Oliveira 15 de janeiro de 2021

Nossa, assustado ao ler esse texto. Pensei que tinha caído numa furada! Comprei um carro desse há menos de dois meses . Ainda não tinha andado com ele na BR e por incrível que pareça, não vi nada de ruim,pelo contrário,bom de torque,veloz , econômico e confortável para pilotar. Prá mim beleza não é tudo,o importante ter qualidade. Tô satisfeito!

Avatar
SIMONE SILVA CAMPOS 15 de janeiro de 2021

Olá, boa tarde!
Tenho um Etios 2014/2915 e ele é excelente! O importante num carro é se ele é econômico e se não dá problema e essas características o Etios tem!

Avatar
Amilton Fernandes souza 15 de janeiro de 2021

Comprei um 19/20 há 45 dias nada a reclamar,carro muito bom

Avatar
José Roberto 15 de janeiro de 2021

Fui procurar um Etios semi-novo na concessionaria local, nenhum disponível, o atendente declarou que se entrassem 5 unidades, de manhã, todos já teriam sido vendidos até a hora do almoço, tamanha é a procura.

Avatar
Edson 15 de janeiro de 2021

Tenho um 2018 automático com 70.000km rodando 90% na cidade, carro de mecânica confiável, econômico, confortável, ágil, ótimo torque, até agora somente pastilha, pneus, óleos e filtros. Recomendo para quem quer um usado inteiro.

Avatar
Tony Freire 15 de janeiro de 2021

Discordo, o Etios pode ser até um pouco feio, mas é um ótimo carro!

Avatar
Leandro 15 de janeiro de 2021

Carro excelente super econômico confortável melhor carro que já tive.
Este jornalista deve estar equivocado

Avatar
Carlos Alberro 15 de janeiro de 2021

Só tenho elogios
Tenho um sedan 2015 com 140000km
E adoro o espaço o interno dele é o q os mecânicos falam dele tb.
Sem comentários sobre o q esse cara aí falou.
Imagine o q ele deve falar dos sogros.

Avatar
Lucas 15 de janeiro de 2021

A única versão do Etios que presta é a platinum sedan a partir do ano com painel digital.

O maior defeito são os parachoques que se desencaixam com facilidade e os prendedores são péssimos

Avatar
Valmir Fernandes 15 de janeiro de 2021

Tomei um susto ao ler esse comentario maldoso desse engenheiro.
Com certeza ele nunca possuiu um etios para dizer tanta besteira.
Tenho um 2014, já rodei 98.000, nada de problemas mecânicos.

Avatar
Jho 15 de janeiro de 2021

O engraçado que o carro é tão ruim que não cai o valor de venda de um zero

E ele é mais visto rodando nas ruas do que o yaris

Tenho um Etios trabalhão com ele o dia todo nesse trânsito de São Paulo um carro Excelente não me deu dor de cabeça mecânica ótima querendo comprar um automático mais infelizmente o valor dele está muito alto isso que vai sair linha mesmo assim seu valor não cai sinal que o carro é bom mesmo

Uma pena não fazer um modelinho novo dele

Mais já q vai sair de linha abaixa o valor dele aí então

Avatar
Adriano Cesar Biazoto de Lima 15 de janeiro de 2021

Velho Gagá passou da Hora de. Se aposentar vai rezar terço e jogar bingo

Avatar
EVANDRO RIBEIRO 15 de janeiro de 2021

Acho decadente isso pq tenho umeum etios e foi o melhor carro que tive até hj

Avatar
JADSON 15 de janeiro de 2021

Só pode ta de brincadeira o Etios foi melhor carro ja tive fico triste em saber que ta saindo de linha. Agora o autor dessa matéria deve ser um funcionário da concorrente.( Lamento) por ele!!!

Avatar
Ivaneide Almeida 15 de janeiro de 2021

Não concordo com essa avaliação grosseira sobre o ETIOS, comprei o meu Etios sedan 2020 um excelente carro, confortável, espaçoso,econômico e com muita estabilidade.
Quanto a venda? a resposta está rodando nas ruas.

Avatar
Eduardo 15 de janeiro de 2021

Um ótimo carro , se a fábrica não teve vendas altas , deveriam ter diminuído o preço , pois o Etios tanto mecânico como automático não deixam a desejar o problema da Toyota é os preços e quem escreveu essa matéria sem ao menos pesquisar. O Etios é o xodó de todos os outros da linha Toyota na minha opinião.

Avatar
Carlos G. Nascimento 15 de janeiro de 2021

Excelente carro, este texto só pode ter sido redigido pela concorrência. Só elogios ao Etios.

Avatar
Tiago 15 de janeiro de 2021

Excelente carro!
Só tenho Elogios a fazer.

Avatar
Alex 15 de janeiro de 2021

Etios carro excelente… Esse cidadão q editou essa matéria estar um pouco desinformado

Avatar
Rubens de Campos 15 de janeiro de 2021

Estão loucos, editor deveria pesquisar mais antes de publicar matéria sem qualquer fundamento, Etios melhor carro da categoria. Matérias desse jornalista não leio mais!

