Carro muito tempo parado: um guia para evitar problemas

Deixar veículo parado é bem diferente de abandoná-lo: saiba o que fazer antes, durante e depois de mantê-lo fora de uso durante a pandemia

carro parado com capa
carro parado (Shutterstock)
Por Alexandre Carneiro
Publicado em 13/04/2020 às 10h30
Atualizado em 11/11/2020 às 20h10

Essencial para os seres-humanos, o período de isolamento social provocado pelo coronavírus é potencialmente danoso para o carro, que pode ficar muito tempo parado na garagem.

O AutoPapo consultou especialistas e esclarece: quem está utilizando o possante uma ou duas vezes por semana, mesmo que em percursos curtos, como para fazer compras, não está sujeito a grandes prejuízos. Porém, famílias que têm dois ou mais veículos, que ficarão sem uso por períodos mais longos, devem tomar algumas precauções.

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Quem explica é o engenheiro Everton Lopes da Silva, Mentor de Tecnologia em Energia da SAE Brasil: “Se o período da quarentena não for maior que 3 semanas e o veículo estiver com a manutenção em dia, não há motivos para o motorista ter preocupação”. Porém, ele destaca que, se o carro permanecer parado por muito mais tempo, diversos problemas podem surgir.

O que fazer antes de deixar o carro parado por muito tempo?

Caso o tempo no qual o carro for mantido parado for superior a 20 dias, o motorista deve tomar algumas medidas preventivas. A primeira providência recomendada pelo engenheiro da SAE é fazer uma limpeza completa no veículo.

“Sujeira no interior, como restos de alimentos, forma um ambiente propício para proliferação de fungos e bactérias. Isso também vale para o sistema de ar condicionado”, pontua. Ele ainda recomenda realizar higienização do sistema de climatização, que envolve a troca do filtro de cabine, quando o veículo voltar a ser utilizado.

limpadores para brisa erguidos em um carro há muito tempo parado na garagem
Se ficarem por muito tempo encostados no vidro enquanto o carro está parado, palhetas dos limpadores podem sofrer deformação (foto Shutterstock)

De acordo com Silva, uma precaução importante é levantar as hastes dos limpadores do para-brisa. “As palhetas apoiadas contra o vidro, sob pressão, podem ressecar e deformar, perdendo seu efeito de raspagem”, diz.

Além do prejuízo decorrente da necessidade de substituição antecipada das palhetas, o motorista pode ser surpreendido pela falta de eficiência delas durantes um temporal. Nesse caso, além do risco de acidente, existe a possibilidade de os limpadores danificarem o para-brisa, aumentando significativamente o prejuízo.

Cuidados com freios e pneus

Uma ação preventiva, mas possível de ser tomada apenas em garagens planas, é não acionar o freio de mão do veículo. Nesses casos, segundo Silva, o motorista pode deixá-lo com uma marcha engrenada e um calço nas rodas, para evitar acidentes.

Esse cuidado decorre da possibilidade de as lonas de freio ficarem coladas aos tambores após contato prolongado, decorrente do tempo em que o carro ficou parado. Caso isso ocorra, as rodas permanecerão travadas involuntariamente.

Outra medida simples, prescrita em boletim assinado por Pedro Alves, analista técnico da área de Pesquisa e Desenvolvimento do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária do Brasil), é calibrar os pneus com pressão de 20% a 30% maior que a usual.

Trata-se de uma ação muito importante, capaz de evitar que esses componentes sofram deformações se o carro permanecer parado por períodos de tempo mais longos. “Se os pneus costumam rodar com 30 libras, o recomendável é deixá-los com 35 libras a 40 libras. Dessa forma, vão demorar um pouco mais para murchar”, afirma.

Bateria é o primeiro componente a sentir a ação do tempo

O item que mais sofre com a falta de uso é a bateria. “Os veículos têm fontes consumidoras de energia mesmo estando parados, como sistemas de segurança (alarme), LEDs de alerta e sistemas eletrônicos, que permanecem em stand-by”, diz Silva, da SAE. Em algum tempo, a carga do componente pode acabar. Se isso ocorrer, motorista não conseguirá dar a partida no motor.

Caso o carro for ficar realmente muito tempo parado, sem uso algum, os especialistas aconselham a tomar a primeira ação preventiva: desligar o cabo negativo da bateria. “Essa medida ajuda a manter a carga por um tempo maior, pois vai cessar todo o consumo dos sistemas eletrônicos”, reitera Silva, da SAE.

Assista ao vídeo e entenda como desconectar o cabo negativo da bateria: 

“Isso vai ajudar bastante a manter a capacidade de partida da bateria por mais tempo”, corrobora Antônio Júnior, diretor de Engenharia do Grupo Moura. Ele estima que, com o cabo desconectado, o componente mantém um nível de carga suficiente para ligar o motor por um período que pode variar entre 10 e 30 dias. Essa diferença, segundo o especialista do Grupo Moura, deve-se, principalmente, às condições do componente.

Antes de desconectar o cabo negativo da bateria, entretanto, o proprietário deve estar ciente de determinadas consequências. Júnior adverte que memórias e programações de equipamentos eletrônicos, entre os quais o ajuste do relógio de horas, vão se perder. “E isso só deve ser feito caso o veículo se encontre em um lugar seguro, para que ele possa ficar sem o alarme durante o período (de desligamento)”, destaca.

Silva, por sua vez, recomenda que o proprietário consulte o manual antes de desconectar o cabo. “Alguns poucos modelos, especialmente os importados, têm sistemas eletrônicos com código, casos nos quais esse procedimento não é aconselhado”, pondera.

Durabilidade da bateria é difícil de estimar

Vale destacar que a bateria é um item perecível, com vida útil limitada. Os cuidados otimizam a durabilidade, mas não a perpetuam indefinidamente. “A bateria automotiva é um aparato eletroquímico e possui uma característica chamada descarga espontânea. Mesmo sem o cabo negativo conectado, naturalmente o componente perde o poder de partida do veículo ao decorrer do tempo.

Se estiver em bom estado, uma bateria pode suportar a falta de uso por alguns dias, mesmo com ambos os cabos ligados. Assim sendo, se o veículo for utilizado uma ou duas vezes por semana, dificilmente a bateria ficará sem carga: isso só ocorrerá se ela já estiver no fim da vida útil. Porém, segundo Júnior, “as estimativas de tempo que uma bateria suporta com o carro parado são muito difíceis de precisar. Tudo vai depender do ‘estado de saúde’ dela”, afirma.

Isso porque diversos fatores, que incluem até o clima, interferem nas reações químicas que ocorrem no interior do componente: em dias mais frios, a partida torna-se mais difícil. O calor também é um inimigo: “quanto menos exposto ao sol o veículo se encontrar, menor é a velocidade de reação de descarga da bateria” exemplifica o especialista do Grupo Moura.

Encher o tanque antes de deixar o carro muito tempo parado é medida importante

Cuidados adicionais tornam-se necessários se o tempo em que o veículo ficar parado for realmente muito longo, chegando a três meses ou mais. É que, nesse caso, outros problemas começam a surgir. Um deles é a degradação do combustível no tanque.

Segundo Eduardo Buarque de Alcazar, analista de Marcas e Produtos Sênior da BR Distribuidora, a umidade é grande inimiga de todos os combustíveis. Por isso, ele recomenda completar o tanque antes de deixar o carro parado por muito tempo. “Como os processos de degradação ou de absorção de umidade ocorrem preferencialmente na interface com o ar, quanto mais cheio o tanque, maior é a proporção de combustível protegido desse contato”, sintetiza.

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Encher o tanque é uma boa medida preventiva antes de deixar o carro parado por muito tempo (foto Shutterstock)

Alcazar pondera que não há um prazo de validade formal para combustíveis, já que eles são vendidos a granel e vários fatores, como calor e umidade, podem colaborar para reduzir a vida útil. Entretanto, o especialista faz estimativas: “é usual considerar três meses como sendo um prazo seguro para a gasolina ser usada após o último abastecimento”, orienta.

Diesel é o combustível mais sensível; etanol é o mais durável

Esse período de três meses vale para tanto para a gasolina aditivada quanto para a comum. Porém, Alcazar elucida que as similares do tipo premium têm maior durabilidade. “Para a gasolina Podium, é usual considerar pelo menos seis meses como um prazo seguro (para utilização)”.

Para o diesel, o especialista da BR Distribuidora também estima uma durabilidade mais curta: o período máximo até o consumo é de três meses. Ele sublinha que esse combustível é o mais vulnerável aos fatores externos. “O diesel é particularmente sensível à presença de água, que promove o crescimento microbiano e até a formação de borras no tanque”, elucida.

Por outro lado, o álcool é o combustível que goza de maior vida útil. “O etanol possui uma boa estabilidade química e não deve se degradar em condições normais de armazenagem”, assegura o especialista da BR Distribuidora. Todavia, ele informa que o produto derivado da cana também absorve umidade do ar, o que vai piorando sua qualidade ao longo do tempo.

O que fazer enquanto o carro permanecer parado por muito tempo?

Não basta apenas ligar o motor periodicamente: o proprietário deve rodar com o carro pelo menos vez por semana, por 20 minutos. É o que explica Alves, do Cesvi Brasil: “dessa forma, poupa-se o desgaste e de diversas peças que compõe o veículo, como: mangueiras, líquido de arrefecimento, óleo, entre outras.

De quebra, ao movimentar o veículo, o motorista preserva a qualidade dos pneus. “Isso ajudará a minimizar a deformação da borracha do pneu”, ressalta Silva, da SAE.

O sistema de climatização também é beneficiado, conforme assinala Edson Orikassa, vice-presidente da AEA (Associação de Engenharia Automotiva): “dutos de ventilação e filtro de cabine sofrem a ação de bactérias e fungos. Quanto mais o sistema fica sem funcionar, mais a proliferação dos micro-organismos aumenta”.

O óleo do motor, em especial, é bastante favorecido por uma voltinha semanal. “A movimentação do veículo e as altas temperaturas atingidas pelo motor ajudam a conter a degradação do componente”, argumenta Orikassa.

Óleo lubrificante tem função essencial

Silva indica aguardar a luz da pressão de óleo no painel apagar e manter o veículo em marcha lenta por alguns minutos antes de conduzi-lo ou de pisar no acelerador. “Com isso, será garantindo que o óleo lubrificante vai alcançar todas as áreas do motor que necessitam de lubrificação”, alerta.

O lubrificante, vale destacar, cumpre um papel essencial para o motor: protegê-lo do atrito entre as peças móveis, além de ajudar a manter a temperatura ideal de funcionamento. Tarcísio de Lima Azevedo, analista de produtos e portfólio sênior da BR Distribuidora, salienta que o motorista não deve descuidar desse fluido.

nível de oleo na vareta do motor verificação manutenção de carro
Proprietário deve verificar o óleo periodicamente mesmo se o carro estiver sendo pouco utilizado (foto Shutterstock)

Azevedo recomenda a verificação periódica do óleo se o motor for acionado com frequência, mesmo se o carro for mantido muito parado na garagem e utilizado apenas para uma voltinha semanal. “Os carros mais antigos precisam de uma atenção maior, porque exigem manutenção mais frequente”, complementa Alves, do Cesvi Brasil.

Quais são os cuidados após voltar a usar o carro que ficou parado por muito tempo?

Quando o veículo voltar a ser utilizado após ter ficado parado por muito tempo, é recomendado que o motorista tome certas providências. A primeira é recalibrar os pneus conforme indicação do manual do proprietário. Ao reconectar o cabo negativo da bateria, não será necessário desligá-lo novamente.

Quanto maior for o tempo em que o veículo permanecer parado, haverá muito mais com que o proprietário se preocupar. Silva, da SAE, aconselha uma troca de óleo imediata caso o motor permaneça sem uso algum por um longo período, superior a seis meses.

