Yamaha registra patente de moto elétrica com embreagem para motocross

A herdeira da TY-E deve ser equipada com uma espécie de embreagem de última geração, fundamental para a finalidade da moto

yamaha ty e 2
A novidade irá ser própria pra o off-road (Foto: Yamaha | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 08/04/2024 às 17h02

Em 2022 a Yamaha anunciou que desenvolvia uma moto elétrica focada no off-road, denominada TY-E 2.0. Agora, em 2024, a patente de uma versão atualizada foi registrada pela marca, como novidade está o câmbio que conta com embreagem.

VEJA TAMBÉM:

yamaha ty e 3 -  moto elétrica

Em motos elétricas não é comum que se tenham marchas e embreagens, isso pois o motor naturalmente mais potente que de um modelo a  combustão já consegue atingir as velocidades necessárias sem auxílios ou trocas de engrenagens.

Nas primeiras TY-E foram aplicados embreagens convencionais, que permitiam melhor equilíbrio em baixa velocidade e liberaram potência ao acionar a embreagem. Porém para essa moto elétrica de off-road essa solução não é a ideal, pois tudo isso adiciona peso e volume ao conjunto.

Com isso a Yamaha busca uma alternativa mais compacta e leve para amplificar o torque quando necessário e a resposta parece estar em um novo amortecedor de torção integrado à transmissão.

yamaha ty e - moto elétrica

Esse amortecedor consiste em dois rotores montados no mesmo eixo e conectados por molas. A potência do motor elétrico vai para o primeiro rotor, e a saída para a transmissão vem do segundo. As molas funcionam como um isolante entre as mudanças de velocidade do motor e as da transmissão e roda traseira. Elas também atuam como armazenadoras de energia: ao abrir e fechar o acelerador rapidamente, as molas se comprimem e liberam a energia armazenada, fornecendo um pulso extra de potência na roda traseira.

Esse sistema é mais leve e compacto que o conjunto volante-embreagem da TY-E, mas oferece benefícios semelhantes.

Ainda não se sabe quando a novidade finalmente chegará a alguma moto elétrica da marca, mas quando a Yamaha anunciou que lançaria uma nova sessão em 2022, ela prometeu o funcionamento até o fim do ano. Assim espera-se que a nova embreagem para moto elétrica esteja pronta em cerca de seis meses.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário