Colocar pneus novos no carro obriga balanceá-los e trocar as válvulas?

Não caia em PI-CA-RE-TA-GEM! Explico aqui sobre a necessidade de balancear e trocar as válvulas ao trocar os pneus do seu carro

Por Boris Feldman 17/07/20 às 07h30
pneus maiores carro roda suspensao shutterstock 392475040
Borracheiro registrado ao trocar os pneus do carro (Foto: Shutterstock)

Chegou a hora de trocar os ‘sapatos’ do seu carro.  E depois de muita pesquisa, você descobre o jogo de pneus adequado por um preço mais do que adequado. Vai na loja para fechar o negócio, e na hora de colocá-los nas suas rodas, você ouve duas propostas:

A primeira: “é preciso balancear novamente as rodas”. E a segunda é para se “trocar as válvulas, por onde se enche os pneus, que já estão muito velhas, com risco de perder a pressão dos pneus”.

Necessário mesmo?

Vamos lá: a primeira proposta é válida. Porque no momento de trocar os pneus, o antigo balanceamento se perde. A segunda, das válvulas, cheira a PI-CA-RE-TA-GEM. Pois sua substituição só se faz quando já apresentam sinais de envelhecimento, como rachaduras ou ressecamento.

Borracheiro registrado ao trocar os pneus do carro
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
66 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Pércio Guimarães Schneider 20 de julho de 2020

    Picaretagem é esse texto. A principal fonte de calor que afeta os pneus é o calor transmitido às rodas pelos freios, tanto que existe norma ABNT que limita essa transferência. É essa a principal causa de ressecamento da borracha nos talões dos pneus, podendo até provocar trincas e rachaduras na região. E as válvulas (ou bicos) são fixadas diretamente na flange da roda, submetida a tal aquecimento. Além disso, em seu interior há uma pequena peça com um anel de borracha, responsável pela vedação e que também aquece e resseca com o tempo.
    É burrice economizar míseros R$ 10

  • Avatar
    Lazaro Macedo 19 de julho de 2020

    Acho que os bicos devem ser trocado sim, além do preço ser baixo,ficaria esquisito pneus novos com bicos velhos!Uso pneus BFGoodrich em minha camionete e o preço dos bicos são irrisórios comparado aos valor dos pneus!

  • Avatar
    Leandro da pneu Silva auto center 19 de julho de 2020

    O tolo que fez está materia não sabe mesmo o que está falando é super importante a troca do bico nós aqui na loja nem montamos o pneu se não for trocado o bico o pneu não terá nem garantia se ficar com a bico velho pois o bico difícilmemte aguenta mais do que uma troca de pneu o balanceado o bico e alinhamento é super importante sim sem falar que o bico custa em média 5.00 reais e garante que seu pneu não perca pressão e super barato más o pneu dê uma camionete perto de 900.00 não vale a pena deixar o bico velho pois se você andar com o pneu murchou não dá garantia ! O picareta e este tongo que fez está materia sem saber o que está falando trabalho com pneu 25 anos

  • Avatar
    JOSMAR ANTONIO ANTUNES DE LIMA 18 de julho de 2020

    Esse cidadão que publicou essa “matéria” não sabe do que está falando…misericórdia!!!!!!!!!!!!

  • Avatar
    Kelly Pereira Martins 18 de julho de 2020

    Eu não sei porque vcs fazem estes tipos de matéria ,se vcs não querem ajudar os comerciantes e até mesmo os clientes pois estes tipos de pesquisa faz um inferno na nossa vida de lojas automotivas pois clientes não querem pagar ou então não prescisa aí chega com os pneus todo zuado na loja a culpa e de quem né sempre sobra para nós lojistas fazem uma matéria legal ajudando todos não para atrapalhar pois já está muito difícil obrigada

  • Avatar
    Maurício 18 de julho de 2020

    Me desculpe, mas essa dica de não trocar a válvula é de quem não vê a realidade de muitos motoristas perderem pneus em perfeito estado, simplesmente por vazamento da válvula. A troca preventiva sem dúvida é a melhor opção. O fato de nunca ter acontecido com você, não exime a possibilidade de realmente acontecer uma hora.

  • Avatar
    Valdecir 18 de julho de 2020

    O custo benefício vale a pena já fiquei na estrada por não ter trocado as válvulas na troca dos pneus,daí troquei na rodovia paguei em uma o valor das quatro

  • Avatar
    sebastiao santos da silva 18 de julho de 2020

    Boa tarde trabalho em borracharia,e todos os pneus que eu troco sempre tem que trocar as válvulas

  • Avatar
    Pedro Romagnoli 18 de julho de 2020

    Referente ao balanceamento das rodas, além de ser necessário na troca dos pneus novos, os pneus que não forem substituídos, também devem ser balanceados, pois depois de rodarem – em média a cada 10.000 km, se desgastam, alterando assim o balanceamento/equilíbrio das rodas,evitando assim o desagaste precoce dos componentes da suspensão, bem como, no desconforto ao dirigir, percebido no volante devido ao excesso de vibração.
    Quanto à substituição das válvulas reguladoras de pressão, conhecidas também como “bicos”, recomenda-se trocar ao substituir os pneus, pois após rodarem de 30.000 a 40.0000 km, sofrem às interpéres do tempo, por serem de borracha e estarem fixadas nas rodas, sofrem com o aquecimento das mesmas, além de serem forçadas no momento de calibragem dos pneus, deixando-as vulneráveis a trincas e ressecamento. Vale lembrar que é muito comum perder pneus novos em função das válvulas que não foram substituídas, ou seja, pelo baixo custo das mesmas, não vale o risco.

    Pedro Romagnoli –
    Especialista em Pneus e Serviços Automotivo

  • Avatar
    ENOCH Matias 18 de julho de 2020

    Acho as opiniões do Boris Feldman excelentes, entretanto, discordo dele ao afirmar que não é necessário a troca das válvulas junto com a troca dos pneus. De fato a necessidade se faz caso elas estejam danificadas, mas o valor para trocá-lãs é tão pequeno em relação ao custo da troca do pneu que vale a pena trocar. É o que chamo de economia de palito

    • Avatar
      Jose 19 de julho de 2020

      Com certeza, isso é uma matéria de um verdadeiro PI CA RE TA!
      Fala sério pow, um válvula custa um valor irrisório se comparado ao preço do pneu, válvulas sofrem um alto grau de aquecimento interno, segurança em 1 lugar, horrível essa matéria.

  • Avatar
    Renato pedro 18 de julho de 2020

    Um bom borracheiro tem de no mínimo verificar as válvulas do bico , SIM , e de preferência limpar e trocar , pois o custo e baixíssimo , elas não custam p o borracheiro 5 reais se ele cobrar 20 por pneu está justo , e trocar apenas a válvula não interfere no funcionamento do tpms .não e picaretagem se for um valor justo e profissionalismo .

    • Avatar
      Rodrigo 18 de julho de 2020

      Quero ver você mandar trocar as quatro válvulas se elas tiverem sensores depressão!

  • Avatar
    Fernando B 18 de julho de 2020

    Minha opinião que se o pneu não está perdendo muita pressão e não tem nenhuma anormalidade, é vida que segue. É como amortecedor, está com 80, 90, 100 mil e não está nada anormal, fica com o original. Quando vc perceber anomalia, troca. Precisamos separar manutenção preventiva (óleo, pastilha, vela, fluido, água de radiador) da troca corretiva (embreagem, amortecedor, vidro elétrico etc)

    • Avatar
      ADRIANO FRANCISCO ALVES 18 de julho de 2020

      Bom na minha cidade a válvula no distribuidor custa 1,50 e si cobrar 20 reais não e profissionalismo é muita picaretagem , uma vez que e muito fácil a troca ,porque o pneu já está fora da roda

      • Avatar
        Henrique 18 de julho de 2020

        Até porque uma vez que é muito fácil, o Sr mesmo pode trocar em sua própria casa!

