Um problema, o jato de água do sábado de manhã…

Como lavar o motor do carro é uma duvida recorrente dos motores. realizá-lo de maneira inadequada acarreta prejuízos ao proprietário

Lavar o motor do carro com jato de água pode danificar componentes do veículo
Lavar o motor do carro com jato de água pode danificar componentes do veículo (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
13 de janeiro de 2022 21:32

Sábado de manhã é o dia nacional de se lavar o carro em casa. Não deixa de ser um bom exercício físico e mental. Dá até pra substituir a terapia, não é? Mas poucos observam a restrição de não lavar o motor do carro com jato d’água.


Se ele estiver de fato muito sujo sob o capô,  existe um líquido especial que se passa com um pano ou uma flanela, pois nos carros atuais com essa quantidade de dispositivos eletrônicos, o jato d’água fatalmente vai chegar onde não deve.

VEJA TAMBÉM:

E “este não deve” costuma ser a central eletrônica. Não precisa de muita água para que um probleminha na vedação deixe passar um pouco para seu interior. Esta umidade vai provocando lentamente uma oxidação, e, em uma semana ou um ou dois meses depois, olha seu carro pifado sem ninguém sequer imaginar que tenha sido provocado por aquele jato d’água do sábado de manhã…

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Zé das couves 16 de janeiro de 2022

Muitas vezes depois de uma trilha ou rally eu lavo o motor do carro com lavadora de pressão mesmo, pra tirar o excesso de barro das correias, alternador e radiador. Sem problemas…

Avatar
Osmane Damianse 14 de janeiro de 2022

Conheço pessoas que lavam e nunca tiveram problema …. Jato realmente é perigo e forte e pode até quebrar ou desprender alguma coisa. Acho que uma agua de amngueira pra molhar rapidamente e limpar com um pano e um desengripante pra dar um brilho nunca tive problemas.

Avatar
Tiago 14 de janeiro de 2022

Autopapo qual é o líquido especial que se passa com um pano?

Avatar
Fernando B 14 de janeiro de 2022

Só um verdadeiro JU MEN TO pra jogar água no motor em casa. Aliás, as próprias fábricas não recomendam lavar o motor

Avatar
Fe 14 de janeiro de 2022

Puts, lavo o motor do meu carro a pelo menos uns 25 anos.
Nunca tive problema.

Avatar
Deixe um comentário