Transmitância: policial só pode multar com Luximetro

Para multar um condutor com insulfilm irregular no veículo, o policial deve estar portando um Luximetro. Não sabia? Entenda essa história!

Luximetro é o aparelho que mede a transmitância luminosa do insulfilm
Luximetro é o aparelho que mede a transmitância luminosa do insulfilm (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
14 de janeiro de 2022 16:32

Pode-se aplicar aquelas películas (tipo insulfilm) nos vidros dos carros? Sim, mas desde que respeitada a transmitância luminosa mínima estabelecida na lei. O que vem a ser isso?

Essa denominação complicada significa: qual é a visibilidade mínima que se deve ter através dos vidros? No para-brisa, a transmitância luminosa mínima é de 75%. Nos vidros laterais dianteiros, 70%. E de 28% nos laterais traseiros e no vidro traseiro (vigia).

Existe muita confusão pois o filme vem com seu percentual gravado no filme. Mas nem sempre ele é definitivo, pois alguns carros já saem de fábrica ligeiramente coloridos ou escurecidos. Então, o escurecimento é a soma do vidro com o filme.

VEJA TAMBÉM:

Em resumo, é impossível determinar a tal transmitância luminosa sem um aparelho chamado Luximetro, e só com ele o policial pode multar o carro por excesso de escurecimento.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
EVERTON 17 de janeiro de 2022

O ctb preconiza que nenhuma pelicula pode ser instalada no PARABRISAS, ainda que parcialmente.

Avatar
Sir.Alves 16 de janeiro de 2022

Vejo muitos veiculos a noite com insulfilme escuro demais no parabrisa, e para TTENTAR compensar… a perda acentuada de visão… os caras abrem os laterais dianteiros completamente… perdeu o sentido de usar insulfilme então… KKKKKK… é muito falta de noção! os caras ficam ceguinhos e bem devagar… chega a ser cômico!!!… sinceramente… quando as blitzs começarem a apertar mesmo com esse aparelhinho… xíiii…. vai ser muito chorôrô pro guarda não canetar…

Avatar
Deixe um comentário