Virar o volante até o limite causa problema?

Esclareço aqui a dúvida de um leitor do AutoPapo que quer saber se poder danificar algum componente da direção ao esterçar todo o volante

volante dirigindo shutterstock 139151150
Por Boris Feldman
13 de abril de 2020 08:30

“É verdade que eu não devo, em hipótese alguma, manter o volante virado ao seu limite máximo, tanto para um lado quanto para o outro no momento de uma manobra mais apertada?”

Depende, essa dica é válida se o seu carro tiver direção hidráulica. Neste caso, o problema de se manter o volante complemente virado, esterçado para um lado ou para o outro, é uma pressão exagerada do sistema hidráulico, que poderá romper ou danificar alguns de seus componentes.

Dois, três, até cinco segundos nessas condições não são suficientes para causar um dano. Porém insistir mais tempo com o volante totalmente virado, poderá ser problemático. Entretanto, se o seu carro já tem direção elétrica, que já é bem mais moderna, esse problema deixa de existir.

Mãos do motorista segurando o volante do carro
Há problemas em esterçar a direção no limite, mas somente em casos específicos (Foto Shutterstock)

Você sabia que o AutoPapo também está presente em suas redes sociais favoritas? Clique e confira:

TikTok YouTube Facebook Twitter Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Salete 14 de abril de 2020

Tenho um Stepway Sandero automático 1.6 gosto de usar gasolina faço sempre os cálculos dos valores por litro o etanol consome mais na estrada não é vantagem e na cidade tbm agora precisa calcular já que baixou e o consumo tá baixo usamos pouco o carro por causa da crise !

Avatar
JOSÉ CLÁUDIO FARIA 14 de abril de 2020

SEMPRE QUE A PETROBRAS ABAIXA O VALOR DO COMBUSTÍVEL. AQUI EM JUIZ DE FORA M.G AS VEZES ESSA REDUÇÃO MEM CHEGA.PORQUE ISSO ACONTECE? ALGUNS LUGARES.

Avatar
Deixe um comentário