VW up! 1.0 pode ‘dar pau’ em Fiat Strada 1.8 ?

Você tem ideia do por que o Volkswagen up!, com motor 1.0, tem melhor desempenho do que uma Fiat Strada 1.8? É simples! Eu explico aqui:

Por Boris Feldman 19/01/21 às 07h30
up tsi fiat strada volkswagen
Volkswagen up! 1.0 tem melhor desempenho que Fiat Strada 1.8... (Foto: montagem André Willis | AutoPapo)

Se você se preocupa com o desempenho do carro que você vai comprar e procura saber qual é a sua potência, você está no caminho errado! Pois só a potência não é suficiente para definir o desempenho do automóvel.

E eu vou explicar baseado numa pergunta feita por um leitor do AutoPapo que disse o seguinte:

“O meu Volkswagen up! tem motor 1.0, de 105 cv, porém o desempenho dele é melhor, é superior ao de uma picape Fiat Strada; que tem motor 1.8, quase o dobro da cilindrada, e 132 cv, bem mais potente que o Up.

E aí é que está o ‘pulo do gato’.

Porque o up! é mais leve que a Strada, e o que interessa é a relação peso-potência. Quantos quilos para cada cv? E a do Up é de 9 kg por cv, ligeiramente inferior à da estrada, 9,1 kg por cv.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
31 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Sir.Alves 4 de abril de 2021

O motor 1 litro do up nao tem nada demais, legitimo motor popular de W litro que equipa outros modelos da Vw… A questao eh que o up eh leve feito papel e plastico, pq eh um projeto de baixo custo da vw, ou seja, o fiat strada cabine dupla pela quase o dobre do up, na faixa 1200kg, o up aspirado pesa meados de 700kg, isso mostra que o etorq realmente leva bem veiculos de peso ao lado de veiculos infinitamente mais leves…

Avatar
Marco Antonio Batista 20 de janeiro de 2021

Boris bom dia, o que vc acha da qualidade e do motor do Volkswagen up 1.0 aspirado, eu escutei dizer que seu motor pode dar dor de cabeça quando ficar com mais de 100milkm por causa da correia e etc.

Avatar
Rodrigo 20 de janeiro de 2021

Troquei a correia dentada do Up! da minha esposa recentemente (por tempo, 4,5 anos) em CCS… 900 reais…

Avatar
FILIPE CASSIANO DA SILVA 20 de janeiro de 2021

Opa, tenho um aspirado 2014 e está com 130mil com 1 troca de correia na CCS, o carro parece novo, com apenas manutenção básica, nunca tive dor de cabeça.

Avatar
João Carlos de Lima Costa 20 de janeiro de 2021

Bom dia meu amigo! Imagino como esse carro deve andar infelizmente ainda tem pessoas que não acreditam são iguais a são Tomé só acreditam vendo.mas eu sei que tudo que disse e verde esse carinho e animal corre como o papaléguas .

Avatar
Fernando B 20 de janeiro de 2021

Observação completamente equivocada do autor. O peso x potência tem uma parte de diferença, mas pequena para “dar pau”. Acontece que o UP tsi já entrega muito torque em baixa rotação e a partir daí é só potencia. A Strada 1.8 demora pra atingir a curva máxima de torque por ter indução aspirada.

Avatar
Francisco Aparecido Domingos de Lima 20 de janeiro de 2021

Cara 9.0 por cv, contra 9.1 por cv, acho que até pode explicar mas que é uma vergonha é.

Avatar
valdecir 23 de fevereiro de 2021

Essa Strada deve estar com problemas….essa diferença de peso por cavalo é irrisória, …Essa fiat certamente esta com alguma coisa errada.

Avatar
João Carlos de Lima Costa 19 de janeiro de 2021

Boa noite Sérgio ! Eu tenho um MPI aspirado o carro e ecelente vou ver se compro o turbo de quatro lugares quem sabe até fazer uma coleção desse carinho que me deixa feliz acada pilotagem nas pistas do Rio de janeiro.

Avatar
Rogério Costa 19 de janeiro de 2021

Vacina chegou ok aos trancos e barrancos, legal, pq não começam a vacinar quem está internado com covid, pela eficácia q dizem q tem,a vacina esvaziariam os hospitais, ou já decretaram a morte de quem está internado?

Avatar
Reinaldo 19 de janeiro de 2021

Mas é mongoloide msmo, que ta falando de covid aki e motor 1.0 turbo e motor 1.8 , tem nada de 19

Avatar
Reinaldo 19 de janeiro de 2021

Meu Deus nem falando sobre carros a gente tem paz, vem um falando de vacina! Fala sério

Avatar
José otaviano Botezelli 19 de janeiro de 2021

Por isso q oroch é melhor q toro flex,é bem mais leve não entendo porque não emplaca muito

Avatar
João Carlos de Lima Costa 19 de janeiro de 2021

Bom tarde!
Dedico esse meu comentário a todos apaixonados por carro.se alguém aínda não teve a oportunidade de conduzir o vw UP faça isso acontecer pós vão se surpreender com esse carrinho de ótima performance carro de muitas qualidades . econômico,veloz e confortável.digo a todos que estou apaixonado por esse veículo maravilhoso .se pudesse no momento compraria um de cada cor para colorir minha garagem .mas quem sabe consigo esse feito.um forte abraço a todos leitores.

Avatar
SERGIO JAQUES DE MELLO 19 de janeiro de 2021

Tenho um 2019 move up. É uma bala . Até já levei uma multa descendo pra praia.um foguetinho.viajei de flores da cunha-rs para curitiba e é confortável e seguro.

Avatar
Alan Lafratta 20 de janeiro de 2021

Tenho um TSI 2019, trabalho com loteamentos, uso misto, cidade e estrada, o carro é fantástico! Troquei a bateria no sábado passado, após 25 meses. Do restante, não dá dor de cabeça, ar super gelado, seguro, e entra em todas as vaga rs. Amo meu potinho de sorvete!

Avatar
Rodrigo 20 de janeiro de 2021

Trocou bateria??? Estranho… o up da patroa está com 60.000km’s e 5,5 anos e a bateria ainda é a original… e realmente o carrinho é fantástico!!!

Avatar
FILIPE CASSIANO DA SILVA 20 de janeiro de 2021

Meu carro é 2014 e até hoje não troquei a bateria

Avatar
Fernando 20 de janeiro de 2021

Tenho um up tsi stage2, o carrinho é animal, esses dias mesmo, acelerei com uma audi 2.0 turbo, infelizmente, ele não conseguiu me buscar!!!!kkkkkk

Avatar
João Carlos 19 de janeiro de 2021

Bom tarde!
Dedico esse meu comentário a todos apaixonados por carro.se alguém aínda não teve a oportunidade de conduzir o vw UP faça isso acontecer pós vão se surpreender com esse carrinho de ótima performance carro de muitas qualidades . econômico,veloz e confortável.digo a todos que estou apaixonado por esse veículo maravilhoso .se pudesse no momento compraria um de cada cor para colorir minha garagem .mas quem sabe consigo esse feito.um forte abraço a todos leitores.

Avatar
Nithael 19 de janeiro de 2021

Esqueceu de falar sobre a curva de torque e potência em baixa e alta rotação que ajuda bastante

Avatar
Fabiano serra 19 de janeiro de 2021

Essa eu pago pra ver pega esse up e coloca do lado meu ideia 1.8 adventure motor gm quero ver se e potente mesmo

Avatar
marciell 19 de janeiro de 2021

GRITOU CONCORDO COM VC AMIGO. POIS AONDE UM UPEZINHO DESE VAI AGUENTAR COM UM CARRO 1.8 . JAMAIS…

Avatar
Natan 19 de janeiro de 2021

Meu camarada eu até concordava com vc antes de comprar 1 UP 1.0 acho que ele têm 80cv pensa em 1 satanás Júnior esse brinquedinho têm muita disposição pesquisei na ficha dele velocidade maxima 163 km h/ mas eu guelei o bichinho o que deu e foi a 170 k/h.
Na BR 470 pista dupla até IX-35 2.0 passou raiva kkk.
Compra que vale a pena.
15km/1 litro com ar. Cond.
Na cidade. Na estrada 18km
Com 1 litro.

Avatar
Andre 20 de janeiro de 2021

Seu up está amarrado então, tenho um connect 2020 levei multa a 180km/h, isso porque havia tirado o pé quando vi o radar. Perdi a CNH.

Avatar
Marcio 19 de janeiro de 2021

Amigo, a matéria não diz, mas o motor do UP é turbo, entrega torque e potência em baixa e é muito leve, daria pau na sua Idea 1.8 fácil..

Avatar
SwineOne 19 de janeiro de 2021

Carro original, sem fuçar no motor? O meu up! é original, sem fuçar em nada.

Se o seu for também, é só marcar a data, hora e o local. R$ 10.000 para quem ganhar. Topa?

Avatar
Bruno 19 de janeiro de 2021

Não sei porque o povo só fala de motor se o que leva a variação de rotação do motor para as rodas é o câmbio.
Até o diferencial influencia no desempenho.
As relações de marchas mais ainda. O torque em baixas rotações é fundamental para se explorar o máximo em performance

Avatar
Nithael 19 de janeiro de 2021

Sem falar q a turbina do up é pra baixa rotação ou seja o torque do up em baixa já está praticamente no limite enquanto a strada q é aspirada o torque só vai aparecer em 3.000 rpm pra cima
Assim ocorre c os hondas que o torque só aparece em alta rotação

Avatar
Jorge Nicolau 19 de janeiro de 2021

Óbvio que sim. O jurássico EPorq além de bêbado é um dos motores com a pior eficiência energética em produção. O Renegade Flex 1.8 anda menos e bebe mais do que a finada EcoSport 1.5.

Avatar
Nithael 19 de janeiro de 2021

Tem q olhar que um é aspirado e o outro é turbo (no qual a turbina gera eficiência de torque em baixa rotação)
Enquanto o aspirado o torque demora aparecer

Avatar
Deixe um comentário