Quando trocar o óleo da caixa de marcha?

Câmbios manuais e automáticos têm necessidades diferentes... Mas se o nível do óleo baixar, procure logo um mecânico

Por Boris Feldman 11/06/18 às 10h30
motorista com a mão no câmbio de marchas do carro

Não existe uma regra geral para todas as caixas e deve-se consultar o manual do proprietário, pois os projetos são diferentes e as recomendações não são as mesmas para todos os automóveis. Cada caso é um caso… Mas, as regras gerais da troca de óleo da caixa de marcha são:

No câmbio manual, a maioria das fábricas diz que o óleo dura a vida inteira sem necessidade de troca, apenas uma verificação periódica para conferir o nível. E que, se baixar, é sinal de uma anormalidade, um vazamento. Vale a pena lembrar que, ao contrário do motor, o óleo da caixa não sofre grandes variações de temperatura, não é queimado e expelido pelo escapamento nem contaminado pelo combustível. Então, no motor é normal o nível do óleo lubrificante baixar e por isso se recomenda uma verificação periódica puxando-se a vareta indicadora. No caso das caixas de marchas, se o nível baixa é sinal de irregularidade. Quando ocorre, deve ser completado emergencialmente até o carro chegar na oficina para o reparo do vazamento.

O câmbio automático também requer manutenção conforme o manual. Alguns recomendam sua troca em elevadas quilometragens, de 50 mil a 100 mil quilômetros. E também checar o nível cada 20 ou 30 mil km devido à possibilidade de vazamento.

Não há uma data ou quilometragem estipulada para a troca de óleo da caixa de marcha. A regra, no entanto, é simples: deve-se conferir o nível do óleo. Se ele estiver baixo, é preciso procurar a ajuda de um mecânico.
motorista com a mão no câmbio de marchas do carro

O óleo da caixa de marcha automática deve também ser verificado, pois pode escurecer devido a um eventual super aquecimento dos componentes, perdendo suas características de lubrificação. Além disso, o atrito entre suas partes móveis pode gerar pequenas partículas ou limalhas que o contaminam. Se seu carro com câmbio automático já rodou mais de 50 mil quilômetros e nunca se efetuou uma verificação, pode levá-lo para a oficina.

O mesmo raciocínio do óleo do câmbio automático pode ser aplicado à direção hidráulica. Ela funciona com um fluido semelhante e que também não exige substituição periódica. Mas a recomendação é a mesma: verificar o nível que pode baixar em função de um vazamento. A troca deste fluido também não é sugerida a menos que apresente uma irregularidade, esteja contaminado com impurezas ou muito escuro devido a um eventual aquecimento do sistema.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
16 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
ELIAS PALMEIRA DA COSTA 3 de julho de 2021

Boa noite!

É um prazer está aqui…

Alguém poderia me ajudar?

Da pra trocar o óleo do cambio automático do Peugeout 2015 1.6 408 em casa?

Ou tem que ser na maquina?

Avatar
Joao 21 de junho de 2021

Olá boa tarde, tenho um saxo 1.1gasolina ano 2002,começou por ligar a ventoinha em curtas distâncias e agora acendeu a luz vermelha da temperatura…o Que pode ser?

Avatar
Mauro pires 27 de julho de 2020

Oi qual o tipo de óleo que vai na cx do vectra 2009 gt4

Avatar
Manuel 7 de maio de 2020

Boa tarde em quanto tempo tem k se mudar o óleo de um SEAT Leon Cupra r de 2014 caixa manual ?

Avatar
André frazao 10 de abril de 2020

Óleo do motor da caixa de marcha é o mesmo do motor o óleo da caixa de marcha é o mesmo do motor

Avatar
André Silva 12 de janeiro de 2020

Tenho um polo sedan 1.6 Flex ano 2012 com 268mil km rodados; devido a problemas na parte de força do motor (cabeçote e bloco) troquei o motor há 60dias; preciso mexer na caixa de marcha também??? Uma vez que continua sendo original de fábrica…Encontrei através da seguradora do carro um motor ano 2018 com 2mil km rodados; fico na dúvida pelo fato do motor ser “novo e menos rodado que a caixa que continua com o km antigo (267mil )…Obrigado!!!

Avatar
leandrotonialferreira@gmail.com 11 de novembro de 2019

Gostaria de saber tenho golf 2005generation começou ficar pesado nas troca de marcha depois de esquenta agora troquei óleo pensando que podia está baixo na final óleo está com cor Prata sem limalha será que devo abrir a caixa

Avatar
Igor 25 de setembro de 2019

O filtro de óleo da caixa de marcha do vectra fica dentro da caixa de marcha? Alguém sabe me dizer?

Avatar
Jorge Antônio Rodrigues 17 de setembro de 2019

Tenho uma Duster manual gostaria de saber quantos kms para trocar o óleo da cx de marcha pois não encontrei no manual do carro

Avatar
Jorge Antônio Rodrigues 17 de setembro de 2019

Tenho uma Duster manual gostaria de saber quantos kms para trocar o óleo da cx de marcha pois não encontrei no manual

Avatar
Joao alberto 5 de junho de 2019

Tenho uma pajero 2000/1 automatica so que agora to perdendo as marchas pra sair e uma dificuldade engatar as marchas e quando fica louca as marchas entra em neutro.o que sera que ta acontecendo.muito obrigado

Avatar
David 25 de dezembro de 2018

Eu queria saber ser o óleo petronas tutela 75w-80 pode ser usado para colocar na caixa de marcha do golf 2005 1.6 8v com cambio manual????

Avatar
Bosch auto car 24 de agosto de 2019

A tranquilamente, Eu uso.

Avatar
Bito carlos Afonso Augusto 9 de setembro de 2018

Caro Izaia,eu tenho corlla Fieder automatico,mas apresenta me com óleo um pouco escuro.

Avatar
Izaias 3 de agosto de 2018

No manual do corolla diz para trocar o óleo do câmbio automático com 80 mil quilômetros. E, a partir daí, a cada 40 mil. Como é um dos carros mais vendidos do mundo e tem fama de inquebrável (é verdade, tenho um) achei importante compartilhar a informação.

Avatar
Leonardo 7 de janeiro de 2019

Qual o ano do seu corolla? Acredito Que esteja interpretando o manual de forma equivocada, modelo bred pitt manual substituir a cada 40 mil, automática inspeciona a cada 40, geração seguinte automática inspeciona a cada 20, e a última geração com cvt não se troca apenas se o veículo rodar por um regime especificado no manual o que é bem difícil de ocorrer

Avatar
Deixe um comentário