      • Avatar
        Tais 18 de julho de 2020

        Toda profissão tem seu valor é necessidade .o borracheiro e pai de família precisa viver .muitos pagam aluguel .se for olhar o por quanto se compra e por quanto se vende .teria que mexer em todos os setores automóveis gasolina pneus .acho justo .pois afinal vc quer que o borracha vevi de esmolas e?

    • Avatar
      Eu Saulo Duque 18 de julho de 2020

      Exato,sem dúvida o melhor comentário

  • Avatar
    Wagner 18 de julho de 2020

    Muitas questões a ser avaliada em relação a troca de bico na troca do pneu …
    Se bico são originais _se já foram trocados ..qual bico vai ser usado na substituição… Certo mesmo seria uma avaliação de um profissional qualificado e não um vendedor querendo agregar venda .
    Vizando que bicos são relativamente baratos
    A questão fundamental é a qualidade do bico de substituição ..que por muitas vezes são ruins

  • Avatar
    Márcio Alexandre 18 de julho de 2020

    É necessário trocar o bico que já vem com a válvula, pois ele é feito de borracha e também envelhece e resseca. Portanto o que este picareta diz , não é PICARETAGEM não. Se o bico que contém a válvula vazar, você pode perder o pneu novo por esse motivo

    • Avatar
      Rafael 18 de julho de 2020

      O “bico” que vc diz é a válvula na reportagem, o que vc chama de válvula é na verdade o núcleo da válvula (bico). A troca não deve ser obrigatória junto com a troca do pneu.

    • Avatar
      Anderson 18 de julho de 2020

      É isso aí

  • Avatar
    KENNEDY SIQUEIRA BRITO 18 de julho de 2020

    Um querendo ser mais conhecedor do que outro! A verdade é, que tudo é relativo! Barato uma ova, alguns carro comum hoje já vem com sensor no bico e não é tão barato assim! Outra coisa vi alguns comentários realmente sensato, por ex: Apartir da 1 troca os bicos na sua maioria são descartáveis, melhor mesmo é só trocar o original em último caso! Há esse cidadão que vem falar de torque, tá falando bobagem!!! Quer dizer que o cara fura o pneu vai ter levar pro mecânico aperta no torquímetro? Ou estudar metrologia automotiva pra fazer esse serviço,? Faça me o favor, deixa de conversa fiada

  • Avatar
    Hamilton 18 de julho de 2020

    Tenho uma Sprinter 2007 com 700 mil km nunca troquei as válvulas do meu carro. Novembro de 2020 completa 13 anos de uso. Eu tem mais não abaixa pressão dos pneus.

  • Avatar
    Lucas 17 de julho de 2020

    Possuo oficina mecânica e vez ou outra pego parafusos de roda estourados por reparos mal realizados por outras oficinas e borracharias. Não usam torquimetro para as rodas, chegam aqui com mais de 300N de torque. Não peguem opinião de um indivíduo que não sabe fazer o básico do básico de serviço mecânico. Quem diz que tá com a mesma válvula faz anos ou mente ou é um irresponsável sem saber. Bicos envelhecem, válvulas também. Até uma roda tem vida útil. Pneus tem validade de 5 anos, geralmente. O esbravejador Boris faz vários comentários estúpidos sempre, ao meu ver, usa da fama para vomitar polêmicas estúpidas.

  • Avatar
    Wagner 17 de julho de 2020

    Sou profissional da área …tenho um carro com 14 anos de uso e 160 mil km rodado …ainda tem uma roda com bico original

    • Avatar
      Mano 18 de julho de 2020

      Meu amigo se vc e proficional na área vc deveria saber que a borracha tem uma vida útil se vc tem uma vauvola com mais de 14 anos vc já deveria ter substituída uma vauvola sem sensor custa em média 030 centavos vc já cauculou o tamanho do prejuízo quando seu pneu tiver rodando em alta velocidade em temperatura alta e soltar o núcleo da vauvola e murcha o pneu de vês?

  • Avatar
    Wagner 17 de julho de 2020

    Muito relativo essa questão de troca de bico …
    Um bico original de linha de montagem (assim como toda peça de linha de montagem) é muito superior qualidade de um bico de reposição ..sem colocar em questão os bicos de reposição são muitas vezes uma terceira linha produzido na china …
    Um bico original usado na maioria das vezes é muito melhor que um bico novo terceira linha produzido na china
    Então se seu bico é original é melhor deixa Los pois é mais garantido
    Lembrando que toda regra tem sua exerçao
    Mas se seu bico já foi trocado .. então a partir daí aconselho trocar toda vez que trocar pneu

  • Avatar
    Alex 17 de julho de 2020

    Provavelmente um baita ignorante não deve saber nem o que é um pneu e sua funções muito menos a segurança de uma válvula

    • Avatar
      José Maria Alves Lopes 18 de julho de 2020

      Verdade!

  • Avatar
    Infelicidade jornalística 17 de julho de 2020

    Sempre , digo sempre mesmo por questão de segurança quando trocar os pneus troque a válvula não economize. Pois sua segurança e da sua família está em jogo. Esse jornal ao mínimo tinha que se desculpar com seus leitores antes de botar uma redação ou notícia no ar revise direito.

  • Avatar
    SIDNEY 17 de julho de 2020

    Faz o seguinte: DEIXA A VÁLVULA VELHA E QUANDO O CLIENTE RODAR COM O PNEU MURCHO (COISA QUE EXISTE), VC PAGA OUTRO PNEU PARA ELE.

    • Avatar
      José Maria Alves Lopes 18 de julho de 2020

      Troquei os 4 pneus novos e não troquei as válvulas,
      Em uma viagem de família a consequência uma válvula simplesmente soltou o metal da borracha. R$ 20.00 na estrada e muito tempo perdido que poderia ser evitado!

  • Avatar
    Gabriel 17 de julho de 2020

    Será que esse senhor já ouviu falar em força centrífuga, ação da água, sol, caloria, sujeira e foligem contra as válvulas? Vale a pena arriscar 40,00 pra se atrasar no compromisso e ter de trocar pneu na garagem ou na rua?

  • Avatar
    Reginaldo Mendes dos Reis 17 de julho de 2020

    Caro amigo, sua informação tem que ser mudada urgentemente. Isso é caso de segurança. É obrigatório a substituição das válvulas dos pneus quando se substitui pneus por novos. Nunca se sabe quando as válvulas vão dar problema. O valor que se paga em uma válvula ( cerca de 10,00 a 20,00 reais) e irrisório comparando com o problema grave que ela pode causar. Conselho a todos os motoristas, troque as válvulas por segurança. Cuidado com a palavra PICARETAGEM, vc pode ofender todos os profissionais reparadores de veículos.

  • Avatar
    Serejo 17 de julho de 2020

    Olá,
    Na reportagem quando critica troca das válvulas… Infelizmente essa pessoa não conhece, e também não tem preocupação com segurança! Não gostaria de fazer analogia… Mas só afirmo com técnica que precisa sim substituir a válvula sempre q trocar pneus.

  • Avatar
    Eduardo 17 de julho de 2020

    Ninguém é obrigado a nada, mas o sujeito paga 400 , 500 reais em um pneu e vai economizar 5,00 em uma válvula. Muitas vezes não dá problema, outras vezes pode vazar, melhor previnir então e trocar.

  • Avatar
    Regis Castro 17 de julho de 2020

    Eu trabalhei com auto center e não concordo que seja picaretagem. A válvula ela tem uma vida útil; devido a caloria que sofre geralmente fica ressecada. É um item barato e recomendo a substituição a cada troca pneus. 99% das vezes os veículos retornavam mencionando que o pneu havia esvaziado.

    • Avatar
      antonio 17 de julho de 2020

      Concordo. Coloquei 4 pneus novos no meu civic e não quis trocar as válvulas e com pouco menos de 500km o pneus esvaziou e como eu estava rodando em alta velocidade, até parar o pneu estragou. Procurei a loja e a resposta foi que a válvula foi o problema.

    • Avatar
      Anderson 17 de julho de 2020

      Claro que é opcional, porém coloque um pneu de 600 reais não troca as válvulas ok? Quando elas se romperem e esvaziar e você não puder parar para trocar os pneus compra outro. Kkkk

  • Avatar
    José Domingos 17 de julho de 2020

    Isso e pura picaretagem sim eu sou taxista a 20 anos em sp capital e só troco o bico se realmente for necessário

    Isso e pura picaretagem sim eu sou taxista a 20 anos em sp capital e só troco o bico se realmente for necessário

    • Avatar
      Cristiano 17 de julho de 2020

      De picaretagem e manutenção incorreta taxista entende, sempre em nome de não gastar, como não fazer rodízio de pneus, substituir pastilhas se dar atenção aos outros itens do freio so pra começar…. Aí se a válvula der problema e estragar o pneu…. Vai correndo pedir garantia dizendo que o pneu e que ruim

  • Avatar
    Lucinei Colussi 17 de julho de 2020

    Cara, um jogo de válvulas custa 20 reais. Se a cada troca de pneu, que dura uns 30 a 40 mil km, você ficar com essa de não gastar. Lamento, mas nem carro deveria ter… É do tipo que dá umas batidinhas no filtro de ar para tirar o pó, e vida que segue…. Cada um….

    • Avatar
      Alberto 17 de julho de 2020

      boa Lucinei Colussi, concordo contigo. Economia de besta que pode trazer prejuizo futuro de encontrar seu pneu vazio, pq nao fiz pagar os 20 reais..

    • Avatar
      Moisés 17 de julho de 2020

      Vc tem toda razão, uma economia que não faz sentido algum.

  • Avatar
    Robson 17 de julho de 2020

    Boa tarde a todos. Bom obrigatório não é apenas recomenda se a troca preventiva das válvulas de segurança se colocar na balança. O preço dos pneus vai ver que vale a pena trocar pois se qualquer uma das válvulas apresentar vazamento em uma rodovia até vc parar seu veículo provavelmente já vai ter danificado o pneu e se mesmo assim não danificar provavelmente vc vai gastar 10 reais da válvula 15 reais da montagem e pelo menos no mínimo maís 15 reais de um novo balanceamento feito a matemática creio que preventivamente vale a pena trocar

    • Avatar
      Claudio Augusto Moreira 17 de julho de 2020

      As válvulas rodaram as mesmas quilometragens dos pneus, suportou as mesmas temperaturas que os pneus, absorveu os mesmos impacto dos pneus, custas aproximadamente 2% do valor do pneu e o mão de vaca não vai trocar correndo risco de vazamento no pneu novo????

  • Avatar
    Marco 17 de julho de 2020

    Esse Feldman já deveria estar aposentado há anos, ao invés de prestar esse desserviço à população. Estamos falando de manutenção preventiva quando alguém sugere a troca das válvulas sem que estejam estragadas. Você troca óleo do carro só quando ele está totalmente contaminado? Filtro também? Aposto que não. Você faz preventivo. Pois o preço do óleo, do filtro ou da válvula do pneu, são muito inferiores ao custo de se ter um motor danificado ou um pneu arriado no meio da rua por problema em uma válvula. Sem falar no custo e trabalho que vai ter para desmontar um pneu só por causa da válvula… LA-MEN-TA-VEL!

    • Avatar
      alberto 17 de julho de 2020

      boa…concordo contigo..kkkk

  • Avatar
    Mauricio 17 de julho de 2020

    O meu carro tá com 312.000 km nunca troquei as válvulas, se um dia der poblema eu troco, o resto é conversa de quem gosta de vender peça.

    • Avatar
      Leandro da pneu Silva auto center 19 de julho de 2020

      O tolo que fez está materia não sabe mesmo o que está falando é super importante a troca do bico nós aqui na loja nem montamos o pneu se não for trocado o bico o pneu não terá nem garantia se ficar com a bico velho pois o bico difícilmemte aguenta mais do que uma troca de pneu o balanceado o bico e alinhamento é super importante sim sem falar que o bico custa em média 5.00 reais e garante que seu pneu não perca pressão e super barato más o pneu dê uma camionete perto de 900.00 não vale a pena deixar o bico velho pois se você andar com o pneu murchou não dá garantia ! O picareta e este tongo que fez está materia sem saber o que está falando trabalho com pneu 25 anos

  • Avatar
    Carlos Alberto Bins Regius 17 de julho de 2020

    Tenho um trator valmet com trinta anos e nunca troquei às válvulas dos pneus.

    • Avatar
      Mano 18 de julho de 2020

      Meu caro amigo uma vauvola de um pneu Valmet não tem nada a ver com uma vauvola de pneu sem câmara de automóvel se referindo Duma vauvola do pneu traseiro ela e uma vauvola metálica por fora com uma plaqueta de borracha vulcanizada na câmara de ar ela só e substituída em caso de impacto ou tenha contato com óleo que acaba resecando a plaqueta de borracha interna caso isso não aconteça ela pode durar mais de 30 anos

  • Avatar
    Saul 17 de julho de 2020

    Realmente, quem dá a garantia do produto é o fabricante e não o lojista. Essa de trocar os bicos é e sempre foi motivo pra se ganhar mais, a famosa venda casada. Faça uma pesquisa pra saber quantas pessoas ja perderam um pneu por falha no bico. Pura picaretagem.

  • Avatar
    Marcelo 17 de julho de 2020

    Como um site especializado um dicas de veículos vem falar para seus eleitores que não é preciso trocar as volvulas de pressão dos pneus mais provável mente.quem escreveu essa reportagem não entendi nada só pra vocês saberem as volvulas são item de segurança tão importante quanto qualquer outro item de segurança do veículo
    Eleitores não se deixem enganar por pessoas que querem simplesmente vender reportagem procurem sempre um profissional da área

  • Avatar
    DANIEL POLO 17 de julho de 2020

    Deixar de gastar 10reais sendo que o pneu custa bem + que isso, é pura mesquinhez.

  • Avatar
    Mario 17 de julho de 2020

    Sempre que troco os pneus, mando fazer o balanceamento, mas as válvulas, nunca troquei, realmente é uma venda casada, o máximo que pode acontecer é eu encontrar o carro com um pneu murcho e ai sim, levo a um borracheiro e mando trocar a válvula.

  • Avatar
    Jefferson 17 de julho de 2020

    É obrigatório sim, mediante a perca da garantia perante o fabricante do pneu, se não trocar as válvulas ou como se conhece na linguagem popular “os bicos”, eu como lojista à 47 anos no mercado, respaudado pelo fabricante, nem dou garantia do pneu.

    • Avatar
      Fabrício 17 de julho de 2020

      Quem dá garantia ao produto é o fabricante. Estude.

    • Avatar
      Cassio 17 de julho de 2020

      E quem compra pelo pela internet e manda instalar em algum lugar? A garantia do pneu que vc comprou pela internet é o instalador que dá? Ah vavavava

    • Avatar
      Valdemar 17 de julho de 2020

      Então, se é dessa forma, os pneus teriam de serem vendidos já com os bicos, penso.

      • Avatar
        Valdemar 17 de julho de 2020

        Na última troca de pneus não troquei os bicos e já está na hora d nova troca de pneus, então meus bicos já acumularam 80.000 km…

      • Avatar
        José Enivaldo Oliveira 18 de julho de 2020

        Concordo plenamente! Os pneus deveriam ja vir com as válvulas!

  • Avatar
    reginaldo tabai 17 de julho de 2020

    Não arrisque e pague de 20 a 40 reais por 4 bicos novos, pois estão velhos e a qualquer momento podem se danificar, e voce corre o risco de perder um pneu novo por micharia.

    • Avatar
      Denerval 17 de julho de 2020

      Por causa de 10 reais vc pode perder um pneu custa no mínimo 180.00 não vele pena fora o trastorno que vc vai passar eu sol reparador automotivo sei do que estou falando

      • Avatar
        Reinaldo Rubio 18 de julho de 2020

        Boris “muquirana” Fedman, deixa de ser pão duro brother .
        Economia burra , as válvulas antigas estão lá há mais de dois ou três anos em média??!! Seja coerente …
        Se é doido .

Avatar
Deixe um comentário