Avatar
Marli mitiko 14 de janeiro de 2021

Brincadeira ne!! Etios ótimo carro … comparar com abacaxi…tá loco.

Avatar
Rosemeire correia de Aguiar 15 de janeiro de 2021

Amei esse carro deviam se informar melhor meu Etios é lindo econômico e maravilhoso .

Avatar
Rosana Venceslau 14 de janeiro de 2021

Tá de brincadeira? Esse é o melhor carro que já tive e é excelenteeeee

Avatar
Eduardo 14 de janeiro de 2021

Nosso amigo jornalista e engenheiro só pode estar de brincadeira ao associar o Etios a um ” Abacaxi ” e estilo “Chinfrim”. Etios foi o melhor carro que já tive .

Avatar
Júnior 14 de janeiro de 2021

Eu tive um e quero voltar a ter outro ETIOS, completo confortável e me serve bem no dia dia. Era um 2018 econômico na cidade que até hoje não vi igual.

Avatar
Jose 14 de janeiro de 2021

Editor recalcado, nunca ouvi ninguém falar mal, pelo contrário.

Avatar
Leandro Gomes 14 de janeiro de 2021

Sou taxista no Recife tenho um Etios 2016 com 194 mil km
Excelente carro uma pena que vai sair de linha
Mas é sempre assim o que é bom dura pouco.

Avatar
Antônio Carlos Amate Massi 15 de janeiro de 2021

Falou tudo amigão

Avatar
Luciana 14 de janeiro de 2021

Não acredito que a Toyota irá deixar de comercializar tenho um Etios hatch a 3 anos, é um carro econômico,confortável, bom de dirigir. Ouvir isso é uma pena pq pretendo trocar por outro.

Avatar
Pedro 14 de janeiro de 2021

Já tive 3 Étios. Por sinal, muito bons.
Pra vc fazer esse tipo de comentário, só pode ser que vc não teve e nem andou em um.
E quem te falou que o acabamento e medíocre?!

Avatar
José Carlos 14 de janeiro de 2021

Diante da matéria tenho a dizer que possuo um 2018 e vou troca- ló por um 2021 ,pq.nao tenho o que reclamar do meu

Avatar
Carlos Roberto Santos Silva 14 de janeiro de 2021

Tenho um Etios Sedan 2013. Nunca tive problemas com ele. Muito robusto e econômico. Não é carro para quem prioriza beleza em detrimento de utilidade. Caso precise, comprarei outro veículo, mas não abrirei mão dele.

Avatar
Santiago 14 de janeiro de 2021

O ETIOS é excelente em mecânica, em desempenho, em conforto, em custo benefício. Um veículo robusto e confiável – perfeito para quem busca praticidade, conforto (não luxo), desempenho e confiabilidade. Já estou no meu segundo ETIOS sedan, e posso afirmar que é O MELHOR veículo dentre todos que eu já tive.

Avatar
EUGENIO GOMES 14 de janeiro de 2021

Tive 2 Etios ,passei dois anos com cada um , andei cerca de 50mil km com cada, só trocando óleo, só sai deles pelo alto valor de revenda e peguei um corolla ! Mas uma coisa eu digo, não é feio, não quebra e quem fala mal nunca andou em um!

Avatar
Alexandre Juliano 14 de janeiro de 2021

É uma pena que a Toyota vai tirar esse excelente automóvel de linha. É um carro seguro, equilibrado, bom de dirigir, excelente mecânica, ágil e ainda tem conforto e mala espaçosa. Só crítica o Etios quem nunca teve um. Não tem igual.

Avatar
Maria 14 de janeiro de 2021

Meu Etios 1.5 Automático eu amo não troco por nada

Avatar
Veronica 14 de janeiro de 2021

Sabe porque vão tirar de linha porque ele é difícil de quebrar só por isso Air não dar lucro e imposto é uma robalheira um carro tão bom

Avatar
José Humberto Pesce 14 de janeiro de 2021

O ETIOS E UM SEDAN MELHOR QUE JA EXISTIU NO BRASIL, BELEZA NÃO SE POEM NA MESA O QUE IMPORTA É QUALIDADE E PERFEIÇÃO E TEM O NOME TOYOTA JA DISSE TUDO, AGORA AQUELA MARCA COREANA SE DEFEITOS E PEÇAS CARÍSSIMAS PODE SER MAIS VENDIDO POR QUE BRASILEIRO QUER BELEZA.

Avatar
Lourdes 14 de janeiro de 2021

Eu amo meu etios, quero um zero mas não sei o que fazer, é uma pena sair de linha. Tomara que a Toyota continua com o éticos, tenho desde 2015 e troquei por um automático 1.5 , foi o melhor carro que adquiri, vamos torcer para não sair de linha

Avatar
Antônio Celso Agostini 14 de janeiro de 2021

Tenho um Etios Hatch 2018, automático, 1.3 e GNV, sou motorista de aplicativo, rodo em média 300 km/dia, com um gasto de R$ 50,00/ dia, como muito econômico, não cansa pra dirigir, conforto do câmbio automático, sou vou trocar esse ano por um outro Etios sedan.

Avatar
Verônica 14 de janeiro de 2021

É um absurdo vão tirar já por isso porque não dão lucro a eles

Avatar
OSMANE DAMIANSE ALMEIDA 14 de janeiro de 2021

Na minha humilde opinião e sendo dono de um Etios 2019 automático, posso prever uma piora da crise econômica e grande declínio das vendas de automóveis, afirmo que para os proximos anos seria interessante continuar com esse carro de entrada mantendo-o o mais concorrente em preços, talvez só mantendo o motor 1.3 MT e Aut, seria uma boa opção para o brasileiro sem dinheiro e precisando de carro novo!!! O carro é muito bom pra deixar de ser opção agora!!! Espero que a toyota entenda assim, porque sair do Etios para nosso yaris, eu vou bater em outra porta!!!

Avatar
elves martins 14 de janeiro de 2021

Tenho um Etios sedan 2017 carro confortável, espaçoso e conforto e mecânica Toyota não tenho o que fala notícias tendenciosa.

Avatar
Juciane 14 de janeiro de 2021

O Étios é o melhor carro que tenho e não troco por outra marca, realmente acredito q não tenha e não sabe do que
o conforto e a sensação de se ter um.

Avatar
Gleder Ribeiro 14 de janeiro de 2021

Acho que o Boris deveria se retratar em relacao a seu infeliz comentario sobre o Etios. Tenho um seda xls 2018 e posso afirmar que e o melhor carro que ja tive. Confiabilidade muito superior aos GM, Fiat, VW e Renault.

Avatar
ANA PAULA ALVES DE SOUZA 14 de janeiro de 2021

Não concordo com essa desvalorização do Etios.
Tenho um Etios Sedan 2018 e já tive um Etios Hatch 2014……ambos são ótimos, com excessão aos parachoques, são muito frágeis. Nos demais não tenho o que.. reclamar.
Esse ano pretendo comprar um carro 0Km e se tivesse a opção do Etios Hatch 1.3….compraria novamente.

Avatar
Gilmar José borges 14 de janeiro de 2021

Inacreditável tirar o melhor carro do mercado brasileiro não acredito que depois de 6 anos vou ter que trocar de modelo , yiares deve ser tão bom quanto o Etios ,mas bem mais caro

Avatar
Marcos Cezar Carneiro 14 de janeiro de 2021

Quem fez a matéria com certeza nunca teve ou dirigiu um Etios, pois o carro vai muito além da mecãnica robusta, é um carro muito confortável e espaçoso, com uma dirigibilidade excelente.

Avatar
Wagner hilário da costa 14 de janeiro de 2021

Sou taxista em BH Etios excelente carro o meu sedã 2014 com 388.000 km só gastei com o básico todos os colegas que têm é só elogios.Boris,sua opinião está errada.

Avatar
Wagner 14 de janeiro de 2021

Melhor sedan que tem no Brasil econômico não dá manutenção, pode sair que eu não desfaço do meu tão cedo,so saio dele para ir para um Corolla

Avatar
Carlos Eduardo 14 de janeiro de 2021

Desde o final de 2019 os jornalistas noticiam que o Etios vai sair de linha, mas nada falaram sobre o fechamento da Ford, ficando tão surpresos quanto todos os brasileiros. Na verdade preferem fazer previsões sobre o Etios mas nada falam sobre os carros turbo queridinhos deles que pegam fogo sozinhos e tem vários recalls, mas tem a carroceria moderna. Também se esquecem que atualmente a mecânica do Etios é igual ao do Yaris, com a única exceção do câmbio quando automático. Portanto ele sequer pode ser considerado defasado e custa no mínimo r$20.000,00 a menos que o Yaris na mesma configuração. Que tal tentar fazer novas previsões, porque essa já está velha.

Avatar
Eugênio Pacelli Reis Riani 14 de janeiro de 2021

Tenho um ETIOS 2019, Sedan e estou muito satisfeito com este veículo. Quando comprei fiz antes uma pesquisa de mercado e fui bem recomendado. Não tenho nada a reclamar mas só elogiar com relação ao conforto, desempenho e pouca manutenção. Lamento muito a Toyota tomar uma decisão de retirar do mercado ao invés de aprimorar e evoluir uma marca conceituada. Estava com intenção de comprar outro ETIOS sendo hatch, mas vou trocar de marca e não comprarei o Yaris.

Avatar
Marcelo Cipriano da Silva 14 de janeiro de 2021

Eu acredito que quem não emplacou foi o Yaris, se a Toyota Estiver achando que tirando o Etios do mercado o seu cliente migrará para o Yaris, eles vão quebrar a cara. Sou taxista e já estou no meu segundo Etios, estou muito chateado com essa notícia.

