Vitrificação de pintura em carro 0 km é desnecessária

Um leitor do AutoPapo quer saber se eu sou contra a favor da vitrificação de pintura do carro. Sim, sou a favor, mas em caso específico

Por Boris Feldman 04/05/20 às 06h15
carro zero km novo defeito polir arranhado pintura vitrificacao
Vitrificação de pintura do carro novo e usado (Foto Shutterstock)

Um leitor do AutoPapo pergunta o que eu tenho contra a vitrificação, aquele serviço que oferecem para a proteção da pintura quando se compra um carro zero na concessionária.

Então vale a pena esclarecer que eu não tenho nada contra a vitrificação ou polimento ou espelhamento ou seja lá como se chama esse serviço de proteção à pintura. Pelo contrário, eu sou a favor!

Ele deve sim ser feito para proteger a pintura do carro. Porém, só depois de dois a três anos, quando a pintura começa a perder o brilho, a dar os primeiros sinais de de cansaço.

Mas não quando o carro está zero, pois na fábrica, ao final do processo de pintura, ela recebe uma camada de proteção – o que dispensa esse serviço adicional. Ou seja: eu sou a favorável a essa vitrificação, mas não no carro zero, só depois de usado.

Vitrificação de pintura do carro novo e usado
Não é necessário fazer a vitrificação no carro novo (Foto Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
9 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Fransérgio Gomes Delgado 31 de dezembro de 2020

Boris, gosto das suas reportagens, mas esta foi terrível… Pra que esperar a pintura se desgastar e perder o brilho, se posso protege-la desde nova, e manter o brilho, sem desbotar, e sem arranhar?… Sem falar que polimento, vitrificação, cristalização e espelhamento são coisas diferentes… A pintura da minha Ranger veio péssima de fábrica, e na vitrificação foi (parcialmente) corrigida, ganhando muito mais brilho, e ainda ficando protegida… Desta vez você mandou mal…

Avatar
Andre Vinharski 11 de junho de 2020

Lamentável a matéria. O comprador passa tempos escolhendo o carro do seu gosto, cor, acessórios, etc. Depois que compra vai deixar de cuidar??? Esperar 3 ANOS pra daí começar a se preocupar em proteger a pintura? Por favor…Ande com seu carro SEMPRE protegido e bem cuidado

Avatar
Julio Cesar 5 de maio de 2020

Pra falar a verdade as pinturas dos carros não de todas as marcas .mais tem uns modelos que a pintura vem um lixo ex os Honda branco tafetá,eu só a favor da vitrificação no carro zero. Protege muito muito mais que a será que vem de fabrica .e outra .tem carros zeros que antes de chegar no consumidor final ficam um tempão no pátio da fábrica a sol e chuva sereno isso detona a pintura. Mais como o carro é zero a pessoa que vai comprar cresce o olho de alegria e não encherga isto. Aí quando a pessoa ver que tá dando problema na pintura já passou a garantia.

Avatar
Leandro 5 de maio de 2020

Concordo.

Avatar
Igor Baioneta Costa 4 de maio de 2020

O evidente que o autor do texto não tem conhecimento algum em processos de proteção! Né na fábrica ou muito menos na concessionária o veículo recebe qualquer proteção para o verniz! Na verdade ele é exposto a várias situações que agridem e muito o verniz! Estou a disposição do mesmo para lhe mostrar as diferenças que cada serviço sitado tem!

Avatar
Leandro 5 de maio de 2020

Pensei a mesma coisa quando li….

Avatar
Eduardo conte 4 de maio de 2020

Se for um Nissan é melhor fazer pois sua pintura de fábrica é horrorosa.

Avatar
Rodrigo Cesar Dos Santos 4 de maio de 2020

Dá pra ver que o autor não conhece a diferença entre vitrificação, polimento e espelhamento!

Avatar
ROGERIO SABEH DE CASTRI 29 de outubro de 2020

Pois é! O cara nem sabe a diferença entre os serviços. Ainda tem um que chama CRISTALIZAÇÃO. Eu entendo bem pouco sobre funilaria, mas fui procurar quem é especialista no assunto. E realmente tem que cuidar do carro desde novo

Avatar
Deixe um comentário