Troca de óleo aos 5 mil km: picaretagem

A troca aos 5 mil km é apenas para casos que os carros rodam em condições severas. E falando nisso, você sabe quais condições são essas?

troca oleo motor duvida
A troca aos 5 mil km só vale para condições severas (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
06 de agosto de 2021 07:32

A última pi-ca-re-ta-gem do mercado vem dessas oficinas do tipo “troca de óleo”, que “explicam” para o cliente que a fábrica recomenda trocar o óleo do motor aos 10 mil km. Mas aos 5 mil quilômetros se o carro roda em condições severas.

E aí o pessoal da “troca de óleo” se aproveita de que o manual não explica o que vem a ser “condições severas” e diz: “carro que roda em país tropical como o Brasil tem que trocar sempre aos 5 mil km”. Pelas extremas variações de temperatura, pelo calor extremo, excesso de umidade e vai inventando coisas…

VEJA TAMBÉM:

Mas não é nada disso! Condições severas são definidas pelo carro que roda só um pouquinho de manhã, fica parado o dia inteiro e volta para casa de noite. Ou passa a maior parte do tempo parado em congestionamentos nas grandes cidades. Se seu carro não se enquadra nesses casos, pode trocar o óleo tranquilamente aos 10 mil quilômetros. Ou em doze meses, o que vencer primeiro.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
639 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Daniel 14 de setembro de 2021

Se tivessem trocado o óleo do Marea 2.4 a cada 5 mil, não teriam acabado com o motor mais moderno e eficiente que a Fiat fez. Inclusive se fosse nos EUA a Fiat teria que arrumar de graça cada motor desse que estragou por informações erradas no manual.

Avatar
Joa Mario Cottas 17 de agosto de 2021

Pois é, mas o Boris só esqueceu que a grande maioria dos veículos leves roda a maior parte do tempo aqui no Brasil em condições severas de uso, então por isso que o correto é sim , fazer todas as trocas de oleo do motor e do respectivo filtro sempre a cada 5000 kms rodados ou a cada 6 meses, senão começa aquele inferno das borras de oleo internas nos motores por causa de se economizar uma simples troca de oleo e de filtro.
E por isso, não vou concordar totalmente com esse posicionamento do Boris nesse assunto.

Avatar
Rodolfo 16 de agosto de 2021

Eu sigo a risca o que diz o manual do proprietário do meu carro. E o meu caso é uso severo.

Avatar
Itamar de Souza 14 de agosto de 2021

Eu ligo vários comentários sobre a troca de óleo pra não ficar indeciso vou trocar o óleo dos meus carros a cada 7.500 km essa e a média no geral sem briga e boa sorte a todos Deus abençoe

Avatar
Napoleão Barbosa dos Santos 14 de agosto de 2021

Eu não
fabrico motor e sigo o manual de instruções. Mecânico conserta carro.

Avatar
José Wilker Pereira da Silva 14 de agosto de 2021

Cada veiculo tem um tipo de lubrificante,quando se fala em viscosidade do óleo ” mais grosso ou mais fino” viscosidade está ligado a capacidade de resistência de trabalho.
Um lubrificante 15 W 40,quer dizer o seguinte que o 15 eo 40 é a temperatura de trabalho,o lubrificante tem que manter a mesma eficiência, quanto mais se roda com o veículo,mais o lubrificante perde propriedades,sem contar que a condição severa de trabalho é aquele que o veículo roda na fazenda ou cidade com muita poluição,sem contar que tem motores que é comum baixar quase 1 litro de uma troca pra outra,e salvo o engano pode olhar nas embalagens de lubrificantes que a validade dele é só de 6 meses.
Trabalhei na empresa dpaschoal e em um treinamento que participei fiz esse mesmo posicionamento e meu instrutor disse que eu estava errado,no outro dia ele apareceu com a informação que realmente eu estava certo.

Avatar
Egon Breitenbauch júnior 13 de agosto de 2021

Não concordo, a demora para a troca gera outros problemas… Borra, sujeira etc…

Avatar
Flávio 13 de agosto de 2021

A verdade amigos é que carro é sorte, tem gente que já rodou 600 mil enquanto outros estão fazendo motor com 50 mil. Até a usinagem do motor é diferente na mesma linha de produção. Senão todos os motores durariam quase a mesma quilometragem, haja visto que quem compra zero cuida. É pura sorte, ainda mais com esses carros descartáveis de hoje em dia.

Avatar
Alexandre do rosario 13 de agosto de 2021

Depende das condições de uso pelo certo e trocar pela kilometragem ou a cada 1 ano vale oque vencer primeiro sem dizer que tem caros que consomem óleo onde o certo não e ficar completando e sim fazer a troca

Avatar
Carlos Almir Souza costa 12 de agosto de 2021

Não existe óleo lubrificante pra 10000 km no Brasil.Fiz um curso com engenheiros da petrobrás.oleo com manual do carro pra óleo mineral.troca com 3000km.trocar os filtros juntos.oleo semi sintético troca com 5000.oleo com manual sintético.troca com 5000 .Terão carro trocando o óleo e os filtros junto pra 600 mil km.NAo existe óleo no Brasil pra 10000 .

Avatar
Antonio 12 de agosto de 2021

Maluco vc não sabe o que fala, que raio de petrobrás vc fez esse curso? Da sua imaginação, só pode ser.
Me fala as diferenças desses três tipos de óleo para ver se entendo sua teoria

Avatar
Carlos Almir Souza costa 12 de agosto de 2021

Fiz o curso com engenheiro da Petrobrás sobre oleo de lubricantes de carro.oleo pra carro com o manual mecânico óleo pra 3000 km.Sempre trocar os filtros .Terá carro pra 600 mil kms.carro com manual semi sintético .trocar com 5000 kms.Carro com manual óleo sintético.Trocar com 5000kms.Nao existe óleo no Brasil pra 10000.O Brasil não tem refinaria pra fazer nem o sintético.A pouco a refinaria de Pernambuco está fazendo.pra 5000.

Avatar
Carlos.ALBERTO Nde Souza 12 de agosto de 2021

Meus.amigos tenho Caminhão des de 1980 aso troco cuando eu sismo carro eu so completo Holio mas barato meu caminhão agora esta 500 mil quilómetro nrm lembro cundo troquei o filtro lubrificate tido papo furado moro em Vassouras se nao acreditar vem ver ai vo trocar o filtro pra voces ver

Avatar
Wilson Gomes do Nascimento 12 de agosto de 2021

Eu tenho dúvidas, com relação ao Óleo natural e o sintético, eu posso rodar 10.000 mil Km com o óleo natural, em condições normais? mesmo estando escrito que é para rodar 5000 mil Km?

Avatar
Elvis 12 de agosto de 2021

Provavelmente quem fez a matéria só checou a parte teórica nunca deve ter feito uma visita em oficinas ou retíficas de motores para acompanhar de perto o que realmente acontece dentro de um motor
O problema não está a curto prazo e sim a longo prazo
Quem pode trocar de veículo a cada 3 anos maravilha
O duro é quem adiquiri esses veículos posteriormente

Avatar
Carlos Reis 12 de agosto de 2021

Isso mesmo cansamos de desmontar motores com 150 mil km e extremamente carbonizado,não levam em consideração os aditivos do combustível!

Avatar
Marco 12 de agosto de 2021

Sempre troquei o óleo dos meus carros seguindo as especificações do tipo de óleo a 5.000km com exceção da Zafira q era 10.000km e nunca tive problemas. Prevenir com 5 do que remediar nos 10 e ter q fazer o motor. E condições severas são os congestionamentos nas grandes cidades.
Segue a dica: Na hora da troca de óleo e filtro troquem o filtro de ar junto.

Avatar
Rodolfo 12 de agosto de 2021

Comprei do meu pai o carro dele (Gol ano 1990 – 1.8AP) com 190.000 km que estava com ele desde os 40.000 km, e na primeira tentativa de chegar aos 10.000 km, com uns 6.000 km o motor começou a fazer um barulho durante a partida. Levei no mecânico e teve que trocar todas as bronzinas de mal e de biela do motor. Eu pegava muito trânsito congestionado e tenho pé de chumbo. O manual do carro recomendava troca a cada 10.000 km apenas. Meu pai queria me matar… me disse: “Regulou na troca de óleo e quase perde o motor”.

Avatar
Antonio 12 de agosto de 2021

Maluco vc quis ser mão de vaca deu no que deu, ap 1.8 1990 usa o 20w50 mineral para 5000, quer puxar 10000

Avatar
Xxt 11 de agosto de 2021

Troco óleo só com 40 mil km motor tá zerado nunca apresentou defeito 😁

Avatar
Luis Carlos dos Santos 11 de agosto de 2021

Boa noite! Troquem sim o óleo do motor aos 10k aí se vc tiver um veículo que a cada 1k consome 500ml, PARABÉNS!! VOCÊ GANHOU 01 MOTOR NOVO
E POR FIM! EFETUAR A TROCA EM “POSTOS DE GASOLINA”

Avatar
Arpvissoto@gmail 11 de agosto de 2021

Esse Boris só fala bobagem

Avatar
Jonathan 11 de agosto de 2021

Isso aí pessoal, vão trocando o óleo a cada 10 mil km, as oficinas mecânicas agradecem.

Avatar
Marcelo.diniz.c 12 de agosto de 2021

Sempre troquei com dez mil km e 15 mil km sintéticos e semi os meus taxis e aplicativos, nunca aconteceu nada.essa obrigação e de 5 mil ou mais são dad montadoras para ganhar dinheiro

Avatar
Antonio 11 de agosto de 2021

Levando em consideração que quando existe a queima da pamonha o milho é triturado até virar sabão em pó, juntando com ovo frito e repolho as ondas magneticas vão exalar altos cheiros de peido em forma de enxofre, sendo assim quando o escapamento furar o catalizador ira disfundir maça até se formatar o pc em forma de gabinete, assim sendo melhor coisa a se fazer na duvida é olhar o manual do propietario assim nã vai fazerxnada

Avatar
LOURIVALPSILVA 11 de agosto de 2021

Nunca troque o óleo aos 10.000 kms. O filtro pode reter água e se desfazer, os resíduos irão entupir alguma galeria do motor e causar sua perda. Seria o típico barato que sairia muito caro. Rodar com óleo fatigado pelo uso é uma temeridade e um completo desconhecimento do tremendo perigo para o motor do seu carro. A maioria dos motores automotivos de hoje não foram projetados para retifica, mesmo fazendo o motor não vai aguentar muito tempo.
O que você vai gastar com 5 litros de óleo e um filtro fazendo a troca aos 6.000 kms, te fará livrar de um enorme pesadelo

Avatar
Wilson Gomes do Nascimento 12 de agosto de 2021

Eu tenho dúvidas, com relação ao Óleo natural e o sintético
O natural é 5000 Km e o sintético é 10.000 Km?
O natural eu posso rodar 10.000 mil em condições normais?

Avatar
Marcos 11 de agosto de 2021

Troca de óleo vai das condições do dono do carro esse negócio de rodar até vencer e coisa de picareta sem conhecimento, quanto antes vc fazer a troca de óleo e filtro mas tempo de duração terá o motor do carro. quanto mais demora pra trocar o óleo vai criando bora dentro do motor e a vida útil do motor reduz na metade

Avatar
Jonas 11 de agosto de 2021

Rodo 10 mil em menos de 2 meses e a troca só faço aos 10 mil, pois haja quem aguente fazer tanta troca.

Avatar
LUCIVALDO LIMA DO NASCIMENTO 11 de agosto de 2021

Generalizou legal qdo afirma que as lojas de troca de óleo faltam com a verdade e ainda com informações muito rasas. Já li tantos manuais que perdi a conta e em vários deles explica sim oque são condições severas de uso. Portanto, não me venha com argumentos parcialmente infundados e ainda por cima duvidando do caráter das pessoas. #fakenews

Avatar
Leo 11 de agosto de 2021

Não é picaretagem meu nobre, a maioria dos carros rodariam tranquilamente os 10.000 km se o nosso combustível não fosse tão ruim, no álcool até que dá pra tocar com uns 8.000 km, mas com gasolina batizada fica impossível, não sei se vc sabe, mas a gasolina tem mais de uma função no cilindro, e justamente o excesso que não é queimado escorre e contamina o óleo lá no cárter, tirando as propriedades de lubrificação do mesmo… O que estraga o óleo, não é a gasolina, mas o óxido de ferro (ferrugem) que eles usam pra simular octanagem e adulterar o combustível!! Não culpe os mecânicos, a picaretagem está no sistema! Já viu vela de iridum rodar metade da vida e estragar? A culpa é da ngk? Kkkkk claro que não né? Gasolina batizada meu nobre!!!!

Avatar
6 11 de agosto de 2021

Não faz sentido algumas coisa q vc falou

Avatar
Fernando purificato 11 de agosto de 2021

PRA MIM É PICARETAGEM DE QUEM BATIZA GASOLINA DE QUEM FAZ TROCA AOS 5 MIL KM E DE VOCE QUE AINDA FAZ CRITICA. TODOS PICARETAS. PELA LEI NOSSA GASOLINA ESTÁ ENTRE AS MELHORES DO MUNDO SEM PICARETAGEM.. SE INFORMA MELHOR ANTES DE CRITICAR. VC DEVE SER BOLSONARISTA NÃO SABE DAS COISAS E DESCE E LINGUA.

Avatar
Edilson 11 de agosto de 2021

Isso não e coisa de bolsonarista mas sim de petista que comprou uma refinaria toda enferrujada

Avatar
Moacir Gomes 12 de agosto de 2021

Fernando calma, não precisa xingar quem votou no CAPITÃO PRESIDENTE, vc deve ter como ídolo um picareta, mas deixa pra la, vamos tratar de motor que é melhor pra vc.

Avatar
José Maria Cabral da Rocha 16 de agosto de 2021

Por quê bolsonarista? Acho que é comunista!

Avatar
César Silva 11 de agosto de 2021

Em que momento a gasolina ruim ou boa entra em contato com o óleo? Seu motor deve estar precisando de uma retífica se isso acontece.

Avatar
Henrique 12 de agosto de 2021

Trabalhei 3o anos em laboratório de testes de montadora, em 10000km vai faltar um litro de óleo no motor , consumo normal. Uma troca de óleo não e nada perto da dor de cabeça depois, 5000 km e o ideal

Avatar
LOURIVALPSILVA 11 de agosto de 2021

Tenho um jeep e uma toro, ambos com motor multijet 2.0, diesel. Faço a troca de óleo aos 5 ou no máximo 6 mil kms rodados.
Agora vejam como sendo os mesmos motores seu funcionamento difere em alguns pontos; no jeep quando troco o óleo aos 6.000 kms este ainda está com uma coloração marrom escuro. Já na toro o óleo fica preto ao rodar somente 1.000 kms.
Questionei na concessionária e me deram uma resposta evasiva sem nenhum conteúdo técnico, alegando que nos motores diesel é normal o escurecimento do óleo.
Então qual é o fenômeno do jeep não pretejar o óleo em demasia; na toro Já foi feita a limpeza do filtro de partículas forçada. O motor perdeu força e entrou em modo de proteção indicando emergência imediata para se dirigir ã uma CC onde foi feita a limpeza forçada.
Frequentemente aparece a mensagem de manter o carro em movimento para efetuar a limpeza do dpf, já no jeep dificilmente aparece essa mensagem.
Então minha gente estamos nas mãos de fabricantes sem escrúpulos, vendendo carros caros e sem a devida atenção ã qualidade de seus carros.

Avatar
Jean Carlos 11 de agosto de 2021

Fizeram o teste com todas as marcas de óleo , e em relação a combustível ruim adulterado que piora a questão da carbonização do motor , e também em relação a avaria do motor , porque oque eu vejo com carros que eu faço troca as 5 mil km , que mesmo sendo pra 5mil há um desgaste desnecessário do motor por perda de lubrificação do motor , e isso outros mecânicos bons de oficinas grandes fazem o mesmo . Fizeram o teste com quais carros ? Com quantos km rodado ? Não querem compara um carro novo com um usado que está lá com seus 200 k

Avatar
Leandro Pretti De Barros 11 de agosto de 2021

A resposta mais sensata que pude ler aqui. Produzem carros e simplesmente jogam no mercado, depois dos 100k abriram um motor pra observar os desgastes medir folgas. Complicado estás informações desencontradas

Avatar
Rodolfo 11 de agosto de 2021

Creio que as montadoras só testam os carros deles em pistas de testes e em motores em bancada com gasolina de qualidade ou seja, dentro das especificações da ANP.

Avatar
Marluce dias dos Santos 11 de agosto de 2021

E motocicleta? É a mesma coisa?

Avatar
Antonio 11 de agosto de 2021

Mesma coisa é uma kombi cheia de japonês

Avatar
José de zSouzs 11 de agosto de 2021

Dando a dica certa.Chega de tanta picaretagem.

Avatar
Valmi de campos cordeiro 11 de agosto de 2021

Bom dia chefia eu ando pouco com meu carro em quanto tempo eu posso fazer a troca de óleo

Avatar
Amari gonçalves 11 de agosto de 2021

Faço manutenção em caminhões a cada 5 mil km. O seu carro roda pouco então se troca a cada 10 mil eu rodo com o meu carro 200 km por dia porisso tenho que trocar o óleo no máximo 8mil,para que esteja sempre limpo e não danificar o motor!!!

Avatar
ODILON PASSOS RAVEDUTTI DURANTE 11 de agosto de 2021

Maior picaretagem… Já tive carro zero e rodei 200km, sendo uma média de 170km por dia na cidade de Manaus, e trocava o óleo a cada 15 a 20 mil km e nunca tive problemas de motor nem nada… O carro ainda rodava muito mais… Só pq era um Chevrolet…

Avatar
Carlos 10 de agosto de 2021

Boris corretíssimo, pro pessoal que não entendeu, carro que roda pouco tem um desgaste maior do motor pq ele foi projetado pra rodar quente e quando roda mais tempo frio é indicado trocar antes pra prolongar a vida útil, no caso do trânsito intenso o motor fica girando muito mais tempo e não dá “km” no carro, por isso também é indicado a troca mais cedo.
E uso em rodovia o motor não é tão exigido e por isso a troca pode ser com 10k km

Avatar
Paulo Araújo 10 de agosto de 2021

Meu corsa clasic 2010 tá com 300 mil km e lá se vai, troco uma vez por ano e quando lembro ainda kkk quem rodou foi ele nunca me deixou na mão agora que voltei a ser camioneiro fica parado,mas oque dá problema e ficar parado de mais, mesmo que use pouco.O motor não chega a sua temperatura adequada para aquecer o óleo e ter uma lubrificação adequada que o motor necessita.

Avatar
Edson 10 de agosto de 2021

Tenho Onix Joy 2019, com 34 mil km rodado, ando muito pouco, em média 15 km por dia. Pergunto qual tempo devo trocar óleo. Sigo as recomendações do fabricante? O que Sr me recomendaria?

Avatar
Antonio 11 de agosto de 2021

Sugiro que vc venda o carro e ande a pé

Avatar
Paulo 13 de agosto de 2021

Ķkkkkkkkkk

Avatar
Adimar 10 de agosto de 2021

Eu não esperava ler isso de alguém que é engenheiro e que tem 50 anos de rodagem. Me desculpe ,mas, só se for de produtos de laboratórios , porque na vida real , não é assim não

Avatar
Igor 10 de agosto de 2021

Essa matéria está totalmente ao contrário. É o mesmo dizer que a vacina salva as pessoas e tem pessoas sãs morrendo porque tomou ela.

Avatar
Eduardo da Silva Ponzetta 10 de agosto de 2021

Meu pai nunca trocou o óleo de seus carros. Só completa. Ele nunca teve problemas no motor por conta disso…
Eu troco de acordo com o manual. Já fundi dois motores. Sinistro!

Avatar
luiz 10 de agosto de 2021

ja vi isto. acaba sobrando pra quem comprar o carro depois

Avatar
Mister Gasosa 11 de agosto de 2021

Você fundiu motores porque? Geralmente motor funde ou por superaquecimento ou por deficiência da lubrificação.
Se você ganhou o carro do seu pai que ele não trocava óleo então a bomba explodiu no seu colo.

Avatar
Gabriel 10 de agosto de 2021

Óleo é um dos itens mais baratos com relação a manutenção do veículo, e também o que mais pode ter resultado desastroso com erros em sua manutenção. Economiza lá bobo, seu mecânico vai amar quando tiver que fazer seu motor kkkkl

Avatar
George Antônio 10 de agosto de 2021

E é ao contrário é ?
Desde quando um veículo que roda pouco ou fica parado tem uso severo ?
Eu acho que dizer isso é que é picaretagem !

Avatar
Andre 11 de agosto de 2021

Quando roda pouco. Porque o óleo nunca chega a temperatura ideal de trabalho então é melhor ter óleo novo senão pode ter problemas. É tão difícil ler o texto ?

Avatar
George Antônio 11 de agosto de 2021

Talvez a reportagem não seja suficientemente convincente ao ponto de todos concordarem se não suporta uma crítica ou uma outra opinião procura outra coisa pra fazer ao invés de tá dando esse tipo de resposta ridícula André.

Avatar
DOUGLAS DE CARVALHO MOREIRA 11 de agosto de 2021

Concordo plenamente, na verdade o que parece picaretas é esses site!

Avatar
DOUGLAS DE CARVALHO MOREIRA 11 de agosto de 2021

Na verdade o que parece picaretagem é esse site que se vende para propagandas enganosas.

Avatar
Marcos 13 de agosto de 2021

Site picareta de verdade não tem um embasamento técnico para fazer essas afirmações

Avatar
Mister Gasosa 11 de agosto de 2021

Porque o óleo fica contaminado pelo combustível. Para o combustível evaporar do óleo é necessário que o óleo esquente e isso demora uns 10 km ou mais ou uns 20 minutos ou mais.

Avatar
Antonio 10 de agosto de 2021

Não troco o óleo da minha variante dois desde que comprei mais de vinte anos atrás só completo com óleo queimado e sobra de óleo de fundo de frasco escorrido,o carro tá com 360000 originais e tá com motor redondinho, o restante é tudo lorota para vender óleo, sintetico semi sintetico mineral tando queimado é o melhor óleo, fica a dica ai pra todos

Avatar
Francisco 10 de agosto de 2021

Então 100% dos carros estão sendo usado em condições seberas kk

Avatar
Marcelo R Carneiro 10 de agosto de 2021

Sério isso??? Poxa, então amanhã mesmo vou a concessionária e pedir um mega ultra desconto, porque todos os carros zer km deles estão em condições severas!!!! Ficam parados o dia todo!!!🤣🤣🤣Cada uma que eu leio viu!!! Vou te contar!!Como e que alguém deixa uma pessoa escrever umas💩💩💩dessas!?!?

Avatar
Francisco 10 de agosto de 2021

Verdade e na verdade kkk. Todos os carros deste seculo estao em condições severas kkk

Avatar
Sane 10 de agosto de 2021

Kkkk
Mas isso so deve c pra carros q começam a rodar e tem aquecimento do motor
Nao carro zero quase parado kkkk
Começou rodar vc tem os variantes tipos de combustiveis q sao bem ruim ai sim começa a mudar de zero parado pra novo rodando kkkk
Deve c por isso q foi dito aquilo kkkk

Avatar
Cimar 10 de agosto de 2021

Meu carro tá com 250 mil km e troco sempre de 10 em 10 mil até hoje não tive problema nenhum

Avatar
Claubio lira 10 de agosto de 2021

O mano tira uma duvida vc troca 10 e 10 mil e de quantos e quantos meses 12 meses ou 6 meses pq o mecânico que eu levo o meu carro ele fala 10 mil ou 6 meses ai em 6 meses eu rodo 4 mil ai vou e troco ta certo ou errado pq so rodei 4 mil em 6 meses

Avatar
LOURIVALPSILVA 11 de agosto de 2021

Respeito muito as instruções do engenheiro Boris. Mas, na dúvida, sempre troco o óleo do meu carro aos 5.000 ou 7.000 kms. rodados. Se não bastasse o uso severo no trânsito anda e pare no sinaleiro, alia-se ainda a péssima qualidade do combustível que compramos nos postos.
O que deteriora o óleo do motor? Não é só a quilometragem rodada, o calor gerado com o motor funcionando mesmo em marcha lenta no trânsito pesado ligando a ventoina é a pior condição danosa do motor. Um óleo muito preto indica já está em alto grau de deterioração. Está contaminado pela fuligem, pelo resíduo de desgaste das peças que em em contato com a água mesmo em ínfima quantidade no ar aspirado pelo motor oxidam_se contaminando óleo.
O filtro de óleo do motor é uma peça vital, com um ano ou 10.000 kms de uso este não terá mais ação, não filtra nada, seus poros estarão por demais abertos e em consequência o óleo passa direto sem filtrar, ou também pode acontecer o contrário, pode estar entupido, provocando desgaste da bomba de óleo pelo maior esforço de fazer a circulação do óleo.
O virabrequim ou eixo do motor possui uns furos ou galerias de circulação do óleo que vai para as bronzinas nos mancais um furo desses entupido por óleo com resíduo de filtro velho ou outro resíduo gerado pela cristalização do próprio óleo pelo calor em excesso já é suficiente para fundiram bronzinas. Aí adeus motor.
Devemos levar em conta que nem só de teoria a ciência avança, deve estar aliada à prática

Avatar
Alan Fabiani 12 de agosto de 2021

Resposta mais coerente e de forma técnica! Exato!