Avatar
Antonio henrique 14 de janeiro de 2021

Toyota Etios excelente carro.
Confortável econômico e possui.um.porta malas extraordinário.
Carro confiável e tem.bom comércio.
Triste ver a partida de um carro com enormes qualidades como.poucos.
Se fizerem um comparativo com certeza ele será o grande vencedor.

Avatar
João Paulo 14 de janeiro de 2021

Já Tive Palio, Uno, Gol, Fiesta, HB20, Onix e mais alguns da mesma categoria. Hoje tenho um Etios 2018 1.5 automático, antes estava com Etios 2016 1.3 mecânico, Carro é sem comentários o melhor compacto que já tive, econômico, anda bem e manutenção zero. Não curto o Yaris e acho ele muito caro, pelo preço dele compraria um Corolla semi novo, Etios hoje é o melhor custo benefício em todos os termos. Acredito que quem escreveu isso aí nunca andou num Etios ou não entende de carro!

Avatar
Fatima 14 de janeiro de 2021

Concordo João Paulo. Tenho um Etios 2013 a quase 4 anos nunca tive problema algum. Super econômico, estou super satisfeita e como eu conheço muitas pessoas tbm que gostam do carro. Que pena😓😓

Avatar
Maximiano Gomes neto 14 de janeiro de 2021

Concordo com vc tbm tive k etyos 2015 e agora 2018…esse comentário é só.pta vender o yaris pra eles, é mais caro e da msis lucro. Etyos o carro.

Avatar
Marcelo Teixeira de Souza 14 de janeiro de 2021

Onde passarás a vida eterna ?

Nestes dias de crise global, é a pergunta q exige uma resposta.

Avatar
Luiz fernando 14 de janeiro de 2021

“Etios: foi lançado no Brasil junto com o Hyundai HB20 e não vendeu sequer a metade do coreano”
Mas hoje com o novo Hyundai HB20 não vai vender a metade do que o Etios vende.
O novo HB20 é muito feio parece outro carro se não fosse o nome HB20 não venderia.
Tenho um Etios sedan 2017 com 172.543km e não me dá problema só troco óleo e pastilha de freio ,
O único problema que tem e o nome dele que não pegou bem . Como Onix Logan HB20 são nomes bonitos de falar as pessoas gostam.
agora etios as pessoas perguntam que carro é esse.
Aí falam é um carro da Toyota aí a pessoa fala atá.
Tinha que tem um nome melhor e chamativo mas o carro é maravilhoso

Avatar
Antonio Medeiros 14 de janeiro de 2021

Tenho um Etios sedan 2019, desde maio de 2018. Carro muito bom, seguro, espaço bom, porta-malas fantástico, e muitisdimo econômico. Excelente custo benefício. Não o acho feio, pelo contrário, mas afinal, queremos carro ou enfeite para a garagem?
Com essa decisão da Toyota, se é que é sério isto, a menos que ocorra algum acidente, ficarei com o veículo atual por muito tempo.
Quem analisa automóveis, colocando “beleza” a frente de segurança, economia e durabilidade, na minha opinião, não merece crédito algum.

Avatar
Fatima 14 de janeiro de 2021

👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

Avatar
Sergio Machado 14 de janeiro de 2021

Pelo jeito esse cara da matéria deve preferir um MOBI ou UNO…ETIOS MELHOR CARRO “POPULAR” QUE JA TIVE SEM SOMBRAS DE DÚVIDAS.

Avatar
Jeferson 14 de janeiro de 2021

Tenho um Etios Xs 2012/2013, ano que vêm fará 10 anos. O carro está como zero, tudo funciona perfeitamente. O item mais caro trocado foi a bateria em 2019. Pelo preço de 1.0 sem turbo, comprei com motor 1.3,assim, o desempenho é melhor que o da concorrencia além de ser extremamente econômico. Carro para dirigir sem se preocupar com gastos, seja com combustível, seguro ou manutenção. Gosto também do espaço interno, tanto para o motorista como para os passageiros, principalmente o espaço para os joelhos. Infelizmente, quando foi lançado, não fizeram comparativos entre o Etios 1.3 e os concorrentes de mesmo valor 1.0.

Avatar
Rosilda 14 de janeiro de 2021

Realmente, me entristeceu esse comentário sem nenhuma veracidade.
Tive meu primeiro Etios em 2014, troquei em 2020, por outro Etios.
Amo meu Etios, um carro que nunca fiz nada, além das revisões periódicas. E quanto a aparência, acho ele lindo. Imagine o que seria do mundo se os gostos e as opiniões fossem iguais.

Avatar
João Gilberto Santana Silva 14 de janeiro de 2021

Concordo plenamente com você.tive um PLATINO e um XLS automático só revisão e mais nada.depois comprei um YARIS XL também só revisão são ótimos carros eu particularmente não ligo para desainer.estou com um Corolla GLI.não saio da TOYOTA.grande abraço fica com Deus

Avatar
GILMAR FIRMINO ALVES 14 de janeiro de 2021

É lamentável o comentário do Sr. Bóris.
Embora possa ter vasto conhecimento de muitas coisas, do Toyota ETIOS é certo que não tem.
Este nobre veículo foi lançado, no Brasil, em Setembro de 2012. Com sucesso!!!
Eu tive o prazer de possuir duas versões deste modelo de veiculo. Que me atenderam muito bem. Com excelente custo benefício. Pois este veículo vai muito além da aparência. E entrega um excelente pacote de conforto e segurança. Além do mais, muitíssimo econômico.

Avatar
Alex sandre 14 de janeiro de 2021

Muito bom seu comentário!

Avatar
Adelson 14 de janeiro de 2021

Tenho um Etios a quase 5 anos e não troco ele nunca por um yares. Este carro não dá manutenção nenhuma, deve ser por isso que vão tirar ele de linha.

Avatar
Jefferson Victor 14 de janeiro de 2021

Infelizmente, para a indústria da manutenção realmente o Etios é um “abacaxi” porque esse carro não da problema e é muitíssimo econômico.
Esse comentário infeliz do sr Boris realmente é de quem nao teve um e/ou que só se preocupa com as aparências, mau do brasileiro.

Avatar
Djalmo Bittencourt 14 de janeiro de 2021

Toyota Não É Carro É Automóvel , Diz Um Amigo Meu , É Verdade Toyta É Toyta , O Etios Hatch Pra Mim É O Melhor Automóvel , Tem Tudo De Bom , Se A Toyota Tirar De Fabricação Vai Ser Uma Pena .Um Automóvel Muito Prático E Bonito , Parabéns Tyota .

Avatar
Reinaldo vitória 14 de janeiro de 2021

Tenho um etyos 2014 e gosto muito
So o armotecedor q a toyota tem q mudar fazer um mas resistente .
Mas e um otimo carro.

Avatar
Márcio Martins 14 de janeiro de 2021

O Etios é um carro espetacular. Mecânica impecável, seguro, econômico, bom desempenho, espaçoso e confortável. Infelizmente o brasileiro só olha aparência, nem segurança é importante pra ele, é só ver os carros líderes de venda.

Avatar
Antônio Fonseca dos santos 14 de janeiro de 2021

Trabalho no aplicativo com um ETios a um ano só fiz revisão básica como um jornalista mal informado pode falar isso tá mal informado ou não sabe nada

Avatar
Roseane 14 de janeiro de 2021

Fiquei muito contente ao ver que em 2021 ainda teremos Etios! O meu é hatch, 2014, muito bonitinho a meu ver. Tem um visual clássico de compacto europeu, cabe em qualquer vaguinha. Tem uma mecânica fantástica, é muito econômico e não dá manutenção além do básico. Em minha opinião, o Yaris tem um visual pedante, não é tão compacto, é muito alongado. Jamais trocaria um Etios por um Yaris. Seria um grande erro a Toyota tirar o Etios de linha.

Avatar
Artur Araújo de Alcântara 14 de janeiro de 2021

Tenho um 2006/17 aut. a dois anos só filtros e óleo mecânica nunca, excelente carro ótimo acabamento. Trabalho com aplicativo todos que entram só elogios, é uma pena não dá retorno de manutenção tem que tirar existem pessoas que falam daquilo que não esperimentarao. Mas Boris, suas dicas sobre veículos são excelentes, abraços

Avatar
Agnaldo da Cruz brasil 14 de janeiro de 2021

Sou proprietário de um Etios 2018 antes tive um 2013, repeti a montadora por ter percebido q. o modelo me satisfaz em todos os quesitos, infelizmente a classe ” economica” brasileira tem q. se sujeitar aos problemas criados pela ganância e necessidade de lucros das empresas internacionais, quase impondo q. tenhamos veículos c/ mecânica, funilaria, elétrica etc…de descarte. Desanimador pois estou muito satisfeito c/ veículo e compraria outros até 2040 fácil fácil

Avatar
Agnaldo Ferreira Amorim 14 de janeiro de 2021

Depois de três Etios, dois Sedans e um Hatch, troquei por um Citroen C4 Cactus, apenas pelo fato de ter sido pelo PCD, pelos descontos de IPI e ICMS, mas, assim que passar a carência volto pra Toyota, carro melhor não existe, não dá manutenção, econômico, única ressalva é o câmbio automático de apenas quatro marchas ao contrário desse C4 que é de seis.

Avatar
Sergio 14 de janeiro de 2021

Um ótimo veículo, não ligo para beleza e sim para conforto e espaço interno que ele tem de sobra. É ruim mesmo só pra quem considera a beleza, ele consegue ser econômico e super potente, só quem dirigiu sabe a força que ele tem. Na minha região do Espírito Santo ele é muito bom para comercialização e não perde valor, isso já tenho provas pois tenho meu segundo etios desde seu lançamento e o hb20 não vende fácil por aqui, principalmente pela sua potência no 1.0, por ser beberrão no 1.6 e para o espaço pequeno para passageiros no banco de trás. O yaris que vai ser o veículo de entrada da Toyota tem um ponto negativo tbm para os passageiros do banco de trás, o teto baixo.

