[Vídeo] Carro movido a água é possível?

"Fake news" não é só na política! A internet tem um monte de notícias furadas e uma delas é sobre um carro movido a água

Por Boris Feldman 04/04/18 às 16h00
ilustra agua limpa

“Fake news” não é só na política! A internet tem um monte de notícias furadas sobre a indústria automobilística e uma delas é sobre um carro movido a água. É possível? Na teoria…

O Boris fala do assunto:

[TRANSCRIÇÃO]

Tá pensando que fake news é só na política? Ledo engano! Entra na internet, que é a melhor e maior fonte de asneiras de todo o tamanho que eu conheço, que você vai encontrar lá uma série de “recomendações” pra economizar gasolina, pra mudar o chip do carro, mais desempenho menos consumo… Tem de tudo!

Agora tem também, e teve até matéria de televisão no Espírito Santo sobre isso, do carro movido a água. Ou você põe a água pra reduzir o consumo da gasolina ou do álcool.

Mas como é essa história da água? Carro é movido a água? É! Por quê? Porque da água – água não é H2O?- da água você tira o H2, que é o hidrogênio. O hidrogênio é combustível e faz o motor funcionar sem dúvida nenhuma.

Só que tem um probleminha: para você colocar o tanquinho d’água no carro, pra água tirar o hidrogênio, pra fazer o motor funcionar ou reduzir o consumo,você tem que ter muita energia elétrica. Você acaba com a sua bateria em poucas horas. Em resumo: a conta não fecha.

O que você gasta de energia elétrica é muito mais do que a energia que você obtém com aquele hidrogênio sendo queimado no motor. Entendeu porquê que essa história do carro movido a água é uma pi-ca-re-ta-gem?

carro movido a água é possível?
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
20 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Daniel 18 de janeiro de 2021

Claro que é viável, eh só usar o eixo para acoplar uma transmissão para um tipo de alternador, próprio que sempre irá carregar a bateria quando estiver em funcionamento. É muita hipocrisia!!

Avatar
Antonio Carlos 6 de janeiro de 2021

Se realmente proporcionasse a economia de combustível mesmo ao custo de R$ 1.500,00 como mostra o vídeo 100% da frota de veículos de passeio do Brasil estariam usando……balela, é pesquisar a noticia real…

Avatar
Francisco Castello 2 de novembro de 2020

Disso daí eu entendi. Quando é uma pessoa comum fazendo algo que verdadeiramente ajuda a todos e o meio-ambiente, o invento sempre será inviável.

Quando é uma empresa, ainda que a coisa seja bem meia-boca e cara demais para os nossos padrões, aí dá certo. Apenas lembrando que empresas não estão nem aí pro povo ou o ambiente. O compromisso delas é com o dinheiro.

Avatar
Ian 17 de fevereiro de 2020

O problema é energia hora é so ter uma placa de fotovoltaica e/ou motor eólico. Pronto.
Picaretagem é vc com seu discurso chegando até ser ant ciência

Avatar
Edson 28 de janeiro de 2020

Sempre será possível produzir veículos híbridos e elétricos.A tecnologia dos veículos autonomos e voadores, já está em andamento.Mas sempre haverá pressão das grandes montadoras estadunidense e européia, de não produzir um veículo muito econômico.

Avatar
Celso 4 de janeiro de 2020

Concordo com o colega …pra consertar o pais , alem de fechar o congresso e a camara , agora tbm tem de extinguir o stf…qto ao h2
, funciona e todos deveriam usar.

