up!: Por quê fracassou?

Mesmo com várias modificações para se adequar ao "gosto do freguês", o Volkswagen up! se despede do mercado brasileiro

up branco enfileirado
O subcompacto Volkswagen up! não caiu no gosto do brasileiro... (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
19 de abril de 2021 21:30

O Volkswagen up! já caiu do telhado. O carro não foi bem no nosso mercado. Não por culpa dele, mas da própria Volkswagen, pois não era um modelo adequado ao gosto do brasileiro.

Tanto que a fábrica fez uma série de modificações para adequar o Volkswagen up! ao nosso consumidor. Aumentou seu comprimento em 6,5 cm, o tanque de combustível de 35 para 50 l. O porta-malas cresceu para 285 l, mas ainda inferior aos concorrentes. Era um típico urbano europeu. O motor 1.0 de três cilindros chegou com 82 cv. Depois, com a turbina, foi para 105 cv.

VEJA TAMBÉM:

Mas, apesar de ser o mais moderno entre os subcompactos, nem seu design, nem o preço foram do agrado do brasileiro. E sua plataforma não é a MQB que equipa todos os modernos compactos da marca. Então, depois de sete anos de fracassos: bye, bye Volkswagen up!

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
20 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
adailton souza dias 21 de abril de 2021

Tive um em 2015 o Up Cross 1.0 mpi motorzinho valente carro muito leve e econômico andava muito mas o seu preço era de fato caro pelo que ele oferecia excelente! Carro! Pelo menos o meu nunca deixou na mão, compre ele zero e passei pra terceiros com 20mil km rodados originais.Hj eu tenho um polo na qual também mas tem mais força e espaço optei pelo aspirado 1.6 msi carro valente sem frescura e econômico e mais importante é bom de estrada anda bem e acho barato pelo que oferece.valeu! IPad deixou saudades foi o meu primeiro carro zero nunca vou esquecer quando comprei ele muito bonito por dentro seus bancos eram muito legais..👍✌🤣

Avatar
Sir.Alves 21 de abril de 2021

Por que o up! foi um fracasso? e o novo polo um sucesso??? Reposta: preco… Ou melhor, colocado na faixa de preco correto. Nao eh questao de tamanho como alguns sugeriram, pois o up apesar de mais seguro que o gol tinha um acabamento muuuuiiito minimalista, nem saida de ar central tinha… Acabamento de carro de mao… Cor da lataria aparecendo por todo o habitaculo… Entao vc partia pri gol que apesar de tambem ser um pe de boi, tinha aspecto melhor. O polo sempre foi um tipo de gol premium, projeto moderno, melhor acabado, bonito, e mais seguro… E o melhor, no ano de lancamento custava o mesmo que o sebozo do onix… Consunidor antenado com o excelente custo beneficio nem pensava muito, entre um onixssauro e o polo, polo na veia.

Avatar
Adriano 20 de abril de 2021

essa história de que anda mais que carro 2.0 depende de quem tá no outro carro, um tiozão no corolla andando a 80? up! anda pouco mais que uma honda biz!

Avatar
joao 20 de abril de 2021

Comentário claro de quem já foi ultrapassado por um Up! e não conseguiu alcançar!

Avatar
Fernando 21 de abril de 2021

João, tenho um Fiesta 1.6 e esses up! só ultrapassam na rodovia se eu aliviar o pé. O UP tsi é ágil na cidade, pra sair forte de um semáforo realmente ele vence, mas em rodovia o papo é outro. A aerodinâmica do carro (UP) não é favorável a altas velocidades, além do baixo peso que torna instável.

Avatar
Antonio Souza 20 de abril de 2021

Sério isso???

Avatar
Paulo Pessanha 20 de abril de 2021

motor de geladeira, feio e duro….

Avatar
Sérgio 20 de abril de 2021

O carro é bom, compacto, seguro, tem espaço interno para pessoas altas, ótima dirigibilidade, a única coisa ruim foi a propaganda que ele fazia 14km/l na época e quando tive não fazia mais que 7km/l no etanol. Depois de levar diversas vezes na concessionária para entender o motivo do consumo alto, foi-me passado um “passo-a-passo” de como dirigir (foi o gerente da oficina da concessionária quem “ensinou”), pois segundo eles, no computador de bordo informava os 14km/l mas na calculadora a conta não batia (até isso disseram que eu estava errado, que o CB estava certo e a calculadora não). No mais, acredito que o problema seja mesmo a VW, atendimento/serviço ruim e mal prestado!

Avatar
Eduardo 20 de abril de 2021

Tenho um TSI 2019, faz normalmente 13km/l com gasolina na cidade, transito mediano. Mas o CB indica mais de 15km/l. Como vc disse, a conta não fecha.
Normalmente rodo algo em torno de 630 Km e quando vou abastecer entra uns 48 litros, dá 13,1km/l mas o CB está indicando 15km/l.
O CB sempre indica de 1,8 a 2Km/l a mais que a realidade. Isso se repetiu em todos os abastecimentos que fiz até hj.

Avatar
josé netto 20 de abril de 2021

comprar carro da vw na área metropolitana de florianópolis exige persistência…. você é mal atendido e a impressão é que estão te fazendo um grande favor… depois de 1 duque, 2 brasilias, 2 variantes, um passat, 1 saveiro, 1 gol e 2 golfs, a maioria comprada em locais outros, desisti da marca…. tenho agora veículos da fiat e jeep onde o atendimento é melhor… tentei comprar um tcross mais acabei com a renegate…. péssimo atendimento vw

Avatar
Magner 20 de abril de 2021

A VW sempre esteve mal acostumada com preços elevados. O mercado mudou, a exigência de qualidade aliada a preço também! Nesse cenário a VW esta ficando um pouco para trás

Avatar
alexandre veneziano 20 de abril de 2021

Simplesmente porque brasileiro compra carro por tamanho. Nenhum compacto premium vai ser valorizado no Brasil. Aconteceu o mesmo com o Classe A. Se e compacto, o brasileiro acha que tem que custar barato… afinal de contas tem menos “ar” dentro dele! kkkkkkkkkk…

Avatar
Lucas Costa 20 de abril de 2021

Fracassou?! CLARO, o carro era absurdo de CARO!!!!! Tinha que custar entre 25 e 35mil, um carro dito subcompacto NÃO PODE custar 47mil a versão “padrão” e chegando a 70mil uma TSI por exemplo, com 70mil você compra um novo Onix (que também não é justo) mas que tem acabamentos melhores e uma proposta muito melhor como carro de entrada. Com 70mil, Eu como consumidor adquiria uma picup seminova a disel e seria mais feliz (conforto, manutenção a longo prazo, desempenho, etc)

Avatar
Sergio Utimura 20 de abril de 2021

Com todo o respeito, verifique o uso do “por quê”.

Avatar
Don Doberman 20 de abril de 2021

Querido Alecrim Dourado 🙄😒 Sergio Ultimura peço a você rever seu conceito de alfabetização e antes de você vim bater mo peito ser o Senhor e Doutpr do Saber🙄🙄🙄🙄😴😴😴😴😒😒😒😒😒 convido a nostalgia do telecurso 2000 rever a

‘Regrinha de 4’
Na língua portuguesa, existem 4 tipos de porquês
(por que, porque, por quê e porquê) que são empregados da seguinte forma:

*Por que: utilizado em perguntas. …
*Porque: utilizado em respostas. …

*Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. …
*Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

Avatar
Alexandre 20 de abril de 2021

Se o brasileiro não gostou é porque o carro é bom. Afinal brasileiro gosta mesmo é de Ecosport, Renegade, tudo carro com motor ruim e que bebe kkkkkk. Up turbo 1.0 deixa muito carro 2.0 no chinelo na estrada e ainda gastando metade da gasolina.

Avatar
Carlos André 20 de abril de 2021

O carro é bom sim! Mas essa estória de “Deixa muito carro 2.0 no chinelo” essa ainda não vi. O meu velhinho 1997 já deixou alguns desses “TSi” na vontade.

Avatar
Fernando 21 de abril de 2021

Tenho um Fiesta 1.6 e esses up! só ultrapassam na rodovia se eu aliviar o pé. O UP é ágil na cidade, pra sair forte de um semáforo realmente ele vence, mas em rodovia o papo é outro.

Avatar
Adriano 19 de abril de 2021

Sem contar o plastico grosseiro do painel com rebarbas mal cortadas e o painel de instrumentos simplista, parecendo o da kombi

Avatar
Carlos Alberto Rodrigues 19 de abril de 2021

porque é feio. Parece o carro da barbie

Avatar
Deixe um comentário