Honda desiste do Civic…

Com a interrupção de sua produção no Brasil, o Honda Civic passará o bastão para o City, que receberá algumas atualizações

Honda City substitui Civic no mercado de sedã no Brasil
Honda City substitui Civic no mercado de sedã no Brasil (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
05 de agosto de 2021 21:32

Não deve ter sido uma decisão fácil para diretoria da Honda no Brasil, a de interromper a produção do Civic e apenas importá-lo quando surgir a nova geração no exterior, dentro de alguns meses. Pois é claro que seu preço vai subir devido aos impostos e se reduzir o volume de vendas no nosso mercado. Afinal, ele foi o primeiro da marca a ser produzido no Brasil.

Por que essa decisão? Primeiro porque seu principal concorrente, o Toyota Corolla, tem vendas bem superiores, mas o segmento de sedãs está perdendo terreno para os SUV´s. Em segundo lugar, pois existe uma concorrência “interna” do Honda City. Que é um sedã um pouco menor, mas com dimensões próximas às do Civic. E, por isso, os dois vivem brigando entre si.

Então, dentro de alguns meses, uma nova geração do Honda City chega para substituir de fato o Civic. Para isso, ele ganha novas dimensões, aumentado comprimento e distância entre-eixos, que ficarão semelhantes a uma antiga geração do Civic.  E também um moderno motor 1.5 que vai gerar pelo menos 130 cv de potência.

VEJA TAMBÉM:

Vai dar certo essa estratégia? É provável, porque a Honda pode ter cometido pequenos erros, mas nunca um grande engano, como a Toyota com o Etios…

Quem viver, verá!

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
76 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
REGINALDO PEREIRA 14 de agosto de 2021

City, sem condições. Partiu Corolla. A não ser que o novo HRV seja muito, mas, muito melhor que vó atual.

Avatar
Guilherme 13 de agosto de 2021

O título dessa matéria tá igual quando da Ford quando parou de fabricar carros no Brasil. “FORD DECIDE QUE VAI SAIR DO BRASIL”. A Honda demora para decidir uma grande mudança, mas quando decide, n erra com suas decisões. Alguns vão sair, mas vão ganhar muito mais clientes.

Avatar
Geraldo Fernandes Baptista 13 de agosto de 2021

Que mercado? Os 400 mil CPFs q compram carros novos? Mercado do Brasil é uma piada….com estes preços então…o q mais vejo são fusquinhas voltando as ruas… Barato e tão econômico Qto aos de hoje….qual será a próxima montadora a fechar as portas? Honda Civic 130 mil ou mais?..piada.

Avatar
ROBERT FERNANDES NASCIMENTO 13 de agosto de 2021

Cara na minha opinião eles deveriam tirar o city não o Civic a Honda tá igual a DC quando tá no seu melhor momento faz *Honda repensa isso aí nós Brasileiros amamos o Civic for para tirar tira o city

Avatar
Bryan Alves falciano gomes 13 de agosto de 2021

Eu sou criança mas gosto muito desse velho Civic mas esse novo Jesus e bonito

Avatar
Bruno 13 de agosto de 2021

Aposenta o Civic, traz um novo City e sobe o preço dele para um valor próximo do “finado” irmão maior… fácil né?
Ter carro aqui no Brasil está se tornando um luxo alto nível, infelizmente!

Avatar
Ivo Andrade 13 de agosto de 2021

Com esta atitude de tirar o Honda Civic, a Honda irá perder muito.
Vou partir para outras marcas pois o que sempre me atraiu na marca foi o Civic.
Antes de tomar esta decisão, deveria ter o respeito de ouvir seus consumidores. Acho uma falta de respeito com seus clientes. Já vou providenciar a venda do meu.

Avatar
Cleiton 13 de agosto de 2021

Fosse vc não venderia se for o geração 10 pois agora que vai se valorizar e virar relíquia honda civic 10 dar de 10 a zero nesse modelo novo e esse geração 11 vai ficar muito caro eu não trocaria um sedã cupê com total esportividade nem em corola e nem um
Suv, honda civic g10 onde passa chama atenção rsrs

Avatar
DANIEL ROBERTO DA SILVA 13 de agosto de 2021

Que BURRADA,um carro já com um baita conceito no mercado!!!Civic é Civic!!Entre trocar por um City…SEM DÚVIDA IREI DE COROLLA,COMO MUITOS!!!