Avatar
Paulo Guedes 10 de agosto de 2021

Esse Boris está caduco!

Avatar
Marcio 10 de agosto de 2021

Só pode irmão… Ctz…
Ele acabou de falar que pelo menos 90% dos carros no Brasil rodam em condições severas… 😂😂😂😂

Avatar
Ivan Marques Pereira 10 de agosto de 2021

Pior que isso é a orientação da concessionária de motos Honda da minha cidade. Temos em casa uma Cg 2017, uma biz 2020 e uma PCX 2017.Todas com orientação no manual troca uso normal com 6 mil km e uso severo com 3 mil. E a concessionária manda trocar com 1 mil. Pode isso Arnaldo?

Avatar
Claiton P Santos 10 de agosto de 2021

De maneira bem rasa e superficial se explica alguma coisa. Mas não especifica qual o tipo de óleo, mineral, sintético, semi, pq sendo assim, o “uso severo” com óleo sintético, tipo 0w20,5w30 vai deixar então 2 anos no motor quase sem uso. Picaretagem é a maneira q a matéria não explica nada.

Avatar
Eudes Lopez 10 de agosto de 2021

Gostei da sua opinião é verdade não explica muita coisa essa matéria ela só encobre a verdade e aí

Avatar
Alexei 10 de agosto de 2021

Péssima explicação, todo manual do proprietário fala de uso severo, que anti profissionalisno. Então, quer dizer que se o o veículo roda pouco de manhã e roda novamente somente a noite, isso é severo?
Me explica então, por exemplo…na vida real…aqui no sul, o carro sai às 06:30 roda pouco até o serviço. Depois o carro sai ao meio dia para almoçar, roda pouco novamente, retorna para o serviço, sem rodar muito novamente e depois somente as 18:00…e na volta pega muitos semáforos e muito trânsito, todo santo dia, Ah e sem falar no fim de semana que pega o carro para ir até o mercado que fica há 2 km de distância..
Bem, associado a tudo isso, temos o motorista que já saí acelerando em excesso, péssima qualidade do combustível, veículos fora de manutenção,estequiometria, vapor, umidade, carbonização, oxidação, etc, etc, etc…
Que absurda essa matéria!

Avatar
Martins 10 de agosto de 2021

Falo como curioso, mas já tive palestra com técnico de lubrificação, que explicou o seguinte, serviço severo para o motor é o para e anda das cidades, e serviço leve são as grandes distâncias, estamos falando de estradas de rodagem sem congestionamentos infinito, então temos a velocidade dita de cruzeiro, última marcha engatada e quem tem carro com piloto automático é só guiar e curti!

Avatar
Alexei 18 de agosto de 2021

Martins, muuuuuuuuuuuitas situações entram no “uso severo”…por exemplo, rodar pouco, tempo de injeção “enriquecido” que não tem a queima na totalidade…trabalhar com o motor em baixas rotações também, MESMO que o motor esteja quente, é altamente prejudicial…gera formação de borra/carvão/carbonização, etc, etc, etc…essa matéria é superficial, ensinando errado quem não conhece. Abraços!!!

Avatar
Reinaldo 10 de agosto de 2021

Tennho um vectra 2011 troco oleo a cada 4 meses as veses rodo 2000km na troca carro de fim de semana nao estou arempedito valeu

Avatar
Reginaldo Andrade Batista 10 de agosto de 2021

Trocando a cada 5 mil gasto 140 reis tranquilamente, duro é gastar mais de duzentos só para encher o tanque!

Avatar
Smaley 10 de agosto de 2021

Engraçado que uso severo pra mim significa usar muito alguma coisa, excesso de uso. Aí vem alguém e emprega essa palavra com significa totalmente oposta… Foi isso q entendi… Uso Severo é um carro q roda pouco… Kkkk

Avatar
Thyago 10 de agosto de 2021

Pó meu ,nunca troquei o óleo do meu carro só completo , anda muito bem

Avatar
Paulo Panhan 10 de agosto de 2021

Me fala qual é o modelo e ano do seu carro para eu nunca correr o risco de comprar ele ..

Avatar
Jaciel Gonçalo 10 de agosto de 2021

Eu sempre troquei a cada 7 mil +- Não uso a idéia de 6 meses. Só rodo cerca de 10 mil km por ano muito pouco neh. Nunca tive problema, mas depende o quanto vc anda, tem gente que nada isso em menos de 6 meses aí vai ter que trocar msm.

Avatar
Elliton Ivar Alves Pereira 10 de agosto de 2021

Bem, uso carro para ir para trabalho, volto para almoço e repito a tarde…entre 20-80 km (Quem roda todo tempo mais q isso?)Ah paciência… Se essas condições pedem são “EXTREMAS” que tal voltar usar óleo MINERAL ESSE ERA 5 MIL KM (3 carros, todos troca próximo a do limite manual 200 mil está na minha garagem, um com 160 mil NUNCA “FIZ” MOTOR DE CARRO VAI ENGANAR OTARIO P LA QUEM FALAR Q TEM Q TROCAR…Revise seu carro em casa, confira óleo água semanalmente, atente para qualquer luz de alerta no painel e nunca troque óleo em “qualquer lugar” (se for como eu interessado, faça vc mesmo) indico aprender a sacar filtro e bujão de óleo vc deve troca -los toda vez… abraço

Avatar
Volnei Cavichion 10 de agosto de 2021

Sou mecânico independente e estou no ramo a mais de trinta anos e já trabalhei com todos os tipos de motor e as trocas de óleo depende muito do regime de uso . domingueiros ou que roda pouco em média de vinte a oitenta km por dia é muito severo pois o Óleo cria bora e rezidos que comprometendo o motor reduzido a vida útil drasticamente ou contrário de quem roda bastante pois a troca pode até mesmo dobrar o que o fabricante recomenda pois tenho clientes com o mesmo modelo de carro que troco o Óleo de três mil km do ou a cada 15 mi km usando o mesmo tipo de óleo lubrificante ,pois tem muito a diferença de clima do Sul e do Norte do país e os problemas maior é no sul , além de combustível contaminado com outros produtos e choques térmicos e umidade .

Avatar
Carmen 10 de agosto de 2021

Uma amiga comprou um Fiesta zero, um dia perguntei do óleo, e ela me mostrou o marcador, com 90.000 km!!! Nunca trocou o óleo!!! Completava. Nunca aconteceu nada, e ele andava super bem. É o extremo oposto dessa ideia.

Avatar
Eduardo da Silva Ponzetta 10 de agosto de 2021

Meu pai nunca troca Óleo. Só completa. Nunca deu problemas no motor em seus carros. Eu troco o óleo como manda o figurino. Já fundi dois motores. Sinistro!!

Avatar
Marcelo 10 de agosto de 2021

Boris,
Eu estava deixando o carro na garagem e só funcionava o mesmo uma vez por semana, vejo que estou totalmente errado. Correto?

Avatar
JORGE ANDRE DE OLIVEIRA TEIXEIRA 10 de agosto de 2021

Não vejo como picaretagem,se no caso o cliente se enquadra em condições severa e dever da oficina avisar a ele e indicar a troca com menor Km. E na maioria das veículos que circulam nas grandes cidades se enquadram em condições severas ,devido ao tráfico pesado. Eu particularmente troco do meu carro sempre aos 5k,pois rodo a maiôs parte do tempo na cidade e em trajetos curtos.

Avatar
Lauro 10 de agosto de 2021

Depende do óleo. Um óleo sintético vai de 10 a 15 mil km fácil. Lógico, rodando em condições normais.

Avatar
Cicero 10 de agosto de 2021

Só tem q explicar para o cliente q é 10.000 ou 6 meses, o q vence primeiro.

Avatar
Regi Silvestre 10 de agosto de 2021

Me Recomendaram por conta do GNV

Avatar
Polvo 10 de agosto de 2021

Eu uso meu carro em condições severas e troco o óleo a cada 5 mil km ou 1 ano, o que ocorrer primeiro. Faço isso desde 96 e nunca precisei abrir motor de nenhum carro que tive. Vou continuar assim, pois tem funcionado pra mim.

Avatar
Ary 10 de agosto de 2021

Correto. O senhor está certo.

Avatar
Gilson bezerra 10 de agosto de 2021

Eu rodo pouquíssimo no carro gol 2011 praticamente todo original ainda só saiu pra deixar minha esposa no trabalho e de vzs enquando saímos a noite também próx nada logo então eu me enquadro em quel nível de troca de óleo .
Sempre troco com 2;5 , 3 ou 4 mil raramente.
O mais certo e com 6 meses está correto ????

Avatar
Tiago Victor 10 de agosto de 2021

Sou mecânico e a maioria dos motores que são feitos aqui na oficina é pq o proprietário roda 10.000 km com o mesmo óleo

Avatar
José Bonifácio y 10 de agosto de 2021

Caro amigo eu rodei 17.000 km com óleo para 5.000 fazendo o teste a cada 3.000 km . Único aparelho do Mundo que faz o teste na hr kit Viscolube com Patente Internacional (PI)

Avatar
Rodolfo 10 de agosto de 2021

Eu também analisei o óleo do meu carro e o óleo só durou 6.000 km (seis mil quilômetros). Por que isso? Porque meu carro já tinha uns 235.000 km e logicamente seu desgaste natural. Meu pé é de chumbo e só usava este carro aos finais de semana e uma vez por mês pegava uns 200 km de rodovia (São Paulo-SP a Ibiúna/SP). E o meu motor pode ser diferente do seu. Meu carro era um Gol 1.8AP ano 1990 a gasolina. Assim cada caso é um caso.

Avatar
Rodolfo 10 de agosto de 2021

*Corrigindo:
Com meu ex-carro Gol 1.8AP ano 1990 fiz análise em laboratório do óleo semisintético 20W-50 – API SN – Valvoline MaxLife, e o óleo só aguentou rodar 6.500 km (seis mil e quintos quilômetros), sendo que o manual do meu carro recomendava a troca a cada 10.000 km.

Avatar
Rodolfo 10 de agosto de 2021

E rodei no teste 6.500 km em 1 ano. As rodovias mais utilizadas foram:
1. Raposo Tavares – SP-270;
2. Bunjiro Nakao – SP-250;
3. Ayrton Senna – SP-070.
Neste período menos duas vezes por mês pegava a SP-270 e SP-250 para ir à Ibiúna. Agora só vou a Ibiúna uma vez por mês apenas.

Avatar
Daniel 10 de agosto de 2021

Tenho um c3 com 170.000 km, desde os 40.000 troco o oleo (total quartz) a cada 10.000 km. O motor esta redondo e rodando fino. O segredo é não forçar o motor e trocar o oleo de acordo vom o manual. E logicamente utilizar um oleo de qualidade, sem economia porca.

Avatar
Deivid 10 de agosto de 2021

Via porto Fiat taquara rs fãs isso nos clientes para trocar kkkkk malandragem

Avatar
Engº Rodolfo 10 de agosto de 2021

São várias variáveis a serem analizadas em uma troca de óleo, sendo elas por exemplo:
1. Quilometragem do carro. Quanto mais desgastado o motor, em especial anéis de segmento do pistão, maior é a contaminação do óleo pelo combustível, logo o óleo afina e pode perder a viscosidade ideal para proteger o motor;
2. Combustível de qualidade. É sabido que combustível batizado forma borras que podem chegar a fundir o motor;
3. Forma de condução. Quem tem pé de chumbo exigi muito do óleo assim como que abusa da rotação muito baixa que força as bronzinas de mancal e de biela.
Assim eu prefiro seguir a risca o que recomenda o manual do proprietário, meu caso é uso severo e a troca é a cada 5.000 km ou 6 meses, o que ocorrer 1º. Pois prevenir é melhor que remediar!

Avatar
Mauricio 10 de agosto de 2021

Explica isso melhor. Por favor. Porque dura os 10mil km.

Avatar
Raimundo Severiano Carvalho 10 de agosto de 2021

Com quantos km eu troco o óleo do motor do carro se moro aqui em Itabira mg Brasil?

Avatar
Carlos 10 de agosto de 2021

Trabalho com troca de óleo carros novos 10milkm e carros bem rodados 5milkm ou 6 meses com o mesmo óleo.

Avatar
Rodolfo 10 de agosto de 2021

Eu fui na ideia de um conhecido de que óleo durava o dobro da quilometragem , e em 2008 logo na primeira tentativa de chegar aos 10.000 km estragou as bronzinas do meu Gol 1.8AP ano 1990 aos 190.000 km por ter rodado uns 6.000 km com óleo 20W-50 . Meu uso era de trânsito intenso e sou pé de chumbo. este carro estava na família desde 1996 aos 40.000 km e vendi em 2019 aos 242.000 km. O meu mecânico recomendou trocar o óleo a cada 3.000 km, e então fiz isso até vender este carro.

Avatar
RINALDO ANTONIO RIZZI 10 de agosto de 2021

O Mestre Natanael, professor de mecânica do Senai de Rio Claro SP me instruiu a utilizar na minha Parati 1.8 AP GLS a álcool o óleo Ursa para motores diesel porque este lubrificante possue 27 aditivos contra desgaste enquanto o óleo de carro comum só possue 5 aditivos,andei 560 mil Kms em 12 anos de uso, vendi o carro com o motor em perfeito estado, vale lembrar que as furações internas de lubrificação neste motor são compatíveis com esse óleo.

Avatar
Rodolfo 10 de agosto de 2021

Qual era o valor da compressão dos seus 4 cilindros?
Qual era o período de troca de óleo?

Avatar
Rodolfo 10 de agosto de 2021

* a compressão do meus quatro cilindros aos 242.000 km era 160 psi, sendo que o recomendado é 147 a 176 (Gol 1.8AP ano 1990 – Gasolina).

Avatar
Raimundo N M Sousa 10 de agosto de 2021

Boris,
Troquei o óleo do meu Fiat 500 a um ano. Rodei apenas 2.000km.
Devo trocar novamente independente da quilometragem?
Obrigado.

Avatar
José Eduardo 10 de agosto de 2021

Sabe muito de carro o Boris…

Avatar
Glauco l tavares 10 de agosto de 2021

Bom dia eu acredito que 10 mil km só quem faz só estrada ou clima frio aqui é muito quente combustível uma porcaria e poeira tudo para aumentar os desgaste de tudo sendo assim trocar com 5 mil km é mais barato que fazer motor novo claro se o proprietário não for cupim de aço….

Avatar
Bruno Gabriel Spies 10 de agosto de 2021

Carro trabalhar frio, ou em regiões muito frias faz o óleo contaminar também, já que o motor demora mais tempo para esquentar e acaba trabalhando mais tempo frio

Avatar
Matheus 10 de agosto de 2021

Cada caso e um vcs n sabe nem do que estão falando um carro em São Paulo pra rodar 5 km quanto tempo o carro n fico parado funcionando em um congestionamento ? Vcs estão fazendo a conta pelo km não por Hora de trabalho bfaz mais pesquisa procura saber das coisas antes de postar. Um cara leigo vê esse poste ae e deixa o óleo sem trocar lá vai ele gasta 5 mil em um motor por falta de lubrificação .

Avatar
Mauricio 10 de agosto de 2021

Por isso ess post do Boris ta faltando informação. Tem sim bastante gente leiga. Achei que era pra informar. Não desinformar. Desculpa sabe-tudo.

Avatar
Miguel Angelo 10 de agosto de 2021

Observar sempre o manual do veículo. Seguir as recomendações. Tenho uma Elba Weekend 91, com 218 mil km, motor lacrado . Minha opinião: o manual do veículo apresenta todas as orientações, e quanto ao lubrificante, sim, sempre fazer a,troca nos períodos recomendados,pois tudo está atrelado aos testes específicos.

Avatar
Ricardo 10 de agosto de 2021

Brasil sendo Bréziu! Isso realmente é um desserviço! Sempre morei no Japão, e as montadoras e concessionárias por lá recomendam a troca de óleo a cada 3000km por N motivos. Não existe óleo que dure 10.000km, assim como já vi testes com 5000 e 10.000km feitos pela Toyota e Honda . O óleo é o coração do carro. Por essas e outras fica muito difícil e quase inviável comprar carro usado no Brasil! Vai confiar em quem?? Se até as montadoras aqui recomendam a troca de óleo em 10.000km . Vai ver que o óleo de motor no Brasil é bem melhor do que o usado no Japão !

Avatar
Paulo 10 de agosto de 2021

Seguinte, esqueça tudo isso. Só completa e pronto. Que troca Óleo nada.

Avatar
Jose carlos Carvalho 10 de agosto de 2021

Na teoria é tudo muito lindo, se nossos combustíveis fossem de ótima qualidade, se nosso trânsito não fosse um arranca/para constante, etc..mas a realidade é outra,trabalho com centro automotivo a 24 anos e já perdi a conta de clientes que perderam seus motores com borra de óleo entupindo o pescador ou porque o mesmo alterou suas características devido a troca com quilometragem alta, ou seja, cuidado com opiniões extremas, indicamos sempre a ponderação, nem 5 mil nem 10 mil, e sim 7.500 para os sintéticos e observando sempre alguma alteração de funcionamento.

Avatar
Araújo 9 de agosto de 2021

Óleo e o mais barato na manutenção do veículo portanto, portanto continuo trocando a cada 5 mil km.

Vai no conselho do amigo e troca a cada 10 mil , kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Avatar
Elovi Carlos Rodrigues da Silva 9 de agosto de 2021

A qualidade de nossos oleos sao pessimas os combustiveis sao puro solventes nossa gasolina e caso de policia …os carros nos anos 1970 faziam 14 km por litro carburados e hoje a 50 anos estamos fazendo quantos km por litro ???? Sou mecanico tem marcas de oleo que nem 5.000 km aguentam viram borra e podre

Avatar
EUSTAQUIO JOSE COUTINHO 9 de agosto de 2021

Concordo plenamente com o Boris Feldman, afinar o que é condições extremas para o motor em questão.

Avatar
Weber 9 de agosto de 2021

Cruze 11/12 deu bastante reclamação por defeito no câmbio automático. No manual fala em 160 mil km ( normais ) 80 mil em condições severas. Daí o caboco foi lá na GM e comprou um câmbio novinho… porém o carro tinha 4 anos de uso e 50 mil km….
O dono pediu ressarcimento na justiça…
Mas o que o fez ganhar foi o que o manual do veículo indicava. Antes de trocar o câmbio, o indicaram a trocar o óleo do mesmo… o defeito continuou….
O que se sabe que a manutenção preventiva é o melhor caminho, pois peças podem sim apresentar defeitos antes do tempo previsto.
Mas a garantia é prevista com a obediência do manual do veículo…

Avatar
Reginaldo Pereira Soares 9 de agosto de 2021

Boa noite? Eu tenho uma dúvida, eu tenho um Onix Joy plus 2020 1.0 flex sempre fico em dúvida como devo fazer pra abastecer se tem um pouco de gasolina no tanque, eu quero abastecer com álcool como devo fazer corretamente vc pode me ajudar obrigado… Sou de Curitiba PR

Avatar
Antonio 9 de agosto de 2021

Faz o seguinte, na duvida abastece com agua

Avatar
DIRSON LUIZ ROHDEN 10 de agosto de 2021

Eu não prestava atenção, completa o tanque com álcool ou gasolina mesmo ainda tendo um tanto de combustível (um ou outro) até que dancei com uma bomba que queimou.

Avatar
Dj denil 10 de agosto de 2021

Ao abastecer o veículo. Vc tem q rodar no mínimo 4 quilômetros para a leitura da sonda lambida. Ficar na memória da Central do carro. Se não fizer isso corre o risco do veículo não pegar depois de algumas horas em q estiver desligado.

Avatar
Weber 9 de agosto de 2021

Primeiramente leia o manual do veículo.
Esqueça o que o mecanico fala…
Quem sabe mais, o mecanico ou o manual?
Respeite a especificação recomendada, prazos e km indicado no manual do veículo!
Um exemplo é o Honda Civic até 2013.
10w30 mineral para 10 mil km…

Avatar
Gilberto 9 de agosto de 2021

Siga o manual do veiculo que é a melhor coisa a c fazer

Avatar
Guilherme 9 de agosto de 2021

Só seguir o que está no manual. O tempo de troca foi definido por quem desenvolveu o veículo, não é um número aleatório que colocaram no papel. Seja, 5, 10, 12, 30 mil, o que estiver alí é só seguir. Se o mecânico falar algo diferente, troque de profissional. Além disso, devemos evitar comparar motores de épocas e tecnologias diferentes. A queima de óleo num AP 1.8 de 1990 é diferente da queima no motor do Corolla Híbrido 2021.

Avatar
Leonardo Capucio 9 de agosto de 2021

Troco com 5mil. Sempre troquei e vou continuar trocando. O mais barato em manutenção é o óleo. Óleo novo é vida útil garantida ao motor.

Avatar
Luiz 9 de agosto de 2021

Ótimo concordo

Avatar
Gilson Antonio Bailoni 9 de agosto de 2021

meu Deus quase 500 comentários de motor e óleo um difere do outro sabe que vocês podem fazer ?
assim como eu. sou Uber rodo 150 km dia não mais pq não quero. não espero trocar óleo qdo vence ie 10.000 km pq fica muito preto. eu gosto de ver o óleo clarinho, troco sempre com mais menos 6500/7000 km rodado com filtros cd troca. assim fica legal. meu uno 1.0 2016 está com 150.000 km e rodando muito bem e macio. num dá pra ficar muito tempo rodando sem manutenção periódica, vc ganha lá na frente e pronto ! é o prazer de ver tudo limpinho e redondinho

Avatar
Weber 9 de agosto de 2021

Lubrificantes bons retiram a sujeira do motor!
Óleo preto e sinal que ele está desempenhando o papel dele….

Fique em alerta caso o lubrificante estiver muito claro depois de 500km..
Claridade não é sinal de qualidade…

Avatar
Luiz 9 de agosto de 2021

Certíssimo

Avatar
Wellington 9 de agosto de 2021

O senhor só tem que dizer a classificação do óleo usado
Cada óleo tem se km
Ex mais comum..
mineral a cada KM 5.000
Todos os semi sintéticos KM 7.000
E todos sintéticos KM 10.000
TENDEUM

Avatar
Edson Lau 10 de agosto de 2021

O que é esse “tendeum”?

Avatar
Júlio César cesario 9 de agosto de 2021

As duas opções se enquadra em 70% da população, e os outros 30% ficam com as duas opções…rs

Avatar
Robinson alves lamas 9 de agosto de 2021

É ótimo se manter informado por que domina à materia

Avatar
Valter Cuenca 9 de agosto de 2021

O que não foi explicado é o tipo de óleo. Por exemplo,
Sintético troca km 10.000
Semi sintético km 7.000
mineral a cada KM 5.0000

Avatar
Venancio Jr 9 de agosto de 2021

Tenho gordini ano 1964, motor saudável Renault, troca de óleo a cada ano. Sem problemas. Motor com 467 mil km rodados.

Avatar
José Eudes 9 de agosto de 2021

Legal essa informação. Ainda não tinha visto essa explicação dessa forma.

Avatar
Flavio Alves 9 de agosto de 2021

Esse camarada nao entende nada de motor fica falando besteira .

Avatar
Edson 9 de agosto de 2021

Boris, fala da conversa de que não é necessário trocar o óleo do câmbio automático!! Eu não consigo entender: como que o óleo de câmbio dentro da embalagem tem prazo de validade de 5 anos (em média)… mas dentro do câmbio (e todo seu desgaste) ele dura eternamente…. acho que essa conta não fecha!!!

Avatar
Antonio 9 de agosto de 2021

Negocio é o seguinte, vou passar a real pra todos, i kilo de graxa azul, 3 litros de diesel s-10, bate tudo no liquidificador e sem coar guarda num galão, usa o óleo recomendado pelo fabricante para fazer a troca de óleo do seu carro

Avatar
NILTON FREITAS SCHEFFER 9 de agosto de 2021

🤣🤣🤣🤣🤣🤣

Avatar
Valmir Tobias 9 de agosto de 2021

Sim

Avatar
João Bittencourt 9 de agosto de 2021

No mínimo quem está criticando o Boris é porque tem algum interesse nisso, provavelmente são mecânicos ou donos de oficinas/concessionárias. Para todos os veículos vale a leitura atenta do manual, lá você encontra a informação honesta, imparcial e precisa, elaborada pelos próprios engenheiros, após inúmeros testes, seguindo as normas técnicas aplicáveis. Nunca, jamais, coloque óleo não indicado para seu veículo, além de evitar problemas, economizará!

Avatar
Gerson 9 de agosto de 2021

Se seu carro fizer 1 ano e a quilometragem tiver baixíssima a Concessionária diz que se não fizer a troca do óleo, perde a garantia.
O que dizer disso???

Avatar
JOAO ANTONIO SCHNEIDER BITTENCOURT 9 de agosto de 2021

Mentira, lê o manual. Pede a informação por escrito e denuncia pra fábrica a má conduta da concessionária.

Avatar
Matheus NS 9 de agosto de 2021

Tá certo. Ou troca quando chega a km certa ou a cada 6 meses ou um ano, conforme o carro. Passar de um ano com o mesmo óleo não é recomendado.

Avatar
Roberto Alves 9 de agosto de 2021

Abuso de poder. Coisas do Brasil.

Avatar
Lucilvia de Araújo Rocha 9 de agosto de 2021

Você garante que se eu trocando o óleo do meu carro uma vez por ano ou 10 mil km rodados ele não vai fundir o motor? Se isso chegar a acontecer por ma de lubrificação, posso enviar a conta de outro motor pra vcs?

Avatar
João Bittencourt 9 de agosto de 2021

Você pode verificar essa informação no próprio manual do veículo. Sempre fiz manutenção conforme o manual e nunca tive problemas, pelo contrário, só evitei despesas indevidas.

Avatar
Ariano 10 de agosto de 2021

Acho que para automoveis,a gasolina sempre
troquei com 5000 e diesel camionetes 10000
E os autos flex tem uma pergunta?
Tens que usar gasolina ou alcool normalmente,só que existe um reservatorio ali sempre tem que manter a gasolina,onde quiseres usar o alcool no tanque a partida é a gasolina,facilita a vida do motor e pega mais rapido

Avatar
Jonathas 9 de agosto de 2021

Minha cara, motor só chega a fundir se faltar óleo,ou algum problema na lubrificação… Jamais irá fundir por andar 1 ano com o mesmo óleo ou 10mil km.
Mas fica a seu critério, se quiser pode trocar até com 1000km… Gastos indevidos, ainda mais pra muita pessoas que fazem trocas em auto center, postos de gasolina, concessionária, que é uma facada…. Eu mesmo faço as manutenções em meus veículos, e poupo muito com isso.

Avatar
Adilson Santana Silva 9 de agosto de 2021

Nunca troquei óleo dos carros q já tive e inclusive o q estou agora, com 5 mil quilômetros rodados, sempre com 10 mil ou 1 ano, nunca tive problema de motor em nenhum dos meus carros, pra mim, isso é picaretagem mesmo, como também é vc ter q balancear as rodas todas as vezes q vc vai fazer um alinhamento de direção, vc anda com o carro numa velocidade de 80km, 100km, 120km e até mais q isso e não o volante trepidar nem um pouquinho mas quando chega na Oficina muitos dizem tem q alinhar e balancear, quando ñ dizem q tem q fazer cambagem, tem muitos desonestos e desinformados por aí.

Avatar
João Paulo caetano 9 de agosto de 2021

De acordo com meus conhecimentos na área automobilística, o carro só não pode ficar sem óleo, é medir o nível regularmente 1 vez na semana, e claro trocar sim se andar muito, o tempo pra trocar fica na responsabidade do condutor e proprietário do veículo. Fica a dica.

Avatar
Fábio 9 de agosto de 2021

Ja que o senhor afirma que a troca de óleo a cada 5.000 km em uso severo é picaretagem, por que o senhor não posta também a ação judicial que o senhor ganhou da oficina que trocou o óleo do seu carro, a final de contas se é picaretagem tem que denunciar. O senhor tem 50 anos de rodagem na imprensa automotiva, mas seria interessante o senhor fazer um cursinho básico de mecânica automotiva, no cursinho também fala sobre lubrificantes,e principalmente seguir o que manda a montadora pois foram eles que desenvolveram e fabricaram os motores. No Senai eles oferecem o cursinho básico de mecânica automotiva blz!

Avatar
Rafael Santos 9 de agosto de 2021

No minino vc e mecânico

Avatar
Vitor 9 de agosto de 2021

Na verdade a mudança de óleo no Brasil é uma autêntica picaretagem das montadoras é que ninguém acaba. Sabendo que os motores são iguais em todo o mundo, porque razão aqui, as mudanças são de 10.000 em 10.000? A desculpa de muitos é que é por causa do clima!!!! Se assim, é porque razão na Europa (Portugal) as mudanças são de 25.000 para gasolina e 30.000 para diesel? Coloquei esta questão á ford que também respondeu que tem a ver com o clima!! E porquê em Santa Catarina, que o clima é igual ao da Europa… também a mudança de óleo se faz aos 10.000? Esse funcionário ficou sem resposta. Se fosse por causa do clima então em Portugal o tempo é mais agreste… faz frio na casa dos 2/4 graus…..o calor chega a 40 graus e é preciso saberem que o tempo em Portugal é mais seco do que no Brasil. Quero, dizer que óleo sintético em Portugal faz sem criar problemas 50.000 Km. O problema é que as montadoras deste país, tomaram o vício do roubo… até a Mercedes, bmw e Audi tem o mesmo comportamento no Brasil… la e em toda a Europa a revisão/mudança de óleo é aos 30.000.infelizmente o português pouco sabe do que se passa fora do Brasil e com isso é enganado ou seja, roubado.

Avatar
Eduardo 9 de agosto de 2021

Depois de rodar 10 mil km ,na maioria dos motores ,o nível do óleo vai estar no mínimo e mais 5mil km vai estar destruindo o motor . Como vc quer rodar 30mil km ??????

Avatar
Vitor 11 de agosto de 2021

Eduardo, você vive num país de 3. Mundo, desconhece por completo o que se passa fora deste país… tive 2 Audi A6 e vendi ambos com menos de 90.000 Kms e só fiz 2 revisões/mudanças de óleo. Não esqueça, que neste país tudo é adulterado… tudo. Até a gasolina, que está aqui a R6,26 (em caixoeiro de itapameri estava a R$6,46) em Portugal está a 1,50€ o que corresponde a cerca de R$9 e la não existe nenhum petróleo por outro lado o salario médio é R$6.000, por estes cálculos a gasolina la deveria custar R$54… aqui, você vive num país fechado para o mundo e não sabe nada de nada…. Picaretagem.

Avatar
Michael 9 de agosto de 2021

Troco a cada 10 ou 12mil. Sandero 1.0 16v. Carro nunca baixou. Ando cerca de 120km todos os dias, trânsito do RJ. 150k rodados, motor muito bom.

Avatar
Ademir Cesar 9 de agosto de 2021

Respeita os profissionais rapaz ,dez mil só carboniza motores ,eu abri um motor rescenteme com 400 mil rodados e não tinha nada de sujeira… O cliente trocava pouco antes do tempo por decisão dele !

Avatar
FAGNER DE SOUZA NASCIMENTO 9 de agosto de 2021

Booriss que tema sensacional! Eu queria sugerir esse tema a tempos, sempre discordei disso e acreditava que era picaretagem mesmo. Tem outro raciocínio por trás, tudo na industria e engenharia é feito sob rigorosas normas de segurança, sempre com margens robustas pra tudo que se imaginar! Por ex os cilindros de GNV eles sao progetados para aguentarem pressoas muito maiores do que as que sao o maximo permitido nos postos que sao de 220Bares se nao me engano, mas no progeto sao feitos para suportarem 500 se nao me falha a memória. Imagino que com oleos certamente tem algo do tipo, a fábrica projeta-os pra aguentarem certamente mais do que os 10mil/km por segurança, mas por razões óbvias certamente esse número nao é divulgado que é pra não diminuirem as vendas.

Avatar
Jorge Luiz Dos Santos Pacheco 9 de agosto de 2021

Diminuir as vendas ou seu carro criar borra e a vida util cair
Estude um pouco mais
O eleo tem sim vida útil igual ao rapaz que falou ai acima dizendo que pegou um motor limpinho

Avatar
Luis 9 de agosto de 2021

Com relaçao ao oleo esta certissimo troca-lo com um ano independente da km……..pelo amor de deus troca o filtro tambem….agora com relaçao a km de 10.000 a viscosidade sofre junto com contaminaçao..nao tenho coragem troco bem antes.
Foi tocado no assunto na correia dentada para os carros que a usam ao inves de corrente……realmente nos manuais vem para troca com 60k desde zero km…..tbem troco antes pelo menos perto dos 50k sempre observando o estado dela e lembrar que a correia tambem é limitada por periodo de vida…..fiat sao 5 anos. Sempre que um carro tiver o motor cortado durante um funcionamento normal nunca tente dar a partida sem antes ver se esta correia esta normal porque meu amigo se ela quebrou e vc ficar tentando dar partida abra o seu cofre nao sobrou nenhuma valvula

Avatar
Thiago 9 de agosto de 2021

Se você nunca acelerar forte com o motor frio, tiver um carro bom e souber dirigir, 10 mil km entre trocas está ótimo.
Meu último carro foi um honda accord. Trocava de óleo com 8-12 mil km.
Vendi ele com 200.000km sem baixar nada de óleo.
Uso severo é local com temperatura abaixo de 10 negativo ou acima de 40 e relevos acentuados. No brasil praticamente não existe.
Pé de chumbo com motor frio, não tem intervalo de troca de óleo que salve.

Avatar
Sandro 9 de agosto de 2021

Muito simples, basta ler e respeitar o manual do carro, principalmente no que diz respeito ou tipo de óleo que deve ser usado no motor (IMPORTANTÍSSIMO). Errar o tipo de óleo é o mais comum na maioria dos usuários.

Cada carro tem uma tecnologia diferente usada em sua fabricação.

O mais importante é seguir o que recomenda o fabricante, ou seja, quem construiu o carro que você está usando.

Avatar
Leandro dima 9 de agosto de 2021

Olha seu Boris senhor precisa estudar mais pois um motor a combustão interna se o senhor na sabe além de rodar 5k ou 10 k de acordo com cá fabricante senhor esqueceu que o motor fica funcionando em congestionamento em sinais então não me venha falar que e picaretagem não pois a vida útil de um motor e óleo e filtro se informe melhor antes de postar essas informações que concertesa senhor busca na internet vem passar uns dias numa oficina mecânica pra aprender um pouquinho falar sério né.

Avatar
Francimar 9 de agosto de 2021

E se o carro tiver sistema star stop? Ele fica parado em congestionamento e no semáforo

Avatar
José 9 de agosto de 2021

Como pode falar tantas coisas equivocadas assim meu caro, talvez realmente vc esteja certo e todas as companhias de lubrificantes que vem com a respectiva km a ser trocado (dentro da ficha tecnica do óleo) estejam errados. Misericórdia

Avatar
Júlio Carlos hildebrand 9 de agosto de 2021

Com todo o respeito, sua afirmação é ingênua. Fabricantes de lubrificantes querem vender, e quanto mais, melhor. Se não fosse tão flagrante, te pediriam para trocar a cada 1.000km.

Avatar
Rodolfo 9 de agosto de 2021

Eu fui na ideia de um conhecido de que óleo durava o dobro da quilometragem , e logo na primeira tentativa de chegar aos 10.000 km estragou as bronzinas do meu carro aos 190.000 km por ter rodado uns 6.000 km com óleo 20W-50 . Meu uso era de trânsito intenso e sou pé de chumbo.

Avatar
José 9 de agosto de 2021

Manda a conta la para este cidadão que esta falando q o óleo é trocado a cada 10.000 km

Avatar
Rodolfo 9 de agosto de 2021

Pior que deu vontade de fazer isso, mas deixa pra lá. Mas pra mim ficou a lição de que prevenir é melhor do que remediar!
O meu mecânico me disse que para o meu carro (Gol 1.8AP ano 1990) o período correto devido ao trânsito intenso que eu pegava é trocar a cada 3.000 km ou 6 meses.
Este carro estava na família desde 1996 aos 40.000 km e vendi em 2019 aos 242.000 km.

Avatar
LUIZ OLIVEIRA 9 de agosto de 2021

Troco a cada 10.000 km com semi sintético o meu HB20 1.6. Sem problemas.. Meu carro está com quase 100.000 km, rodando suave e forte!

Avatar
ROBERTO SERGIO GUIMARAES FILHO 9 de agosto de 2021

Tenho um Peugeot 206 ano 2007 8 válvulas com 309 mil km sem nunca ter feito o motor troco a Correia dentada a cada 30 mil km e óleo semi sintético a cada cinco mil km
Uso todos os dias sem problemas
Só manutenção preventiva de tudo

Avatar
Caio Cesar 9 de agosto de 2021

Troca correia a cada 30 mil? Tá jogando dinheiro fora.

Avatar
LUCENILDO RODRIGUES RAMOS 9 de agosto de 2021

O óleo do motor é substituído a cada x km x horas de funcionamento do motor, devido a contaminação que esse sofre com o combustível( do contrário ele seria como o óleo do câmbio que uma longevidade muito superior).
Assim, topografia, tempo de funcionamento em marcha lenta e carga no veículo são fatores determinante.
– Se vc não é especialista em algo, vc deve ter alguém de confiança pra orientá-lo(a),com a mecânica não é diferente.

Avatar
Marcos 1917 9 de agosto de 2021

Uso severo é descrito no manual do proprietário. Trânsito Urbano com pouca distância percorrida diariamente.

Avatar
Vicente Autocar 9 de agosto de 2021

Já faz tempo que esse senhor senil fala besteira. Bobo é quem escuta ao invés de ter bom senso e seguir a norma do fabricante. Não existe óleo para 10k km.Economiza no óleo e gasta no motor. É a mesma bombagem que ele falava de trocar correia dentada e não trocar o rolamento. Chega uma hora na vida que o cidadão precisa saber quando parar.

Avatar
Israel 9 de agosto de 2021

Acho que a maioria das pessoas tem seus carros enquadrados em “situações extremas” descritas na matéria.
Perdi meu tempo lendo esse desserviço

Avatar
Marcelo Oliveira Matos 9 de agosto de 2021

Troco o óleo sempre antes da validade está correto, sempre ouço que mesmo sendo para 5mil km é bom fazer a troca quais dicas devo seguir já que falta muito tempo para completar os 5km ? Rodo de manhã e a tarde muito pouco.

Avatar
MARCELO FLORENCIO DE AVELAR 9 de agosto de 2021

Rapaz… só de andar com esse combustível nosso já é condição iltra-severa.
Fora que ao completar os 10.000 você já completou o óleo em uns três litros.

Recomendo com 7.000 para óleos com tecnologia sintética.

Avatar
Andre Maximiano 9 de agosto de 2021

Completar o oleo eh a maior mentira inventada. Nao existe isso em carro saudavel.
O prazo de troca vence antes do motor queimar uma gota de oleo.

Avatar
Caio Cesar Spindola 9 de agosto de 2021

Carro novo não tem desgaste de componentes por ser NOVO! Após o desgaste é comum sim uma pequena abaixada no nível.

Avatar
Valdemir Alves 9 de agosto de 2021

Oi andre concordo com vc se o oeo esta baixando algo esta errado recente mimha meriva abaixou um pouco o oleo fui ver wra os retentores ruim foram trocados carro ok

Avatar
Diego 9 de agosto de 2021

Tenho um gol g4, troco sempre a cada 5 mil km ou de 6 em 6 meses, ou se eu andar os 5 mil antes dos 6 meses. Uso Castrol semi sintético 10-40

Avatar
Marcos Soares Ramos Cabete 9 de agosto de 2021

A troca a cada ano, se não rodar 10.000 km não é também um exagêro?

Avatar
Paulo Eduardo de Medeiros Couto 9 de agosto de 2021

Nao é exageiro trocar o óleo a cada 12 meses, mesmo que nao tenha completado os 10.000 km rodado. Este procedimento é especificados no manual.
Você pode por um óleo novo e guardar seu carro na garagem. Após 12 meses troca-se o óleo de novo. Isto é o correto.

Avatar
RENATO GRANHA 9 de agosto de 2021

Só que no manual do meu A4 a AUDI manda trocar a cada 6 meses ou 10 mil km, o que ocorrer primeiro.Como não ando essa kilometragem em 6 meses troco pelo tempo geralmente menos até de 5 mil km.Ja nos A4 mais novos com o mesmo motor que o meu , a troca é a cada 12 meses nos mesmos 10 mil km. PQ essa diferença se os MOTORES sao EXATAMEnTE os mesmos DESDE o lançamento do modelo 2017 – 2.0 TFSI )? Marketing pq nas outras marcas concorrentes a troca e a cada 12 meses? SEMPRE TROQUEI A CADA 5 mil km ou 6 meses.O custo de r$350 a cada 6 meses compensa a dor de cabeça do motor quebrado depois.O mesmo com o câmbio automático daí troco a cada 3 anos ou 60 mil km conf.manual.Troquei agora com 22 mil km na css. Uma quebra nesse câmbio não sai por menos de r$25k . Então é melhor pro bolso prevenir.

Avatar
Paulo Cesar de Oliveira 9 de agosto de 2021

Sigam sempre o manual do veículo.

Avatar
Jolismario Meira de Souza 9 de agosto de 2021

Bom dia por favor gostaria de estar recebendo mensagens a respeito de automóveis..

Avatar
Adalberto Aragão 9 de agosto de 2021

Ida e volta a S P é mais barato q ida à bvb

Avatar
Petronio da Silva Figueiredo 9 de agosto de 2021

Você é fantástico parabéns pela honestidade parabéns por falar à verdade em um país que que foi dotrinado para aprender a mentira

Avatar
Serio 9 de agosto de 2021

Se ñ for sintético ñ aguenta nem seis mil, sendo aguenta no máximo sete mil,pois começa baixar o nivel, ainda mais se for 5x30w

Avatar
Vilson Lima 9 de agosto de 2021

Olha só. Tenho um Honda Civic 2003 desde 2009. Troca a cada 8 a 10 mil e nunca me deu problema. Óleo 10×30 mineral. A rotação do motor em marca lenta é de 500rpm e nunca alterou em nada. Acredito que depende muito da situação de como conduz a manutenção preventiva.

Avatar
Caio Cesar Spindola 9 de agosto de 2021

Depende é do modelo vó veículo , cada motor tem sua qualidade de fabricação e duração , usando determinados e diferentes tipos de lubrificantes. Já tive um Civic primeiro lançamento 2002 e era igualzim sua orientação.

Avatar
Caio Cesar Spindola 9 de agosto de 2021

O certo é seguir o manual do fabricante , e não um entusiasta da página que possivelmente alega mentira de fabricantes. O fabricante faz testes em peças , que compõe e forma o motor , definindo assim, o tipo de lubrificação correta para cada tipo de motor baseado nos componentes de cada um. Ex: motor de um Civic vs Gol ea111. Especificações, durações, ductilidade , etc… Diferentes.

Avatar
PEDRO FRANCISCO DOS SANTOS Netto 9 de agosto de 2021

Como fica a garantia do veículo se vier acontecer algo no motor

Avatar
Silvio José da Silva 9 de agosto de 2021

Boris gostaria que você ensinace às pessoas usarem em seus motores somente, óleos 10w40 ou 15w50 para motores à diesel, que aguenta temperatura extrema, nunca forma borra e,trocar sempre com km acima de 10000km sem limite de tempo.

Avatar
Mister Gasosa 9 de agosto de 2021

Silvio,
Se meu Onix 1.4 ano 2019 que usa óleo 0W-20 – API SN – Dexos 1 fundir em algum momento ou formar borra de óleo você me reembolsa todos os custos?

Avatar
Neilton 9 de agosto de 2021

Bom dia
Cada fabricante de veículos indica qual óleo correto para cada tipo de motor.
O uso incorreto do óleo pode causar alguns borrões do motor.
Sempre que for fazer a troca procure sempre o óleo específico para aquele motor que o fabricante específica.

Avatar
Alécio 9 de agosto de 2021

Mistura diesel na gasolina, i rendimento do carro otimiza.

Avatar
Enzo 9 de agosto de 2021

Seu carro é um DKW?🤔

Avatar
Silvanio 9 de agosto de 2021

Mais uma vez falando besteira ou meias verdades parece que o picareta é você.

Avatar
Felipe okamoto de 9 de agosto de 2021

Exatamente, se fosse algo tão simples assim a BMW não colocaria em seus carros a troca de óleo de acordo com a forma de condução do veículo, tem troca que o carro avisa no painel por volta dos 3 mil km , isso de que óleo sintético aguenta 10 mil km é só para não aumentar o custo de manutenção apresentado pelas montadoras , um grande exemplo é o motor 1.0 ea111 da VW que tem um grave problema na sua parte de lubrificação que entope quando se é respeitado a troca de 10 mil km ou 12 meses , sendo que se a troca for feita em 5 mil km ou 6 meses o problema de entupimento não ocorre .

Avatar
Ronaldo luiz Ferreira 9 de agosto de 2021

O problema de trocar o óleo a cada 10 mil kms é que o filtro , normalmente é substituído a cada 3 troca de óleo.
Existem filtros que são produzidos para durar cerca de 15 a 20 mil km , ou seja:
Os filtros tem uma trava que se rompem após esse período , e o problema está na liberação do papel filtrante que, após o rompimento do lacre, o papel vai para os dutos de arrefecimento do motor e entopem e com isso fundem o motor do carro

Avatar
Engº Rodolfo 9 de agosto de 2021

… Eu sou Engº Mecânico e fui na ideia do meu professor de Engenharia Mecânica e me dei mal!
… Pois ele nos disse quando eu estava no 4º ano de faculdade que tinha feito um curso de fundamentos da lubrificação e que o óleo do motor aguentava X km, se não me engano o meu professor disse que aguentava o dobro da km especificada no manual do carro.
… Então quando comprei o carro do meu pai em 2008 (Gol 1.8AP ano 1990) com 190.000 km rodados, sendo que eu era recém formado, e este carro meu pai comprou em 1996 com apenas 40.000 km, era o xodó da família, e logo que comprei fiz o óleo rodar uns 6.000 km (20W-50 – base mineral – Castrol GTX), então o motor começou a fazer um barulho metálico ao dar a partida. Levei no mecânico e teve que trocar todas as bronzinas de mancal e de biela e substituiu por nova Stander.
… O mecânico me disse:
“Você mora em São Paulo-SP, o trânsito aqui é congestionado. Não passe de 3.000 km sem trocar o óleo ou 6 meses, o que ocorrer 1º”.
… E meu pai me disse:
“Regulou a troca de óleo e ferrou o motor”.
… De fato eu pegava trânsito carregado e tinha pé de chumbo. O manual do meu carro recomendava a troca a cada 10.000 km, não especificando o prazo e não diferenciava uso severo de uso normal. Mais isso era em 1990 quando o trânsito era tranquilo aqui em São Paulo-SP e que a gasolina não era tão batizada como é hoje.

Avatar
Fernando Padilha buzin 9 de agosto de 2021

O pessoal questiona bem, quando não é uma matéria crucial, mas ninguém questiona a gasolina em média 6,50 o litro e nem o contra filet 50 reais o Kiko ! Governo bom dollar baixo , governo ruim sem credibilidade internacional dollar alto !

Avatar
FRANCISCO ANDRE DE LIMA 9 de agosto de 2021

Fique em casa. Economia vem depois

Avatar
Juanezlopes1966@gmail.com 9 de agosto de 2021

O papo aqui é carro e o esquerda vem falar de economia. Esta insatisfeito pode ir pra Cuba ou Venezuela ou até pra argentina se preferir a China força.

Avatar
Enzo 9 de agosto de 2021

Verdade,hahahaha…cada um que aparece!!!

Avatar
José Eduardo de Oliveira Campos Campos 9 de agosto de 2021

Não me parece condição severa de uso um carro que anda um pouquinho de manhã, fica parado em congestionamento e volta para casa a noite.
Deve haver algum erro na redação da definição.

Avatar
Methos 9 de agosto de 2021

Pelo fato de não dar tempo do motor atingir a temperatura ideal de funcionamento.

Avatar
Marcus Vinicius Brum 9 de agosto de 2021

Esse cara sempre desmistificou as mazelas dos desonestos. Sou fã.

Avatar
Rogério 9 de agosto de 2021

Levando em consideração que mais de 80% dos veículos de passeio são de uso urbano, e que paradas e partidas do motor é mais frequente. Essa matéria é tola e desnecessária. Onde está a picaretagem? Falta de assunto e indução ao erro.

Avatar
Igor Araújo 9 de agosto de 2021

Olá bom dia! Meu carro só faço a troca do óleo com 10 mil km

Avatar
Daniel 9 de agosto de 2021

Idem

Avatar
Amauri dos Santos 9 de agosto de 2021

Olá!
Sou transportador escolar, tenho uma van Fiat Ducato JTD 2008 desde zero km.
Sempre faço as trocas de óleo a cada 6 mil km, nunca fiz troca parcial, sempre troco óleo e todos os filtros.(troca completa)
Hoje 2021, a van esta com 730 mil km, roda muito macia e nunca tive nenhum problema com ela relacionado a motor.
Alias foi feito um reparo na turbina e uma troca da junta da tampa do cabeçote.
Uso óleo 15w/40. (Mobil Delvac)
Nesse caso por se tratar de se Diesel e da quilometragem acima informada, devo reduzir os intervalos para troca de óleo ?

Avatar
Gustavo 9 de agosto de 2021

Não faça essa cagada amigão. Vc está no caminho certo. Cuide de seu patrimônio, para quê mexer em time que está ganhando. Mais um comentário infeliz do Boris, mas é só isso que podemos esperar do jornalismo brasileiro, de qualquer espécie.

Avatar
Olavo Nunes 9 de agosto de 2021

Como não tenho carro,dispenso essas orientações. Tenho uma bicicleta ano 2021 modelo 2022 que não precisa de óleo.

Avatar
Nb 9 de agosto de 2021

Kkkkkk

Avatar
José Clines Bispo de Lima 9 de agosto de 2021

🤣🤣🤣

Avatar
Edson Geraldo Pinto 9 de agosto de 2021

Mas precisa de muito feijão. Kkkk

Avatar
Daniel 9 de agosto de 2021

E o feijão tá caro…

Avatar
Christian 9 de agosto de 2021

Tenho um astra 2005 e o manual orienta a colocar óleo semi sintético de 10 mil mas trocar com 7 mil, como sempre faço isso o motor já marca 230 mil e nunca fumou.

Avatar
Robério de Lima Oliveira 9 de agosto de 2021

Tenho um Voyage ano 1988 há 13 anos, com motor AP 1.8 faço a troca sempre com 5 mil km. Óleo, filtros de óleo, ar e combustível. Até o momento nunca mim deixou no prego.

Avatar
Nilton Nicola Marangon 9 de agosto de 2021

Tenho um Hyundai i30 é sempre faço a troca com 10.000 km,ESTOU correto?

Avatar
Emerson 9 de agosto de 2021

Há 11 anos troco o óleo a cada 10.000KM e filtro. Nunca tive problemas. Isso de 5.000 é para inglês ver.

Avatar
Julio 9 de agosto de 2021

Vocês trocam o óleo é na frei caneca com os shemales tem certeza

Avatar
Ricardo Rocha 9 de agosto de 2021

Não não…troquem o óleo e filtro no máximo com 7000 km, a não ser que o carro rode em estradas. Todos os experts dizem que se deve trocar óleo e filtro com 5000 km.
O óleo velho vira uma gororoba que vai sujando o motor até ele entupir alguma tubulação ou galeria onde o óleo flui e estourar o motor. Aí a brincadeira vai ficar cara.

Avatar
Ives Araujo 9 de agosto de 2021

Cala a boca!!

Avatar
Ricardo Rocha 9 de agosto de 2021

Prezado, falta-lhe inteligência. Lanento.

Avatar
Amaury Ferreira do Nascimento 9 de agosto de 2021

Quando se cria a borra,gororoba como você diz,é porque há uma mistura de óleos com viscosidades diferentes. O óleo deve ser trocado, nunca completado. Rodo entre 5 e 6 mil km por mês; tenho um celta 08/09 com 435 mil kms na minha mão,nunca fiz motor e faz 5 anos que tem gnv. Fazer a Manutenção preventiva é o melhor investimento.

Avatar
Vandelina do Espírito santo de Souza 9 de agosto de 2021

O pior que é bem isso que eles falam pra gente que tem que trocar o óleo cada 5000 km rodados. Más que bom que você nos ensinou obrigada

Avatar
Salvio gomes Junior 8 de agosto de 2021

Tenho um chevete 75,depois q ele aprendeu a ler a validade o oleo
Começou a ficar velho.
Nunca houve data de validade ante de 1999. Sempre esfregava ele no dedo e via a cor
Tenho o chevete ate hoje, ja rodou 500.000 km

Avatar
Márcio Silva 9 de agosto de 2021

Faço isso em todos os carros que já tive, sempre coloco o melhor óleo e observo se esta na hora de trocar vendo se tem liga, brilho e odor, além de observar a quilometragem!
Considerando tudo isso já troquei com 5,7 e 8 mil km mas sempre troco os filtros!

Avatar
Levi Romano 9 de agosto de 2021

Ver se tem liga….*…tira um pouco, frita um bife com ele e se o gosto estiver ruim troca o óleo…carro vem com manual justamente p quem sabe ler seguir o que está escrito nele. Simples…

Avatar
Durval Santos pereira 9 de agosto de 2021

Acredito que se eu adiantar a troca de óleo quem ganha é meu bolso pois estarei sempre com o óleo novo …coloco o melhor óleo e filtro pra 10 mil kilometros mas quando chega 5 mil já troco e não me arrependo pois o motor roda sempre macio

Avatar
Durval Dos Santos Pereira 9 de agosto de 2021

Sempre uso o melhor óleo com troca de filtro 5w30 pra 10mil mas troco com 5 mil não me arrependo pois mantenho meu motor sempre em bom estado e óleo do automático é pra 45 mil troco com 25mil meu carro é um Vectra 2.4 automático

Avatar
Rafael kreidlow 9 de agosto de 2021

Bem isso é só ver se ele tem liga ainda, foi assim que aprendi também

Avatar
Fábio Henrique 8 de agosto de 2021

Sou trocador de óleo profissional, mas troquei óleo do meu carro que rodei 5 mil em seis meses, e o certo e trocar todos os filtros toda troca, por exemplo: se em cada troca dos filtros cada um te dar 1 centavo de enconomia, em 5 mil km são 5mil centavos que equivalente a 50,00 de economia por filtro, por tanto troque os 3 filtros toda troca e pode trocar com 5 mil mesmo, pois a troca de óleo é muito barato.

Avatar
Djovan 9 de agosto de 2021

Quais são os 3 filtros que devem devem ser trocados em um automóvel?

Avatar
Red 9 de agosto de 2021

Ar,óleo e combustível

Avatar
Márcio kombi 8 de agosto de 2021

O óleo e tao barato perante a gasolina isso e um assunto muito técnico vai de modelo pra modelo de veículo uso do cliente e fácil falar picaretagem como tem reportagem q também e picaretagem

Avatar
Saimon Cavalcante 8 de agosto de 2021

Sou do ramo de troca de óleo a mais de 10 anos, a única informação correta nessa reportagem segundo todas as marcas de óleo, é que utilização severa se revere a rodagem apenas em circuitos com trânsito e trajetos curtos em que o motor trabalha sempre em alta e muito reduções de marcha, e validade do óleo em uso são 6 meses ou a km indicada de acordo com a especificação do óleo, seja ela mineral, semi ou sintética, fora isso se estiver dentro da garantia do fabricante do veículo, siga as orientações do fabricante do seu veículo.

Avatar
Leandro 8 de agosto de 2021

Entendi o que quis dizer. Há que observar as especificações, peculiaridades. Obrigado pela informação.

Avatar
Felipe Amorim 8 de agosto de 2021

Sou taxista a doze anos sempre troquei com 10 mil km nunca tive problemas .

Avatar
Carlos 8 de agosto de 2021

Mas a maioria das pessoas faz justamente isso, anda 3, 4 km para o trabalho pela manhã e retorna o mesmo trajeto a noite. Não entendi essa matéria.

Avatar
Julio Cruz 9 de agosto de 2021

Esse tipo de uso é Serviço Severo. Troque o óleo na metade do período indicado no manual.

Avatar
Marcos Borges Silva 8 de agosto de 2021

O ano do meu carro (Onix) ano 2019, até 25 mil km troquei de cinco em cinco mil km na concessionária onde comprei, como estava muito caro, resolví levar numa oficina de minha confiança, e o gerente me disse que a troca é de dez em dez mil km ou 12 meses, o óleo é 0w20 ACdelco. Fica a metade do valor em relação à Concessionária.

Avatar
Luiz Trindade 8 de agosto de 2021

Pois é… Então vc está acusando o fabricante do automóvel que manda trocar o óleo a cada 5.000 km? Olha bem o que vc escreveu na sua reportagem! Eu vou pelo manual do meu automóvel e troco a cada 5.000 km. Não só o óleo mas tb todos os filtros!

Avatar
Alexandre 8 de agosto de 2021

Você não deve ter lido direito ou tem problema de interpretação de texto. Ele disse que o fabricante aconselha com 5 mil para situações extremas mas as autocenter enganam as pessoas dizendo que sempre precisa ser com 5 mil. E ele explica o que seria essas situação na qual o fabricante do para trocar com 5 mil km.

Avatar
Robinho 8 de agosto de 2021

Conta tudo pro ADG Kiko!!!

Avatar
Adelson Uchôa 8 de agosto de 2021

Boris,tu és judeu? troca o óleo do teu carro, mizerávi. Deixa de mizéra.

Avatar
Will 8 de agosto de 2021

Só faltou falar o tipo de óleo amigo. Existe o sintético o semi sintético e o mineral. Cada um tem uma especificação correta de km e o tempo de validade.
Aconselho a, quando for falar de 10 mil ou 5 mil km, explicar corretamente o tipo de óleo ao qual se deve trocar depois de usado.
Aconselho também a não falar mais em “o óleo pode ser trocado depois de tantos mil km” NÃO. Isso é extremamente errado. Quer dizer que um óleo 20w50 mineral, num fusca que rodou apenas 40km mas que este mesmo carro ficou parado 11 meses, não deve ser trocado? No óleo tem a data de validade pra isso também. Tudo deve ser observado com atenção.
Como eu disse, cada óleo tem uma especificação de validade de km. Até mais.

Avatar
Rogerio 8 de agosto de 2021

Data de validade é legislação para evitar especulação, se disser que o detergente do óleo se deteriora tudo bem, mas validade fóssil é algo estranho.

Avatar
Hildemar 8 de agosto de 2021

Eu troco o óleo do meu carro de manhã quando vou trabalhar e a tarde quando chegar
Só por precaução 🤣🤣😂😂

Avatar
Roginerio de oliveira Salles 8 de agosto de 2021

Tenho corro novo, e só troco depois de 12.000 e o óleo sai limpo, porque rodo o dia todo. 5.000 é picaretagem das grossas.

Avatar
Ponto loko 8 de agosto de 2021

Kkkkk coar o óleo kkkkk até parece que tá fazendo café

Avatar
Antonio 8 de agosto de 2021

E tem mais um detalhe, depois uso o coador para fazer café kkkkkk

Avatar
Leonildo 8 de agosto de 2021

Deve se trocar o óleo de acordo com a especificação do fabricante, sempre é bom buscar informações com técnicas com o fabricante, mais meus carros que tive que usavam o óleo mineral, sim eu trocava a cada 5 mim km, óleo sintético já é pra 10 mil km ou 1 ano, óleo mineral pra 5 mil km ou 6 meses, é muito bom ler as especificações do óleo a ser usado.

Avatar
EDERSON FERREIRA SOUZA 8 de agosto de 2021

Kkkkk engraçadinhos

Avatar
agenor 8 de agosto de 2021

mineral: 5 mil km
semi sintetico: 7 mil km
sintetico: 10 mil km.

Avatar
Jurandir martins 8 de agosto de 2021

Trocar com 10000 pois com 5000 o óleo ta zerado

Avatar
bacarinr 8 de agosto de 2021

Picareta é esse posto, o Boris não sabe de nada.
Conselho que vai ferrar um monte de motor

Avatar
Walter Malaquias 8 de agosto de 2021

Tu és vendedor de óleo né negaaaaa?
Avante Boris!!!! Parabéns pelo seu aconselhamento.

Avatar
bacarinr 8 de agosto de 2021

Isso não se aplica a todos os óleos, não aconselho rodar mais que 5000km com óleo de base 100% mineral.
Se usa mineral em 100%, troque sim com 5K.

Avatar
Antonio 8 de agosto de 2021

Óleo não se troca, se filtra, uma vez por ano tira do carter passa no coador de café e completa a diferença que baixou, já faço isso a vinte anos com meu corcel2, nunca foi na oficina

Avatar
bacarinr 8 de agosto de 2021

Não faça isso, a base do lubrificante não suporta tanto tempo, oxida, carboniza… Além de que os aditivos do lubrificante possuem tempo de ação, filtrar o óleo não resolve.

Avatar
JORGE FABIO PINTO DA GAMA 8 de agosto de 2021

🤣🤣🤣🤣

Avatar
Raí Galdino 8 de agosto de 2021

Não dar pra acreditar que estou lendo isso!🤭

Avatar
Ari 8 de agosto de 2021

Tudo balela ,meu Scania R440 streamiline só troca Óleo a cada 40,000 km.ai da acho pouco

Avatar
Pedro Rebouças 8 de agosto de 2021

Não tem conversa. Troque com 10 mil km, use óleo sintético respeitando a referência do manual e tá de boa. O resto, é perfumaria.

Avatar
Alex Mauri Dos Santos Luz 8 de agosto de 2021

Eu troco o óleo 2 a 4 mil km e troco o filtro com o óleo novo o motor trabalhar bem melhor do que o óleo muito sujo desgaste todas as peças e com o óleo novo não tem muitos desgaste das peças

Avatar
Danilo Veiga 8 de agosto de 2021

Mas no manual da minha Spin diz que é pra se trocar a cada 5mil, ou seja, picaretagem da própria marca então?

Avatar
Josr lopes 8 de agosto de 2021

Boris tenho um kia cerato com 90mil km
Nunca troquei óleo da caixa isso por que a concercionario diz que óleo caixa automático não se troca no aguardo de duas resposta
Atenciosamente
José lopes Guaratuba Pr

Avatar
Espinele 8 de agosto de 2021

Sim troca sim com certeza, mas muita gente não troca aí depois vem o prejuízo só olhar no manual.

Avatar
Luiz 8 de agosto de 2021

Do honda fit na revisão de 40 mil troca oleo de câmbio cvt e depois aos 80 mil novamente, para evitar desgaste prematuro.

Avatar
Rodolfo 8 de agosto de 2021

Li quase todos os comentário, e tem gente aqui pregando que não precisa trocar óleo… não precisa? Então vejam como está o carro do vídeo abaixo do Youtube:
FIAT PALIO FIRE 1.0 – CADE O ÓLEO DO MOTOR? BORRA? MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM PRIMEIRO LUGAR… – AUTOCAR CAR SERVICE

Avatar
Rodolfo 8 de agosto de 2021

* Corrigindo o texto:
tem gente pregando que óleo não se troca, apenas se completa.

Avatar
Ricardo 8 de agosto de 2021

Cara quem faz isso não merece nem ter carro, aí cara do cara só da problema aí sai falando que a marca não presta!

Avatar
Geovane Areia Franca 8 de agosto de 2021

Na verdade dependendo das condições severas pode se considerar um prazo ainda menor, tipo rodar 10 km por dia ,rodar menos de 5000 km por ano

Avatar
Rodolfo 8 de agosto de 2021

Boris,
Gostaria de saber se no manual do nosso carro o prazo de troca é levado em consideração o uso de gasolina ou etanol batizado. Pois se só for considerado uso de gasolina ou etanol de qualidade essa sua indicação de troca com 10.000 km ou 12 meses cai por terra.
Antes de me criticar, pesquisem no “Google Acadêmico” o que acontece com o óleo do motor quando se usa combustível batizado.

Avatar
Wagner Costa 8 de agosto de 2021

Só que tem um detalhe , carros Fiat abaixam óleo rápido .
Fica dica

Avatar
Francisco Nascimento 8 de agosto de 2021

As informações foram muito importantes para nos livrar das picaretagens. Gratidão!

Avatar
Rafael 8 de agosto de 2021

Da mesma forma que trocar óleo de moto a cada 1000km é picaretagem pura.

Avatar
Eder 8 de agosto de 2021

Na verdade se trocam o óleo com 5mil km são os concessionários, pois qualquer outro oficina fora das redes das fábricas fazem a trocas com 7 ou 10mil km, isso foi o que eu sempre observei, pois já trabalhei e consumo veículos 0km…

Avatar
Antonio 8 de agosto de 2021

É muita baboseira lorota, o sr boris não sabe o que fala, a maioria que dá opinião tbm não tem ideia do que falam.
Vou falar a real óleo gp90 de cambio, nunca mais vcs vão precisar trocar, quando começar a bater e fumar só completar com óleo para diferencial 140, meu chevette 1982 tá com 370000 e o bolso só agradece.

Avatar
Mister Gasosa 8 de agosto de 2021

Mentiroso com “M” maiúsculo!
Ganho troféu Pinoquio de Ouro.

Avatar
Antonio 8 de agosto de 2021

Logico que é mentira, e tem gente que perde tempo respondendo kkkkkk

Avatar
Mister Gasosa 8 de agosto de 2021

Acho que isso é mentira porque tive um vizinho que por volta de 1990 colocou óleo de câmbio no Gol 1.6 ano 1980, refrigerado a ar, e em pouquíssimos quilômetros o motor fundiu. Segundo ele disseram que carro turbo usava óleo de câmbio no motor.
E outra você não disse quando comprou este carro, só disse que está com 370.000 km, por acaso você comprou este carro 0-km? Quantas retíficas você fez nesse motor? Aposto que você comprou este carro com 365.000 km rodados e olhe lá…

Avatar
Antonio 8 de agosto de 2021

Ainda bem que vc descobriu que é mentira a tempo kkkk, nem chevette tenho, ando de mercedez bens mesmo busão kkkkk

Avatar
Gustavo 10 de agosto de 2021

Deitei-me no chão de tanto rir, valeu!!

Avatar
Afonso claudio de Meireles 8 de agosto de 2021

Eu mesmo troco o óleo e filtro de meu carro (corolla 2002) de 6 em 6 meses, independente de quilômetros rodados. Faz muita diferença para o motor, quando se trata de um veículo com alta quilometragem rodada. E não acho desperdício, porque o óleo novo tem melhor viscosidade e propriedades que evitam o desgaste interno das partes em atrito no funcionamento do motor.

Avatar
Lúcio Silva lorentz 8 de agosto de 2021

Você e sensato afinal o ônus e preciso de seu bem você que paga Boris não sabe nada óleo qualquer um troca

Avatar
moises 8 de agosto de 2021

Melhor comentario. Oleo depois dos 6 meses ou acima dos 5 mil km rodados fica sem viscosidade, fica mais escuro e tbém não lubrifica 100 % igual óleo novo e o mineral fica horrível após 5 mil km . E o sintético após 7 mil km fica horrivel tbem

Avatar
Gerson 8 de agosto de 2021

Eu troco as cada seis meses por prevenção. Uso Castrol Magnatec. As vezes rodo só 3 mil km nesse tempo. Mas é pq eu gosto assim. Troco o óleo,filtro de óleo e de combustível a cada 6 meses.

Avatar
Martim lutero 8 de agosto de 2021

Eu troco o óleo todo dia kkk

Avatar
Fernando 8 de agosto de 2021

Ué, a empresa que fábrica o óleo que tem engenheiros e vários profissionais especializados recomenda 10k por que vou acredita no Zé da esquina que apenas solta um parafuso, drena o óleo e coloca um novo????? Tudo picareta querendo iludir o consumidor……

Avatar
Cleyton 8 de agosto de 2021

Vai nessa! Afinal de contas as refificas de motores e os mecânicos tem famílias pra tratar. Carros que rodam só no álcool, com motores pouco rodados, até uns 60.000 até que pode ser que aguente uns 5 a 6.000 mas carros com motores cansados, que rodam com gasolina ou diesel e até mesmo no álcool não é bom nem esperar os 5.000 eu troco óleo não é por km troco por data, e pela aparência, vc tem que ter o hábito de puxar a vareta antes de ligar o carro de manhã e apalpar a ponta suja, sentindo a viscosidade, não pode estar nem fino demais nem grosso demais, não pode estar muito escuro, não pode estar fedendo a queimado. Se não consegue fazer isso troque antes dos 5.000 ou em 6 meses.

Avatar
Mjboss 8 de agosto de 2021

Cara os óleos não perdem viscosidade…simplesmente se contaminam com os atritos do motor, com foligem e perdem sim a ação detergente e algo mais…por isso q se fala em troca de óleo por tempo tbm…falar q sente viscosidade no dedo na ponta da vareta? Aí sim é picaretagem

Avatar
Joel Henrique Grellmann 9 de agosto de 2021

E os carros importados, que não têm vareta, como pega no óleo? Kkkkkk

Avatar
Cleber 8 de agosto de 2021

Sinceramente não entendi essa explicação das condições severas que nossos veículos são submetidos

Avatar
Leandro 12 de agosto de 2021

Pessoal nos comentários estão muito equivocado

O pessoal dos comentários andam muito emocionados. O próprio manual diz a condição severa de uso. Se esse pessoal ver o manual da Fiat, vão cair pra trás, pois quem mora em cidade pequena que faz calor nunca teria que trocar com 5 mil km. Baixem o manual do Mobi e vejam.

Avatar
Fernando Carvalho 8 de agosto de 2021

Os mecânicos estão se manifestando. Hehehehe

Avatar
Gilson silveira 8 de agosto de 2021

Em alguns manuais de veículos está descriminado que PODE baixar até um litro de óleo por cada MIL rodados, dependendo das condições de uso e ou clima.
Se vc usa um óleo ruim
Se vc usa um combustível ruim
Se vc usa seu veículo em condições deveres…tudo isso deve ser levado em consideração.
Picaretagem é um Sr não viver a rotina de um centro automotivo onde vivemos com diversão resoluções de problemas relacionados com o péssimo óleo oferecido no mercado,com a péssima qualidade de nosso combustível.
É bom sim trocar óleo e filtro com 5 mil km.
Vai evitar muitos problemas.
Mesmo os óleos mais top.nao são eficientes como prometem por conta de nosso combustível precário.
Picaretagem é falar sem ter experiência na prática.

Avatar
Marcos Santos 8 de agosto de 2021

Boa tarde!
Por experiência, uso veículo como ferramenta trabalho, rodo no mês próximo a 13 km. Trabalhei com um veículo e rodei com o mesmo 378 mil km, trocando o olé a cada 10 km, pois o veículo nunca apresentou defeito.
Abraço.

Avatar
Nilton Gomes 8 de agosto de 2021

A própria VW no manual do Virtus informa que condição severa, no início do dia (entende-se como a primeira vez que se liga o carro) é ligar o carro e sair andando, sendo nessas condições necessária à antecipação da troca de óleo. O cara da oficina pode até não saber informar o que é condições severas, mas se o cara ler o manual vai estar descrito hahaha.

Avatar
Mister Gasosa 8 de agosto de 2021

Exato!
As montadoras testaram em condições ideia, ou seja, uso de combustível de ótima qualidade.

Avatar
João do Caminhão 8 de agosto de 2021

Quando o mecânico justifica troca óleo baseado em qualidade do combustível é hora de soltar a frase “vou ali e depois volto”.

Avatar
carlos humberto 8 de agosto de 2021

Eu uso um óleo que diz que vai a 40.000km. Mas troco aos 5.000km. É melhor prevenir do que remediar.

Avatar
Diogo Pinheiro 8 de agosto de 2021

Obrigado mas Vou continuar trocando aos 5 mil mesmo

Avatar
Luciano 8 de agosto de 2021

Primeiramente vão buscar dados técnicos e informações precisas para então elaborar uma matéria verdadeira. É fácil achar culpado ou falar que estão de picaretagem ou tentando enrolar alguém. Por favor mostram fatos comprovados de eficiência de veículos rodando por tanto tempo e km com óleo acima dos 5.000. por outro lado podemos provar a ineficiência. Esse pessoal. Não faz uma matéria que presta

Avatar
Vânia Mara Ferreira 8 de agosto de 2021

Com a pandemia quase não tenho rodado com o carro às vezes fica dias sem rodar,saio praticamente uma vez na semana, vou até meu trabalho, o carro fica parado e volto para casa no fim do dia, quando abasteço sempre verifico o óleo e o frentista fala que está bom, devo confiar? No posto não trocam óleo. Obrigada!!!!

Avatar
Mecanido sincero 8 de agosto de 2021

Sou mecanico e recomendo a trocar de 1000 em 1000 na minha oficina ,nao gosto qdo vem oleo com mais de 1000 pa fica dificil de limpar e reaproveitar no proximo carro

Avatar
Diogo Pinheiro 8 de agosto de 2021

1000 em 1000????? Que isso pouca km demais desse jeito vai falir o dono

Avatar
Antonio 8 de agosto de 2021

Mais uma, vivendo e aprendendo

Avatar
Anderson 8 de agosto de 2021

Essa história de 5mil só cai quem é leigo. Sempre troquei meu olé de 10km para cima e nunca tive problema no motor. Já tive vários carros, o último fiquei 7 anos com ele. Mimimi

Avatar
Carlos Humberto 8 de agosto de 2021

Não é mimimi. É tecnica e procedimentos preventivos. Tenho um amigo que comprou um opala 0km e vendeu com mais de 250.000km e NUNCA trocou o óleo e, no entanto, nunca teve problema. Eu troco a cada 5.000km

Avatar
IVAN Tadeu Cardoso 8 de agosto de 2021

Nunca vi uma matéria tão inútil e mentirosa,e ainda tem um bando otário concordando,isso aí troca de óleo tem que ser com 30mil pra ajudar os donos de retifica.

Avatar
M.martins de Souza peças 8 de agosto de 2021

Esse Sr. Diz em sua matéria que a picaretagem vem das oficinas, mais quem recomenda isso são as montadoras e os fabricantes de óleo, tudo agora é culpa dos mecânicos,pelo amor de Deus.

