Velocímetro ou GPS: qual deles marca a velocidade real?

O velocímetro estava marcando 120 km/h enquanto o GPS marcava 125 km/h. Afinal, qual mostra a velocidade correta?

velocimetro
Por Boris Feldman
16 de outubro de 2019 22:00

Leitor do AutoPapo diz  que ele está cada vez mais atento a  velocidade desenvolvida nas rodovias, principalmente por causa dos radares. E,  recentemente ele percebeu uma diferença na marcação da velocidade pelo velocímetro e pelo GPS. Enquanto o velocímetro estava marcando 120 km/h,  o GPS do carro, marcava 125, ou seja,  5 km/h a mais. Aí ele pergunta: qual eu devo confiar?

Ora, a margem de erro que se tolera nos velocímetros é na ordem de 3%. Então, se o GPS acusa uma velocidade de 125 por hora, que a gente considera como a real, o velocímetro poderia estar marcando, com a tolerância de 3%, uma diferença de 3,5 a 4 km/h, para menos ou para mais. Então, se o velocímetro marca 120 por hora, ele está ligeiramente fora da tolerância, mas pode se considerar que o GPS está marcando a velocidade real.

velocímetro
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
17 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Edson Thomas Tholvt 16 de julho de 2021

Já fiz testes, no meu caso com uma moto Honda cbx 250 Twister
Levando em consideração 100 km/h = 36 m/s, o GPS foi muito mais realista do que o painel ORIGINAL da moto
Entendo que num passado até mesmo recente talvez isso não fosse possível, mas hoje já é
A latência já está considerável mais baixa a ponto de transferir todos dados necessários pra se saber a velocidade real melhor que um painel
Tbm já percebi que o erro* da velocidade nos painéis estão diminuindo, já que uma Cb Twister (versão mais nova da antiga CBX) está mostrando menos no painel

Lado a lado, enquanto uma cbx mostra 160 km/h, uma Cb mostra 148/9, já no GPS mostra 137/8 para as duas lado a lado

E tbm me parece que essa diferença é exponencial
Porque quanto menor a velocidade, menor é a diferença em valores absolutos
Já quanto maior…

Avatar
Nei Carlos manosso 6 de março de 2021

Tenho uma Fiat Toro rancho, o velocímetro marca 114 e o GPS marca 100.

Avatar
junior medeiros 2 de maio de 2021

a minha é uma vulcano diesel mesmo problema velocímetro marcando 100 km gps a 89km

Avatar
Expedito Cardoso 6 de outubro de 2020

Os comentários são interessantes, mas tentar explicar e tirar conclusoes isoladas e julgar quem está certo ou errado e muito mais complexo, em fisica tudo eh relativo. Vc pode ter um veículo parado e o velocímetro marcando uma velocidade X, a depender do atrito da roda sobre o piso (patinagem) e neste caso, o GPS tera um acerto maior que o velocímetro físico. Nunca estamos 100% em condições perfeitas… Só para pensar

Avatar
PEDRO 19 de novembro de 2019

O GPS SEMPRE TA MARCANDO 5 A 7KM/HORA A MENOS QUE O VELOCIMETRO. EM TODOS OS VEICULOS QUE USEM RODAS E PNEUS ESPECIFICADAS PELO FABRICANTE.

Avatar
Adilson Furlani 18 de outubro de 2019

Reportagem EQUIVOCADA!
Sou especialista em GeoTecnologia e posso afirmar, com certeza, que um sensor fisico, instalado no dispositivo que se deseja medir é MUITO MAIS EFICIENTE do que um sensor que trabalha por “estimativa”. Explico: O sensor GPS nada mais é do que um rádio que detecta as diversas frequencias dos satelites da tecnologia GPS (Global Position System) e, dependendo das frequencias e da intensidade desses sinais, ele “estima” a sua localização. Pra se ter uma ideia, quando é feito o “GeoReferenciamento” de uma propriedade, uma localização fisica é “transportada” técnologicamente para um aparelho chamado de “Estação Base” e, conectado a este aparelho, um outro aparelho é usado para medir o perimetro e, para se obter a coordenada com exatidão, pasme, demora entre 5 e 20 minutos coletando sinais. Dito isso, entenda, sensor GPS “sempre estima” a sua localização e, desta forma, o seu deslocamento, daí a falta de precisão. Por outro lado, um sensor instalado na roda do veículo tem muito mais acuracia em medir a distancia porque “é a roda que percorre o perimetro” e, desta forma, é mais exato. É claro que isso somente se estiver utilizando roda e pneus conforme as especificações do fabricante, pois mudar o diametro total (roda+pneu) pode afetar no calculo total. Além disso, os velocimetros atualmente são pré configurados de fabrica para medir a velocidade um pouco a mais do que realmente é, seja por medida de segurança ou pela montadora querer fazer você acreditar que o carro rende mais km/l do que realmente faz, mas GPS “nunca” medira velocidade melhor do que um sensor fisico. Na melhor das hipoteses, ele terá um lag devido ao tempo de processamento das informações versus o tempo de deslocamento, por isso não se deve confiar na velocidade de GPS para fins de radar, visto que ele pode mostrar uma redução muito tardia, ou pior, entender que houve uma redução quando não houve, por falta de algum sinal.