Avatar
Elaine Marcelino 12 de agosto de 2021

Uma pena ! Se Civic ñ voltar em 2023, vou comprar um corola enfocado e pronto ! Morreu Maria’ O city ñ quero !

Avatar
Diogo Gonçalves Pereira 11 de agosto de 2021

Que tiro no pé é esse logo a Honda fazendo isso um carro que é sonho para muitos brasileiros desde dos mais antigos aos mais novos si a meta é cair as vendas vão conseguir eu não compro um city vendo meu Civic e vou para o Jetta ou Corolla .

Avatar
Wesley 11 de agosto de 2021

Então deveriam era ter tirado o City e não o Civic!!
A Toyota agradece!!

Avatar
Nicolas 10 de agosto de 2021

Falar que Civic e City competem é uma das maiores asneiras que eu já escutei! A pessoa que escreveu não deve saber nem que carro que é.

Avatar
Ferreira Junior 13 de agosto de 2021

Verdade que comparação mais chula

Avatar
José Vagner Guimarães barbosa 10 de agosto de 2021

O meu honda civic sport toda vida foi meu xodó.com essa notícia vou pro corola.mas não vendo meu honda civic sport turbo. Quem tem sabe o que possui .

Avatar
Felipe 10 de agosto de 2021

Vai deixar saudades, um dos meus carros favoritos!
E por mais que o novo city fique top, não o terei em minha garagem, pois a marca quer induzir um carro inferior ao mesmo preço de um fiel intocável! Honda não tem mais minha compra com 0km!

Avatar
Wesley 11 de agosto de 2021

Honda dando um tiro no próprio pé!!!!
Vai entender…

Avatar
Antonio gomes da silva 10 de agosto de 2021

Muito bom receber essas informaçòes!

Avatar
Polvo 10 de agosto de 2021

Eu acho que a tendência é os donos de Civic migrarem para o Corolla, ou se for seguir a moda SUV, talvez um HR-V para não sair da marca. Migrar para o City, só se estiver com a grana mais “curta”, o que acho bem difícil.

Avatar
Ederson 9 de agosto de 2021

Que viagem. O cara q compra um civic jamais vai migrar prs um city. O kra vai pro corolla, cruze, jetta, carros do mesmo nivel.

Avatar
Felipe 10 de agosto de 2021

Sim! Eles querem empurrar carro inferior, não que seja ruim, mas a preço de um carro bem superior que é o Civic! Basta ver que o Civic é um dos mais vendidos nós EUA e o City é um projeto da Índia (para aqueles lados da Ásia) minha garagem não tem Honda mais, não 0km!

Avatar
Antonio Carlos Trevelato 8 de agosto de 2021

Por isso tenho o meu golzinho quadrado!!!

Avatar
Manoel Bernardo da Silva Neto 8 de agosto de 2021

Se for de acordo com o Bolsonaro”GENOCIDA”, nós vamos voltar a andar de carroça puxada por “BURROS”. e tem gente que vai aplaudir de pé.

Avatar
Vinicius 8 de agosto de 2021

Como o próprio presidente te dá Honda disse, nós cobramos um preço alto porque os brasileiros pagam

Avatar
Edson Roberto Borges da Silva 8 de agosto de 2021

Em condições financeiras normais,a maioria das pessoas que tem civic trocaria por city. São propostas diferentes de carros.
Tenho um G10, só rodo na gasolina, 15km/Lt na rodovia mais todo conforto ,segurança de 6 air bags e dirigibilidade exepcional.
Por que trocaria por um modelo inferior se não o financeiro????
Me explica aí Honda???

Avatar
Felipe 10 de agosto de 2021

Sim cara, o Civic é um nome na indústria automobilística! Um carro global e um dos mais vendidos dos EUA, maior mercado ocidental. O City pode até ser bom mas não chega aos pés do Civic e ainda é projeto de baixo custo para mercados emergentes. Eles querem vender carro inferior a preço de outra categoria, igual Virtus e Jetta!

Avatar
Carlos 7 de agosto de 2021

Que decisão infeliz, lamentável…
Possuem um carro de dar inveja a outras montadoras e decidem tirar de linha no Brasil.. jamais iria para o City…..

Avatar
Sir.Alves 8 de agosto de 2021

Verdade, CIVIC vai deixar uma legião de órfãos… dirigibilidade, pegada esportiva, …. tudo de bom. Corolinha nao é substituto nao… Talvez o BMW 320 seja agora a única opção…

Avatar
ROGERIO DURANT DE ALENCAR 7 de agosto de 2021

Eu também acho que quando o Civic parar de ser fabricado no Brasil,o Corola vai arrebentar de vender mais ainda,eu tenho um Civic G10,jamais vou voltar para o novo City,bem mais certeza que mudo para o corola,inclusive este último tá muito bonito.

Avatar
Wendel Cavalcante 7 de agosto de 2021

Tenho um Honda CITY EXL e acho ele um excelente carro. A maioria dos donos de CITY sonham com o CIVIC, mas quem tem CIVIC nunca querem descer um degrau e voltar para o CITY. Eu sempre sonhei em ir para o CIVIC agora talvez seja praticamente obrigado a ir para uma outra marca talvez o Vovôrolla seja uma opção.

Avatar
Roberto Santos 7 de agosto de 2021

Com esse design bizarro do Civic g10 ficou fácil para a Toyota continuar no topo,sem falar que o novo Corolla está bem harmonioso em relação a versão anterior e seu face lift.
O City é outro patinho feio assim como o WRV,CRV,ETC… Infelizmente o Civic morreu no NEW CIVIC geração 8 que era muito bonito. Quem voz fala é um amante indignado do Civic e que ainda possui um modelo fabricado em 99 que roda como um modelo atual.

Avatar
Rogério Aguiar 7 de agosto de 2021

Desde 2008 só tenho Civic, é um ótimo carro. Tirar o Civic pra apostar no city que nunca vendeu bem no Brasil é uma tremenda bola fora, o carro já chega defasado, sem motor turbo. Quem anda de Civic nunca irá andar de City é mais fácil ir pro Corolla, de quebra pra completar a burrice vai tb tirar o Fit. Estratégia burra, investir num carro que nunca vendeu bem no Brasil, chega defasado em relação a concorrência e com o preço lá em cima.

Avatar
Felipe 10 de agosto de 2021

City é carro de baixo custo para a montadora e tem origem a países emergentes! Não chega aos pés do Civic que é outra categoria, fora que com certeza vão vender o City a preço de Civic!! Igual Virtus e Jetta, lamentável dona Honda!

Avatar
Juarez garcia 7 de agosto de 2021

Poxa eu peguei um tourig nunca tive um carro tão prazeroso pra dirigir,agora vou curtir ele mais um pouco depois se tudo der certo compro o g 11 mas dependendo acho que vou pro Corolla a honda ficou louca em parar de fabricar o civic e dizer que ficará no lugar o tal de city que isso a categoria são totalmente diferentes.

Avatar
Luciano Mansini 7 de agosto de 2021

Só não vai mais fabricar aqui, não vai deixar de vender. Agora então vamos poder comprar o Civic de verdade, o mesmo vendido lá fora, vai ficar mais caro sim, porém, com certeza vai dar um banhonesse Corolla tupiniquim ou nesse Civic aportuguesado que temos hoje.

Avatar
Alex 7 de agosto de 2021

Depois de 3 Civic, vou para o Corolla, Honda esqueceu que quem teve um Civic , não vai se contentar com um City.Toyota comemorou esta decisão da Honda e vai aumentar as vendas do já campeão Corolla.

