Óleo de câmbio automático: além da troca, um cuidado!

O prazo da substituição pode variar segundo o plano de manutenção da montadora, mas uma rotina simples pode evitar problemas

Troca de óleo do câmbio automático
Algumas fabricantes pedem a troca de óleo dos câmbios automáticos aos 60 mil quilômetros, aos 100 mil quilômetros e outras nem pedem a substituição. (Foto: Unsplash)
Por Boris Feldman
Publicado em 19/02/2024 às 18h02

A recomendação para troca do óleo do motor é aos 10 mil quilômetros rodados ou aos 12 meses de uso, segundo o manual. O óleo do câmbio manual também tem regra: não se troca, só se confere o nível.

VEJA TAMBÉM:

A complicação maior surge no câmbio que está cada vez mais presente nos nossos automóveis, o automático. Esse transtorno acontece pois, na maioria dos casos, a fábrica recomenda sua troca, mas em quilometragens muito variadas.

Alguns câmbios automáticos pedem a substituição aos 60 mil quilômetros, outros aos 100 mil quilômetros e alguns em quilometragens ainda superiores. Mas há também aqueles que, assim como no câmbio manual, não pedem a troca do óleo. Entretanto, é muito importante a verificação periódica de seu nível, pois podem ocorrer vazamentos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Carlos Alberto Ranieri 21 de fevereiro de 2024

mais uma vantagem do carro elétrico (que se comporta como se fosse um carro automático) … não tem câmbio … zero manutenção … mas tem diferencial, que tem que trocar óleo … bem espaçado

Avatar
Deixe um comentário