Você sabe verificar a densidade da gasolina no posto de combustível?

Em agosto a gasolina brasileira terá valor mínimo de densidade e isso é importante para o consumidor; você pode pedir para o posto testar na sua frente

Por Boris Feldman16/07/20 às 21h31

Eu já comentei aqui a respeito dos novos padrões da nossa gasolina estabelecidos pela ANP, com vigência a partir de 03 de agosto. E comentei também que entre as três exigências, a mais importante para o consumidor é que estabelece um valor mínimo para a densidade, para o peso da gasolina – e que será de 715 gramas por litro.

Porque a importância dessa densidade mínima?

Porque os postos desonestos que adulteram o combustível se utilizam de solventes que são bem mais leves que a gasolina. Então a densidade mínima vai evitar essa adulteração.

Porém como saber se o posto está fornecendo gasolina com essa densidade? É simples: todos os postos deverão ter o densímetro, um tubinho de vidro com uma escala que, mergulhado na gasolina, aponta sua densidade.

Especialista da ANP realizando o teste de qualidade e densidade da gasolina no posto de combustível
Todos os postos deverão ter o densímetro, tubo de ensaio que quando mergulhado na gasolina mostra sua densidade (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Luciano Torres Martins 18 de julho de 2020

    Bom dia.
    É o valor mínimo (715,0) pois hoje o menor é 720,0 isso verificado junto com a temperatura. Correto??? Por favor me dê mais detalhes. Sou seu fã e ouvinte a muitos anos.
    Um abraço

Avatar
Deixe um comentário