Avatar
Dennis HF 7 de agosto de 2021

O civic sempre foi o segundo seda mais vendido (atrás do Corolla entre os médios), estão matando os sedans para fazer SUVs, NUNCA a plataforma do city, motor câmbio e seu conjunto vão transmitir a satisfação de dirigir como Civic. Estão EMPURRANDO o city no final das contas quem tem dinheiro para trocar o civic vai para Corolla e não aceitará baixar de padrão para o city. Acho que a Honda poderia vender o Powertrain Earthdreams para o Corolla deslanchar de vez… ADEUS HONDA aqui jaz um cliente que curte cCivic pacas.

Avatar
Sérgio l Ramos 7 de agosto de 2021

Não gostei da ideia nada vr, City com Civic é mais parrudo executivo estratégica de *…corolla vende + pq trouxe versão híbrida!

Avatar
Vinicius 7 de agosto de 2021

É lamentável que a Toyota tenha tirado o Etios de linha, não é lindo o carro mas, econômico porta malas grande.
Um carro de em média 62.000.
Agora substituir ele e colocar um carro de 80.000 como de entrada, vulgo Yaris,estão fugindo do público.

Agora a Honda fez um novo City que segundo alguns especialista vai ter preço inicial de 90.000.

Olha o país na situação que está as pessoas não estão ganhando mais a renda de anteriormente e os preços dos veículos subiram além.

Alguns comentam que é por causa do carro elétrico.
Carro elétrico eles vão ter que dar um jeito no preço do banco de baterias que custa preço de carro popular, a relação custo benefício não vai valer a pena adquirir um carro elétrico, só quem é rico e pode esbanjar dinheiro.

Avatar
alexandre 7 de agosto de 2021

Meu Civic é 2008. Baixa manutenção, só o necessário do manual, direção precisa e confortável. Sem barulhos.
Trocaria por outro Civic. Agora a Honda me obriga a pensar o que fazer quando for sair dele. Isso era um assunto resolvido.

Avatar
ANDERSON MARCIO DUARTE RODRIGUES 7 de agosto de 2021

Tenho um honda civic e o carro é tudo de bom, para min, ele aguenta essas br brasileiras kkkk. Pena essa decisão honda. Quando chegar a hora de trocar meu civic à uma grande chance de partir para o corolla que é o mais similar.

Avatar
Luciano Costa Pereira 6 de agosto de 2021

Sempre tive Honda Civic, meu últimos é o G10 nunca tive problemas com nenhum deles, mas com essa loucura que a Honda estar querendo fazer, infelizmente vou ter que partir para o Corolla.

Avatar
Alessandro 6 de agosto de 2021

Pior que agora o Corolla que já estava com preço nas alturas, sem seu principal concorrente vai correr solto e ficar mais caro ainda.

Avatar
Reginaldo 6 de agosto de 2021

É uma pena deixar de fabricar sedan para fabricar essas banheiras de suv, muito mal gosto suv.

Avatar
Felipe 7 de agosto de 2021

concordo muito mano, fico muito triste das empresas cada vez mais desistindo de um design interessante e novo para agradar o público geral que só gosta dessas suv horrosa

Avatar
Ávila reis 8 de agosto de 2021

Os suvs não são horrosos, tanto que vendem muito. O civic tem traseira duvidosa, pois é feia. A Honda está tomando banho de vendas não é de hoje. Se julgou a melhor, elevou precos e ficou para trás.

Avatar
Pedro 6 de agosto de 2021

Rapaz… O Etios é excelente, o problema é a feiúra. Mas a perguntar mesmo é… O modelo atual vai sair de linha??? Vai passar a se chamar City C-Drive?

