Venda direta do etanol vai reduzir preço?

Mudança sobre a venda do etanol permitida pelo governo não reduzirá, necessariamente, o preço do combustível nos postos. Entenda

Jogada pode fazer o preço do etanol reduzir
Jogada pode fazer o preço do etanol reduzir (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
26 de agosto de 2021 07:32

O governo permitiu a venda direta do etanol pelas usinas aos postos, eliminando, portanto, o distribuidor de combustíveis como intermediário da operação. A ideia seria baixar o preço do etanol na bomba.

Mas as partes envolvidas já avisaram que não é bem assim, pelo menos a curto prazo. O primeiro problema é a logística de distribuição. Como assim?

É que atualmente existem as distribuidoras tradicionais de combustíveis (BR, Ipiranga, Ale…) que compram grandes volumes das usinas, estocam e têm a logística de distribuição com seus caminhões.

VEJA TAMBÉM:

Então, se hoje um posto próximo a uma usina comprar diretamente e mandar seu caminhão ir lá buscar, pode ser que funcione. Mas essa não deverá ser alternativa da maioria deles.

Além disso, outras questões são problemas nebulosos de sonegação aos cofres estaduais e também as contratuais entre posto e distribuidora.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
18 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rodrigo MARTINIANO 30 de agosto de 2021

Onde eu nasci já funciona tem tempo: a usina – aos finais de sábados (quando praticamente começa o ‘weekend’ dos caminhoneiros) – vende o dito ‘retalho’ do álcool por R$0,99 / litro.
EVIDENTEMENTE NÃO É O MELHOR ÁLCOOL (ou etanol), POIS É “fim-de-tanque”, conforme o chamam por lá.
Nada, entretanto, que um pano-de-chão não coe (os resíduos).
FLEGMA NÃO TEM, desde 2002.

Avatar
Éder S. 28 de agosto de 2021

Bolsonaro poderia liberar linha de crédito para as próprias usinas serem donas dos postos, um projeto de pelo menos uns 500 postos novos.quero ver se as usinas vão preferir vender para as distribuidoras por 2.99 ou a 3.99 no varejo para o consumidor, a gasolina despenca rápido, inclusive vai ser negócio para a Petrobras vender a gasolina pura, sem acrescentar o álcool em sua fórmula.

Avatar
Juliano Ricardo Pedroso 28 de agosto de 2021

Na minha opinião se todos… todos passarem deixa de ultilizar nossos veículos carros motos etc com certeza os preços pode ser que baixe já que se não houver nenhum veículos circulando não terá a quem vender vamos guardar nossos carros e motos pra ver se baixa ou não

Avatar
José Araújo 27 de agosto de 2021

Mas o intuito é esse mesmo, baixar impostos estaduais, porque os governadores não estão querendo baixar.

Avatar
Leandro de Medeiros barros 27 de agosto de 2021

Só vejo sem futuros no Brasil

Avatar
Sir.Alves 28 de agosto de 2021

Realmente, governadores esquerdistas nao tem futuro, ou melhor… nao dao futuro melhor ao povo…

Avatar
EDUARDO LUIS QUINTELLA CRUZ 27 de agosto de 2021

É uma covardia para nós clientes diretos tanto de etanol quanto gasolina, isso é um roubo escondido em forma de compra e venda, nós pagamos por um produto com um valor super faturado ! Aqui no RJ está na bomba uma base de 5,50 o etanol litro e 6,50 gasolina litro. Vergonha eu tenho de morar em um país que mais rouba a população do que ajuda ! Império negro, uma espécie de escravização oculta, só os cegos que não vêem.
🇧🇷

Avatar
Roberto Carvalho 27 de agosto de 2021

Etqbol nao abaixa se a gasolina nao abaixar…é ilusao achar isso…sobre a possibilidade de venda direta, vao aer bom pro interior pq pode comprar etanol direto a um pteço melhor e à Usina que vai vender melhor tb…qdo olhamos SP capital, até onde sei existe etanolduto de Ribeirão para Barueri para escoamento para distribuidora que inclusive barateia o custo logistico.
Imposto tb implica ai…sao %, que sobre um valor net maior tendem a serem maiores tb. O estado e gov federal deveriam ter um limite de aplicação % à partir do qual o valor do imposto fosse fixado em termos absolutos e não %.

Avatar
José Carlos Vieira dos Santos 27 de agosto de 2021

Então, vamos fazer nossa parte e abastecer somente nos postos que oferecerem o melhor preço!!!!

Avatar
Cassiano Mendes Domingues 27 de agosto de 2021

Não vai funcionar porque o dono do posto vai ficar com a margem de lucro que seria das distribuidoras, acredito que entrega de combustíveis delivery seria uma solução mais rápida e fáciel e poderá baixar os preços dos combustiveis. porque o apps de entrega competiram com os donos dos postos. Mas o ideal mesmo seria uma abertura de mercado total.

Avatar
Carlos Eduardo Mattos 27 de agosto de 2021

Enquanto Formos Ainda Colônias
(Acre Amazonas Pará Etc)de Mansos Sem Educação e Saúde e Patriotismo Digo Quando Nascer Brasileiros e Lutarmos c Sangue nos Olhos e Não Aceitando Pão e Circo Com Essas Geracoes (Videotas) Espero Daqui a 1500 anos um Brasil c (S) e Não (z)

Avatar
Laecio medeiros 27 de agosto de 2021

Pode ser só no início, nesse país ninguém pensa em ninguém. O etanol não baixa pela política do governo, só for 70% da gasolina o etanol vai vender mais, e vendendo mais não vendi a gasolina mais cara e ainda com 27% de etanol. Somos lesado duas vezes, isso é uma vergonha. Se as usinas de etanol fosse comprometidas com o povo, baixava o preço, vendia mais e ganhava mais com isso. Lm de Fortaleza CE.

Avatar
Rodrigo 26 de agosto de 2021

Kkkkkk aqui é Brasil, país dos tontos, espertos, malandros…. nada nesta terra de ninguém é feito para favorecer o povo.
O que vai acontecer é cada vez ficar mais caro e mais adulterado o combustível !!!

Avatar
Daniel Kamphorst 26 de agosto de 2021

Mexeu…mexeu…mexeu….e não vai dar em nada!! Não enquanto a máfia chamada Petrobrás não for extinta.

Avatar
Kleverson Silva 26 de agosto de 2021

Quando será essa queda nos preços
Não estamos aguentando mais esse preço absurdo no etanol

Avatar
Roberto JB 26 de agosto de 2021

Realmente, é muita burocracia, normas, leis, e no fim, quem deveria decidir, o governo, depende até de sabe Deus o quê para o povo pagar um preço justo pelo álcool. É muito interesse envolvido de empresários, lojistas que não pensam no pais. Briga grande como sempre.

Avatar
Wagner 26 de agosto de 2021

Mais uma vez as pessoas que querem pensar na sociedade ,procuraram uma solução. Agora compete a fiscalização fazer a parte deles ,e, não ficar apenas aguardando denúncias para aparecer na mídia.
Chega do controle monopólio de alguns setores ,porém não podemos esquecer que o mercado de etanol também tem o controle na mão de poucos.

Avatar
Jose cicero dos santos Cicero 26 de agosto de 2021

Vocês políticos não tem jeito, são ladrões pra sempre vão queimar ,quando DEUS trazer justiça nesse mundo mal,a minha pergunta é , porque querem tanto dinheiro !???? Porque são tão corruptos?????????????

Avatar
Deixe um comentário