VW resolveu apostar na célula a combustível com etanol

Finalmente a Volkswagen vai apostar na tecnologia de célula a combustível em seus carros. Para o Brasil, é uma boa alternativa; entenda

Por Boris Feldman 05/02/21 às 07h30
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Célula a combustível com etanol é 'sopa no mel' para o Brasil (Foto: Volkswagen | Reprodução)

O presidente da Volkswagen no Brasil e América do Sul, Pablo Di Si, declarou recentemente numa live do jornal Valor Econômico, que ele aposta no desenvolvimento de uma tecnologia da célula a combustível alimentada por etanol.

O que vem a ser isso?

A célula combustível é que você coloca num carro e ela gera energia elétrica para movimentar o carro eletricamente, independente de bateria. E o etanol?

Dele se extrai o hidrogênio necessário para a célula combustível. Ora, isso é sopa no mel para o Brasil, pois teríamos carros elétricos movimentados com o o combustível, o etanol.

Só que antes da própria Volkswagen, a Nissan já está desenvolvendo em parceria com a UNICAMP e com a USP, exatamente essa tecnologia. Para encostar o carro no posto, abastecê-lo com etanol e sair rodando eletricamente.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
13 Comentários
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Moisés 24 de junho de 2021

Estaremos chovendo no molhado e na contra mão do mundo eletrificado. Esqueceram de combinar com o agente regulador o preço do etanol e ainda não temos sequer a informação segura de qual a eficiência do sistema (Kms/l). Estão querendo ganhar tempo iludindo os brasileiros até que tenham condição de montar carros puramente elétricos por aqui. Nunca veremos o etanol sendo entregue nos postos diretamente pelos produtores sem a participação e ganho das distribuidoras. Carro elétrico com carregamento através de matriz solar é o futuro.

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Antonio Sergio 6 de fevereiro de 2021

Tudo que sair com a poluição é bem vindo

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JEFFERSON LAPOT COSTA 6 de março de 2021

FALOU FALOU E NÃO DISSE NADA DE INTERESSANTE E NOVIDADE. APENAS UMA LACUNA PEQUENA. AFF

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Leonardo 6 de fevereiro de 2021

Sério que além de aguentar as bobagens do Bóris agora vamos ter que aturar esse Jeremy? Esse cara é insuportável arrogante, nojento e só cria polêmica. Até nos EUA ele não é mais suportado. Tanta gente aqui capaz de assumir uma coluna de assuntos automobilísticos, com história, com competência, e vocês trazem esse lixo importado dos EUA? Que tal valorizar um pouco o que é nosso?
Fora Jeremy !!!

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Gilson 6 de fevereiro de 2021

Até aí tudo bem usar metanol como fonte de combustível de transformação elétrica… e a economia dessa nova geração tem eficácia? Hoje o importante é a economia! Mas no setor de motorização a combustível a economia ainda está muito a quem do desejo de qualquer pessoa. Eu por exemplo, gostaria ter um carro que usasse menos combustível e navegasse 100km por combustão…

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JEFFERSON LAPOT COSTA 6 de março de 2021

ESTIMA-SE QUE A CADA LITRO DE ETANOL FAZ ENTRE 20 E 30 KM

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Carlos 12 de junho de 2021

Usar etanol para geração de hidrogênio, produz CO2 ! pode ser que a gente está trocando 6 por meia-dúzia.

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RENATO 1 de julho de 2021

Da mesma forma que o carro com motor a combustão atual, o etanol vai produzir CO2 nas células de combustível. Porém, a produção do etanol é feita com cana de açúcar ou milho, que captura o CO2 da atmosfera. Ou seja, o ciclo do carbono é quase neutro, com pouca liberação adicional de CO2. Mas isso já vale pro motor a combustão atual.

O interesse em criar o carro elétrico com esta fonte de energia tem a ver com a eficiência superior (li que o furgão da Nissan já roda 20km/l) e com a simplicidade do carro elétrico (redução de 80% do número de peças comparada com o carro a combustão). Além disso, do ponto de vista ambiental, uma célula a combustível gastaria muito menos recursos naturais do que uma bateria de lítio.

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Luzia Gracas Silva 6 de fevereiro de 2021

gostei da ideia da VW construir carro elétrico movidos com abastecimento de alcool

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Fernando de Júlio 5 de fevereiro de 2021

Estou produzindo hidrogênio do etanol com um catalisador elétrico muito bom.

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Keenay Simões Oliveira 3 de junho de 2021

Fernando de Júlio. Tenho interesse . Entre em contato .

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Jefferson Guatura 5 de fevereiro de 2021

Excelente opção da VW e melhor ainda para o Brasil !

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IVAN VASCONCELLOS 5 de fevereiro de 2021

Essa sim é a tecnologia que eu entendo como sendo o futuro para a maioria dos automóveis, se somarmos a ela os híbridos, os 100% elétricos, que poderão também contribuir.
Alem disso a infraestrutura necessária é muito mais fácil e barata para administrar, inclusive as necessidades de produção e/ou importação. O que não se aplica na produção e disponibilização da energia elétrica.

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