Avatar
Alexandre Melo 6 de agosto de 2021

Total falta de respeito ao consumidor. Tiro no pé. E farão o mesmo com o Fit, mas esse, coitado, talvez nem importado seja. A Honda não entende nada de Brasil. A começar por se julgar marca premium, enquanto nada mais é que generalista.
Parece que tomou aulas com a VW, por viver se bons ventos do passado e com a Ford, por ir tirando o cavalinho da chuva em nosso mercado. Decepcionante. Senhor Soichiro Honda deve estar com lágrimas nos olhos. Assim sendo, o maravilhoso Accord, deve não vir mais…

Avatar
Anderson 6 de agosto de 2021

Tenho um Civic e quando for trocar vou pegar um Corolla ,city não dá , agora q ninguém segura o Corolla

Avatar
Fábio Figueiredo Soares 6 de agosto de 2021

Apesar de muitos comentários contrário a Honda está certa ela está se adequando a nova realidade do brasileiro. Com preços nas alturas quem tinha um City sonhava com Civic e talvez tenha até que sair da marca ( Fiat Mobi).

Avatar
Gabriel 6 de agosto de 2021

São uns imbecis! Erraram no design do novo Civic e ao invés de retomar o projeto que deu certo vão desistir pra tentar vender um sedã inferior e caro. Sorte deles que brasileiro é cismado com honda, senão iam ter que sair do Brasil por falta de vendas.

Avatar
Roberto Rudi 6 de agosto de 2021

Do jeito que são as montadoras o corte vai ser elevado a preço de civiv, infelizmente brasileiro aceita tudo.

Avatar
Troylee 6 de agosto de 2021

Infelizmente carros bons não ficam no Brasil, vai tudo p países desenvolvidos.

Avatar
Marcio 6 de agosto de 2021

O civic não vai parar de existir pessoal. Ele só será importado como antes.

Avatar
Fábio 6 de agosto de 2021

Não acredito que a Honda vai fazer isso o Civic dá um baile no City em qualquer gerações deles.

Avatar
Maurício Singer 6 de agosto de 2021

TIVE 3 HONDA CIVICS, UM CARRO BOM DE TUDO, PERFEITO. ESPERO IMPKRTWM TANBÉM O MODELO NOVE HATCH, MUITO MAIS BONITO QUE O NOVO SEDAN. É MAIS O PERFIL DO BRASILEIRO.

Avatar
Leandro 6 de agosto de 2021

Marca por marca seria muito mais sensato a Honda tirar a marca City do mercado, do que Civic, já que City é muito mais mal visto no mercado do que o Civic, mas fazer o que, agora que o Corolla embala de vez…

Avatar
Antonio Cleirton Barbosa 6 de agosto de 2021

Leandro voce falou tudo amigo. Pra comecar quem tinha um City o sonho era ter um Civic…dai os japoneses tiram o carro Top de linha pra deixar um bem inferior que burrice…quem agradece e Toyota mesmo pois quem comprava Civic vai comprar Corola agora e nunca um City….eu sou um que tenho Civic G10 praticamente zerado…quando eu for trocar jamais vou de City….isso e regredir.

Avatar
valdecir collar 7 de agosto de 2021

Tô com você
Eu tenho Civic desde o ano 2000
É uma pena

Avatar
Douglas 6 de agosto de 2021

Que burrada!!! Honda CIVIC sem dúvidas alguma um dos carros mais modernos praticamente quase inquebrável sair de linha! Troco meu Civic num Vovorolla rsrsrs que é outro baitaaa carro mas nunca nun city! Fracasso ein Honda???

Avatar
Welington 6 de agosto de 2021

Vou fazer igual. Meu Civic será trocado por um vovorolla

Avatar
Nanael Soubaim 6 de agosto de 2021

Havia um Corolla no meio do caminho. No meio do caminho havia um Corolla.

Avatar
Leandro 6 de agosto de 2021

Qual o sentido do seu comentário? Vc acha que a Honda tirou o Civic do Brasil por causa do Corolla? rs
Corolla é o próximo nesse país que as pessoas se adaptam aos buracos do asfalto ao invés de cobrar vias melhores e se iludem na compra de SUV. Em pouco tempo no Brasil só vai fabricar SUVs e picapes.

Avatar
Welington 13 de agosto de 2021

Conheçe Carlos Drummond de Andrade?

Avatar
Leandro 13 de agosto de 2021

Sim, conheço Carlos Drummond de Andrade, ele trocou a palavra pedra por Corolla, mas o sentido que ele quis dar foi de que o Corolla foi uma pedra no caminho do civic e por isso saiu de linha no Brasil, o que não faz sentido..

Avatar
Rodrigo 6 de agosto de 2021

Já vai tarde!!!!!!

Avatar
Rodrigo Carvalho Viana 6 de agosto de 2021

Falta de respeito com o consumidor Brasileiro!

A Honda está parecendo a VW: Tirou o Golf de linha no Brasil e empurrou o Polo, um carro MUITO inferior ao Golf! Na Europa, ambos existem e TODO MUNDO SABE que o Polo NUNCA será um Golf!

AGORA, a Honda faz o mesmo, achando que o Brasileiro é um “povinho” que não merece mais ter o Civic! Boicote, que o novo City seja um fracasso! Lamentável perdermos um carro como o Civic e a dona Honda querer vender O City a preço de Civic. NAO COMPREM!

TOYOTA AGRADECE ESSA DECISAO E MOSTRA A SUA EFICIENCIA: Yaris Hatch, Sedan, Corolla e Corolla Cross continuam convivendo e vendendo bem para cada um dos seus públicos!

Avatar
Troylee 6 de agosto de 2021

Vdd amigo, meu pai está no terceiro Golf, todos TSI, carro excelente, tanto como tecnologia, dirigibilidade, econômico, anda muito, e tem uma estabilidade incrível. Meu pai perguntou desse novo City, disse p ele que nunca vai sentir o prazer de dirigir igual ao Golf, fora que o acabamento do Golf é de carro muito superior. Já fizemos teste drive no Polo GTS, decepcionante!!! Enfim, meu pai resolveu ficar com Golf usado de último ano 2018 Highline com 20 mil km e único dono, está muito feliz, ele iria se arrepender se optasse pelo Polo.

Avatar
Roberto 6 de agosto de 2021

Jamais compraria um cit no lugar Honda Civic maior furada

Avatar
Antonio Cleirton 6 de agosto de 2021

Assino embaixo!

Avatar
Slavson Motta 6 de agosto de 2021

Concordo plenamente com você, Rodrigo. Se o bom senso existisse a Honda mante-lo. O carro atende muito bem. Seria um monopólio para o Corolla.Tenho meu Civic desde 2014. Nunca tive problemas com o carro. Lamentável.

Avatar
Alex Dalton 6 de agosto de 2021

A Honda tá louca. Vou trocar meu Civic por um Corolla, nunca num City.

Avatar
Rodrigo Carvalho Viana 6 de agosto de 2021

RIDÍCULO, DEMONSTRANDO A FALTA DE CONSIDERAÇÃO E RESPEITO COM O CONSUMJDOR BRASILEIRO!

A Honda está parecendo a VW… tirou de linha no Brasil o Golf e empurrou o Polo a preço de Golf, um carro MUITO superior ao Polo! Na Europa, ambos existem e TODO MUNDO SABE que Polo e um bom carro, mas MUITO inferior ao Golf!

AGORA, a Honda faz o mesmo com o Civic! SOMENTE sendo MUITO ingênuo ou burro para aceitar que o City substituirá o Civic. O City éum.bom carro, mas NÃO CHEGA AOS PÉS DO CIVIC!

TOYOTA AGRADECE ESSA DECISAO BURRA!

Avatar
Guilherme Ponce De Leon Rodrigues 6 de agosto de 2021

Mude o título. Afinal se o carro virá importado. A Honda não irá desistir do Civic.

Avatar
José Admar P. Melo 6 de agosto de 2021

Acho uma insanidade da montadora, pois o Civic é o melhor carro que pilotei e trocar todo o conforto e tecnologia do Civic pelo City é uma proposta descabida.

Avatar
Jura 6 de agosto de 2021

Pessoal tive três Honda um city 2013,um Civic G9 2016,e um G10 2018,e agora acabei de adquirir um G10 2021 EXL,e lamentável que Honda vai deixar de fabricar aki no Brasil,eu especialmente não gosto do Corolla,mas vai ser dar bem a toyota vai dominar o mercado.

Avatar
Deixe um comentário