Avatar
Edgar Guzman 14 de janeiro de 2021

Eu nem sei porque foi denominado como abacaxi, o Etios é um dos melhores carros pequenos da sua categoria, tanto no sedam pequeno, quanto no Hatch. A mecânica é ótima, ya tenho 4 carros na família, nenhum deles deu problema até agora, o último veio mais aprimorado ainda, automático, piloto automático, suspensão excelente. Talvez a apariencia externa não seja a melhor, mas o utilidade é ótima. Vá a recomendação, um livro jamais deverá ser julgado pela capa, mas sim pelo conteúdo.

Avatar
José Júlio 14 de janeiro de 2021

Acho que os japoneses vão se arrepender, deixa de fabricar o Etios, tenho 2015 não tenho nenhuma reclamação, só alegria, econômico 18 com litro ao preço da gasolina, só maluco que não vê. Espero que a Toyota repense com a saída da Ford séria hora de faturar.

Avatar
ronilson Marcos de Oliveira 14 de janeiro de 2021

Não adianta carro bom e feio não vende, foi assim com primeiro Ford ka, q tinha boa mecânica, foi assim com primeiro logan e antiga Ipanema perua do kadett. Si vc pegar o onix ou o primeiro hb20 e por nele esse excelente mecânica do etios e o emplema da toyota, vai virar o carro mais vendido do Brasil simples assim então o negócio design, manda quem aprovou o desenho do carro embora.

Avatar
Aloisio 14 de janeiro de 2021

Uma pena, é um bom veículo

Avatar
Edivaldo Vieira da Silva 14 de janeiro de 2021

Tive um no táxi, pra mim foi o melhor de todos, ñ quebra , muito econômico , manutenção na concessionária e muito barato, super recomendo um Toyota etios

Avatar
D Scapin 14 de janeiro de 2021

O problema é que o brasileiro quer um carro barato, com boa mecânica, com bom acabamento, recheado de equipamentos, confiável, de manutenção barata, com bom pós venda, seguro, que agrade os vizinhos, que lhe dê status… Acho que é nosso direito sim exigir isso, só que impossível consolidar todas essas características em um único carro, considerando os valores dos carros no Brasil. O custo sempre vai ser repassado ao consumidor. Para aqueles cujo poder aquisitivo não seja limitante, é relativamente mais fácil encontrar o carro ideal, com essas características. Mas para nós, e para a imensa maioria dos brasileiros, a escolha não é fácil, e precisamos sempre abrir mão de algo. Nenhuma montadora é boazinha. Eu escolhi o Etios pela confiabilidade mecânica, baixa manutenção, peças baratas, economia de combustível, e conforto adequado ao porte. Não foi barato, mas estou satisfeito com ele. Para o meu uso, que seria em torno de 500 km por semana, mostrou-se uma escolha racional. Mesmo sendo feio, mal acabado, sem requintes, com poucos equipamentos.

Avatar
Joel 14 de janeiro de 2021

Concordo em quase tudo, exceto qdo disse que o carro é mal acabado – para carro de entrada o acabamento é muito bom. Já entrou num Fiat ou VW? Estou no meu terceiro Etios. Recomendo.

Avatar
D Scapin 14 de janeiro de 2021

Realmente, Joel, comparado com outros carros da mesma categoria o acabamento do Etios não deixa a desejar. Além do Etios, tenho uma Saveiro, e o acabamento da Saveiro é muito mais pobre.

Avatar
Sebastião Pedro de Morais 14 de janeiro de 2021

Tenho um 2018/2018 e é para mim um excelente carro e muito satisfeito pela sua resistência,pretendo ainda adquirir um 2020 ainda este ano com certeza!

Avatar
Santiago 14 de janeiro de 2021

Além da excelente mecânica, o ETIOS nos propicia um excelente desempenho com uma impressionante economia de combustível. Além do excelente espaço interno, que nos brinda com um dos melhores confortos da categoria. E mais: Um baixíssimo custo de manutenção, propiciado pela grande robustez e alta confiabilidade.
O design “indiano” é uma questão de gosto, uns gostam e outros não. Eu particularmente gosto sim do seu design.
Espero que a Toyota lance versoes mais acessíveis do Yaris, a fim de atender ao público a ser herdado do Etios – que preza a praticidade, o conforto (não luxo), e o custo/benefício.

Avatar
Robson dos santos silva 14 de janeiro de 2021

Uma pena q a toyta nao emplacara mais esse exelente carro tenho um ano 2015 um exelente veiculo ate o momento nao precisei facer manutencao a nao ser revisoes basicas

Avatar
Laura 14 de janeiro de 2021

Adorei o Etios, tinha um 14/15 e vendi diab08.12.20 e comprei o Yaris
Não me arrependo de ter um, foi um ótimo carro, mas devido o preço próximo ao Yaris acabei optando por ele.

A mecânica dele nem se fala, confortável e só pecava no tamanho do porta mala ( devido ser um carro menor)

A pessoa que comprou o meu adorou a compra.

Avatar
MARCOS TORELI 14 de janeiro de 2021

Tenho um 2016/2017 modelo Ready. Posso garantir o carro é excelente!!! A marca Toyota é sensacional. O automóvel está com 72.000 Km, com todas as revisões feitas na concessionária e, com belíssimo pós venda e sem nenhum problema, antes possuía carro de outra marca, agora esse Etios fiquei impressionado, não dá manutenção, é só alegria. Quanto ao design olha é de gosto, nem entrarei nesse mérito. Grato.

Avatar
Rosa Gomes 14 de janeiro de 2021

Ao sr. Boris Feldman
Lamento informar que a sua opinião diverge totalmente do nosso conceito quanto a um carro que, para a nossa família, tem sido imensamente desejado tanto pelo seu design quanto pela sua excepcional resistência e qualidade. Temos 04 exemplares na família e somos muito satisfeitos com os nossos automóveis. Nunca tivemos qualquer problema mecânico ou de lataria enferrujada ou de substituição de qualquer item que possamos precisar, ao contrário de outros modelos e marcas que já possuímos.
Assim, temos versões dos anos de 2015, 2016 e 2017. Estamos muito felizes e contemplados nas nossas exigências quanto aos nossos veículos, que não utilizamos para desfilar e, sim, para atender às necessidades para a qual um veículos forte, robusto e com qualidade mecânica pode oferecer no nosso dia a dia!!

Avatar
Flavia 14 de janeiro de 2021

Pois eu tenho um ,2014 e não e abacaxi não,quem tem boca fala o que quer…

Avatar
Maria Erbene 14 de janeiro de 2021

Vc se esforça para comprar um bem ,depois vê um desgraçado chamando de abacaxi…pois é:Só não compro hoje outro abacaxi desses porque o meu está ainda muito novo,

Avatar
Jose Ivaldo Araújo Rodrigues 14 de janeiro de 2021

Bom Dia tenho um 2017 e não me arrependo pois ele superou minhas expectativas,compraria outro com certeza!os demais carros sairam muito caro,precisam ter pra todos gostos e bolsos!

Avatar
VF 14 de janeiro de 2021

Realmente o que “salvou” o carro no Brasil foi a fama da Toyota com a confiabilidade. Se esse carro fosse de qualquer outra montadora com esse acabamento interno de carro popular dos anos 90, esse desenho quadradão da lataria também que lembram carros Russos dos anos 80 e essa “pestana” horrível em cima dos faróis e grade da frente, meu Deus….. imagina se fosse fabricado pela Ford, Fiat ou VW……

Avatar
Arnaldo 14 de janeiro de 2021

Realmente o que “salvou” o carro no Brasil foi a fama da Toyota com a confiabilidade. Se esse carro fosse de qualquer outra montadora com esse acabamento interno de carro popular dos anos 90, esse desenho quadradão da lataria também que lembram carros Russos dos anos 80 e essa “pestana” horrível em cima dos faróis e grade da frente, meu Deus….. imagina se fosse fabricado pela Ford, Fiat ou VW……

Avatar
Penafort 14 de janeiro de 2021

Bom dia amigos só fala mal do Etios quem não o possui é um carro que é excepcional é mais discreto Não chama atenção

Avatar
Carlos Lim 14 de janeiro de 2021

Verdade.
Um carro que não é bonito mas afasta ps ladrões. Sua mecânica é excelente e nunca quebrou em minha mão. Verdadeiro tamque de guerra. Estou satisfeito com o meu e sinceramente, não tenho intenção de trocá-lo por outra marca.

Avatar
Sandro 14 de janeiro de 2021

Reclama de etios quem nunca teve um so que adianta lançarem carros lindos de estética mais não prestarem viverem mais com o mecânico que com o próprio dono…tenho um na minha família tem mais e não abrimos mão deles

Avatar
Jo 14 de janeiro de 2021

Demorou não???

Avatar
LUCIANO AUGUSTO MORAIS MAIA 14 de janeiro de 2021

Concordo com o comentário “excepcional e quase infalível mecânica Toyota”. E só! O carro é feio demais!!! Por dentro e por fora. Poderia ter melhorado os traço do carro, deixando-o mais “esportivo” quando teve a chance. Mas insistiu nesse velocímetro no meio do painel e esse faróis horrorosos. Perdeu a chance de concorrer com carros “populares”

Avatar
Edson Guerra 14 de janeiro de 2021

Estive na Europa em duas ocasiões e me impressionei com a beleza e qualidade dos populares da Toyota e da Hyundai que por lá circulavam. O Etios é um ótimo carro, que traz consigo a qualidade da fábrica, mas lá vi o IQ, nome simples, mas lindo carro. O Etios não é nem sombra do referido carro. Será que o mercado brasileiro é tão porcaria assim, que não merece carros populares melhores ?? Lá também vi o Hyundai A10, carro lindo, ótimo acabamento, coisa boa. Mais uma vez decepcionado por ver que fabricam e vendem carros inferiores por aqui, e ganham RIOS de dinheiro com o nosso povo desinformado. Já viram o Yaris que circula na Europa?? E o Auris?? Só carro lindo… carroças por aqui….