Avatar
Valdenio 8 de fevereiro de 2021

Parabéns amigo… Disse tudo e mais um poucoom riqueza de detalhes. Mas as pessoas gostam de se enganar!

Avatar
Careca 17 de outubro de 2019

Verifica minha enternt

Avatar
Luiz Edgar 17 de outubro de 2019

Me desculpem…
Mas esta reportagem esta totalmente EQUIVOCADA !!!
Sou motorista profissional ja dirigi varios modelos de carro… e o GPS na média exibe 5km À MENOS que o velocímetro. Em pouquíssimos casos exibe igual. O velocímetro “mente” 5 km à mais em média, dizem que por razões de segurança. E qanto ao radares, todos tem sim MARGEM de erro. Até limite de 100km/h é de 7km/, acima de 100 é 7%, isso é por lei.
Mas voltando ao assunto da reportagem, infelizmente houve um equívoco GRANDE… gps mostra velocidade real e os velocímetros mostram À MAIS

Avatar
Nei Carlos manosso 6 de março de 2021

Já tive duas toros o todos tanto o Google maps e o wase marcam menos que o velocímetro a Volcano 20017 8% a menos a ranch 2019 10% a menos falei com amigos que tem Toro e relatam o mesmo fato

Avatar
Guilherme 25 de março de 2021

Amigo, esses 7km/h que você falou não se trata disso!
O valor do radar é aferido anualmente pelo IPEM de cada estado (caso contrário a multa é anulada se recorrida). O que ocorre é que a LEI brasileira desconsidera 7km/h (independente da margem de erro do equipamento de leitura) entre a velocidade aferida e a considerada, isso para velocidades de até 70km/h. Em vias a partir de 80km/h a margem de tolerância da lei é 10%. Exemplo: Rodovia com 120km/h, você pode trafegar a 132km/h de velocidade real e supondo precisão do instrumento de medição, você não será autuado, mas não porque o erro do aparelho é de 10%, mas porque a lei oferece o benefício da dúvida.

Avatar
Heronn Braiani 17 de outubro de 2019

O GPS conta a velocidade em um plano 2D, não leva em consideração as relações trigonométricas de subida e descida, por isso o GPS sempre irá marcar menos, confie no seu velocímetro.

Claro que se alterar as configurações originais de fábrica de seu aro de roda e pneus isso pode várias muito.

Lembrando que se colocar uma roda com diâmetro (aro+pneu) maior seu velocímetro vai marcar errado uma velocidade menor que a real e se colocar uma menor, seu velocímetro vai marcar a mais.

Nunca da pra confiar exatamente, então por isso os equipamentos por lei dão margem de 11% a mais.

Avatar
Heronn Braiani 17 de outubro de 2019

O GPS conta a velocidade em um plano 2D, não leva em consideração as relações trigonométricas de subida e descida, por isso o GPS sempre irá marcar menos, confie no seu velocímetro.

Claro que se alterar as configurações originais de fábrica de seu aro de roda e pneus isso pode várias muito.

Lembrando que se colocar uma roda com diâmetro (aro+pneu) maior seu velocímetro vai marcar errado uma velocidade menor que a real e se colocar uma menor, seu velocímetro vai marcar a mais.

Nunca da pra confiar exatamente, então por isso os equipamentos por lei dão margem de 11% a mais

Avatar
ERMELINDO SILVIO 17 de outubro de 2019

O problema é que o Radar não tem margem de erro

Avatar
Samuel Pereira 17 de outubro de 2019

Tem sim. 10% por lei

Avatar
Mic 17 de outubro de 2019

No meu caso o GPS mostra velocidade 10% inferior ao velocímetro.

Avatar
Josué 17 de outubro de 2019

Já tomei uma multa de velocidade, acompanhando a velocidade do GPS

Avatar
Deixe um comentário