Avatar
Marcos 8 de agosto de 2021

No mínimo tu és mecânico?,50% deles no mínimo, são picaretas

Avatar
Mister Gasosa 8 de agosto de 2021

… Eu sou Engº Mecânico e fui na ideia do meu professor de Engenharia Mecânica e me dei mal!
… Pois ele nos disse que tinha feito um curso de fundamentos da lubrificação e o óleo do motor aguentava X km, se não me engano o meu professor disse que aguentava o dobro da km especificada no manual do carro.
… O manual do meu carro recomendava a troca a cada 10.000 km, não especificando o prazo e não diferenciava uso severo de uso normal. Mais isso era em 1990 quando o trânsito era tranquilo aqui em São Paulo-SP e que a gasolina não era tão batizada como é hoje.
… É sabido que gasolina batizada ou etanol batizado degradam o óleo lubrificante do motor e formam borras de óleo que dependendo da gravidade podem até fundir o motor por falta de lubrificação (pescador do óleo entupido).
… Então quando comprei o carro do meu pai no ano de 2008 (Gol 1.8AP ano 1990) com 190.000 km rodados, sendo que eu era recém formado. E este carro meu pai comprou em 1996 com apenas 40.000 km, era o xodó da família.
… Logo que comprei fiz o óleo rodar uns 6.000 km (20W-50 – base mineral – Castrol GTX), então o motor começou a fazer um barulho metálico ao dar a partida. Levei no mecânico e teve que trocar todas as bronzinas de mancal e de biela e substituiu por nova Stander.
… O mecânico me disse:
“Você mora em São Paulo-SP, o trânsito aqui é congestionado. Não passe de 3.000 km sem trocar o óleo ou 6 meses, o que ocorrer 1º”.
… Neste caso a teoria é uma, mas a prática é outra! Lição dada, lição apreendida! Eu não pude ir atrás do meu professor de engenharia para ele me reembolsar o gasto com a troca de bronzinas… mas apreendi a lição de seguir o que diz mecânico de confiança e o que diz o manual do proprietário.
… Vendi esse carro aos 242.000 km em 2019 com 29 anos de uso e com compressão dos cilindros dentro do intervalo recomendado, pois eu tinha compressímetro.

Avatar
Mister Gasosa 8 de agosto de 2021

E esqueci de dizer que as bronzinas estragaram quando eu pegava trânsito pesado aqui em São Paulo-SP.

Avatar
Mister Gasosa 8 de agosto de 2021

Esqueci também de dizer que eu e meu só usava óleo de marca de renome, sendo eles:
– Castrol GTX;
– Shell Helix;
– Mobil Super.

Avatar
Juarez 8 de agosto de 2021

Mobil Super,baita óleo,troco a cada 10.000 e nunca teve problema, trocar antes é só ganância….picaretas mesmo…

Avatar
Diogo Fagundes ribeiro 8 de agosto de 2021

Gente espera um pouco, condições severas e a pessoa que sai com o carro de manhã para trabalhar e depois a noite para voltar para casa, ou tbm pegar trânsito ou deixar o carro parado por muito tempo. Obrigado por exclarecer não e picaretagem não pq onde no Brasil não tem trânsito. Se não quer pegar trânsito tem que deixar o carro parado que tbm considera ser severo. Então as mecânicas estão certas eu achava que eles queriam me enganar mas agora vejo que não.

Avatar
Silva 8 de agosto de 2021

Tenho 58 anos. Sempre troquei o óleo do carro a cada 15 mil km
Nunca entendi essa história de 5 mil

Avatar
Marcelo Roberto Goncalves 8 de agosto de 2021

Tb, troco de 15 em 15 mil, HB20 1.0 2018 tá com 212.000 km, não baixa nada de óleo, mas rodo 5.000 km por mês.oleo 5w30 sintético

Avatar
Thiago 9 de agosto de 2021

Significa que você dirige de forma correta e sem exageros.
Eu sempre troquei com mais de 10mil. Usei carros até 200mil km. Zero problemas.
Deveria substituir “uso severo” por ” mal motorista” no texto. É uso exagerado do acelerador que eleva o desgaste de tudo.

Avatar
Luiz Carlos 8 de agosto de 2021

Meu caro troca com 10 ou mais até 18, É só vc medir o nível e verificar a textura dele, na vareta.

Avatar
Arnaldo de Souza 8 de agosto de 2021

Parabéns pela matéria.muito útil uma que o preço do óleo tá muito caro.outra é quê profissionais desse segmento se aproveitao das pessoas.

Avatar
Ivair Herculano De Melo 8 de agosto de 2021

Bom dia. E onde um veículo não roda em cituação severa? Se os motores atingi 98°C.para abrir a válvula termostatica.
Presto serviços a uma empresa que trabalha com Toyta os carros que faço manutenção com 5 mil estão todos ok, os que obedeceram o fabricante trocando com 10 mli deu desgaste na corrente do comando. Quem tem razão?

Avatar
Alisson 8 de agosto de 2021

A oficina recomenda a troca com 5k pra resguardar o cliente, a maioria dos veículos anda em condições severas sim. Ainda levando em conta que a maioria das pessoas não usa o óleo recomendo no manual. O lubrificante é o item mais barato na manutenção, economia nesse quesito é bobeira. Arrumar um motor é muito mais caro.

Avatar
Fernando. 8 de agosto de 2021

Discordo. Uma cliente deixou de trazer o vwgol g5 para trocar aos 5.000 km e eu recomendei trocar com 3.000 km e deu borra entupindo as galerias do eixo comando e tuchos. Rodando trânsito urbano antes dos seis meses. Óleo e muito barato se comparado a danos e vida útil do motor. Use o óleo recomendado no manual e troque com no máximo 5 mil e antes dos seis meses. Eu recomendo pessoalmente troca com 3 mil. A dica é de experiência própria.

Avatar
Lcp 8 de agosto de 2021

Hummm será???

Avatar
Leonardo Faria 8 de agosto de 2021

Eu tive um fiesta 2001, no manual da Ford era recomendado a troca com 20.000km o que fazia em concessionárias autorizadas. Nunca tive problemas. Depois que inventaram a garantia de 3 anos baixaram a recomendação de troca a cada 10.000km. Lucro certo…

Avatar
Mister Gasosa 8 de agosto de 2021

… Eu sou Engº Mecânico e fui na ideia do meu professor de Engenharia Mecânica e me dei mal!
… Pois ele nos disse quando eu estava no 4º ano de faculdade que tinha feito um curso de fundamentos da lubrificação e que o óleo do motor aguentava X km, se não me engano o meu professor disse que aguentava o dobro da km especificada no manual do carro.
… Então quando comprei o carro do meu pai em 2008 (Gol 1.8AP ano 1990) com 190.000 km rodados, sendo que eu era recém formado, e este carro meu pai comprou em 1996 com apenas 40.000 km, era o xodó da família, e logo que comprei fiz o óleo rodar uns 6.000 km (20W-50 – base mineral – Castrol GTX), então o motor começou a fazer um barulho metálico ao dar a partida. Levei no mecânico e teve que trocar todas as bronzinas de mancal e de biela e substituiu por nova Stander.
… O mecânico me disse:
“Você mora em São Paulo-SP, o trânsito aqui é congestionado. Não passe de 3.000 km sem trocar o óleo ou 6 meses, o que ocorrer 1º”.
… De fato eu pegava trânsito carregado e tinha pé de chumbo. O manual do meu carro recomendava a troca a cada 10.000 km, não especificando o prazo e não diferenciava uso severo de uso normal. Mais isso era em 1990 quando o trânsito era tranquilo aqui em São Paulo-SP e que a gasolina não era tão batizada como é hoje.
… É sabido que gasolina batizada ou etanol batizado degradam o óleo lubrificante do motor e formam borras de óleo que dependendo da gravidade podem até fundir o motor por falta de lubrificação (pescador do óleo entupido).
… Neste caso a teoria é uma, mas a prática é outra! Lição dada, lição apreendida! Eu não pude ir atrás do meu professor de engenharia para ele me reembolsar o gasto com a troca de bronzinas… mas apreendi a lição de seguir o que diz mecânico de confiança e o que diz o manual do proprietário.
… Vendi esse carro aos 242.000 km em 2019 com 29 anos de uso e com compressão dos cilindros dentro do intervalo recomendado, pois eu tinha compressímetro.

Avatar
Antonio 8 de agosto de 2021

Meu caro, trocar com 3000k? Trocar o óleo com 5000k deu borra? Com o que seu cliente tá trocando? óleo queimado? Só pode ser

Avatar
Jucilande da Silva queiroz 9 de agosto de 2021

Né,kkkk,,eu troco com 15 e nunca acont céu nada,,oq estraga é colocar óleo ruim..coloca o melhor ei e ficará mais tempo,,,oq estraga o motor.. é entrar no carro ligar e sair,, primeiro vc liga e deixa na lenta sem acelerar e deixa lubrificar.pra depois sair com carro…muitos não sabem disso pega de manhã .motor frio.liga e sai,,todos motor tem q atingir a temperatura ideal.

Avatar
Luiz 9 de agosto de 2021

Sabe o que acontece com 99% das oficinas? Trabalham com uma variedade pequeninissima de óleo. Aí pegam um óleo 10w e jogam num carro que deveria ser 5w e por aí vai. Se o dono lesse o manual 1 vez evitaria todas essas dores de cabeça e ainda economizaria. Por causa disso que essa turma enrica. Abre uma coisa e vaza o óleo da junta mossonetica eles saem trocando tudo até a caixa de câmbio se o cara se abestalhar.

Avatar
Mauricelio Vieira Soares 8 de agosto de 2021

Boa BORIS…Tem muito picareta de plantão,tomar cuidado com essa raça, ficar atento sempre pra não ser ROUBADO!!!

Avatar
José Carlos Dos Santos Netto 8 de agosto de 2021

Este Sr engenheiro fala muitas coisas do qual ele não sabe

Viva o dia a dia na oficina para saber as verdades
Ele disse que não se usa fazermos a limpeza de freios bicos corpo de borboletas e um séries de outros serviços
Ele precisa pegar um manual de um carro da VW do anos 80/2000 e ler melhor em relação a trocas de óleo por kms
Honestamente ser um engenheiro de mesa e fácil ficar falando coisas se nexo
Venha para dentro da oficina saber do casos do dia a dia
Resumindo o Sr fala muitas coisas do qual não sabe

Avatar
Diogo Fagundes ribeiro 8 de agosto de 2021

E muito simples, não sou mecânico mas carro na rua pega trânsito, no qual ele considerou severo e parado tbm e severo então vejo sim que devemos trocar a 5 k

Avatar
Eldri 8 de agosto de 2021

Eu tenho carro 16valvula posso trocar com 6mrsses

Avatar
João Bosco Amarante de Oliveira Junior 8 de agosto de 2021

Até ocomeço do século, 2001/2002, os veiculos VW trocavam com 20.000km e os da Fiat com 15.000km.
Condições severas são os trechos curtos onde o motor nem esfria (levar o filho na escola do bairro, por exemplo) pois os anéis de segmento não dilataram e o combustível contamina o lubrificante. Ficar parado no engarrafamento não é problema. O motor foi feito para funcionar em um regime de rotação(ex: entre 900rpm e 6500rpm), trabalhar dentro desse limite permite que dure para sempre. O grande limitador era o filtro de óleo, esse sim limitado a 20.000km.

Agora, se durante esses 20.000km o nível do óleo.baixou e vc completou o oleo, digamos, 1l a cada 5.000km, pq trocar o óleo todo? Basta trocar o filtro, pois em um carro popular a capacidade do carter é 4l.

Avatar
T. martirene 8 de agosto de 2021

Meu carro está com 260.000 km, sempre trocado óleo e filtro a cada 10.000, vou rodar 500.000 km com ele tranquilamente

Avatar
Roni oliver 8 de agosto de 2021

Quem já trabalhou já trabalhou em oficina e observa o óleo percebe q óleo sintético roda tranquilamente 10.000 km si o carro não anda em estrada de terra ou é táxi e carros q ficam muitas horas em engarrafamentos nesse caso no máximo uns 7000 km si 5000km melhor ainda já óleo mineral e semi sintético q também é de base mineral 5000km vc percebe q está bem queimado e uso severo pode baixar para uns 3000 tipo táxi e uber é o q faço e recomendo e pode ir completando até chegar os 10.000 no caso do sintético sem medo o novo q completa melhora o q está no motor então chega tranquilo até 10.000 si não for uso severo.

Avatar
Roberto Bajzek Müller 8 de agosto de 2021

Eu também e tenho veículos há 40 anos e nunca deu problema, quem vende quer trocar a cada 3k km

Avatar
João Carlos Campos De Sá 7 de agosto de 2021

Eu troco o óleo a cada dez mil km,se precisar completar antes disso completo e quando fizer os dez eu troco ,já tive uma space Fox rodei até os 150,000 aí vendi e nunca deu problema por causa do óleo.O negócio e ficar atento ,quanto ao nível viscozidade e olhar se não está misturando água ou gasolina.Sempre de olho.

Avatar
Kleber 8 de agosto de 2021

Boa. Pelo jeito você entende de mecânica

Avatar
Fabiano Muniz 7 de agosto de 2021

Viaturas da PM que rodam 24 hrs por dia sem parar, somente para nas refeições, o que vcs me dizem???

Avatar
Romildo Gimenes conde 7 de agosto de 2021

Eu nunca liguei pra isso nao vivo para o carro o carro e que vive pra mim nem sei se o meu tem óleo quando começa fazer barulho troco tenho outras coisas pra pensar tem gente que para posto pra encher um pneu cheio vive pro carro

Avatar
Karina 8 de agosto de 2021

Aham.imagino a carroça que vc tem.

Avatar
Fernando 8 de agosto de 2021

Isso chama-se preservar o seu bem. Mas já que você tem dinheiro sobrando(ainda bem),continue até o seu carro deixá-lo na mão em BR a noite, por exemplo.

Avatar
Jb 8 de agosto de 2021

Ir calibrar pneu trocar oleo olhar nível de água troca velas fazer o básico no seu carro não viver pra carro …vcs deve ter um talhado velho que tudo bate e nada presta..imbecil demais rsr

Avatar
Fernando B 8 de agosto de 2021

Se esse Romildo tiver um animal, ele tbm não deve nem dar comida pra ele pois o animal é quem deve servi-lo. O cara acha que calibrar pneus é fazer mimo no carro kkk

Avatar
Diogo Pinheiro 8 de agosto de 2021

Imagino a imundice que é o carro desse cara kkkk

Avatar
Washington 9 de agosto de 2021

Coitado de quem comprar o carro do Romildo!!

Avatar
Luis Eduardo Paz 7 de agosto de 2021

Não estou de acordo com a matéria.si for levado em conta que os motores modernos consomem óleo… não tem lógica ficar completando o óleo pra chegar aos 10000km y sim trocar aos 5000.ta no manual y e normal.

Avatar
Ricardo V8. 7 de agosto de 2021

Não se pode afirmar que condições severas seja a única hipótese para que o óleo de um veículo a combustão seja trocado aos 5 mil km, é muito IMPORTANTE Lembrar que o combustível utilizado é um elemento que gera muito carbono, contaminando o óleo do motor, principalmente quando de baixa qualidade como o nosso (Brasil), dentre outros fatores que também que contaminam o óleo.

Em fim, se poder trocar o óleo e o elemento (Filtro), de seu veículo com menos quilômetros rodados antes de se atingir a vida máxima do óleo, terá menas chance de se criar depósitos de carbono no interior do motor, GERANDO assim uma MAIOR vida útil de seu motor…..

Avatar
Oliveira 8 de agosto de 2021

O óleo não comunica com o combustível. Somente se ficar parado em marcha lenta com o motor frio. Por isso a partida a frio foi criada, e aboliram o afogador.
Se ligar pela manhã e deixar parado esquentado o excesso de combustível vai passar pelo anel de segmento que, ainda frio, não veda totalmente. Por isso andar com carro mesmo frio é importante

Avatar
Joao Batista de Almeida 8 de agosto de 2021

🏆🏆🏆vc está no caminho certo …quem cuida bem do carro…cuida da natureza…cuida do ar…cuida da agua …e assim vai…bora la cuidar da VIDA…Parabéns !

Avatar
Joaquim 7 de agosto de 2021

Só p lembrar ainda temos óleo mineral que e recomendável trocar aos 5000km.

Avatar
Marcelo 7 de agosto de 2021

Utilizo o Semi- sintético.Efetuo a troca à cada 10.000km juntamente com o filtro de Óleo e Ar do motor.
Problema zero!

Avatar
Waslon 7 de agosto de 2021

Eu faço a troca com 10 mil km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro. Nunca tive problemas no motor de nenhum carro, sendo que rodou mais comigo chegou a 168 mil km.

Avatar
Paulo Alexandre 7 de agosto de 2021

Quando o fabricante limita a troca do óleo aos 10 mil kms.
Para facilitar o entendimento, supomos que um carro ande 100 km/h, isso significa que o motor funcionará 100 horas.
Acontece que no trânsito urbano, boa parte desse tempo o carro está parado sem adição de km no odômetro, porém o motor está funcionando.
Fora isso, essa situação do carro parado funcionando, que é o anda e para, ligar o carro e andar menos de 6 km, andar em rua ou rodovia não pavimentada,” piso de poeira “”, puxar reboque, não andar os 10.000 kms recomendo, deve ser trocado independente do que rodou, a cada 6 meses.

Avatar
Carlos Eduardo da silva 7 de agosto de 2021

Eu troco com 5mil km do gol 96 e nunca vi falar 10mil km isso não existe

Avatar
Luiz Vidal 7 de agosto de 2021

EU NÃO troco aos 10 mil km. Há também o problema do óleo pouco usado, rodar menos de 1500 km/mês, começar a oxidar. Faço sempre troca com 5000 km ou no máximo 6500 km.

Avatar
Diego 7 de agosto de 2021

Não podemos apenas considerar o tempo de rodagem ou o km,devemos levar em consideração o nosso combustível, que é o grande causador de carbonizacao, então deve sim ,ser trocado a cada 5 mil km e não podendo ultrapassar os 10 mil km, e sempre usando um bom condicionador de metais a cada 20 mil km.

Avatar
WANDERLEY APARECIDO DE SOUZA 7 de agosto de 2021

O problema é qualidade de óleo. W

Avatar
Everson Marcelo dos Santos 7 de agosto de 2021

E o tempo parado no trânsito com carro funcionando não conta entao vc faz 10km em 1h no mínimo será que o óleo não perde vida útil deveria rever esse conceito…

Avatar
jf 7 de agosto de 2021

custa menos trocar o óleo do quê refazer o motor

Avatar
Eduardo 7 de agosto de 2021

E o que roda só final de semana?

Avatar
Stevan 7 de agosto de 2021

1o. Existe óleo mineral, semi e sintético. Normalmente são pra 5, 10 e 20.000km, recomendado a troca na metade do tempo em condições severas.
2o. Além do explicitado na reportagem, temos péssima gasolina (suja), muita poeira suspensa que suja o filtro e as vezes passa… por isso o óleo sai tão sujo…
Uso óleo de 20.000, pra trocar com 10, mas troco com 7.500km. 70% do meu uso é rodoviário, poderia trocar com 10 tranquilamente. Mas por causa do combustível prefiro trocar com 7.500…

Avatar
VALDECI DIAS 7 de agosto de 2021

Acho interessante a observação e me pergunto: se tudo isso falado é verdade, acho que não verificou manual da GM e outras montadoras, que tem lá duas páginas de revisão: uma condição normal e outra SEVERA. E depois a culpa é da oficina! Acho, quanto mais cuidado tiver com seu carro, maior durabilidade terá. Quanto a troca de óleo e 5000Km nas péssimas condições do combustível brasileiro, essa alternativa é uma boa opção, desde que o cliente concorde.

Avatar
joao carlos da silva 7 de agosto de 2021

Vc tem coragem de dizer que fazer troca de óleo antes do tempo e pi cá re tá gem! Vá ler os manual dos carros para ver que diz cada um! E matéria está baseada em que! Que comentários péssimo para quem não tem entendimento!!

Avatar
Pedro dos santos Martins 7 de agosto de 2021

Trabalho fazendo troca de óleo eu sigo o que manda manual do cliente

Avatar
Reginaldo 7 de agosto de 2021

lembrando amigo que mesmo o carro não atingindo a quilometragem atual o óleo perde a viscosidade e aí vem o prejuízo não concordo com sua opinião ok

Avatar
Luis 7 de agosto de 2021

Kkk, então meu amigo não é picaretagem. Exemplo: os carros que rodam no trânsito de São Paulo e demais capitais.

Avatar
Lourival 7 de agosto de 2021

Exatamente, no trânsito que temos diário é uso severo, as cidades hoje só existe trânsito parado 95%

Avatar
Erick 7 de agosto de 2021

Blz , se bater o motor vcs pagam

Avatar
João Francisco Martins 7 de agosto de 2021

O óleo novo é melhor para o motor portanto é essa a resposta

Avatar
Antonio 7 de agosto de 2021

Meu caro, tenho um escort l 1984 motor cht, nunca faço trocs de óleo nem troco filtro do óleo e só completo com óleo queimado, o carro tá com 270000km e roda que é uma beleza, portanto pra que óleo novo??

Avatar
Luiz Vidal 7 de agosto de 2021

Já tive dois Escort, um 91L 1.6 e outro 95 Hobby 1.0, bons carros. Carro Ford foi feito pra durar. Desde 2006 estou na linha GM. Não me arrependo.

Avatar
Geraldo Fernandes Baptista 7 de agosto de 2021

Normalmente os motores consomem um mínimo de óleo. Mesmo zero km tem q verificar o nível e completar qdo necessário e trocar no km de recomendado.

Avatar
Santos 7 de agosto de 2021

Sempre comprei carro novo sempre fiz a troco de óleo ão 10mil km rodado sempre nas autorizadas indicadas e nunca interferir na garantia do veículo………..

Avatar
Fernando Boina Arali 7 de agosto de 2021

OLA PESSOAL,quem ja comprou carro zero sabe as concessionaria exige que fazemos todas as revisões com ela e a troca do oleo a cada 5 mil km para nao perder a garantia do carro… Então isso é picaretagem ?

Avatar
Marco Antonio 7 de agosto de 2021

Oque além da troca de óleo é feita na revisão de um carro zero quilômetro?

Avatar
Alex 7 de agosto de 2021

Pede se para trocar óleo do carro 0km com 5000km pois o motor está amaciando e nessa as linhas ficam no óleo, mas depois dos 20.000 km rodados pode trocar o óleo aos 10.0000 semi ou sintético o óleo

Avatar
CLAUDENIR BATISTA DE LIMA 7 de agosto de 2021

Corretíssimo.

Avatar
FABRICIO DA SILVEIRA 7 de agosto de 2021

ODEIO FAZER COMENTARIOS, MAS QUANDO LEIO BOBAGENS, DA ATE RAIVA.

A TROCA DE OLEO COM ANTECEDÊNCIA É SEMPRE BOM PARA O MOTOR. O CERTO SERIA A TROCA POR HORAS TRABALHADAS DO MOTOR. MAS AFINAL, EXISTE MUITA CONVERSA FIADA. INCLUSIVE EM UM ARTIGO QUE DEVERIA INFORMAR E NAO DIFAMAR A TROCA DE OLEO ANTECIPADA, PARA MELHORAR A VIDA ÚTIL DOS MOTORES.

PS. NAO SOU MECÂNICO, E NEM TENHO LOJA DE TROCA DE OLEO.

Avatar
KLEBIS JOSSEI MENEZES 7 de agosto de 2021

Olá, Fabrício. O detalhe da troca ser por horas de uso está no tempo em q o óleo possa se deteriorar. Pois definido um tempo útil para o óleo, essas horas/trabalho podem vencer em três meses ou em três anos, vai depender de qto a pessoa roda num período. Eu faço 5.000km em 3 meses. Há pessoas q fazem essa mesma km em 3 anos. Abraço

Avatar
Jakson 7 de agosto de 2021

Concordo com cada palavra sua!

Avatar
Alessandro 7 de agosto de 2021

Concordo plenamente

Avatar
Silvio Luis pacheco 7 de agosto de 2021

Você está certíssimo a troca com 5oookm sempre será benéfico pois o motor que anda pouco basicamente frio cria borra ainda mais com este combustível ruim que temos.sò e aconselhado trocar com 10.000km aquele carro que anda todos os dias e de preferência na estrada

Avatar
Carlos Teixeira 7 de agosto de 2021

Concordo com troca antecipada,coloco óleo para 5 mil evtroco com 3 mil,o motor agradece é dura mais

Avatar
Carlos Teixeira 7 de agosto de 2021

Concordo com a troca de óleo antecipada, uso óleo mineral para 5mil km,e troco com 3mil km,faço isso a 30 anos,o motor agradece,e dura mais.

Avatar
Eelan Frotte 7 de agosto de 2021

Trocar óleo antes do recomendo pelo fabricante é jogar dinheiro fora e contribuir para a poluição do meio ambiente, só isso. Se o fabricante do veículo diz que é com 10.000 é prq fez os testes e pode ter certeza que tem uma grande margem de segurança.
Outra besteira é por esses aditivos, mais uma forma de jogar dinheiro fora.
Troque o óleo na km recomendada pelo fabricante do veículo, não do óleo. E pronto.

Avatar
Genecy 7 de agosto de 2021

Troco o óleo da moto com 2000 km todos sugerem 1000 km besteira com 1000 vc joga dinheiro fora

Avatar
Romario ferreira da Silva 7 de agosto de 2021

Isso aí é meio de ganhar dinheiro

Avatar
Bruno 7 de agosto de 2021

Ola para todos,olhei vários comentários postados por vcs e gostaria de deixar o meu.afirmo desde já ser VERDADE o que vou escrever e não tenho intenção de enganar ninguém.
MEU PAI COMPROU UM PEGEOT 1.016V ANO USADO COM UNS 70000km,E FICOU UNS 6ANOS COM ELE RODANDO TODOS OS DIAS CASA TRABALHO,VIAGENS AOS FINAIS DE SEMANA,MINHA MAE DIRIGE TAMBÉM E SAIA MUITO COM ELE TODOS OS DIAS.EM FIM ELE NAO FAZIA TROCAS DE OLEO , SIMPLESMENTE SO COMPLETAVA E SAIBAM QUE COM OLEO MINERAL!DIGO Q O CARRO NAO APRESENTOU PROBLEMAS NO MOTOR,RODAVA MUITO BEM E ECONÔMICO.ELE.VENDEU PARA O NOSSO VIZINHO QUE JA ESTÁ UNS 3ANOS COM ELE E PASMEM RODANDO NORMAL POIS AINDA VEMOS ELE POR AÍ.ELE E VIZINHO BEM PRÓXIMO.MEU PAI NAO LIGA PARA TROCAS DE OLEO E ESTA COM UM PEGEOT 307 1.6 16V A UNS 3ANOS E TAMBÉM NAO FAZ TROCAS REGULARMENTE SO NAO USA O MINERAL NESSE.BOM OLHEM COM BONS OLHOS ESTE COMENTÁRIO POIS NAO E MENTIRA E PENSEM SOBRE O ASSUNTO.ESTE PEGEOT 307ESTA COM 300 MIL E UNS QUEBRADOS KM RODADOS.

Avatar
Mister Gasosa 7 de agosto de 2021

Você nunca abriu o cárter nem muito menos a tampa de válvulas desse Pegeot 1.0 16V. se abrisse ia ver o mar de borras. Sinto muito mas não acredito em você, parece história de pescador.

Avatar
Bruno 7 de agosto de 2021

O que e importante no comentário não e se tem borra,escrevi para dizer a vcs que e possível sim, motor não foi aberto e continua rodando .agora se todo comentário aqui postado que foge das trocas a cada 5 ou 10 mil for mentira , bom aí fica difícil,olha o tamanho do comentário e o cuidado q eu tive em respeito a vcs para escrever o comentário.se o motor está sujo por dentro,com borra sei lá?o importante p nós e q ele está rodando e q e possível de acontecer…

Avatar
Xandi opala 78 7 de agosto de 2021

Completando oleo você vai gastar mais que se tivesse trocando a cada 5 mil e ainda está prejudicando o motor, uma hora essa conta chega, até 5mil km difícil baixar oleo depois disso já começa baixar, melhor então trocar a cada 5 ou 10 mil.

Avatar
Nicolau Sallay 7 de agosto de 2021

Imgino a quantidade de lodo que deve estar dentro deste motor. Qualquer dia o motor simplesmente vai prender por falta de fluxo de óleo.
Saudações e boa sorte.

Avatar
Bruno 7 de agosto de 2021

Bom, justo seu comentário,tem muita chance de ter borra neste motor,mas 6 anos bem RODADOS com meus pais mais 3anos com o vizinho q comprou ,fora os anos com os primeiros donos,acho que já tivemos sorte .PELO MENOS LEVASSE O MEU COMENTÁRIO A SERIO E NAO DISSESSE QUE E MENTIRA OU PICARET… ABRAÇO.

Avatar
Bruno 7 de agosto de 2021

Nicolau acho q concordamos q se este PEGEOT chegar a300mil km ou até passar disso nessas condições e sem abrir o motor p fazer algo,está bom demais,pois tem carro que e feito a troca periódica ,10em 10milkm,ou em 5 em 5milkm e nem chegam a 170 ou 200 mil km sem ter q abrir o motor p.mecher em algo… grato pela atenção f vcs que deram atenção ao meu comentário pois não perderam seu tempo,pois e verdade sim.o PEGEOT ainda está perto da minha casa .

Avatar
Mister Gasosa 7 de agosto de 2021

Em complemento ao que eu te disse, veja o vídeo no Youtube com o título:
ABRIMOS O MOTOR V8 DA AUDI A8 DA AUTO SUPER!! NUNCA TEVE O ÓLEO TROCADO!! SERÁ QUE TEM SALVAÇÃO?? – Retífica Projeto

Avatar
Bruno 7 de agosto de 2021

Opa,vc esta começando a acreditar em mim KK,disse q não acreditava no meu comentário,ou seja q.era.mentira a minha história.acho q mudou de ideia.valeu …

Avatar
Bruno 7 de agosto de 2021

Só quis compartilhar a minha história com vcs,que e possível um carro rodar300mil km ou até mais sem trocas de óleo, somente completando…ah meu pai não trocava nem filtro de ar ,nem de combustível e nem de óleo,parece impossível, mentira ,eu sei ,mas e verdade pessoal.

Avatar
Joao 7 de agosto de 2021

Sendo Peugeot não serve como parâmetro amigo. Peugeot é Peugeot. 10.000km ou 1 ano o que ocorrer primeiro e ponto final.

Avatar
Rodrigo dos Santos 7 de agosto de 2021

Tem razão, eu tive uma pickup Strada ano 2001 rodei 20 mil km com ela, só completava o olé, motor sempre sequinho justinho e trabalhava muito bem, muito econômica, vendi já faz uns 3 anos a pessoa e conhecida, e nunca teve que mexer no motor por conta de óleo, não seio o que e verdade ou não, sei o que pratiquei, acho um grade desperdício de dinheiro e tem muitos fabricantes de óleo felizes com as trocas a cada 5 mil km, kkk cada um e de um jeito , então cada qual com seu.

Avatar
Bruno 7 de agosto de 2021

Oi Rodrigo,não sei as condições do motor por dentro,se está sequinho…mas que ele está andando bem,está e era econômico quando era do meu pai.ele trocou cabo de vela,vela e outras coisas pequenas mas e aquilo e aquilo MESMO q está escrito.NAO E UMA RECOMENDAÇÃO FAZER IGUAL,MAS QUE ELE FEZ …

Avatar
Mister Gasosa 7 de agosto de 2021

Bruno,
esta é a terceira vez que te escrevo e continuo não acreditando que o carro do teu pai rodou dos 70.000 km aos 300.000 km sem trocar óleo, pois seu pai segundo você só completava o nível do óleo. Pela quilometragem rodada (230.000 km) era para o motor ter fundido.
Veja o vídeo abaixo que mostra um motor que fundiu porque demorou muito para trocar o óleo:
MOTOR TRAVADO PORQUE NÃO TROCOU O ÓLEO – LORETTO MOTORES – Youtube

Avatar
Bruno 7 de agosto de 2021

Certo,não se de o trabalho da quarta.estou olhando os comentários e minha última msg era p ser p o Rodrigo. Se foi p vc desculpe.foi com ele minha última conversa…posso conversar com quem tem a mente mais aberta?não se de o trabalho da quarta.

Avatar
Mister Gasosa 7 de agosto de 2021

Me desculpe, eu quis dizer que estava escrevendo denovo, pois já tinha passado da conta. Não quis dizer que você não tinha entendido, foi eu que escrevi demais.

Avatar
Mister Gasosa 7 de agosto de 2021

Me desculpe, quando eu te disse “estou escrevendo pela 3a vez”, eu quis dizer que estava escrevendo novamente, pois já tinha passado da conta. Não quis dizer que você não tinha entendido, foi eu que escrevi demais.

Avatar
Bruno 7 de agosto de 2021

👍

Avatar
Daniel 7 de agosto de 2021

Cada um é dono do carro e do seu próprio dinheiro, cada um troca a hora e como quiser!

Avatar
Gregg de Leon 7 de agosto de 2021

é muito mais barato do q um motor ferrado..troco de 5 em 5..estourando de 7 em 7..com os filtros tb…mesmo rodando pouco..

Avatar
Victor Huber 7 de agosto de 2021

Quanto bla bla bla! Óleo se troca conforme especificações do fabricante do óleo!

Avatar
Vitor Antonio Muchenski Junior 7 de agosto de 2021

Sei lá , eu troco de 5.000 em 5.000 ou a cada seis meses ( sem opinião de ninguém ) , o que ocorrer primeiro , aproveito faço uma revisão geral
, balanceamento e geometria , bom eu tenho um Palio 2006 , não sai caro fazer essa manutenção e evitar ” ficar na rua ” .

Avatar
Fabio 7 de agosto de 2021

Eu sempre troquei com 5mil km pq rodo pouco, e o motor sempre ficou limpinho sem formação de borras, já o carro da minha irmã que troca com 10mil km já tem formação de borra, carro tá com 50mil km, o meu ta com 140mil km.

Avatar
Thiago Garcia 7 de agosto de 2021

Engraçado que os carros novas na Europa não trocam óleo, só quando o sensor presente no carter pede para trocar por meio de mensagem no painel.
Os carros da Volkswagen que vem importados da Europa por exemplo, vem com o sensor desligado.
Eu tive um Peugeot, importado também, que indicava a próxima troca de óleo, de 20 em 20 mil km.

Avatar
Gregg de Leon 7 de agosto de 2021

absurdo..economia..porca

Avatar
Bruno 7 de agosto de 2021

Acredito,de uma olhada no meu comentário sobre o PEGEOT do meu pai,6nos sem trocar ,só completando…ainda mais com óleo mineral,parece mentira mas não é…

Avatar
Alex Magaton Pinto 7 de agosto de 2021

Lamentável isso, mas a palavra correta é mesmo picaretagem, mas, engana se quem pensa que isso ocorre apenas em oficinas pequenas. Comprei um Fiat Cronos topo de linha, e junto com o manual do proprietário onde descreve as manutenções e o que verificar, a concessionária grampeou o manual dela, indicando que todas as revisões deveria ser feita a cada 5 mil km, insatisfeito com isso fui pesquisar sobre as referidas trocas de óleo em outra concessionária Fiat fora do Estado e me passaram outro procedimento diferente. Triste, mas o golpe está aí, cai quem quiser.

Avatar
elcio nikolaiuw 7 de agosto de 2021

Depende muito do carro , o correto é seguir as recomendações, mas mesmo assim sempre atento a viscosidade e nível do óleo, não sou adepto de seguir o manual porque cada piloto tem um jeito de andar, tive um meriva motor 1.4 no gnv e rodava entre 22 mil e 27 mil km para a troca maior parte do uso em BR e saia no máximo 200ml de óleo a menos, em compensação tive um bravo 2012 1.8 a cada 5000 km rodados tinha que completar 1 litros até chegar aos 10 mil km .tive outros carros também mas só esses 2 exemplos tá bom, então o certo é ter um mecânico de confiança que realmente entenda e possa fazer uma análise correta. Verificando nível, viscosidade, quanto ao tempo acho que em um ano se o motor não estiver contaminado formando borras, lembrando que vale a pena colocar um óleo bom mesmo pagando mais caro,quanto a oferta e orientação para os 5 mil km não vejo nada de errado porque o motor irá durar muito mais, mais se orientar para não jogar dinheiro no lixo vale a pena afinal de contas esse dinheiro pode ser usado em algo realmente necessário.

Avatar
Jefferson 7 de agosto de 2021

Pode trocar com dez quinze mil..mais depois não reclama se o mecânico disser que tem que abrir o motor por causa das borras do óleo velho…trocar com cinco mil e manutenção preventiva…..antes de fazer a reportagem se informa..,

Avatar
Winder Fernandes de Resende 7 de agosto de 2021

Quando fiz a revisão do meu Jeep 1.8 flex. A concessionária segue a risca o manual. 12 mil km ou 12 meses. O que ocorrer 1°.
Falei que gostaria de trocar com 6 meses ou 6 mil km. Me disseram que o óleo sendo o original não é necessário antecipar a troca. Troquei em janeiro e rodei apenas 5 mil km. Isso pq fiz uma viagem com ele esse mês e rodei 2.200 km.

Avatar
Gregg de Leon 7 de agosto de 2021

n existe essa de oleo original..papo furado..o oleo é o mesmo q tem pra vender nas lojas..sendo da mesma viscocidade…e tipificacao…os famosos numeros e letrinhas

Avatar
Eugênio 7 de agosto de 2021

Condições severas segundo o manual do proprietário, é : alta rotação,poeira , peso em excesso ( pois vem forçar as peças) e um possível excesso de temperatura , pois até hoje não existe um óleo que não perca o seu pH.

Avatar
Ronert 7 de agosto de 2021

E é tem que trocar o óleo não sabia não acho que tô com uns dois anos q não troco e tá novo não suja eq EA GNV aí só olho o nível e mando bala

Avatar
Fernando Luiz Duarte 7 de agosto de 2021

Pobre motor !

Avatar
Alexandre 7 de agosto de 2021

2 anos?, cuidado para não ter surpresas no futuro, pois em geral para óleo sintético no máximo 10 mil km ou 12 meses o que ocorrer primeiro! Fica a dica.

Avatar
Gregg de Leon 7 de agosto de 2021

nao se iluda com a cor e ou viscocidade..isso é falso ..o oleo perde as propriedades ..mesmo com o carro parado…ta ok

Avatar
Paulo R Da Silva 7 de agosto de 2021

A Troca de óleo é fundamental sim o carro em trânsito mesmo parado o motor continua trabalhando e mesmo sem atingir a km ideal com o tempo o óleo perde a sua viscosidade perdendo assim sua eficiência
causando danos irreversível ao seu motor, abre as tampas de válvula de um carro que faz trocas periódicas e um que não é verá a diferença entre eles, antes gastar com óleo do que com o motor

Avatar
Wilson A Abreu 7 de agosto de 2021

Tenho um Onix active,a concessionária trocou o óleo antes mesmo dos 5000km,me pressionando,depois na revisão dos 10000,porque passei 1200km,queriam cobrar mão de obra,deixei de fazer,agora o carro está apresentando vazamento de óleo do câmbio,onde o manual só fala em completar.
O que acho um absurdo para um carro semi novo

Avatar
Maicon César nichetti de Paula 7 de agosto de 2021

Eu nem sabia que tinha que trocar o óleo do carro!!!! 😂

Avatar
Sergio Carvalho 7 de agosto de 2021

Condição severa é o para e anda no trânsito…,e além de nosso combustível adulterado contaminar o óleo, a troca a cada 5 mil km é no mínimo, bom senso. Além do que, o óleo no cárter, passou 6 meses, seu poder lubrificante fica comprometido,não importa se tem 10 ou 1000km.

Avatar
Reinaldo Oliveira 7 de agosto de 2021

Olá. Assim que li chequei meu caso. Tenho um Tucson auto, gasolina, 13. Troquei o óleo em janeiro de 2019 conforme vi agora no adesivo posto no parabrisa! Lá manda trocar após 10 mim km. Mas como aposentei em 2019, passei a rodar muito pouco e nesses dois anos e meio não andei 10 mim km ainda. E como segundo vc, que tb é engenheiro, isso deveria ter ocorrido em no máximo um ano ou a kilometragem, vou trocar na 2a feira. Obrigado

Avatar
Moacir 7 de agosto de 2021

Meu Deus, quanto popo furado, nem em 5 nem em 10 e nem em 15 mil km.
O que deve ser observado é primeiramente o tipo do óleo a ser usado, se é mineral, ou sintético ou ainda semi sintético.
Parece que aqui ninguém está observando isso que é o mais importante de tudo.

Avatar
Daniel 7 de agosto de 2021

Tenho um Toyota Etios 2018. Sou motorista de aplicativo. Ando muito com o carro. Peguei o carro zero km. Hoje está em 193.100 km. Nunca fiz manutenção em concessionária. Eu não sigo essas regras de troca de óleo a cada 5 ou 10.000 km. Já teve vezes que troquei com 25.000. Meu carro está no GNV. Todo ano ele passa na vistoria do DETRAN. Só usei gasolina nos primeiros 1000 km. Depois que instalei o GNV, foi programado pra usar só álcool.
Quero passar a marca dos 200.000 sem nenhuma manutenção importante. E o carro é um guerreiro, vai longe. As únicas manutenções são a troca de óleo e pneus. Pneus é outra coisa que eu não fico fazendo rodízio. Só troquei os pneus traseiros com 170.000 km porque achei que não ia passar na vistoria. Ainda quando troquei eles, anunciei pra vender. Tem muitas regras que não se enquadram a todo mundo. Vai do motorista conhecer o carro que tem.

Avatar
José molina 7 de agosto de 2021

Rapaz, me desculpe, não vou chamar vc de mentiroso por educação, agora vc vir dizer que trocou o oleo com 25.000 km e os pneus com 170.000 km, cara vc não ta forçando a barra, ta forçando um tanque inteiro, eu ate acredito nisso, se o seu carro fica na garagem parado sem rodar, ai sim, pode ate ser.

Avatar
Jun Mafra 7 de agosto de 2021

Pois é… tenho um celta 2017 está com 140000km (cento e quarenta milk km),sem fazer troca de óleo,e ando todos os dias, precisei em menos de 30 dias ir 2 vezes a São Paulo na pressão….sem problema…sou de Blumenau

Avatar
Daniel 7 de agosto de 2021

É natural vc desconfiar. Mas eu escolhi um carro que me desse essa garantia. Iguais os pneus. Se a engenharia chegou no consenso de que a melhor marca era a Pirelli eu só uso esse modelo. Ontem mesmo fui fazer a troca de óleo e o mecânico ficou surpreso de eu trocar o óleo tão rápido. Eu falei que ia antecipar dessa vez … Já tava com 11.300 km rodado. O óleo tava da mesma cor do novo. Claro que o que altera é a viscosidade do óleo.

Avatar
Vitor Antonio Muchenski Junior 7 de agosto de 2021

Motorista é motorista né , habilitado a conduzir veículo é outra coisa .

Avatar
Gregg de Leon 7 de agosto de 2021

é isso molina..esses caras de etios..querem aparecer pra caramba..um bando de tontos..na verdade sao é miseraveis q n querem gastar nem com o basico..pois tudo tem desgaste..sao pessoas q querem fazer 60 km por litro ..rsss…tudo um bando de mentirosos..

Avatar
Jailton Silva Santana 7 de agosto de 2021

Concordo plenamente. Com 25000KM. O pescador, Carter, deve estar cheio de borra. kkkkk

Avatar
José 7 de agosto de 2021

Quem tem dinheiro sobrando pra torrar, troque com 5000, quem nao tem, troque com 10000 simples assim.

Avatar
João Prado 7 de agosto de 2021

Olá, muito cometário sem conhecimento técnico, troco óleo a cada 10.000km ou um pouco antes dependendo da condição de uso, minha caminhonete Ford Ranger 3.0 ngd 2007 com 220.000Km, motor original nunca foi aberto tudo em ordem, o segredo é um bom óleo junto com a troca de filtros, isso aqui Rio Grande do Sul onde temos a maior variação de temperatura do Brasil.

Avatar
Fernando Neves 7 de agosto de 2021

Faço troca a cada 10.000 Km e o meu siena tetrafuel não baixa 1 gota de óleo e na troca do óleo troco o filtro de óleo, e o filtro de ar a cada 30.000 Km, se houver necesdidade troco antes.
A manutenção é previsivel e flexível diante da necessidade do uso.
O segredo também é um bom óleo, e no caso é o semisintetico da Petrobrás 15W40 – tecno.

Avatar
Thiago 7 de agosto de 2021

Sou thiago tenho um Nissan Sentra 2015 desde 0km hoje ele tem 160 mil km sempre troco óleo de motor a cada 5 mil km e oleo do câmbio a cada 60 mil km so uso óleo importado meu carro nao baixa oleo e nao tem nem poeira de vazamento nunca deu um vazamento muito satisfeito outra concessionária manda trocar com 10 mil km óleo de motor e 100 mil km óleo de câmbio automático

Avatar
RONALDO ALENCAR DA SILVA 7 de agosto de 2021

Não entendi!! Se se enquadra ou não???

Avatar
Gilmar 7 de agosto de 2021

Nao concordo de falar picaretagem se posso dar uma vida mais longa ao motor evitando a famosa borra ,trocando óleo a cada 5.000 kms ou 6 meses.ai sim seria uma reportagem correta,teoria é uma coisa, prática é outra coisa.

Avatar
Dudu Mazzei 7 de agosto de 2021

Até que fim uma opinião sensata. Parabéns! Siga no Instagram @oficinamuvuka

Avatar
ROSANGELA SALES ROMANO 7 de agosto de 2021

Concordo com vc Gilmar , 5.000km sim, junto com todos os filtros .

Avatar
Cristofer Scherer 7 de agosto de 2021

Baixar óleo??? Bôra no motor??? Mas que porcaria de veículos o pessoal tá andando??? Não sabem escolher um carro decente??? Ando de 30 á 50mil/km por ano. A troca de óleo e manutenção acontece no máximo 3 vezes ao ano. Motor 100%.. Consumo excelente.. Desempenho total. A verdade é que brasileiro é muito mal servido de veículos.. mecânicos e condutores. Troca de óleo com 5mil km??? Só bocó que anda em porcaria precisa disso!!

Avatar
Erlon M. C. 7 de agosto de 2021

Troco o óleo do motor do meu carro a cada 5.000 km, troco também o filtro de óleo, o filtro de ar e o filtro de combustível. Tenho um Corsa Hatchback 2003/2004 gasolina com 285.000 km, pensa num carro zero, carro sempre revisado uma vez por ano, alinhado e balanceado periodicamente, pneus sempre calibrados 32 Lts é o carro faz em média 14 km com um litro de gasolina.

Avatar
ERICSON Lima 7 de agosto de 2021

Quem quiser que troque com 10, ou 5, ou 4 ou 3 mil….

A reportagem é para fim informativo para não gastar tanto o dinheiro. Se baixar óleo, complete com o mesmo óleo que vc coloca. Se baixar tanto, procure um bom mecânico.

A vida útil do óleo é 10 mil ou 12 meses, passando disso pode dar borra no motor. Lógico, não contaminar óleo com diferentes óleos (de outras especificidade) e trocar o filtro Sempre que trocar óleo.

Avatar
joel freitas 7 de agosto de 2021

tem muita gente falando picaretagem é porque não entende nada de carro são ignorantes trabalho 40 anos em oficina já vi de tudo o carro é seu você troca o óleo do jeito que você quiser mas eu te garanto uma coisa a mais sensata é 5000 km tem carro não chega nem a 3000 km a vareta do óleo já marcando lá no mínimo principalmente o motor MSI da Volkswagen então vá pela cabeça
de cada um.o meu eu troco 5 mil e garanto que eu falo

Avatar
Gilberto bombassei 7 de agosto de 2021

Bom dia , sempre trabalhei em concessionárias na área de manutenção programadas.
O correto e substituir óleo e filtros conforme indicado pelos fabricantes.
Pois foram feito todos os testes de funcionamento do motor.
Vale lembrar:só se perde a garantia do motor se não fazer as revisões em concessionárias , o restante das partes do veículo continuam na garantia.

Avatar
Rafael Diniz Fraga 7 de agosto de 2021

Sabe muito teoria e nada na prática, carros atualmente com 50 m/km rodados estão dando borras. Questão climáticas sim não configura condução severa mais grandes engarrafamentos somente é brincadeira

Avatar
Edson 7 de agosto de 2021

De uns tempos para cá venho percebendo que o foco desse jornal é confundir, causar desentendimentos e lucrar com o sensacionalismo, jogar meias informações e atrair mais visitas para justificar a seus patrocinadores o preço dos anúncios, desinformação é o que está sendo praticado aqui, não vejo o bom senso, nem a vontade de munir a população com algo que realmente vai livrar ela da verdadeira P I C A R E T A G E M!
Infelizmente, em nossa nação isso é uma prática constante! Lamento a posição dos Senhores, esperava mais do Senhor Boris!

Avatar
Jose Antonio 7 de agosto de 2021

Deve ser trocado porque não tem mais óleo confiável,pagamos por óleo puro e temos óleo reciclado (o que é até bom em termos de preservação de recursos). Então a troca deve ser em um período menor

Avatar
Marcelo 7 de agosto de 2021

Falando sério aqui, me ajudem: só uso o carro para ir ao trabalho. Eu rodo:
1 km às 7:30 da manhã;
1 km às 11:30 da manhã;
1 km às 13:00 horas; e
1 km às 17:30 horas.

A cada três semanas viajo 170 Km na sexta-feira até minha cidade de nascimento;
No domingo volto esses 170 km para a cidade onde trabalho.

Tenho um Polo Hatch 1.6 Sportline 2014.

Comprei o carro 0km, sempre troquei o óleo e filtros a cada 6 meses na concessionária, por causa da garantia.

Atualmente troco o óleo e filtros no máximo a cada 9 meses, independente da quilometragem, mas troco ainda na concessionária.

Fiz todas as revisões em concessionária. Só alinhamento e balanceamento faço em outro lugar.

Nunca tive problemas mecânicos no veículo.

Meu uso pode ser considerado severo?

Avatar
Ricardo Santander 7 de agosto de 2021

Boa tarde!
Amigo seu caso seria uso severo, mas está fazendo o correto, trocando a cada 6 meses, o lubrificante assim que aberto ele começa a oxidar por esse motivo troca pelo km ou 6 meses.
Trabalho em uma distribuidora de lubrificante.
Quanto a reportagem, não vi nenhuma picaretas!!!

Avatar
Norberto Ramos 7 de agosto de 2021

Cria vergonha na cara e vai trabalhar a pé ou de bike… Desculpas sinceridade.

Avatar
Sergio Carvalho 7 de agosto de 2021

Seu carro não chega na temperatura certa e com isso o desgaste é mais acentuado. Pode considerar uso severo, troque sempre a cada 6 meses e tente pelo menos deixar o motor chegar na temperatura normal de funcionamento antes de desligar…

Avatar
Fernando Luiz Duarte 7 de agosto de 2021

Você está agindo certo abra o bocal onde abastece o óleo e verá que está limpo

Avatar
Gregg de Leon 7 de agosto de 2021

severissimos…

Avatar
Sergio 7 de agosto de 2021

Compra um bicicleta e seja feliz amigo

Avatar
Alysson 7 de agosto de 2021

Boa tarde!

Eu uso o óleo de 10.000km, mas ele não dura esse km todo o nível abaixa com 5.000km e ai tenho que completar para rodar até 10.000.
E uma vez fiz uma viagem confiando no km de 10.000 e quase perdi o motor o óleo sumiu com 7.000km.
Detalhe reviso meu carro uma vez ao ano geral, não pita e não existe vazamento que pinga não chão motor praticamente seco. Alguns azamentos mas coisa de carro usado com 11 anos de uso.hj ele está com 170.000km rodados.
Acredito eu kkk
Sou segundo dono.

Avatar
THIAGO CASTRO 7 de agosto de 2021

Mas baixar o
Óleo assim não é normal não viu. Só troco com 10mil e nunca baixou. Rodo uma média de 5mil por mês.

Avatar
celso Poganski 7 de agosto de 2021

Acredito na reportagem. Obrigado pelo esclarecimento. Sempre tive esta dúvida.

Avatar
JULIO MIRANDA 7 de agosto de 2021

Também acredito… Experiência própria… Tenho um GM Prisma 2007, peguei ele com 13k km, hoje está com quase 150k km… Nunca mexi no motor… E já cheguei a rodar 12k km com o mesmo óleo…

Avatar
Ramil Dinis Passaio 7 de agosto de 2021

Para que as dúvidas sejam sanadas, basta enviar uma amostra do óleo lubrificante utilizado em condições severas, à um laboratório especializado como o LABELT na cidade de Lençóis Paulista SP

Avatar
DANIEL NUNES DA ROSA 7 de agosto de 2021

Trabalho com aplicativo , rodo em média 7 mil km por mês, troco óleo e filtro a cada 7 mil km ( 15w40 semi-sintetico) Uso apenas Motul , tirei a Tampa de válvulas essa semana para substituir a junta , motor limpo sem nada de borra igual novo , não baixa nada em 7 mil km ,

Avatar
HELISON CASTRO 7 de agosto de 2021

Uma coisa é certa, pra que deixar pra trocar com 10 mil se trocando com 5mil meu motor vai durar o dobro!?

Avatar
Adalbert Silvio Rothert Jr 7 de agosto de 2021

Qual quilômetragem de fato é ” um pouquinho”?

Avatar
Nelson 7 de agosto de 2021

Não acho nada de picaretagem. 88% dos carros em centros urbanos rodam em condições severas. Eu mesmo só troco a 5 mil kms ou 6 meses. Isso significa meu motor limpo,sem borra. 250 reias em média muito bem investido em minha opinião

Avatar
Geraldo Afonso Cunha Ferreira 7 de agosto de 2021

Meu amigo sou mecânico a 36 anos e não e picaretagem trocar óleo e filtro dos carros a cada 5000.00 km porque 90 por cento dos carros rodam em condições severas mesmo alguns funciona pela manhã e roda 10 ou 15 km desliga o motor e só a noite voltando pra casa rodam este km de novo então o carro tem um desgaste muito grande mesmo do motor agora pra ter um motor bom que boa kilometragem tem que trocar o óleo sim aos 5000.00 mil km

Avatar
Paulinho 7 de agosto de 2021

É isso aí, óleo sempre novo no carter, não vai fazer mal a ninguém.

Avatar
Paulo Anderson Alexandrino 7 de agosto de 2021

Picaretagens é essa página
O cara roda 5 mil km e reclama que baixa óleo em carro novo imagina rodar mais de 10 mil km
E ainda dizer que não troca filtro do ar condicionado e nem limpa bicos me poupe disso 🤦🏼‍♂️🤦🏼‍♂️

Avatar
Carlos eduardo 7 de agosto de 2021

O meu carro anda só com Castrol ando bem pouco em um ano ando 3 mil km , estou deixando o óleo a 1 ano e meio no motor ando no máximo 4 mil quando troco troco o filtro junto o óleo sai em boas condições ja testei se ficasse dois anos ia estar bom ainda .

Avatar
Sérgio 7 de agosto de 2021

Olá amigos, eu sempre que possível e quando não conheço o veículo “leio o manual do proprietário”. Acho imprescindível e sempre aconselho aos amigos com dúvidas a fazerem o mesmo pois lá está explicado o período e condições de troca, concordo que alguns manuais não trazem toda a informação necessária mas na grande maioria sim. Então o fabricante projeta um motor estipula as recomendações técnicas e o usuário do veículo faz mal uso tanto do veículo quanto das informações, daí toma um prejuízo seguindo a opinião do ” Zé da esquina”. Portanto amigos vamos ler o manual do proprietário do veículo que lá iremos encontrar a informação necessária para a troca de óleo e não perderemos a garantia do mesmo. Até a próxima.

Avatar
Gilberto Bombassei 7 de agosto de 2021

Boa tarde , você está corretíssimo , a grande maioria dos proprietários não lêem o manual do proprietário.
Lembrando que só se perde a garantia das peças que tem contato com motor o restante não do veículo continuam na garantia independente de ter feito as revisões.

Avatar
Rafael Arruda 7 de agosto de 2021

Já tive carro zero e costumava a trocar óleo a cada cinco mil km, daí uma certa vez o próprio mecânico da concessionária disse que não havia necessidade disso, que poderia trocar aos dez mil que estava tudo certo.

Avatar
Rogério 7 de agosto de 2021

Vá estudar antes de falar abobrinha, o combustível é adulterado e com isso ataca o lubrificante e se só for usado gasolina o certo é a cada 5 mil kilometros, já se rodar só no álcool ou Gnv pode se ser a 10mil kilometros. Pois o óleo a 10mil kilometros quando se é removido o óleo está tão sujo que a propriedade de limpeza já se acabou e irá criar carbonização.

Avatar
Paulo Anderson Alexandrino 7 de agosto de 2021

Essa página tá brincadeira amigo,um dia desse li uma matéria que dizia que um proprietário rodou tempos com o filtro de cabine normal tá de brincadeira e dizer limpeza de bicos não é necessário com esses combustíveis que temos hj no mercado

Avatar
Ademir 7 de agosto de 2021

Pelo que sei combustível trabalhar independente do óleo do motor.nao é porque o combustível é adulterado que se deve trocar o óleo com mais frequência.

Avatar
M Nogueira 7 de agosto de 2021

Quem suja o óleo se o motor está completamente “vedado” ???

Já reparou que motores que rodam no etanol o óleo sentem limpo….

O combustível contamina o óleo sim, pois passa uma pequena quantidade de combustível pelos cilindros enquanto o motor gira.

Avatar
Pedro Gomes de Souza 7 de agosto de 2021

Coloco o óleo 5w30 selenia e rodo pouco devo trocar a cada fez mi ou menos?

Avatar
Sergio Carvalho 7 de agosto de 2021

Como vc roda pouco, 6 meses ou 5mil km…o que chegar primeiro.

Avatar
Samuel 7 de agosto de 2021

Automóvel tinha que ter horimetro para medir tempo de troca de óleo igual máquinas ex: guindaste, escavadeira, etc… Pois o certo e contabilizar hora trabalhada do motor e não km rodado

Avatar
Gel Prates 7 de agosto de 2021

Discordo ….pois no passado não tinha as aita qulometragens e não se fundia tanto motor ….já hoje com as mas qualidades de muitos adjetos como , óleo, combustível,proprietários, tempo e outros já não aguatenta tanto tempo assim , pois vemos isso na íntegra com a pouca durabilidade do motor ….mas cada qual tem sua opiniões…#gel

Avatar
Nelio 7 de agosto de 2021

Kkkk piada 5 mil o 6 messes kkkkk eu troco com 6 mil apenas pode passa 1 ano se não der os 6 mil não troco …papo furado esse negócio de tempo !!! Óleo não se vence assim não mentira ..como brasileiro é bicho burro né !

Avatar
Caruso Antonio Souza Rodrigues 7 de agosto de 2021

Uma vez por semana faço teste verificando o nivel na vareta (observa-se que não está queimando o óleo de motor.) viscosidade e cor do óleo, e no prazo da quilometragem até passo um pouca, nunca tive problemas.

Avatar
Reginato 7 de agosto de 2021

Porque não fazem um oleo com as mesmas características pra 5.000 pra quem nao anda muito com o carro já que tem que trocar com 6 meses.

Porque tenho que por um óleo pra 10 mil se só ando 5 mil e tenho que trocar com 6 meses.

Avatar
ROSNEI DUBYNA 7 de agosto de 2021

Sempre troco com 10 mil km oi 12 meses,meus últimos 4 carros sempre tirei zero,condições severa e estrada de chão,muita poeira,o carro andar pouco ficar parado o dia todo que besteira que está pessoa escreveu,meus carros nenhum fundiu o motor ou deu borra,se vc usar o óleo correto trocar sempre o filtro de óleo nao da problema,muitas destas reportagens são pra encher linguiça ou pra preencher espaço nas colunas.detslhe sou mecânico e aconselho a troca a cada 10 mil,dos carros que são aconselhado pelas montadoras.

Avatar
Mister Gasosa 7 de agosto de 2021

Em casa de ferreiro espeto de pau!

Avatar
Cezar Lourenço 7 de agosto de 2021

Concordo, com. Você pois essa de trocar com 5000km ou 6meses é pra vender óleo,moro no Tocantins aqui é muito quente,e só troco óleo com 10000km, não abaixa,e nem queima, oque manda é fazer a, manutenção em dia

Avatar
Edson Ázara 7 de agosto de 2021

Deixe-me dar minha opinião!
Não é só uma questão mecânica, é também econômica, ao invés de ficar discutindo se troco com 5 ou 10 mil km. 6 ou 12 meses, troco entres 5 e 7 mil, entre 6 e 7 meses, geralmente gasto pouco mais de 200 reais com óleo e filtros de óleo e combustível (sedan 1.4). Por que vou ficar economizando 200 reais com o risco de gastar uma fortuna com reparos mais sérios?????

Avatar
Gelcino de Paula Brito 7 de agosto de 2021

É depois dos 30.000km dá borra na parte superior do motor. Fundi o motor e leva para sua oficina.

Avatar
Paolo czar Mota Raphael 7 de agosto de 2021

O problema é que as montadoras, exigem a troca do oleo aos 5000km, sob ameaça de perda da garantia.

Avatar
Felipe Dias Barrerro 7 de agosto de 2021

Matéria ruim, mal explicada e com inúmeros erros.
Primeiro que a maioria das montadoras recomenda a troca com 7, e não 5 mil km.
Segundo, que “condições severas” não se aplica somente a carros que ficam muito tempo ligado e parado no trânsito. Se aplica também a veículos que rodam boa parte da kilometragem em estradas de areia ou terra, tendo vista que a sílica respiravel nesses locais contamina o óleo.
Na real, já li várias besteiras nessa página, que parece adorar desacreditar mecânicos, mas duvido muito que já tenha vivido o dia a dia de uma oficina.

Avatar
Sirlley Moreira Lima 7 de agosto de 2021

É no isso Felipe faltou o que eu penso! A questão da teoria sempre querendo lacrar em cima da prática, já mais!

Avatar
Paulo Anderson Alexandrino 7 de agosto de 2021

Daqui uns dias eles vão dizer que a troca de óleo e de ano em ano sem limites de quilometragem,🤣🤣🤣 e muito égua vai lá e faz isso

Avatar
Meleteco Carmelho 7 de agosto de 2021

Eu troco oleo dentro de 5000 km ou a cada 4 meses. Não dou moleza para fabricante não. Nesse Brasil, se mandam trocar o óleo com 10 mil km, é porque já estão programando o tempo de vida útil do motor. Com isso, se eu faço uma manutenção de troca mais severa, ou seja, a cada 5000km ou 4 meses, meu motor vai durar o dobro de tempo. Embora que estou sempre trocando de carro de 3 em 3 anos. Será que estou banhando o bobo fazendo a troca de oleo dessa forma? Vou repensar isso.

Avatar
Fernando B 7 de agosto de 2021

Neste seu caso, sim. Você está zelando muito um carro para ficar tão pouco tempo com ele.

Avatar
Paulo 7 de agosto de 2021

EU vendi um carro 2010 esse ano com 84 mil km. Sempre troquei oléo e filtros com 5mil km . Quem comprou se deu bem o carro estava com a mecânica perfeita era ligar e viajar sem medo.

Avatar
Oswaldo 7 de agosto de 2021

Qualquer carro com 84 mil tá novo. a menos que seja um rachador.

Avatar
Rogério José da Cunha 7 de agosto de 2021

Troco óleo com base no km rodado e no aspecto visual. Toda semana tiro a vareta e verifico cor e viscosidade.

Avatar
HERSON LOCADORA 7 de agosto de 2021

Administro uma frota de 10 Logans 1.0 com GNV que rodam na UBER com motoristas..
Utilizo óleo de diesel 15-40w classe CI4 Período de troca cada 15.000KM. Os carros estão com média de 200.000 KM rodados e não abaixam o óleo

Avatar
Mister Gasosa 7 de agosto de 2021

Você por acaso já abriu o motor de um Logan seu e comparou com outro Logan seu com 200.000 km, porém que só usa gasolina batizada ou etanol batizado? Pelo que sei GNV não é possível ainda batizar.

Avatar
Anderson lopes 7 de agosto de 2021

Para endossar o fato: um local em que eu realizava troca de óleo nunca havia dito isso, mas na ultima vieram com essa conversa. Então o zé que trica óleo é o mesmo zé que fez a testagem do motor para carimbar que se deve trocar a cada 5.000km enquanto a fabricante recomenda 10?

Avatar
Moacir Fernandes. 7 de agosto de 2021

Bom dia… Eu troco com seis meses porque nunca vou atingir a kilometragem. Ando muito pouco. e troco para preservar meu carro, mas e verdade a gente ouve cada coisa.

Avatar
Astrogildo Moretti Brochado 7 de agosto de 2021

Concordo com Fuldelicio!!! E os oleos que ficam armazenados nas lojas? Esses não vencem? Esse país é uma vergonha total. Vejam só, em pleno século 21 e políticos querendo retroagir para voto de papel. Tem base um negócio desse? Só no Brasil mesmo…

Avatar
Fudelicio Alcântara Xavier Telentino 7 de agosto de 2021

Tudo baboseira!!! Oleo deve ser trocado dentro da quilometragem, calculado 20% a menos para os carros que enfrentam engarrafamento. Fora isso, oleo não tem prazo de validade. Vocês nunca viram as lojas de oleo jogarem seus oleos armazenados fora, ou já vira?

Avatar
Giovane Jr 7 de agosto de 2021

O óleo não perde a viscosidade? Mas, tem componentes naturais que acabam dando borra no óleo e que podem entupir pequenos orifícios. E o que fazer com o óleo usados? Tem como reaproveitar?

Avatar
Osmar Dutra 7 de agosto de 2021

Picaretagem é a publicação, pois deveriam ter explicações tecnicas. Eu recomendo a antecipação da troca do oleo principalmente p quem roda pouco pois a maioria desses usuarios roda menos do que isso em seis meses tempo maximo p trocar o oleo, alem do que com esse nosso combustivel podre com mais álcool do que o estipulado aumenta a formação de borra pela agua que mistura com o oleo, o que acelera a contaminação, por isso um carro de viajante dura mais do que o da professora que roda pouco e nao vence a quilometragem e sim o tempo. Expliquem melhor antes de condenar.

Avatar
heliopereiradasneves@gmail.com 7 de agosto de 2021

Óleo lubrificante não tem data de validade essa istoria de trocar a cada 12 meses e picaretagem também troque o óleo na quilometragem

Avatar
Elgean Carisio Rizza 7 de agosto de 2021

Agindo de ma fe puxa saco vc deve ter loja de auto center e troca de oleo . tenho carro a quase trinta anos e sempre fasso como o auto pado explicou . querendo enganar quem seu muleque

Avatar
Carioca aprendiz mecânico 7 de agosto de 2021

Falou tudo é não revelou nada,a troca de óleo tem que ser feita de forma correta, óleo mineral.a cada 5 mil semesintetico 7 mil sintético 10mil .e ponto final.o que eu acho um dispersivo,e a troca do filtro toda vez que troca o óleo,poderia ser uma vez sim e outra não

Avatar
Reginaldo 7 de agosto de 2021

Pô meu amigo!
O filtro é tão barato, porque não trocar??

Avatar
Fernando B 7 de agosto de 2021

Esse aprendiz de mecânico já está começando muito mal a carreira. Filtro de óleo custa 20 reais, não faça economia porca.

Avatar
Wellington de O Domingues 7 de agosto de 2021

Trabalhei 25 anos na Ipiranga petróleo, escutei de vários engenheiros inclusive um que trabalhava em uma indústria de aditivos , que o óleo lubrificante deveria ser trocado por hora, visto que o carro parado com o motor trabalhando na computa o km rodado ( um bom exemplo sao os congestionamentos). Concordo plenamente, mas infelizmente , as indústrias de automóveis não desenvolveram nada neste sentido. Meu nome é Wellington de O Domingues

Avatar
ANDERSON BAIERLE 7 de agosto de 2021

Boa, uma das melhores respostas, seria como as aeronaves, helicópteros, aviões são por hora de vôo,a troca dos lubrificantes, e não pela distância.

Avatar
Humberto Guaitanelli 7 de agosto de 2021

Eu troco a cada 5000km ou 6 meses. Independente de condições severas. O motor dura muito mais e se mantém limpo. Meu carro está atualmente com 130.000km e tem desempenho de carro 0.km. Não vejo como golpe. Golpe eh trocar com 10.000km pra danificar o motor

Avatar
Alex Terasaka 7 de agosto de 2021

Fala pro Boris me mostrar um motor com 100.000km e feito trocas com 10.000km que mostro um com 180.000km, vamos ver qual esta em melhores condições.

Avatar
Antonio 6 de agosto de 2021

Esse boris não sabe o que fala, existe uma tabela especificando o produto e o tempo limite de troca.
Óleo mineral 5000km
Óleo sintetico 15000kn
Óleo semi sintetico 10000km
Óleo de fritura de pastel não há necessidade de troca, só completar.

Avatar
ROBSON 7 de agosto de 2021

Não tem nada a ver isso de tabela, as refinarias/fabricantes de óleo não sabe em qual condições em qual motor é em qual condição o óleo vai trabalhar como podem determinar previamente a troca? me mostra uma tabela oficial de algum fabricante de óleo que tenha essa instrução.
O que manda de fato é o manual do veículo e o seu discernimento do tipo de uso que vc faz do carro, um exemplo, se vc só roda um uma rodovia boa a 100km/h seu uso não é severo, se vc usa o carro com 5 pessoas dentro sobe ladeiras, pega muito trânsito vale pensar em antecipar um pouco a troca de óleo.

Avatar
NILSON 7 de agosto de 2021

Fico imaginando o tipo de pastel que voce deve comer…nada se completa tudo se troca meu amigo!os anos que voce tem de vida os Boris tem de experiencia, respeita o cara.

Avatar
Antonio 7 de agosto de 2021

O paga pau do boris, eu falei que coloco óleo de fritura no motor da minhã kombi, sabe ler não ???

Avatar
nilson 9 de agosto de 2021

O ZERUELA me poupe de seus comentários, já verificou que você e o único que não acrescenta nada! ( eu coloco oleo do pastel na minha Kombi ) kkkkkk

Avatar
Ciresnei 6 de agosto de 2021

12 mês é furada se o carro ficou para, ou rodou pouquinho vc vai trocar óleo só para jogar seu dinheiro no lixo.

Avatar
HERSON LOCADORA 7 de agosto de 2021

Sabe o que oxidação do óleo? Não fale besteira vai ler sobre óleos lubrificantes

Avatar
ALFREDO RICARDO TINE DE OLIVEIRA 6 de agosto de 2021

O melhor das reportagens são os comentários. Dão livro de boas piadas kkkk.
Parabéns a todos, inclusive ao Boris.

Avatar
Walter 6 de agosto de 2021

Tá certo faça isso que nos mecânicos agradecemos.

Avatar
RODRIGO BUENO 6 de agosto de 2021

Na minha opinião as montadoras não definem adequadamente todas as situações em se caracteriza o uso severo e essa explicação feita pelo Boris está muito simplista. No meu caso eu uso o carro em trechos urbanos com congestionamento e também uso em estrada , portanto, há muito tempo decidi fazer as trocas com 7,5 mil km . Já tive carros que rodei mais de 200 mil km sem problemas.

Avatar
Dalmo Gandra 6 de agosto de 2021

Como minha situação financeira não está muito boa,venho trocando o óleo a cada 15 mil km e até o presente momento não tive problemas, e isso já vem acontecendo a décadas. Já misturei muitas marcas de óleo também e completar também, as vezes nas viagens levo até um litro de reserva.

Avatar
Fernando B 7 de agosto de 2021

Dalmo, vc não deveria ter carro. Aposto que os pneus ficam carecas, o carro desalinhado, no posto de combustível é aquele que coloca 20 reais. Óleo a cada 15 mil, provavelmente fora da viscosidade. Enfim, uma bomba sobre rodas

Avatar
Marcos 7 de agosto de 2021

Quem menos tem condições de ter um carro é quem mais previsa de um

Avatar
Fabio 6 de agosto de 2021

Sou reparador mecanico a 30 anos,sou formado em mecanica automotiva pelo Senai/SP,e formado em engenharia mecanica pela UMEC,tenho oficina própria e EU posso garantir que trocar o oleo lubrificante e respectivo filtro a cada 5000 kms ajuda e muito a manter o motor em condições melhores de uso ao longo do tempo,nosso combustível não presta e contamina o lubrificante sim, então troquem a cada 5000kms e tenham um motor mais durável em tempos de motores descartáveis.

Avatar
Aurelio 6 de agosto de 2021

Olá
Tenho um automóvel que não roda 30km por mês.
Isso mesmo 30 km pormes.
Ano 2006.
60mil rodado.
Troco o óleo a cada 6 meses.
Por orientação do mecânico.

Avatar
Antonio Mezzari 6 de agosto de 2021

Concordo plenamente com vc Fábio, sou mecânico a 45 anos e, com formação no Centro Tecnólogo, Cofap, SENAI, também sou Pedagogo e, Instrutor de Mecânica a 23 anos, tenho mais de 120 Cursos de Injeção Eletrônica, realizados com Engenheiros nós melhores da área.

Avatar
João mecânico 6 de agosto de 2021

Isso aí amigo. Esse Bóris tá por fora.

Avatar
João mecânico 6 de agosto de 2021

Sinto muito Bóris mais se tá enganado.tem que trocar sim a cada 5000 mil quilômetros.
Aumenta e muito a vida útil do motor. Esperiencia própria

Avatar
JEFFERSON MARQUES AFONSO 7 de agosto de 2021

Boa , e isso daí ,!!!!

Avatar
janderson 6 de agosto de 2021

Isso e tudo conversa fiada do boris e de todos tenho um gol 1988 só troco o filtro 1 vês por ano e completo cm óleo queimado nunca fiz motor e tá redondinho

Avatar
Antonio 6 de agosto de 2021

Acredito, na minhã kombi 1980 só uso óleo de fritura de pastel, motor tá redondinho

Avatar
Rodrigo.R.P 6 de agosto de 2021

Que dia que veículos vão sair de fábrica com horimetro? Posso deixar o óleo dentro do motor, pois, sem data de vencimento determinada ou ando 1h por dia … Minha moto Bros 160, manual, a cada 4k km, na concessionária fala para trocar com 1k…. Kkkk

Avatar
Richardson r cabral 6 de agosto de 2021

Reportagem picareta!!!!! Óleo é a vida do motor!!!! É um item preventivo muito barato!! Eu troco o óleo de todos os meus carros com 5 mil km! A gasolina brasileira contamina muito o óleo! Os unhas de fome vão trocar com 10 mil!

