Vitrificação de pintura em carro 0 km é desnecessária

Um leitor do AutoPapo quer saber se eu sou contra a favor da vitrificação de pintura do carro. Sim, sou a favor, mas em caso específico

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Vitrificação de pintura do carro novo e usado (Foto Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 04/05/2020 às 06h15
Atualizado em 26/11/2020 às 11h51

Um leitor do AutoPapo pergunta o que eu tenho contra a vitrificação, aquele serviço que oferecem para a proteção da pintura quando se compra um carro zero na concessionária.

Então vale a pena esclarecer que eu não tenho nada contra a vitrificação ou polimento ou espelhamento ou seja lá como se chama esse serviço de proteção à pintura. Pelo contrário, eu sou a favor!

Ele deve sim ser feito para proteger a pintura do carro. Porém, só depois de dois a três anos, quando a pintura começa a perder o brilho, a dar os primeiros sinais de de cansaço.

Mas não quando o carro está zero, pois na fábrica, ao final do processo de pintura, ela recebe uma camada de proteção – o que dispensa esse serviço adicional. Ou seja: eu sou a favorável a essa vitrificação, mas não no carro zero, só depois de usado.

Vitrificação de pintura do carro novo e usado
Não é necessário fazer a vitrificação no carro novo (Foto Shutterstock)
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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
10 Comentários
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Fransérgio Gomes Delgado 31 de dezembro de 2020

Boris, gosto das suas reportagens, mas esta foi terrível… Pra que esperar a pintura se desgastar e perder o brilho, se posso protege-la desde nova, e manter o brilho, sem desbotar, e sem arranhar?… Sem falar que polimento, vitrificação, cristalização e espelhamento são coisas diferentes… A pintura da minha Ranger veio péssima de fábrica, e na vitrificação foi (parcialmente) corrigida, ganhando muito mais brilho, e ainda ficando protegida… Desta vez você mandou mal…

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Andre Vinharski 11 de junho de 2020

Lamentável a matéria. O comprador passa tempos escolhendo o carro do seu gosto, cor, acessórios, etc. Depois que compra vai deixar de cuidar??? Esperar 3 ANOS pra daí começar a se preocupar em proteger a pintura? Por favor…Ande com seu carro SEMPRE protegido e bem cuidado

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Julio Cesar 5 de maio de 2020

Pra falar a verdade as pinturas dos carros não de todas as marcas .mais tem uns modelos que a pintura vem um lixo ex os Honda branco tafetá,eu só a favor da vitrificação no carro zero. Protege muito muito mais que a será que vem de fabrica .e outra .tem carros zeros que antes de chegar no consumidor final ficam um tempão no pátio da fábrica a sol e chuva sereno isso detona a pintura. Mais como o carro é zero a pessoa que vai comprar cresce o olho de alegria e não encherga isto. Aí quando a pessoa ver que tá dando problema na pintura já passou a garantia.

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Leandro 5 de maio de 2020

Concordo.

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Aldo 13 de abril de 2024

Eu estive pesquisando sobre o assunto e já toalheiro com isso quando eu era jovem. Sei que muita coisa mudou de lá até hoje, mas, o processo de quandosai de fábrica já era o mesmo de antigamente.
Sei que de fabrica já vem com uma proteção a pintura que dura algum tempo. Veja o que fala um site confiável sobre esse assunto:
“O que não se deve autorizar é a execução
deste serviço quando o carro está novo, ainda
zero km. Simplesmente porque a pintura de
fábrica já recebe uma proteção, um verniz
superficial exatamente para protegê-la. Ora, a
primeira operação destas empresas que
oferecem O serviço é lixar (O pintura original
para aplicar seu produto. Passou a lixa, a
proteção da fábrica já era..”

“polimerização, espelhamento da pintura, deve
ser feito depois de 2, 3 anos quando a pintura
já tá meio fosca, porque quando o carro sai
de fábrica ele já recebe o verniz na linha de
montagem exatamente pra proteger a pintura
E no processo de vitrificação, de
espelhamento, a primeira coisa que se faz é
passar uma “lixazinha” que vai exatamente
tira ao verniz aplicado pela fábrica.”
O site é: AutoPapo.uol.com.br

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Igor Baioneta Costa 4 de maio de 2020

O evidente que o autor do texto não tem conhecimento algum em processos de proteção! Né na fábrica ou muito menos na concessionária o veículo recebe qualquer proteção para o verniz! Na verdade ele é exposto a várias situações que agridem e muito o verniz! Estou a disposição do mesmo para lhe mostrar as diferenças que cada serviço sitado tem!

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Leandro 5 de maio de 2020

Pensei a mesma coisa quando li….

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Eduardo conte 4 de maio de 2020

Se for um Nissan é melhor fazer pois sua pintura de fábrica é horrorosa.

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Rodrigo Cesar Dos Santos 4 de maio de 2020

Dá pra ver que o autor não conhece a diferença entre vitrificação, polimento e espelhamento!

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ROGERIO SABEH DE CASTRI 29 de outubro de 2020

Pois é! O cara nem sabe a diferença entre os serviços. Ainda tem um que chama CRISTALIZAÇÃO. Eu entendo bem pouco sobre funilaria, mas fui procurar quem é especialista no assunto. E realmente tem que cuidar do carro desde novo

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