Sem grana para um SUV compacto? Veja 10 hatches aventureiros

Alguns desses compactos tem até suspensão mais altinha, mas outros apelam apenas para o visual "me joga na lama"

Por Fernando Miragaya 13/05/19 às 16h00
Especial para o AutoPapo

Tem gente que prefere um hatch aventureiro cheio dos “balangandans” do que desembolsar uma grana por algum SUV compacto “Nutella” por aí. Selecionamos 10 hatches compactos aventureiros legais.

Fique atento que alguns têm apelo puramente estético, mas outros com suspensão reforçada, pneus de uso misto e bom vão livre do solo, permitem uma brincadeira naquela estradinha de terra inocente. Veja qual combina melhor com seu espírito de jipeiro – ou de pacato cidadão mesmo.

10 – Citroën C3 Urban Trail

Hatches aventureiros são alternativa aos SUV compactos
Preço  R$ 65.990
Motor 1.6 16v de 118/115 cv
Vão livre do solo não informado
Ângulo de entrada não informado
Ângulo de saída não informado
Pneus 195/55 R16
  • Principais equipamentos: luzes de condução diurna, central multimídia com tela de 7” espelhamento de celular, ar automático, direção elétrica, trio, chave tipo canivete, volante revestido de couro com ajustes de altura e profundidade e, computador de bordo
  • Itens externos: teto pintado de preto, molduras pretas nas laterais com bolsas protetoras, molduras escuras nas caixas de rodas, entrada de ar preta no para-choque, capas dos retrovisores escurecidas, rodas de liga leve aro 16” com desenho exclusivo e bancos com bordados com o nome da versão

O Citroën C3 Urban Trail é a versão que pretende ser aventureira, mas puramente para desfilar na cidade como o próprio nome sugere – um hatch aventureiro de fachada. Os pneus têm perfil baixo e são voltados para o asfalto e não há mudança na altura da suspensão.

Em contrapartida, o Citroën C3 Urban Trail traz o capricho da marca, com bom acabamento interno. O motor 1.6 oferece performance satisfatória e a dirigibilidade é um dos destaques. Só que é caro, ainda mais para a tímida lista de itens de série.

9 – Volkswagen Fox Xtreme

Fox Xtreme é um compacto aventureiro da VW
Preço R$ 56.090
Motor 1.6 8V de 104/101 cv
Vão livre do solo 16,1 cm
Ângulo de entrada 16,6°
Ângulo de saída 37,8°
Pneus 195/50 R16
  • Principais equipamentos: câmera e sensor de ré, central multimídia com espelhamento de celular, ar, direção elétrica, trio, chave tipo canivete, banco com ajuste de altura, computador de bordo
  • Itens externos: grade dianteira do tipo colmeia com filete cromado, para-choque exclusivo com luzes auxiliares (de neblina, estática de auxílio à curva e de milha), faróis e lanternas com máscara negra, molduras foscas nas caixas de rodas e laterais, spoiler traseiro, capas dos retrovisores e barras no teto pintadas de preto, rodas diamantadas escurecidas aro 16”, bancos exclusivos com costuras vermelhas e volante revestido de couro

O Fox Xtreme chegou em 2017 e substituiu o CrossFox, felizmente sem o famigerado estepe pendurado na traseira. Segue apelo compacto aventureiro com toques esportivos. Destaque para o farol de neblina retangular que também serve como luz de conversão estática (ao virar o volante para um dos lados ela acende) e como farol de milha.

O Fox Xtreme tem bons itens de série, como a central multimídia com espelhamento de smartphone e câmera de ré, a posição elevada de dirigir, mas o centro de gravidade alto ainda o torna um carrinho meio João Bobo nas curvas. A VW vacilou em equipar essa Xtreme com o velho motor 1.6 EA111 de 104 cv, que já teve seu tempo, mas agora sente o peso maior dessa configuração, em vez do 1.6 16V MSI de 122 cv.

8 – Toyota Yaris X-Way

Compacto da Toyota, Yaris X-Way tem só itens estéticos
Preço R$ 78.990
Motor 1.5 16V de 110/105 cv
Vão livre do solo 15 cm
Ângulo de entrada não informado
Ângulo de saída não informado
Pneus do tipo verde 185/60 R15
  • Principais equipamentos: controles de estabilidade e tração, assistente à partida em rampas, câmera de ré, retrovisor eletrocrômico, Isofix, central multimídia com espelhamento de celular, ar automático, direção elétrica, trio, chave presencial para abertura das portas e acionamento do motor, couro, sensor de luminosidade, banco e volante com ajuste de altura, controle de cruzeiro e computador de bordo
  • Itens externos: rodas de liga-leve pintadas de preto, grade frontal com detalhes escurecidos e cromados, molduras das caixas de roda, apliques nos para-choques e barras no teto pretas, frisos laterais e tapetes exclusivos com o nome da versão

A versão X-Way do Yaris é puramente estética mesmo. Os pneus são de baixa resistência à rodagem, não há mudanças no acerto da suspensão, tampouco em sua altura. O destaque do compacto da Toyota fica mesmo nos equipamentos de série, com controles de estabilidade e tração, câmera de ré e revestimento de couro.

