Troca do lubrificante por mais viscoso depende de quanto óleo o motor queima

Carros com quilometragem elevadas tendem a queimar mais óleo, mas não se trata de uma regra categórica para todo automóvel

Troca do lubrificante por mais viscoso depende de quanto óleo o motor queima
Se o motor do seu carro estiver queimando óleo em um ritmo normal, não há necessidade da troca (Foto: Pexels)
Por Boris Feldman
Publicado em 08/04/2024 às 18h02

Um motorista teve a seguinte dúvida: “quer dizer que se meu carro passar de 100 mil km, eu devo usar um óleo de motor mais grosso, mais viscoso?”

VEJA TAMBÉM:

A resposta é não, esta regra não existe. Se o óleo do motor continua baixando na vareta em ritmo normal, você pode continuar usando o lubrificante recomendado no manual.

Entretanto, se o nível começar a baixar mais do que deveria e sair uma fumacinha pelo escapamento, a história é outra. Nessas condições, pode ser, sim, o momento de colocar uma opção de maior viscosidade no motor, que vai até W60, por exemplo.

Esse tipo de óleo é chamado no mercado de óleo para motor com alta quilometragem ou rodagem. Uma única opção, oferecida pela marca Lubrax, que possui uma maior viscosidade, além de um aditivo específico, o Sealswell. Essa substância serve para reduzir o vazamento de óleo pelos retentores.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário