Aditivo danifica motor?

O dono de automóvel, muitas vezes, tem duvidas em relação ao uso de aditivo em seu veículo. Em algumas situações, é melhor não utilizá-lo

Por Boris Feldman 25/08/21 às 21h32
catalisadoraditivo
Não utilizar um aditivo pode ser a melhor alternativa (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)

Dono de automóvel em geral entende pouco (ou quase nada) de mecânica e então vira presa fácil de postos, concessionárias, oficinas, lojas de peças e trocas de óleo que tentam empurrar todo tipo de aditivos a torto e a direito.

E muitos motoristas pensam: ”se não faz bem, mal não faz”. Faz sim e já tocamos neste assunto bem nebuloso…

No óleo, por exemplo, o aditivo se mistura com o que vem de fábrica e pode resultar numa reação química que danifica o motor. Para a gasolina, só se recomendam os aditivos detergentes e dispersantes.

VEJA TAMBÉM:

O problema dos aditivos “mágicos” que anunciam aumentar a octanagem e portanto a potência e desempenho do motor, é que utilizam ferro em sua composição. A NGK já detectou que danifica as velas de ignição. Mas tem mais: danifica também os caríssimos catalisadores.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Cesar 1 de setembro de 2021

Olá,
Pessoal!
O manual da Meriva, aconselha colocar aditivo a cada 200 litros de combustível, mas eles orienta a por o aditivo acdelco flex.
Pois se a montadora aconselha, e sinal que não prejudica o motor.

Avatar
STEFANO DE BIAZZI 1 de setembro de 2021

O próprio fluído de arrefecimento, se o motor já está bem rodado e não vem usando, pode acelerar o desgaste da bomba d’água e do cabeçote. Se sempre usou, continue usando. Se nunca usou, melhor manter só na água, um dia vai dar problema também, mas vai demorar bem mais.

Avatar
Pedro 1 de setembro de 2021

Oi bom dia, o militec é bom usar em motores a diesel?
Obrigado

Avatar
Roberval Almeida Andrade 30 de agosto de 2021

Qual o melhor óleo lubrificantes para motor gol g7 três celindros?

AutoPapo
AutoPapo 30 de agosto de 2021

Olá, Roberval. É o que está nas especificações do manual do proprietário.
Obrigado e abraço

Avatar
Valdenir Da Silva 28 de agosto de 2021

Cual o melhor óleo para motor Zafira estou com dúvida da uma dica ai

Avatar
Rogério Nunes dos Santos 27 de agosto de 2021

Qquer aditivo que compramos no posto de gasolina dizem que bom . Mas quando e comprado fora e levamos pra adicionar la dizem que prejudica os motores. Se aditivo pra combustível prejudica os motores o que dira agua solvente e misturas fora do padrão.

Avatar
SÍLVIO SALUSTIANO DOS SANTOS 29 de agosto de 2021

O QUE DANIFICADA MOTOR É O COMBUSTÍVEL ADULTERADO, SEM FALAR QUE, À GASOLINA COMUM (SEM ADITIVO) FORMA DEPÓSITOS DE CARBONOS NOS MOTORES, CHEGANDO A DANIFICA – LOS RAPIDAMENTE ! OS ADITIVOS USADOS NOS COMBUSTÍVEIS, SE FOREM DE BOA MARCA, SÃO RECOMENDADOS !

Avatar
Deixe um comentário