E os problemas não param por aí: “após um ano, as correias e mangueiras dos veículos podem ressecar ou mesmo degradar”, alerta o especialista. Em casos tão extremos, é necessário substituir ainda os demais fluidos, devido à forte oxidação.

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23 Comentários
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Alf Macuácua 15 de dezembro de 2022

Parabéns a Boris, um forte abraço virtual.

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Plinio 19 de outubro de 2022

Viajei, fiquei fora muito mais do que deveria por conta do problema que enfrentamos, o que seria 6 meses virou quase 2 anos… moto e carro na garagem… a moto, meu afilhado ligava pelo menos uma vez ao mês e rodava dentro da garagem mesmo, quando dava ligava mais vezes, tido 1x semana 15 dias… mas no normal era cada mês. Completava o tanque e calibrava os pneus… ficava cerca de 20 minutos com ela ligada… rodava cerca de 5 a os 20 minutos.. na garagem…. são 3 andares, tem horários que fica meio vazia então da para passar ate 3a… Já o carro ficou parado todo esse tempo… bateria foi para o saco o mais, um amigo drenou a gasolina, colocou nova, um aditivo que não sei mas acho que era da STP, fez o mesmo no oleo e radiador… calibrou os pneus e deu uma volta de 1h mais ou menos, e disse estar todo ok… so troquei a bateria e precisou passar um aparelho para acerto da eletrica… no mais tudo ok… mas tavez se tivesse desligado a bateria ou deixado a chave para rodarem com ele…

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Anselmo M Costa. 2 de setembro de 2022

Gostei de todas as orientações aqui apresentadas .
Farei uso de muita delas, pôs previsarei viajar e ficarei sem usar meu carro,por um período de aproximadamente um mês.
Desde ja obrigado.

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Breno marques maneia 2 de dezembro de 2021

Meu carro tá parado a anos o que eu faço ?

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Lindão Doidado 11 de janeiro de 2022

Joga fora

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Paulo Henrique 19 de outubro de 2022

Se tiver gasolina, bateria ok, compre aditivo perfect clean, vá com todo cuidado a um posto, coloque o aditivo e complete o tanque… calibre os pneus e rodo por cerca de uns 20, 25 km.
No retorno, se souber puder, carro esfriou, troque o oléo motor, fluido radiador e o mais é ver como o carro se comporta
Ideal seria levar para dar uma geral e pedir para trocar todos os fluidos, rever pastilhas, cabos, borrachas etc….
Aqui, meu caso, a bateria não tinha força para girar o carro, mas foi dar uma carga e ok… estava com pouco mais de meio tanque quando parei, fiquei 8 meses e 2 semanas sem usar… coloquei o aditivo mencionado acima, fui no posto, calibrei os pneus, completei o tanque e fui dar uma volta com calma, vendo tudo o mais, freios, acionamento da embreagem…. se o carro aquecia alem da conta.. enfim, rodei com calma de boa, na atenção e aqui, fui tudo ok.. por segurança troquei o oleo de motor e levei num local que faz uma lavagem e uma lubrificação geral no carro… Uso o carro diariamente e não percebi nada de anormal, estranho, engasgos nada, só tinha receio da bateria descarregar e me deixar na mão.. algo como ir para uma praia fim de semana, parar la, aproveitar voltar umas horas depois e o carro não pegar, mas não aconteceu, ainda bem… 6 meses depois que ja estava rodando com o carro fiz a revisão… e segundo o mecânico, estava tudo ok, alguns detalhes normais de troca mas nada que pudesse ser resultado do tempo que ficou parado. Eu acho que esse aditivo é muito bom… mas tem outras marcas…
Meu primo, que viajou comigo, usou outra marca, e não só colocou no tanque como no radiador e oleo… são diferente ok.. mas ele usou nos tres, fez la o que ele chamou de hidratação dos pneus… fez um rodizio deles tambem.. tudo por conta dele, mas nossos carros estão ok… Ambos ficaram em garagem coberta, com o cabo da bateria desligado o meu eu coloquei 4 libras a mais nos pneus, antes de viajar e meu primo colocou o dele em suspenso num macaco específico… meu um Mitsubish ASX o dele um Corolla ambos 2015