Avatar
José Márcio Santos Alves 6 de agosto de 2021

Tá certíssimo meu amigo ,esses motores turbo consome óleo sempre se vc esperar 10.000 km pra trocar o óleo de um Jetta tsi ,quando for trocar não tem nem 2 litros .

Avatar
Rafael 6 de agosto de 2021

5000 km é para oleo mineral
Nao precisa chegar aos 10mkm mas aos 7… 8 dá tranquilamente.

Avatar
Raspeiocunomuro 6 de agosto de 2021

Br não tem grana nem pra por combustível, mas pra ficar trocando o óleo antes da hora tem … Continuem assim, o meio ambiente “agradece” e o bolso de quem vendeu o óleo também.

Mania de velho ot@rio, que andava de Fusca e trocava o óleo a cada 2 idas no mercado, hoje quer fazer o mesmo nos carros novos e ainda por cima quer botar 20w50 de 20 pila.

Troquem somente com 10 mil km e botem o óleo que pede no manual, pelo amor de s@tan.

E parem de dar desculpa para se encaixar no uso severo, parem de mentir para si mesmos, quem faz o uso severo sabe muito bem o que é.

Avatar
Adriano 7 de agosto de 2021

Concordo plenamente com você amigo
Muitos só falam mas duvido que cumprem
Falou tudo

Avatar
Roni oliver 6 de agosto de 2021

Sou mecânico, mas não atuo mais na área, mas acredito q para quem pega muito engarrafamento onde o motor continua a gerar calor apesar do veículo parado ou seja queimando o óleo. Esse sim uso severo o prazo deve ser metade da kilometragem de uso comum ou seja em média seria 5000 km para óleo 100% sintético e 2500 km para mineral e semi-sintético. Como não há regras claras sobre a formula do óleo semi-sintético esse pode ser apenas um óleo mineral comun mais caro já q sua base é mineral então a troca deve ser feita no mesmo prazo do óleo mineral.

Avatar
Marcos Antonio 6 de agosto de 2021

Tudo puta

Avatar
Caio Cocharro De Brito. 6 de agosto de 2021

Poxa meu amigo Bóris, fica difícil de te defender desse jeito, agora que os desinformados mecânicos e casas de troca de óleo lubrificante aprenderam que óleo lubrificante se troca conforme o tipo de uso do carro você crítica os caras??? Em primeiro lugar só te corrigindo, os manuais do proprietário de todos os veículos nacionais e ou importados independente de montadora orientam sim e explicam ao proprietário as recomendações de troca do lubrificante e demais fluídos conforme o tipo de uso e tempo do veículo, explicam sim a diferença entre uso normal e severo do veículo. Eu sempre oriento e sugiro as pessoas a não dar ouvidos a concessionárias ou casa de troca de óleo e alguns mecânicos. Primeiro, não interessa se o óleo lubrificante a ser usado é totalmente sintético, a troca do mesmo tem de ser feito conforme o uso do veículo, se o mesmo só roda em rodovias a Recomendação das montadoras é aos 10.000km para os lubrificantes de nível de desempenho API SN e 5.000km se o uso for severo ou seja, dentro das cidades, percursos curtos etc também para os API SN, para a nova geração de lubrificante premium como os API SP a regra é 10.000km uso severo e 15.000 ou 20.000km uso normal conforme o fabricante do lubrificante. Eu já tive carro da Volkswagen, meu pai da Ford e agora uso um GM Prisma LTZ automático 2016,em todos eles a recomendação era a mesma, é tanto que só rodo no uso urbano e faço a troca do lubrificante original GM ACDelco a cada 5.000 km ou 6 meses oque ocorrer primeiro, a concessionária que eu comprei meu VW Fox zero quilômetro queria fazer as trocas em garantia aos 10.000km alegando que era porque o óleo lubrificante era sintético, só calaram a boca quando eu mostrei o manual do proprietário para os consultores técnico, aí no meu caso passaram a trocar filtro e lubrificante aos 5.000km. Resultado, meu Fox vendi ao meu cunhado com 121.000km com motor totalmente limpo, sem verniz e muito menos borra de óleo, cabeçote e bloco impecável e o anti chamas só troquei uma vez por precaução por conta de alguns pontos frágeis do motor EA111, o Prisma a mesma coisa, porque será né Boris??? E toma cuidado para não chegar ao consentimento de algum representante das montadoras sob a sua afirmação de que os manuais não explica as diferenças entre os usos severos e normal, dá uma lida em alguns manuais antes, e outra, mecânico não quer que você faça o correto com seu carro porque assim eles e as retíficas de motores ficaram sem emprego, eles querem mais que você não troque mesmo o óleo lubrificante mesmo pro motor encher de borra etc assim eles ficam felizes e você chorando tendo que gastar. Quando tiverem um tempo, da uma olhadinha no manual do seu carro, seu bolso vai agradecer e o carro também.

Avatar
Andress 6 de agosto de 2021

Viscosidade e densidade são características naturais dos óleos minerais. Isso não muda com o tempo; é o DNA na composição molecular.
A história do Antônio (da Kombi) valida esta teoria.
Os filtros de óleo são instalados estrategicamente nos motores para manter o mercado de fluídos lubrificantes.
Caso contrário, poderíamos só trocar o filtro e COMPLETAR o nível de óleo.

Avatar
J O Monteiro nt 6 de agosto de 2021

O fato é que o ser humano tem o dom de querer ganhar, se o produto pode durar 10.000 ele coloca que só pode usar até 3.000 para trocar mais rápido e dar lucro para ele

Avatar
Antônio Claudir mendes 6 de agosto de 2021

Tenho uma Saveiro 2001, está com quase 300.000 km, troco olho a cada 10.000 km ou um ano, e o motor está redondo, não fuma e não baixa o olho.

Avatar
Antonio 8 de agosto de 2021

Meu amigo, se não fuma faz muito bem pra saúde e pro bolso tbm!!
Agora se não baixa o olho como vc faz para dormir?? Dorme de olho aberto? Me ensina o segredo.

Avatar
Ricardo 6 de agosto de 2021

Prevenção nunca é demais!

Avatar
Antonio 6 de agosto de 2021

Meus amigos, sou pasteleiro a mais de vinte anos, tenho uma kombi ano 1980 só uso óleo de fritura dos pastei e nunca tive nenhum problema, durante esses vinte anos só completo, nunca troquei e até hoje o motor tá redondinho nunca precisei fazer nenhuma manutenção, sera que isso que faço é picaretagem??? Fiquei em duvida

Avatar
Mister Gasosa 6 de agosto de 2021

Conversa de pescador…

Avatar
Antonio 7 de agosto de 2021

Conversa de pasteleiro kkk

Avatar
Gilberto 6 de agosto de 2021

Isso é brincadeira né

Avatar
Rodrigo.R.P 6 de agosto de 2021

Esperto! Não troca o óleo da fritura dos pastéis, só completa! O planeta agradece!

Avatar
Fernando B 7 de agosto de 2021

Eu faço o contrário. Uso o óleo que troco da carro para fritar pastel. Ficam excelentes

Avatar
Antonio 7 de agosto de 2021

Não tinha pensado nisso, vivendo e aprendendo

Avatar
José 6 de agosto de 2021

No carro eu não sei. Mas na moto, se vc for trocar pelo manual vai ficar a pé. O percentual de baixa pode chegar a 30 por cento.

Avatar
Rafael 6 de agosto de 2021

Tenho uma Titan 2006 com 57mkm e ela nao baixa 1 gota de oleo.
Como???
Simples… Dar uma esquentadinha antes de sair… sair devagar ate o motor atingir a temperatura…. e nao passar de 70 por hora.
Nunca enrolei o cabo dela pra ver quanto chega… nunca cortei giro.
Eu sei cuidar de um motor….
Mas do jeito que a maioria anda moendo nao tem como nao baixar mesmo.

Avatar
Antonio 7 de agosto de 2021

Meu amigo, sera que vc tá na materia certa? Aqii o debate é a respeito do tempo e km da troca de óleo, ninguém perguntou se sua moto baixa ou não óleo

Avatar
Antonio 7 de agosto de 2021

Pessoal eu preciso de ajuda, não entendo o que acontece com minhã brasilia, troco o óleo com 5000k uso o mineral 20w50 coloco dois litros e meio e sempre que faço a nova troca ao invés do ólei baixar ele aumenta para quatro litros, alguém poderia me ajudar

Avatar
Rafael 7 de agosto de 2021

Ninguem perguntou mas eu opinei.
Mal educado.
Va procurar tua turma.
Eu sei porque teu ferro velho ta saindo 4 litros…mas nao vou responder por vc ser ignorante

Avatar
Antonio 7 de agosto de 2021

Meu caro sera que vc não percebeu que tô sendo ironico, onde se viu brotar óleo no motor?? É pé de fruta que tenho no motor?? Nem brasilia eu tenho, ando de mercedez bens busão kkkkk.
Vá procurar a materia certa, ve se sua turma tá ná materia certa kkkk

Avatar
Antonio 8 de agosto de 2021

Meu amigo vá até o clube das titãs e pergunta se mais alguém faz o que vc faz para não baixar óleo,ai sim vc vai tar na pagina certa

Avatar
Rafael el 6 de agosto de 2021

Carro que roda em cidades, especialmente os com Injeção Direta, recomendo fortemente a troca de óleo com 5 mil. Nesse tipo de injeção, o vapor de óleo acaba acumulando nas válvulas de admissão e aí, num carro de 60 mil km, tem que fazer uma limpeza que deveria ser totalmente desnecessária.

Avatar
Rafael Campos 6 de agosto de 2021

Essas reportagens do Boris são muito sem noção. Em resumo, ao comprar o carro LEIA O MANUAL. Ele foi desenvolvido por uma multinacional que tem 500 engenheiros no desenvolvimento do seu carro. Ou seja, se está lá bonito escrito que a revisão é a cada 10.000 km e deve ser substituído tais itens, FAÇA. Antes é só para ser perfeccionista. Vejam que NINGUÉM vai pagar mais no seu carro, se você antecipa 5.000 km a sua revisão. Só está gastando mais dinheiro, só isso. Eu sempre fiz a revisão com 9.000 mil. Óleo correto, partida a frio todo dia com alguns minutos para circular bem o fluido e filtros originais. Pronto! Funciona. Muita balela nesses temas sem motivo. BORIS, quer ensinar alguém algo, FAÇA! Ensine como cuidar, não enxugar gelo!

Avatar
Fabio 6 de agosto de 2021

Lembre se que esse 500 engenheiros tbem pensam no pós vendas de peças, se esse motor for indestrutível a montadora quebra,trabalhei na Cummins,sou engenheiro mecanico formado,e te garanto ,toda peça qdo projetada e desenvolvida ja tem sua km projetada.

Avatar
Fernando B 7 de agosto de 2021

Fábio, se o motor for descartável a montadora cria má fama e tbm quebra por falta de clientes.

Avatar
Sérgio Age 8 de agosto de 2021

Sempre troco o óleo com 5 mil km ou 1 ano o que ocorrer primeiro nunca tive problemas!

Avatar
Reberty SOUSA 6 de agosto de 2021

Depois de mais de 10 anos usando carro de marcas variadas e trocando óleo a cada 10 mil nunca tive problemas de motor em nenhum destes.

Respeito quem pensa em trocar com menor tempo.

Acho que falta de manutenção agride o carro e o bolso do dono, bem como o excesso agride a agenda/perda de tempo e o bolso do dono.

Vale pesar o que é mais importante para você.

Avatar
Fernando B 6 de agosto de 2021

Trocar o óleo é uma das manutenções mais baratas que uma pessoa pode fazer com o carro. É mais caro encher o tanque com 50 litros de gasolina aditivada do que trocar o óleo. As pessoas lascam motor por economia de porco. Troque o óleo a cada 9 meses, no máximo, e seu motor rodará tranquilamente mais de 300 mil com zero problemas

Avatar
Andrigo Silva 6 de agosto de 2021

Sabe de tudo, mas compra novo e vendi “seminovo” o cuidado com material agrega valor no bem, se não pro comprador, para o dono que na vai ter abrir o motor pra tirar a borra de óleo que obstrui dutos

Avatar
WAY JORY VATAU NEVES DELGADO 6 de agosto de 2021

Tenho Ford Ka 3cc 2018 rodo todos os dias uns 300km troco a cada 5mil ou 10mil? Faço Uber

Avatar
Mister Gasosa 6 de agosto de 2021

Leia o que diz o manual do proprietário do seu carro.
No meu carro por exemplo (Onix ano 2019 – 1.4-L) diz:
Uso Severo = Usado como táxi, veículo policial ou atividade similar.

Avatar
Jovi 6 de agosto de 2021

Realmente brasileiro é um povo rico! Só tem milionário aqui nos comentários… por que não trocam logo a cada 1.000km, ou melhor, cada vez que forem sair com o carro troquem o óleo só para garantir. Os fabricantes de óleo agradecem.

Avatar
Mister Gasosa 6 de agosto de 2021

Você me lembra um cara que me disse:
“Óleo não se troca, apenas se completa!”.
Coitado de quem compra o teu carro “semi-novo” de apenas 30.000 km e 3 anos sem trocar óleo.

Avatar
Jovi 6 de agosto de 2021

Meu caro, eu poderia aqui te falar sobre minhas planilhas de manutenção, e que todos meus veículos trocam óleo de acordo com o manual de manutenção do fabricante, com óleo de especificação igual ou superior, bem como que nunca tive problema com altíssimas quilometragens, mas diz o provérbio que dar palco ao tolo me tornará igualmente tolo… abraço!

Avatar
Mister Gasosa 6 de agosto de 2021

Jovi,
Se você acha que trocar a cada 10.000 km no seu caso é o correto, tudo bem! Mas meu caso sigo a risca o que diz o manual do meu carro, e no meu caso é 5.000 km, ou 6 meses, o que ocorrer 1º.
Mas não venha tirar sarro da gente que tem zelo, você inverteu as coisas.

Avatar
Mister Gasosa 6 de agosto de 2021

Jovi,
Eu sabia que vpcê trocava o óleo do seu carro pelo menos a cada 10.000 km ou 1 ano, fiz isso pra te provocar! kkkkkkkkkkk
Eu sigo a risca o que diz o manual do meu carro, e no meu caso é 5.000 km, ou 6 meses, o que ocorrer 1º, mas não venha tirar sarro da gente que tem zelo. Pois previnir é melhor que remediar.

Avatar
Francisco Bohner 6 de agosto de 2021

E quais cidades hoje nao tem congestionamento ? Por favor, é sim praticamente uma regra quem usa carro em cidade ser condição severa…. Só viajante e representante que podem se dar ao luxo de esticar a troca de 10 em 10km. Ohhh materiazinha sem noção

Avatar
Mister Gasosa 6 de agosto de 2021

Eu fui na ideia do meu professor de Engenharia Mecânica e me dei mal!
Pois ele nos disse que tinha feito um curso de fundamentos da lubricação e o óleo do motor aguentava X km, que era mais que o manual do proprietário recomendava.
Então quando comprei o carro do meu pai (Gol 1.8AP ano 1990) com 190.000 km rodados, fiz o óleo rodar uns 6.000 km (20W-50 – base mineral – Castrol GTX).
Então o motor começou a fazer um barulho metálico ao dar a partida. Levei no mecânico e teve que trocar todas as bronzinas de mancal e de biela e substituiu por nova Stander.
O mecânico me disse:
“Você mora em São Paulo-SP, o trânsito aqui é congestionado. Não passe de 3.000 km sem trocar o óleo ou 6 meses, o que ocorrer 1º”.
Lição dada, lição apreendida! Eu não pude ir atrás do meu professor de engenharia para ele me reembolsar o gasto com a troca de bronzinas… mas apreendi a lição de seguir o que diz mecânico de confiança e o que diz o manual do proprietário.
Por fim, mas não menos importante, o manual do meu referido ex-carro dizia troca de óleo a cada 10.000 km, não especificando o prazo e não diferenciava uso severo de uso normal. Mais isso era em 1990 quando o trânsito era tranquilo aqui em São Paulo-SP e que a gasolina não era tão batizada como é hoje.
É sabido que gasolina batizada ou etanol batizado degradam o óleo lubrificante do motor e formam borras de óleo que dependendo da gravidade podem até fundir o motor por falta de lubrificação (pescador do óleo entupido).

Avatar
Rafael el 6 de agosto de 2021

O óleo sempre aguenta mais do que o descrito. Mas se disse que pode trocar com 20 mil, brasileiro vai trocar com 30. Aí vai ficar feio p montadora.

Avatar
Mister Gasosa 6 de agosto de 2021

Neste caso a teoria é uma, mas a prática é outra!
Com meu ex-carro Gol 1.8AP ano 1990 fiz análise em laboratório do óleo semisintético 20W-50 – API SN – Valvoline MaxLife, e o óleo só aguentou rodar 6.500 km (seis mil e quintos quilômetros), sendo que o manual do meu carro recomendava a troca a cada 10.000 km.
Já como disse acima com o óleo de base mineral 20W-50 Castrol com uns 6.000 km acabou com as bronzinas do meu motor.

Avatar
Elisandro Carlos Appelt 6 de agosto de 2021

O seu professor pode ate ter certa razão se for com carros modernos, mas eu aprendi que é
normal que motores AP baixam de 600 ml a um litro de óleo a cada mil km, e isso que tenho carros com motor AP A 30 anos, hoje tenho um gol bola 1995 AP 1.6, e sempre assim a cada mil km, coloco 800 ml de óleo, ele esta com 225 mil km é tá redondinho e o motor nunca foi aberto.

Avatar
Mister Gasosa 6 de agosto de 2021

Eu sempre confiro o nível do óleo, o óleo não abaixou o nível pois eu completo o óleo.
Este meu Gol 1.8AP ano 1990 consumia 300 ml de óleo Shell Hélio 20W-50 a cada 1.000 km.

Avatar
Mister Gasosa 7 de agosto de 2021

E esqueci de dizer que as bronzinas estragaram quando eu pegava trânsito pesado no ano de 2008 aos 190.000 km, usando óleo mineral 20W-50 Castrol por uns 6.000 km.
Já o óleo semissintético 20W-50 Valvoline MaxLife no ano de 2018 eu só usava este carro praticamente nas rodovias e apenas nos finais de semana, então o uso era mais brando em relação a 2008.
Eu vendi este carro em 2019 aos 242.000 km rodados.

Avatar
Rodolfo 6 de agosto de 2021

Boris,
Você está por fora!
Meu carro (Crevrolet Onix 1.4 ano 2019) diz que também é uso severo:
* página nº 250 do manual do proprietário do meu referido carro: “*operação frequente em estradas de terra e de areia; * quando o veículo permanece, com frequência, parado por mais de dois dias”.
Meu carro fica com frequência parado mais de dois dias.
Então na página 256 diz:
“a cada 5.000 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro, se o veículo trabalhar em “qualquer’ das condições severas.

Avatar
Italo marques 6 de agosto de 2021

Ki nada trocar com km10.000 desgasta mais o motor mais rapido o certo é km5.000 no maximo e óleo bom de qualidade

Isso é pra desgastar o motor rapido e comprar outro ou da despesas ao consumidores kkkkkkkk

Cada uma pra enriquecer os empresarios kkkkk

Avatar
Paulo Roberto Gouveia. 6 de agosto de 2021

Sou taxista e meu mecânico me fala que como roda muito ,, e nessesario fazer troca de 5 mil.. !!! Prosede???

Avatar
Mister Gasosa 6 de agosto de 2021

Qual é o seu carro?
O meu Onix 1.4 ano 2019 o manual dele diz que taxi é uso severo.

Avatar
Duro 6 de agosto de 2021

“Prosede” foi dose, hein ??????

Avatar
Victor 6 de agosto de 2021

Eu particularmente troca a cada 5 mil pois além de estar acima de 100 mil rodado, eu utilizava ele como motorista de aplicativo e o motor já tem histórico de baixar o nível de óleo, Palio Attractive 1.4

Avatar
HERICK FUJIMOTO 6 de agosto de 2021

O carro que roda só um pouquinho de manhã e um pouquinho à tarde , bem como veículos que rodam praticamente só em estradas NAO SÃO CONSIDERADOS DE USO SEVERO , mas o ônibus urbano (por exemplo) é de uso severo , e se o fabricante do LUBRIFICANTE USADO NO VEÍCULO disser para trocar com 10.000km troque com 9.000km para sua segurança. O lubrificante do veículo de USO SEVERO perde suas propriedades mais rapidamente.

Avatar
Marcio 6 de agosto de 2021

Tudo pro Boris é picaretagem. Vai se ferrar Boris.

Avatar
HERICK FUJIMOTO 6 de agosto de 2021

60% do que fala é asneira. Pode ser engenheiro e o que mais quiser … ow engenheiro ruim…E NUNCA NOTIFICAM CRÍTICAS, PQ SÃO MUITO BONS . Bons para mudar de ramo…

Avatar
Jovi 6 de agosto de 2021

Existem seres humanos pródigos, bem como masoquistas. Se você se encaixa em um desses dois tipos, o Boris não tem culpa. Hahaha.

Avatar
Leandro 6 de agosto de 2021

Eu ando 1,8km as 7:30. 2km as 11:30. 1,8km as 13:00 e 2km as 17:30. Isso seria uso severo? Eu troco o óleo uma vez por ano, mas dá menos de 3.000 km rodados…

Avatar
Marcello 6 de agosto de 2021

Sim, isso é uso severo. Além do mais, o óleo também expira por tempo.

Avatar
T.neto 6 de agosto de 2021

Tem cada engenheiro aqui, top , rsrs

Avatar
Jovi 6 de agosto de 2021

Só engenheiro fabricante de automóvel, rsrsrs.

O Boris Feldman é autoridade no assunto, tem décadas de experiência mas pelo visto todo brasileiro é incrivelmente sabido em automóvel…

Aposto que a maioria aqui sequer conhece as siglas das especificações, ou melhor, não deve saber nem diferenciar óleo mineral de sintético.

Avatar
Gelcino de Paula Brito 7 de agosto de 2021

Você é sócio dele na oficina?

Avatar
Marcos 7 de agosto de 2021

Sou do RS o que vc me diz do Militec,uso nos meus carros

Avatar
Marcos 7 de agosto de 2021

Qual a opinião sobre Militec

Avatar
João Maria Jorge da Silva 7 de agosto de 2021

olá amigos boa tarde
vejo que tem muitas pessoas
entendidas de carro de óleos
de manutenção.
só que ninguém fez nem um comentário sobre o nosso combustível que é um dos piores do mundo cheio de misturas e isso que acaba com os motores.
tenho oficina desde dois mil toda vida orietei meus clientes a trocar o óleo a cada 5 mil km tenho duas empresas que fazem manutenção comigo em todos os carros a maior parte do carros estão com 300 mil km e nunca retificamos os motores o são todos limpos por dentro.
os taxistas trocao o óleo a cada 30 dias veja quantos mil km eles fazem com os motores.

Avatar
Edelir Quirino 7 de agosto de 2021

Baboseira e só lê o manual do carro

Avatar
Thiago 6 de agosto de 2021

Cara que preguiça e esse distância aí da pra ir a pé kkkkkk

Avatar
Jovi 6 de agosto de 2021

Thiago, eu mesmo ando todos os dias o dobro disso, mas por acaso você sabe se o Leandro pode andar facilmente essa distância? Incrível como as pessoas gostam de julgar as outras. Empatia é bom e todo mundo gosta.

Avatar
Leandro 6 de agosto de 2021

Infelizmente tenho problema em uma das pernas (esquerda), só consigo vir trabalhar por causa do carro e por ser automático. Mas mesmo em situações normais, mesmo sendo pouca distância, o caminho de ida é ladeira abaixo e pra voltar pra casa e uma subida que deixa as cidades de MG de queixo caído.

Avatar
T.neto 6 de agosto de 2021

Os fabricantes consideram o uso severo o emprego do automóvel em aplicações comerciais. Isso inclui os carros que circulam como táxi ou em entregas de mercadorias. Ou que trafeguem constantemente puxando reboques. Além do motor, todos os outros sistemas do veículo acabam sendo mais exigidos nessas condições de uso

Avatar
Claudio Roberto L Da Silva 6 de agosto de 2021

Tenho taxi so troco com dez mil km ja com 320 mil kilometros rodados e tudo bem o carro e uma spin 2016

Avatar
Mister Gasosa 6 de agosto de 2021

CLAUDIO ROBERTO L DA SILVA,
Isso é nada! Conheci um taxista que rodou 800.000 km com um Omega 2.2-L, sem nunca abrir o motor. Mas ele tisse que seguia rigorosamente o que o manual do proprietário diz.
Não acho legal não obedecer o manual do proprietário. Seu caso acho que é trocada a cada 5.000 km.

Avatar
Mister Gasosa 6 de agosto de 2021

Leandro,
Acredito que seu uso é severo, pois:
1. por exemplo das 7:30 às 11:30 o motor esfriou, toda vez que você liga o motor e ele estiver frio o motor vai lavar o óleo com combustível devido a fase fria do motor;
2. são necessários pelo menos 10 km para o combustível diluído no óleo evaporar do óleo. este combustível fica diluído devido a fase de aquecimento do motor.

Avatar
Deixe um comentário