Presidiários produzirão peças de Lada na Rússia

Fabricante de autopeças que utilizar trabalhos forçados para suprir a falta de profissionais na linha de produção

lada niva legend 2023 frente e lateral
Aos 47 anos de idade Lada Niva segue firme forte na Rússia e terá peças feitas por condenados a trabalhos forçados (Foto: Lada | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 19/02/2024 às 17h03

A fabricante de autopeças Motordetal, fornecedora de componentes para a Avto VAZ, que produz os carros da Lada, na Rússia, quer utilizar presidiários em suas linhas de produção. O projeto foi apresentado ao Serviço Penitenciário Federal.

VEJA TAMBÉM:

Segundo a empresa falta mão de obra para suprir postos de trabalho. Assim, seriam necessários 122 condenados a trabalhos forçados para atuar na usina da Motordetal.

A fábrica, localizada na cidade de Kostroma produz peças metálicas, como pistões, clindros, turbinas, bielas, tubulações, assim como componentes de direção e embreagem. Já teve como clientes marcas como Renault, Nissan, Mazda e Ford.

O projeto prevê preenchimento dos postos até o fim de março e deve chegar a 222 trabalhadores até o final do ano. Entre os benefícios oferecidos estão: albergue dormitórios e cozinha, assim como contratação ao final da da pena.

Essa não é a primeira oferta de trabalho para presidiários na indústria automotiva russa. Em junho de 2023 também foi divulgado um projeto para alocar condenados na própria de linha de montagem da AvtoVAZ, em Togliatti.

Modelos Lada em produção atualmente (ainda sem presidiários)

Atualmente a AvtoVAZ produz na Rússia os modelos Granta, nas versões sedã, perua e cross, assim como o sedã Vesta, que tem uma curiosa versão aventureira e os SUVs Niva Travel e o veterano Niva, que foi importado para o Brasil nos anos 1990.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário