Usar a tração nas quatro rodas no asfalto é prejudicial?

Por que em alguns veículos só se pode engatar a tração nas quatro rodas quando está na lama, na terra ou no asfalto molhado?

cambio 4x4 jeep
Por Boris Feldman
23 de setembro de 2018 20:30

Usar a tração nas quatro rodas no asfalto seco ou molhado pode causar danos a transmissão, mesmo nos carros mais modernos?

[TRANSCRIÇÃO]

Por que em alguns veículos só se pode engatar a tração nas quatro rodas quando está na lama, na terra ou no asfalto molhado? Que é o caso dos jipes mais rústicos? Ao contrário, automóveis sofisticados que têm tração nas quatro podem rodar no asfalto molhado, ou seco, na terra, na lama, em qualquer lugar sem nenhum problema.

E a explicação é a seguinte: o automóvel sofisticado, que tem tração nas quatro permanente, ou que anda normalmente com tração nas duas, tem um sistema que detecta a necessidade e passa a rodar, então, com atração nas quatro.

Isso acontece porque ele tem um diferencial central que compensa a diferença de rotação das rodas traseiras em relação as dianteiras. Entretanto, sem essa compensação, rodar com a tração nas quatro rodas no asfalto seco é uma temeridade, pois pode provocar danos na transmissão.

usar a tração nas quatro rodas
Foto Shutterstock

Você sabia que o AutoPapo também está presente em suas redes sociais favoritas? Clique e confira:

TikTok YouTube Facebook Twitter

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário