Usar querosene no tanque, com etanol, traz alguma vantagem?

O querosene, além de ser usado na aviação, tem sido misturado ao etanol por alguns proprietários de veículos; mas qual é a justificativa para isso?

Por Boris Feldman13/05/19 às 18h15

Usar querosene no tanque para deixar o etanol mais lubrificado é uma das muitas dicas que circulam por aí sobre a utilização desse produto no automóvel. Inclusive, de que dá para usá-lo para tirar manchas na pintura. Será que isso está certo?

[TRANSCRIÇÃO]

Eu tinha curiosidade de saber de onde é que surgem essas dicas, esses boatos, essas informações falsas que aconselham os motoristas. Muitas delas são até prejudiciais e é preciso tomar cuidado. Atualmente uma boa parte delas vem da internet.

Havia muito tempo que eu não ouvia falar em misturar querosene ao etanol para torná-lo mais lubrificante dentro do motor. E deve ter muita gente usado, pois eu cheguei a ver em um posto três bombas: gasolina, etanol e querosene. Eu me lembro que cheguei a perguntar para o dono:

– “Escuta, aqui encosta avião a jato para abastecer? Ele olhou pra mim assutado e eu completei, que o querosene só é usado como combustível em aviões a jato.”

O único fundamento técnico dessa história do querosene no etanol é que realmente o álcool tem um poder lubrificante menor que a gasolina, o que não prejudica o motor. O que prejudica é a mistura do querosene.

Ah, mas eu já ia me esquecendo de que o querosene pode ser usado no automóvel, sim. Mas em situações como esta: ao passar por uma estrada que está sendo asfaltada, costuma grudar aquele piche na pintura e fica aquela mancha preta, difícil de sair. Pois basta misturar 5%, apenas 5%, de querosene na água e lavar a região pra limpar a pintura. Logo depois, é só não se esquecer de jogar bastante água pura para remover qualquer resíduo do querosene, que poderia manchar a pintura.

usar querosene no tanque
Foto Shutterstock
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
16 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Airton 28 de junho de 2020

    Se é bom eu não sei mais meu clássico acendeu a luz da injeção tava com meio tanque de alco coloquei meia lata de querosene e rodei dois quilômetros acelerando o carro a luz apagou e nunca mais tive problemas então creio que fez alguma limpeza não sei o que acontecerá depois

  • Avatar
    Parra 28 de maio de 2020

    Amigo reporter nivel maximo, sem ter o seu curriculo, mas um humilde estudioso e usuario de querosene em veiculo automotor, a mais de 20 anos numa toyota diesel, posso lhe afirmar sem medo de errar : sim, limpa crostas de residuos, nos bicos, nas mangueiras e no tanque !!! Troque o filtro regularmente !!!Passei vistoria controlar/sp só na querosene !!!

  • Avatar
    Gessé Bonadia 15 de fevereiro de 2020

    Boa tarde, desculpe ao descordar da maioria (que não apoia o uso do querosene) . Não existe aditivo bom, sem a composição em querosene. Os motores mais ou menos exigente, merecem o uso de querosene. A 30 anos , faço uso, e motores com diversos tipo de uso(camionete, carros). De 5 a 10%(querosene) , mantendo a regularidade do uso, o benefício é fantástico. Dica; compre de bomba(posto), aeroportos, empresas especializadas. Os de loja comum, não tem efeito preciso. “Inicie uso com 1 lt”, acrescente ao tempo de uso.

  • Avatar
    Ricardo 27 de agosto de 2019

    Pode ser o filtro do combustível que está obstruido,necessitando de troca.

  • Avatar
    Antonio Françaa 4 de julho de 2019

    poisé ja num entendo mais nada, olhei a ficha tecnica do STP fuel injector cleaner, cara por incrivel que pareça 95% da composição é querosone e agora… esse STP é um aditivo para limpeza de bicos desenvolvido para essa finalidade assim dizem.

  • Avatar
    Antonio 25 de junho de 2019

    Você colocou querosene no seu tanque e isso é mortal e corrosivo para várias partes dos sistema de combustível e catalizador. O conserto disso vai sair caro, ou você fica com o carro gastão e com pouca potência. Corroi juntas, o motor perde pressão, as velas começão a falhar, Setem uns 800 a 900 reais em peças para trocar incluindo catalisador.

    • Avatar
      Paulo 8 de outubro de 2019

      o stp full injector cleaner é 95 % querosene patrão.

    • Avatar
      Anônimo 16 de janeiro de 2020

      Pelo que ele falou aí não colocaram querosene, colocaram o satanás no tanque kkkkkkk

      • Avatar
        Jacques 26 de junho de 2020

        Sempre usei querosene no meu Monza Alcoop 86 carburado meu irmão. Anda igual capêta . Eu tenho esse carro a 23 anos. Fiz uma retifica completa a tres anos, e não estava detonado. Agora vai durar mais 23 anos.
        Aditivo quaze 100% é querozene. No carro a Alcool fica exelente, aumenta a potência, mantem carburador limpo, atinge temperaturactemperatura idealaideal maisgmais rapidamente, não seis nesses motires modernos atuais.

      • Avatar
        Alicio 12 de agosto de 2020

        verdade amigão tenho uma factor 125k ano 2008-2009 comprei ela de segunda mão eu pensava que ela andava bem mais tava amarrada limpei carburador com car 80 , joguei oleo lubrificante WD40 no pistão do carburador , no tanque de combustível , botei gasolina aditivada,troquei o diafragma do carburador pois o meu é a vácuo ,troquei vela ,bateria e regulador de voltagem a moto até melhorou um pouco a potência porém ainda não ficou, como ficou depois que eu botei o querosene amigão a moto ficou o bicho sereninha mesmo e com muito mais força principalmente na terceira marcha que estava desenvolvendo a velocidade com bastante lerdeza e um pouco de fraqueza pesquisei muito sobre a querosene nos forum e youtube como meu tanque de combustível estava um pouco enferrujado botei um filtro de papel no tanque ,porém mesmo assim fiz a injeção do querosene direto no carburador eu fiz com uma garrafinha pet com um respiro usando uma válvula de câmara de ar de bicicleta colado com cola instantânea na garrafa pet de 1LT e uma saida pela tampa da garrafa com um bico metálico com rosca e com uma mangueira própria de gasolina conectei direto no carburador e botei uma proporção mais forte de querosene junto com a gasolina aditivada amarrei na moto vom um bivel acima do carburador para ter uma boa decida e dei partida na moto assim que ela ligou deixei na lenta uns 40min com 2 ventiladores ligados no máximo apontados direto para o cabeçote um de cada lado ,comprei a querosene ITAQUA da lata azul na casa de tinta 900ml por 12,00 dilmas
        depois que entrou no sistema a motoca virou outra moto responde muito bem na arrancada , motor sereninho na aceleração , ficou mais forte , aceleração mais estável,menos tremor em altas rotaçãoes, melhorou na marcha lenta resumindo a motoca tá 100%
        bom meu medo é só usar o querosene em uma proporção muito alta em longo periodo e ter problemas no motor porém nao conheço bem o resultado a longo prazo porisso fiz essa garrafinha para enjetar a proporção em doses e não ter que contaminar toda gasolina do tanque porém acredito que seja o melhor aditivo pois ficou top na maciez do motor adorei o resultado pelomenos nos veículos antigos fica 100% não sei nos veículos novos que são cheios de restrições. outra coisa na minha opinião esse conflito de informações muita das vezes também é para manter o proprietário dos veículos sem uma solução rápida para seus problemas e obriga lo a levar seu veículo a uma oficina mecânica autorizada ou ter que comprar produtos produzidos por empresas automobilísticas ha interesses e sabemos disso mais o desencontro de informações deixa muita gente confusa e nada melhor que passar nossa experiência aqui para que esclareça muitas dúvidas .

  • Avatar
    Maurício 20 de junho de 2019

    Oi pessoal
    Deixei acender a luz de reserva da gasolina ai coloquei 3 litros de queirosene pra limpoar os bicos injetores meu Idea 2010 motor 1.8 ai rodei ate acabar o querosene ai enchi o tanque com etanol e um aditivo pra ajudar mas o carro ta falhando muito e ta fraco demais.o que será que aconteceu e o que faço alguém me ajude

    • Avatar
      joao 4 de novembro de 2019

      coloca car80 no tanque depois de trocar o filtro de combustivel, esse e cabuloso

    • Avatar
      Flavio 24 de janeiro de 2020

      Compra outro carro amigo kkkkk

    • Avatar
      Murilo 19 de fevereiro de 2020

      Você colocou muito querosene, quando o carro tá na reserva você coloca de 500 ml a 1 lt.

  • Avatar
    Flavio 29 de maio de 2018

    Se colocado no tanque com etanol numa proporção baixa nos carros carburados ajuda sim. O carburador com o tempo ele cria crostas por ação do etanol e o querosene ajuda não só na lubrificação como na limpeza. Ja faço uso dessa maneira e nunca tive problema. Mas Só nos carros carburados. Vai estudar Boris

    • Avatar
      Jacques 26 de junho de 2020

      Isso ai… Kkkk
      Tenho um Monza carburado e sempre usei querozene, fica bom demais

Avatar
Deixe um comentário