Por que turbo virou ‘mania’?

Os motores sobrealimentados aumentam sua eficiência reaproveitando os gases do escapamento que antes eram ‘desperdiçados’

MOTOR TURBO
Turbo faz com que motores de um litro, que não passariam de 50 a 60 cv, cheguem perto dos 150 cv (Foto: Divulgação | Citroën)
Por Boris Feldman
Publicado em 15/02/2024 às 07h02

Mas por que essa quantidade de automóveis mais modernos estão vindo com turbina no motor? Motorzinho de um litro, que antes não passava de 50 a 60 cv, hoje está chegando perto dos 150 cv. Será que eles vão aguentar?

VEJA TAMBÉM:

Então a resposta é simples, aguentar eles vão, pois foram projetados para essa nova potência. E o turbo é exatamente para isso: tirar melhor desempenho possível no motor com a menor cilindrada possível, além de drástica redução de consumo e de emissões.

Isso tudo tem uma explicação simples: a turbina é movimentada pelos gases de escapamento que antes eram desperdiçados pelo cano de descarga. Ou seja, com a turbina, é possível ter máxima eficiência de um motor a combustão.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Victor Hugo P.C. 15 de fevereiro de 2024

Pois é. Engraçado que praticamente todos os motores diesel já são turbodiesel faz anos… Seja em caminhões ou caminhonetes ou barcos ou mesmo grupos geradores.

Avatar
ANTONIO EUTRÓPIO SOUZA 15 de fevereiro de 2024

Lembro bem das palavras do meu velho Eutrópio que dizia uma insanidade na década de 80: “Não entendo porque esses carros todos aí não tem turbo…”, aí diziam: “Mas turbo é pra grande desempenho!” e a resposta: “turbo é pra melhorar o RENDIMENTO. Aí o engenheiro escolhe se vai ser desempenho ou economia.”. Era uma aproximação, mas era na década de 80 ! ora bolas. 🙂

Avatar
Deixe um comentário