Nova caminhonete Volkswagen pode ter nome vazado em patente

A marca alemã trabalha para correr atrás do atraso no Brasil, o nome registrado na Alemanha dá pista de que o projeto da picape está andando

volkswagen tarok concept azul lateral em movimento por do sol
Pelo visto a Tarok está descartada até no nome (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 15/02/2024 às 08h02

A Volkswagen do Brasil anunciou a produção de uma nova caminhonete na planta de São José dos Pinhais (PR). Apesar de ter mostrado a Tarok praticamente pronta para a produção em 2018, o novo modelo será inédito e seu nome pode ter sido revelado antes da hora pelo portal CarBuzz: Udara.

O nome foi encontrado no registo de patentes da Alemanha e pode ser uma das primeiras pistas sobre a nova caminhonete nacional. O modelo será posicionado de forma similar a nova Chevrolet Montana, com porte menor que o da Fiat Toro e maior que o da Strada.

VEJA TAMBÉM:

Só isso já demonstra ser um veículo diferente da natimorta Tarok, que tinha porte de Toro e previa capacidade de carga para 1 tonelada e motor diesel. A nova caminhonete da Volkswagen, que pose se chamar Udara, terá motores TSI híbridos flex.

Outro fator que reforça o uso do nome é que ele já era usado internamente para o projeto junto do código VW247. Ser registrado demonstra interesse no uso comercial do nome Udara.

A previsão é de que ela chegue ao mercado em 2025, para aposentar de vez a jurássica Saveiro e fazer companhia a velha Amarok nas concessionárias. A nova caminhonete da Volkswagen chegará atrasada para a festa, mas aposta no conjunto híbrido para compensar por isso.

Os investimentos da Volkswagen fora a nova caminhonete

vw golf etsi
O powertrain híbrido é chamado de eTSI na Europa (Foto: Volkswagen | Divulgação)

Com a introdução do plano Nova Indústria Brasil (NIB), algumas montadoras anunciaram grandes investimentos no país. A Volkswagen já havia anunciado R$ 7 bilhões até 2026 e expandiu para R$ 16 bilhões até 2028.

Os planos da montadora alemã são de investir nos híbridos flex, deixando de lado os 100% elétricos nas metas até 2028. O motor 1.5 TSI, evolução do atual 1.4 TSI, será nacionalizado na planta de São Carlos (SP) já em conjunto com um sistema híbrido.

A planta de São José dos Pinhais (PR) terá a nova caminhonete da Volkswagen, que pode se chamar Udara e terá o conjunto híbrido nacional. Em Taubaté (SP) irão fazer um SUV compacto abaixo do Nivus.

Ao total, serão 16 lançamentos até 2028. Esses carros citados são apenas alguns deles, no meio haverão atualizações de carros atuais, novas derivações deles e talvez algumas edições especiais entrem na conta.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário