Toyota investe no carro elétrico a etanol; entenda

Marca japonesa cedeu um Mirai, sedã movido a hidrogênio, para estudos de combustíveis alternativos no mercado brasileiro

2021 toyota mirai fuel cell portal
A marca está investindo na fuel cell (Foto: Toyota | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 22/11/2023 às 18h02

A Toyota percebeu, aliás, a BMW também, de que a solução não é passar do motor a combustão para a bateria, mas sim explorar todas as alternativas energéticas.

VEJA TAMBÉM

E uma delas, focada pela BMW e pela Toyota, é o carro elétrico alimentado por uma célula a combustível, a fuel cell, que gera energia elétrica a partir do hidrogênio.

Ambas já produzem automóveis com esta fuel cell e aqui no Brasil a Toyota foi além. Ela cedeu seu automóvel, o Mirai, com esta tecnologia para um projeto que pretende extrair o hidrogênio do etanol, ou seja, sopa no mel aqui no Brasil.

Apesar das dificuldades, pois o dispositivo para isso é caro, volumoso e pesado, duas outras empresas do Brasil estão desenvolvendo projetos semelhantes junto a universidades. A Volkswagen e a Nissan.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Paulo A Franke 22 de novembro de 2023

Absurdo total. Não existe carro elétrico a etanol. Esse Toyota Mirai é 100% normal de série. É um carro elétrico normal, a bateria, com extensão de alcance por células a hidrogênio. A loucura do etanol (sopa no mel só pode ser piada…) fica por conta da produção do hidrogênio para utilização no Mirai emprestado. Olha só a piração tupiniquim na USP: 1) arrumar um monte de terra fértil, onde chove bastante e faz bastante sol; 2) plantar mudas de cana; 3) esperar quase um ano para a cana crescer, torcendo para que chuva e sol venham na hora certa e na quantidade certa; 4) colher a cana, queimando colossais quantidades de diesel fóssil na fase agro da produção no canavial; 5) moer a cana, para extrair o caldo de cana; 6) fermentar o caldo de cana; 7) destilar o caldo de cana fermentado, para extrair o etanol; 8) injetar o etanol em um reformador, que necessita quantidades cavalares de eletricidade e calor, para extrair o hidrogênio da molécula de etanol, C2H5OH; 9) comprimir o hidrogênio e abastecer o Mirai. Não é possível que alguém ache normal essa loucura bizarra, para ir da energia solar no canavial até o tanque de H2 do Mirai. Não é possível.

Avatar
Deixe um comentário