O desempenho do Toyota Yaris X-Way  também agrada e alia o econômico motor 1.5 com a transmissão do tipo CVT herdada do Corolla, que tem o melhor acerto para um câmbio continuamente variável no país.

7 – Fiat Uno Way

A Fiat não tem SUV compacto e se vira com os hatches aventureiros
fiat uno way
Preços R$ 47.990 (1.0) e R$ 52.990 (1.3)
Motores 1.0 6V de 77/72 cv e 1.3 8V de 109/101 cv
Vão livre do solo 19 cm
Ângulo de entrada 29,4
Ângulo de saída 22,7º (1.0) e 22,5º (1.3)
Pneus do tipo verde 175/70 R14
  • Principais equipamentos: ar, direção elétrica com função City, vidros dianteiros e travas elétricos, volante com ajuste de altura, econômetro e banco traseiro rebatível; versão 1.3 recebe monitoramento dos pneus, start/stop do motor, chave tipo canivete, computador de bordo e preparação para som
  • Itens externos: barras no teto, apliques cinzas nos para-choques, faróis e lanternas com máscara negra, molduras das caixas de roda na cor cinza, frisos laterais com o nome da versão, volante e painel com detalhes em tom grafite e calotas exclusivas para as rodas de aço aro 14”

O Uno Way tem suspensão elevada em 1,8 cm e só. O resto no compacto aventureiro  é decorativo. A novidade mais recente foi a adoção dos novos motores FireFly, que tornaram o compacto mais econômico e menos áspero no rodar. Em especial o motor 1.3, que deixou o hatch mais esperto nas primeiras acelerações.

A assistência elétrica da direção tem função City, que, através de um botão, alivia o esforço de esterçamento em situações de manobra. O Uno Way peca mesmo é na lista de itens de série enxuta, que não inclui som, rodas de liga-leve ou retrovisores elétricos.

6 – Chevrolet Onix Activ

Onix Activ é o hatch aventureiro da Chevrolet
Preço R$ 62.290
Motor 1.4 8V de 106/98 cv
Vão livre do solo 16,1 cm
Ângulo de entrada 21,8°
Ângulo de saída 37,9°
Pneus de uso misto 195/65 R15
  • Principais equipamentos: câmera e sensor de ré, monitoramento dos pneus, central multimídia com tela de 7” e espelhamento de celular, ar, direção elétrica, trio, sensor de chuva, volante com ajuste de altura, chave tipo canivete, alarme e computador de bordo
  • Itens externos: apliques escurecidos no entorno dos faróis de neblina, nas caixas de roda, nas laterais e no para-choque traseiro, faróis e lanternas com máscara negra, capas dos retrovisores e coluna central pintadas de preto, barras no teto, acabamento inferior frontal tipo peito de aço, rodas de liga leve aro 15” com 10 raios, acabamento interno preto e laranja e bancos com tecido exclusivo

O Onix, carro mais vendido do país, também tem sua versão “quero ser SUV” com os revestimentos escurecidos, vincos no capô e estilosas barras no teto em forma de “U”. O Onix Active, porém, tem suspensão elevada em 3 cm, o que, segundo a GM, melhorou o ângulo de entrada do hatch compacto em 20%. Ao mesmo tempo, o Onix Activ vem com a eficiente central MyLink, com o serviço de concierge integrado e câmera de ré. E também recebe caixa automática de seis marchas por R$ 5.400 a mais.

O problema é que o Onix ganhará nova geração no fim deste ano.

5 – Hyundai HB20X

HB20X é opção na linha Hyundai ao SUV compacto Creta
Preços de R$ 63.990 (Style manual) a R$ 72.590 (Premium automática)
Motor 1.6 16V de 128/122 cv
Vão livre do solo 20,6 cm
Ângulo de entrada 19,7°
Ângulo de saída 34,5°
Pneus: de uso misto 195/60 R16
  • Principais equipamentos: Isofix, central multimídia com tela de 7”, TV e espelhamento de celular, ar, direção elétrica, trio, volante com ajustes de altura e de profundidade, chave tipo canivete, alarme, computador de bordo; Premium leva a mais airbags laterais, sensor de ré, retrovisores rebatíveis eletricamente, ar digital, sensores de luminosidade e de chuva e banco traseiro bipartido
  • Itens estéticos: molduras pretas nas caixas de roda e nos para-choques, faróis e grade com molduras cromadas, barras no teto, acabamento inferior no para-choque tipo peito de aço, faróis com máscara negra, rodas de liga leve aro 16” diamantadas e com detalhes em preto, maçanetas internas, pomo da alavanca de câmbio e saídas de ar cromadas, painel com acabamento escuro e bancos com tecido exclusivo preto

O HB20X segue a receita básica do compacto aventureiro: tem suspensão elevada em 3 cm, o que lhe confere bom vão livre do solo de mais de 20 cm, pneus maiores e os indefectíveis aparatos lameiros. Mas o melhor é na mecânica. A direção elétrica, exclusiva da linha desde a reestilização, é mais precisa em altas velocidades.

O desempenho do motor 1.6 no HB20X agrada na cidade e garante boa viagem na estrada. O câmbio manual de seis marchas tem na sexta marcha um belo overdrive, enquanto a caixa automática, também de seis, garante trocas suaves. A suspensão tem acerto levemente mais firme nesta versão X em relação ao HB20 “comum”, mas o comportamento do hatch como um todo ainda é bastante molengão.

A lista de itens de série do HB20X é enxuta e deve câmera de ré na boa central blueMedia.

4 – Renault Stepway

renault sandero stepway
Preços R$ 60.790
Motor 1.6 16V de 128/122 cv
Vão livre do solo 18,5 cm
Ângulo de entrada 19°
Ângulo de saída 19°
Pneus de uso misto 195/60 R16
  • Principais equipamentos: câmera e sensor de ré, Isofix, central multimídia com espelhamento de celular, ar automático, direção eletro-hidráulica, trio, start/stop do motor, volante revestido de couro com ajuste de altura, computador de bordo e banco traseiro bipartido
  • Itens estéticos: para-choques exclusivos com acabamento inferior na cor prata, molduras escurecidas nas caixas de rodas, saias laterais escurecidas, faróis e lanternas com máscara negra, barras no teto, bancos com costuras aparentes, detalhe preto brilhante no painel, volante com a inscrição do nome da versão e detalhes laranja nas saídas de ar e no quadro de instrumentos

Dica boa para quem quer espaço e gosta realmente de visual robusto. A versão Stepway garante ao Sandero, hatch compacto altinho, um aspecto ainda mais parrudo, principalmente devido à suspensão 4 cm mais alta. O novo motor 1.6 16v SCe deu outra vida ao Stepway, principalmente graças ao rodar menos áspero e mais econômico. É um dos poucos do segmento que leva dois adultos e uma criança no banco de trás com folga para pernas.

O que pega no Sandero ainda é a posição de dirigir esquisita, a central multimídia difícil de visualizar e o acabamento repleto de plástico de aparência ruim, cuja qualidade fica mais evidente com o contraste dos apliques laranjas desta configuração aventureira.

3 – Volkswagen Cross up!

vw cross up
Preço R$ 62.430
Motor 1.0 12v turbo de 105/101 cv
Vão livre do solo 16,3 cm
Ângulo de entrada 20,2°
Ângulo de saída 31,7°
Pneus do tipo verde 185/60 R15
  • Principais equipamentos: controle de tração, sensor de ré, Isofix, faróis de neblina com conversão estática, central multimídia com espelhamento de celular, ar, direção elétrica, trio, sensores de luminosidade e de chuva, chave tipo canivete, volante revestido de couro com ajuste de altura, computador de bordo e suporte para celular
  • Itens externos: faróis com máscara negra e molduras cromadas, molduras dos para-choques, capas dos retrovisores e barras em acabamento prata, moldura dos para-lamas e frisos laterais em preto, bancos exclusivos, acabamento cinza brilhante no painel e carpetes

O melhor do Cross up! é seu motor 1.0 TSI turbinado, extremamente econômico e que confere condução divertida ao Up!. As arrancadas são espertas e as retomadas garantidas pelo bom torque em baixos giros.

Outro destaque do Cross up! é a qualidade de construção, com comportamento dinâmico exemplar em curvas e na estrada. O Cross Up! peca, como o restante da linha, no custo-benefício. É um carro para quatro pessoas, com porta-malas pequeno, só alguns itens de série de destaque e que passa dos R$ 62 mil. O acabamento interno do compacto com muito plástico também não anima.

Vale lembrar que na linha 2020, a versão Cross up! será substituída pela Xtreme.

2 – Fiat Argo Trekking

Preço R$ 58.990
Motor 1.3 8v de 109/101 cv
Vão livre do solo 21 cm
Ângulo de entrada 21°
Ângulo de saída 31,1°
Pneus de uso misto 205/60 R15
  • Principais equipamentos: sensor de ré, monitoramento dos pneus, central multimídia com tela de 7” e espelhamento de celular, ar, direção elétrica, trio, volante revestido de couro com ajuste de altura, chave tipo canivete, alarme e computador de bordo
  • Itens estéticos: teto, spoiler e capas dos retrovisores pintados de preto, adesivo preto sobre o capô, barras no teto, molduras escuras das caixas de rodas, saias laterais, ponteira de escapamento esportiva, logotipo escurecido, bancos exclusivos com costuras aparentes e molduras cromadas nas saídas de ar

O Fiat Argo Trekking tem a seu favor a dirigibilidade elogiável da linha e o bom nível de acabamento, que ganhe ar sofisticado com os padrões mais escuros interior com detalhes cromados e costuras aparentes.

O motor 1.3 dá conta de empurrar o compacto aventureiro com certa sobra para a cidade, e o novo ex-Adventure da Fiat tem 4 cm a mais de distância do chão graças à suspensão e aos pneus.

O injustificável no Argo Trekking é a roda de liga leve aro 16” ser opcional, o que soma mais R$ 1.590 ao modelo – a câmera de ré também é por fora, e sai por R$ 700.

1 – Ford Ka Freestyle

Ford Ka Freestyle é SUV compacto aventureiro
Ford Ka Freestyle
Preço R$ 64.090
Motor 1.5 12v de 136/128 cv
Vão livre do solo 18,8 cm
Ângulo de entrada 17,1º
Ângulo de saída 24°
Pneus de uso misto 185/60 R15
  • Principais equipamentos: seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente à partida em rampas, câmera e sensor de ré, central multimídia com tela de 6,5” e espelhamento de celular, ar, direção elétrica, trio, bancos de couro, volante revestido de couro com ajuste de altura, alarme e computador de bordo
  • Itens estéticos: grade frontal escura, acabamento inferior do para-choque tipo peito de aço, barras no teto na cor prata, retrovisores pretos, moldura e acabamento escurecido dos faróis de neblina, faróis com máscara negra e moldura cromada, molduras pretas das caixas de roda, aplique preto na coluna central, rodas de liga leve aro 15”, preto brilhante no painel e nas maçanetas e internas e cromados nas saídas de ar

O Ford Ka Freestyle é o compacto aventureiro mais equipado desta lista, e também o com acerto dinâmico mais interessante. Firme em curvas e confortável ao lidar com buracos, graças à novas calibragens na suspensão e direção na linha 2019, o Ka Freestyle recebe o eficiente motor 1.5 três cilindros , além dos itens de diferenciação esperados e suspensão elevada em 2,4 cm.

O problema é o preço, que vai a R$ 67.840 com o câmbio automático de seis velocidades.

7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    MARCELO ALEXANDRE GREGO LINS 16 de setembro de 2020

    O Up não tem mala!

  • Avatar
    Gilson 27 de setembro de 2019

    Matéria confusa da a entender que no seguimento dos aventureiros o hb20x e bem melhor no conjunto mas ficou em 5

  • Avatar
    Fabricio 25 de junho de 2019

    O Ka Freestyle não possui volante revestido em couro como descrito na reportagem.

  • Avatar
    Elver Catein Moraes 2 de junho de 2019

    Muito chato isso de ficar passando as páginas.
    Apenas capitalismo….
    Uma pena!

  • Avatar
    Al Martin 18 de maio de 2019

    Antônio Lima, a Ford nos Estados Unidos parou de produzir automóveis, vai produzir apenas utilitários e caminhões, portanto aqui no Brasil também logo irá para a produção de automóveis, visto que aqui é filial de lá. Além do mais, o Ford Ka só é bem vendido para locadora de veículos.

  • Avatar
    marcus 16 de maio de 2019

    Com a Renault pedindo 43 mil reais no Kwid Outsider, o preço do Ford Ka FreeStyle está super justo.

  • Avatar
    Antonio Lima 13 de maio de 2019

    Ford Ka é imbatível… Yaris é um Étios disfarçado.

Avatar
Deixe um comentário