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Vladimir Freitas 2 de agosto de 2021

Boa noite
Tenho tenho duas vans Renault master e as duas estão paradas desde o inicio da pandemia,havia trocado oleo e filtros um mês antes,gostaria de saber se tenho que fazer nova troca e se tbm tenho que trocar o combustível S10

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Cristiny 29 de maio de 2021

Muito boa essas dicas. Meu carro ficou parado desde março 2020 devido a pandemia e levei guinchado pro mecânico pra revisão, estava tudo ok, só trocou óleo, agua etc. O tanque estava cheio de gasolina e não danificou nada, pelo menos nisso acertei sem saber. Porém a bateria que era Moura e tinha só 4 meses de uso antes de encostar danificou. E a pintura também pois o carro ficou no tempo. Agora que arrumei tudo, vou rodar 20 minutos pelo menos uma vez por semana seguindo a sugestão do artigo. Obrigada.

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Feliciano Marques 27 de abril de 2021

Meu carro tem Motor de Opala 4 cilindros, parado há anos.
Qual procedimento seguro para funcionar?

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Kardoso Bela 5 de abril de 2021

Dicas e informações muito úteis para todos que gostam de fazer bom uso de seus veículos, obrigado e bom dia.

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Antonio Paraeira 24 de fevereiro de 2021

Meu carro ficou parado e deformou um pouco um dos pneus, ha algum procedimento para normalizar

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Bruno 8 de novembro de 2021

Vender… venda rápido pq isso é só dor de cabeça

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davi 22 de fevereiro de 2021

tenho s10 diesel faz cinco anos que esta parada queria saber se o custo pra colocar ela de novo para andar sera muito alto ou nao tem possibilidade de andar ainda ou é melhor nao mexer e trocar ou vale a apena investir no conserto

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Maria 27 de janeiro de 2021

Olá boa tarde! Meu carro está sem rodar a dois meses e a bateria já descarregou.. tem problemas se ficar assim por mais tempo..

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Norival Rubem de Oliveira Filho 22 de janeiro de 2021

Bom dia,meu carro ficou parado por 20 dias, fui sair com ele e a roda dianteira está travada,o que eu faço.

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Mariano 15 de janeiro de 2021

Bom dia. meu carro teve problemas do motor e eu acabei tirando para puder colocar um outro motor. Mas acontece que até hoje não consegui mandar vir o tal motor novo. Já lá vão 3 anos. Gostaria de saber quanto tempo uma estrutura de carro pode ficar parada sem movimento. O carro está parado já a 3 anos sem motor.

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Josenaldo de Jesus 8 de janeiro de 2021

Prezados, tudo bom.?!
Tenho um Civic 2004 e ele ficou parado por 2 anos, qual tipo de revisão completa devo fazer antes de voltar a rodar com ele.?
Peço que detalhe tudo que preciso fazer, pois estou bem preocupado com o motor e a caixa de marcha.
Desde já agradeço.

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Marco Antônio 9 de agosto de 2020

Estou com micro-ônibus + 3 vans paradas tô ficando louco bateria caixa de direção ficando dura etc etc ? esclareceu bastante dicas ?

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Welsley rodrigues 24 de maio de 2020

Parabéns a auto papo! Essas informações ajudarão muitas pessoas nesse momento tão difícil! Grande abraço!

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Wilson Lima 9 de maio de 2020

Qual primeiro passo para ligar carro parado a 5 anos Fiat Palio 98 sem água no reservatório?

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JORGE RICARDO FERREIRA LIMA 12 de setembro de 2020

Colocar agua no reservatorio?

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Helder 17 de janeiro de 2023

O meu está na mesma. Parado há 5 anos. A água desapareceu. É normal?

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Edson Santos 8 de maio de 2020

Excelente estas dicas para carros parados devido a
Pandemia.
Parabéns Boris, um forte abraço virtual.

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