Volante vibrando? Tudo por causa de uma pedrinha…

Volante está vibrando a uma determinada velocidade, e mal sabe o motorista que esse problema ligado ao pneu pode ser facilmente resolvido...

volante vibrando por pedras nos sulcos dos pneus podem causar vibrações no volante
Pedras nos sulcos dos pneus podem causar vibrações no volante (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
08 de abril de 2022 21:32

O volante está vibrando em determinada velocidade, sempre um pouco mais alta, acima de 90 km/h. Você estranha, pois lembra de ter levado recentemente o carro para o balanceamento das rodas. O que pode ser?


Algumas hipóteses: na primeira delas, os pneus foram trocados, mal montados nas rodas e mesmo a colocação dos pequenos pesos foi insuficiente para o equilíbrio dinâmico. O que acontece com maior frequência em pneus especiais como os runflat (que rodam mesmo murchos) ou as rodas com grandes aros (18”, 19”), ou então os especiais para carros com transmissão 4×4.

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Outra possibilidade é de não ter sido observada, durante a montagem, a posição da pinta amarela na banda lateral, que indica o ponto de menor peso do pneu. Que deve ser posicionada junto à válvula da roda, seu ponto de maior peso.

Ou então, uma causa simples e de fácil solução para o volante vibrando: você entrou na terra, uma pedrinha se encaixou no sulco do pneu e provocou o desbalanceamento…

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
18 Comentários
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Alfredo azcuaga 17 de abril de 2022

Autopapo não tem matéria para substituir a de 2019 que segue após esta publicação?

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Wesley 14 de abril de 2022

Muito bom parabéns, meu graças não tem esse problema com o valor dos pneu está carece nem areia para muito bom .

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Wanderley sena 13 de abril de 2022

Vibração a partir dos 90 pH é problema de balanceamento feito incorreto.

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Wanderley sena 13 de abril de 2022

Discordo, geralmente quando acontece de só vibrar depois de 90 por hora o balanceamento da toda foi feita usando aro diferente na programação da máquina, para corrigir só balanceando novamente no aro correto…

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Socorrista Rogério 13 de abril de 2022

Sempre tive o hábito de tirar todas as pedrinhas, porque não gosto daquele barulhinho enquanto o veículo anda: tum, tum, tum, tum. Isso me irrita!

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Paulo 13 de abril de 2022

Como é que faz o barulinho?

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Mauro 14 de abril de 2022

Tunk, tudo, tudo, tudo…
Eu acho que foi esse som, não sei se consegui reproduzir direito não.

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EDUARDO 12 de abril de 2022

ESSA QUASE NINGUÉM SABE :
MAS É UMA INFORMAÇÃO INTERESSANTE…
EU TIVE UM RENAUT 19 COMPRADO OK. EM 1995, INCLUSIVE QUE ERA FABRICADO NA FRANÇA…
AÍ EU RESOLVI TROCAR AS RODAS ORIGINAIS QUE SE NÃO ME FALHA A MEMORIA ERAM DE 14″ POR UMAS DE 15″… TUDO OK. PNEUS E RODAS… TUDO NUMA LOJA “ESPELISIADA EM SP.
SÓ QUE O DIAMETRO DO CUBO DAS RODAS NOVAS ERAM MENORES DO QUE AS ORIGINAIS… AÍ FOI SUGERIDO PELA LOJA, TORNEAR (ABRIR UM POUCO O MIOLO DAS RODAS…) OK ! CONCORDEI… BELEZA… FUI EMBORA FELIZ… SÓ QUE O CARRO COMEÇAVA A TREPIDAR FORTE INTEIRO A PARTIR DE 80/90 KM. POR HORA…
VAI DAQUI, VAI DE LÁ ATÉ QUE UM CARA AQUI EM JUNDIAÍ MATOU A CHARADA…
“O TORNO QUE ABRIU O CUBO DAS RODAS PROVAVELMENTE ESTAVA DESALINHADO…”
OU SEJA, 1 milímetro DE DIFERENÇA NO CENTRO DA RODA, TRANFORMA ELA NUMA COISA MEIO “OVAL”…
AÍ NÃO TEM BALANCEAMENTO QUE RESOLVA…
A SOLUÇÃO FOI ABRIR MAIS UM POUCO DO CENTRO DAS RODAS E COLOCAR UM CENTRALIZADOR PLÁSTICO…
MEIO “GAMBIARRA”…
MAS RESOLVEU…
“ESPERO QUE COM ESSE LONGO TEXTO, TER COLABORADO COM ALGUÉM QUE QUER TROCAR AS RODAS”…
ABRAÇO. EDU

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Paulo 15 de abril de 2022

Show. Excelente constatação.

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Marcelo 12 de abril de 2022

Outra coisa e o barro que gruda na roda por dentro, ando em uma Toro em vias de terra com barro, uma vez não consegui passar de 60km, pois a vibração no asfalto era enorme.

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Paulo 11 de abril de 2022

Pedrinha no pneu causar vibração?Constantemente rodo em estradas de terra e os pneus ficam sempre com pedrinhas de vários tamanhos entre os sulcos. Volto para casa em autoestradas em velocidade na faixa de 110 km/h e nunca ocorreu vibração nas rodas.

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Xoomei 13 de abril de 2022

Se tem várias pedrinhas elas compensam entre si o desbalanceio ….. a caso explicado é quando ha pedra em apenas um ponto da banda

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Wilson 11 de abril de 2022

Um outro problema que possa causar vibração entre 90 e 110 um p/h é muito comum,porém desconhecido pela maioria dos consumidores de pneus;
É chamado de força radial (RPP).
Este problema pode ter origem durante processo de fabricação.

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Caique ortiz 12 de abril de 2022

Verdade. Eu sou Borracheiro desde que me conheço por gente e tem alguns pneus Novos, não remoldados, NOVOS. Principalmente Pirelli que mesmo novos pedem quantidades absurdas de chumbo na hora de balancear a roda.

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Deivis 12 de abril de 2022

Concordo Caíque. E o Pirelli é um pneu muito duro, que se deforma (a carcaça entorta) com facilidade quando absorve pancadas de quinas de buracos e meio fio de calçada. Resultado: volante que “balança” em baixa velocidade e “trepida” acima de 80km/h. Mas é um ótimo pneu para pistas regulares e competições automotivas.

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Edi 10 de abril de 2022

Gostei da sua mensagem bem proveitoso toda as vezes que vou fazer viagem sinto isso essas tremedeira no volante e já tendo feito a revisão de viagem.

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Oberdan Oliveira 14 de abril de 2022

Outro problema é quando você troca só um pneu dianteiro,viajei e danifiquei um pneu na estrada,mesmo trocando e alinhando,ficou vibrando um pouco, só resolveu quando coloquei o outro lado da mesma marca fica aí a dica!

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Mario 15 de abril de 2022

Se a tremedeira continua mesmo depois de sair do carro , então é outra coisa😄😄!!

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