Avatar
Eduardo 13 de janeiro de 2021

Optei pelo Yaris e estou muitíssimo satisfeito. Dito isto, 3 coisas me fizeram deixar de comprar o Etios: velocímetro lateralizado, traseira que parece ter sofrido colisão e é muito quadradão.

Avatar
João 13 de janeiro de 2021

No Brasil a Toyota só comercializa carro de VELHO e quase nada de carros esportivos

Avatar
DDE 13 de janeiro de 2021

Eu era fã da Toyota e do Lean, depois do Etios, vendi o meu Corolla e joguei fora as minhas apostilas de Lean.

Avatar
Claudinei 13 de janeiro de 2021

Mestre Boris, me permita discordar deseu comentário, obviamente o respeitando. O Etios é um veículo para utilização racional, confiável, econômico, seguro barato que não chama a atenção por sua estética. Isto não o torna chinfrim, ao meu ver. O grande problema é que ele não se modernizou, e, o bloqueio do brasileiro com o painel no centro do carro. Em um país onde se compra SUVs para ir ao shopping , onde o consumidor troca de carro frequentemente para exibir ao vizinho, e leva de brinde 60 parcelas, pagando 2 carros e leva 1 para casa, faltou agilidade para a Toyota.

Avatar
Carlos Viegas 14 de janeiro de 2021

Excelente texto, tenho 02 Etios, um é 2013 XLS 1.5 e o outro XLS 1.5 2015, ambos excelentes, carros comprados na concessionária TOYOLEX em Natal/RN., o 2013 está no interior de SP onde meu filho, Médico, percorre o Vale do Paraíba e, o outro, aqui em Natal, nenhum dos carros nos deu problemas. São excepcionais, robustos e econômicos, NÃO quebram. Uma pena saírem de linha, caso confirmada a informação.

Avatar
JANE DE OLIVEIRA ALVES 14 de janeiro de 2021

Concordo com seu comentário. Já estou no meu segundo Etios e não tenho nada a reclamar.

Avatar
Caio 14 de janeiro de 2021

Excelente comentário, amigo.
Tenho um Etios 2018 sedã automático, não me arrependo em nada, se fosse pensar em trocar seria em outro Etios. Recomendo a todos, um ótimo custo-benefício, um ótimo carro.

Avatar
Jorge Nicolau 13 de janeiro de 2021

O Yaris bem mais moderno, equipado e atualizado é o Europeu, o vendido aqui é apenas um Etios vestido para festa.

Avatar
MAX Medeiros Borges 14 de janeiro de 2021

O Yaris dos emergentes é a mesma base e mecânica do Etios com uma aparência também questionável e 50% mais caro, o único mérito é o câmbio CVT na versão automática. Olha que nunca tinha pensado e ter um Etios até o test drive e indicações de amigos.

Avatar
Anselmo nascimento sena 14 de janeiro de 2021

Acabei de adquirir um 2021 AT e tinha um 2016 não me arrependo o Sr yarys custa um absurdo

Avatar
Marcos Batista 15 de janeiro de 2021

Bom
Dia
Eu também tenho um ETIOS!
2015, que pena que vão tirar de circulação.
O meu e muito bom!
Nunca me nem PROBLEMA!

E só vcs fazer um CARRO MAS LUXUOSO.

Avatar
Paulo 15 de janeiro de 2021

Tenho Etios XS/2014; excelente, sem mais comentários; Ganância dos japoneses se tirar de linha.

Avatar
Eliane 15 de janeiro de 2021

CONCORDO PLENAMENTE Q O ETIOS EH MARAVILHOSOOOOOOOOOOO EXCELENTE EM TODOS SENTIDOS NOS 2 MODELOS!SEMPRE TIVE ETIOS QTO AO YARIS ME OFERECERAM NAO TROCO NUNCAAA ESTE SIM EH FEIOOOO !SE EH TAO RUIM DEVERIAM BAIXAR O PRECO ! COM CERTEZA CONCORRENTE DESPEITADO Q ESCREVEU SOBRE! LAMENTO POR ELE NAO SABE O DIZ! ACEFALO KKKKK

Avatar
José Geraldo Dutra 15 de janeiro de 2021

Que pena! Não dá para entender o porque não fabricar mais o Etios, o qual eu apelidei de o MÁQUINA, o meu é 2012. Nunca me deu problemas nenhum .

Avatar
Roseny Cordeiro da Silva 14 de janeiro de 2021

Tenho um etios 2017 , amo meu carro, mesmo porque todos os carros da Toyota são excelentes.
Ñ vou colocar defeito em quem não tem.acho esse comentário de muito mal gosto.

Avatar
Deixe um comentário