Avatar
Antonio Carlos 6 de janeiro de 2021

Se realmente proporcionasse a economia de combustível mesmo ao custo de R$ 1.500,00 como mostra o vídeo 100% da frota de veículos de passeio do Brasil estariam usando……balela, é pesquisar a noticia real…

Avatar
Suriman Carreira 25 de novembro de 2019

Em 1976, no Senado Federal, meu pai preconizava a implantação de fazendas flutuantes nos rios da Amazônia, para superar as enchentes periódicas e frear o desmatamento. Tal proposta era repudiada. Consideravam uma ficção julioverniana ou até puro delírio, impossível de ser realidade. O tempo mostrou que meu pai não delirava, vide: https://youtu.be/fukmZhz4fuE
Este artigo me faz lembrar aqueles que riam de meu pai naquela época, sempre pondo obstáculos a ideias inovadoras, desestimulando que busca soluções. Lamentável!

Avatar
Jurandir Rodrigues 4 de novembro de 2019

Amigos não se esqueçam que estamos no país mais corrupto do mundo podem descobrir o mais viável combustível pra amenizar a situação da população ;porém jamais este congresso e a câmara iram aprovar pois eles só pensam em si e seus correligionários e a papulação é quem sempre paga o pato e os absurdos de todos os governos ; os seja só se beneficiam e nada além disto ;isto e fato real e não vai mudar ;só se fechar a câmara e congresso.

Avatar
luciano 29 de outubro de 2019

picaretagem???
sério Boris???
Infelizmente os poderosos fazem gente como vc pensar que hidrogênio só se consegue com H2O + hidroxila + eletricidade…
pergunto quanto custa 3 elementos…. latinha de cerveja ou refri, soda cáustica e água???
misture o 3 e veja o que vai dar…

Avatar
Fernando 12 de setembro de 2019

Entendi sua explicação, Bóris. Mas há uma outra teoria, usando o boro (quase seu xará) divulgada na Super Interessante.

O que você pode nos dizer sobre isso? Obrigado.

https://super.abril.com.br/tecnologia/o-carro-movido-a-agua/

AutoPapo
Boris Feldman 19 de setembro de 2019

Prezado,

Tecnicamente não tenho nada a comentar, pois não tinha conhecimento desta propriedade do meu “quase”xará.

Mas, caso funcione mesmo, fica o problema político: quanto custa, hoje, o boro e quanto os turcos (que detêm a maior parte deste material) vão passar a cobrar depois de batido o martelo nesta tecnologia?

Abração!

Avatar
Fernando 26 de julho de 2018

OK, H2 é possível que o ande sim, porém consome muita energia aumentando muito o consumo da bateria… Então não seria interessante desenvolver uma bateria que suportasse esse sistema?

Avatar
LRR 4 de dezembro de 2018

2 Al + 2 NAOH + 6 H2O = 2 NAAl(OH)4 + 3???

Avatar
Luciano Roberto Rabij 4 de dezembro de 2018

2 Al + 2 NAOH + 6 H2O = 2 NAAl(OH)4 + 3???

Avatar
Luciano Roberto 4 de dezembro de 2018

2 Al + 2 NAOH + 6 H2O = 2 NAAl(OH)4 + 3???

Avatar
Diógenes Castro 16 de junho de 2018

Neste mundo tem bobo pra tudo.

Avatar
Otto Lima 6 de junho de 2018

A Segunda Lei da Termodinâmica explica porque não pode haver carro movido a água conforme descrito nesses vídeos no YouTube e o Art. 171 do Código Penal Brasileiro estabelece a sanções cabíveis a quem vende essa ilusão.

Avatar
Denilson 9 de maio de 2018

Eu penso que as informações ao contrário só ajuda esse sistema que explora a população com esse preço caro da gasolina, temos que utilizar sim um método que possa diminuir o preço do petróleo e consequentemente o preço da gasolina.

Avatar
Davi 27 de abril de 2018

Ok.. não funcionado só com água. mas especificamente o que vemos sendo divulgado são sistemas que não substituem a gasolina e “auxiliam” com um pouco que h2 a queima fazendo o motor funcionar com menos gasolina… Exatamente este ponto é impossível? Eu sinceramente acredito que não.
O pessoal está tentando mitificam isso de todas as formas, um pouco de verdade tem!

Avatar
Deixe um comentário