Volkswagen Voyage segue seu irmão hatch e deixa o mercado

Após já ter saído e voltado para o mercado, o sedã mais barato da VW dá novamente um adeus ao mercado dos zero km

vw voyage chuva estrada portal
Saiu do mercado em 1996, mas voltou a produção em 2008, junto com a nova geração do Gol (Foto: AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
Publicado em 21/11/2022 às 07h32

O Volkswagen Voyage, um sedã do Gol, diz adeus ao mercado agora em dezembro. Ele foi lançado em 1981, um ano depois do Gol e foi produzido durante 15 anos, até  1996.

VEJA TAMBÉM:

Com uma boa atuação no mercado, brigava com Chevrolet Chevette, Fiat Oggi, a Volkswagen deixou de produzi-lo em 1996, mas tomou a decisão (pra mim, errada) de retomar a produção em 2008, quando lançou uma nova geração do Gol.

De lá para cá, a briga foi outra. Porque aí já tinha Nissan Versa, Chevrolet Cobalt, Renault Logan. Todos com mais espaço, conforto e porta-malas que o Voyage.

Então, enquanto o Gol que também dá adeus ao mercado em dezembro, ganha uma edição especial, Last Edition, o Voyage vai embora sem honrarias.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
João Victor 2 de fevereiro de 2023

Tem um erro na reportagem: Em 2008 não tinha Cobalt e nem Versa no mercado automobilístico nacional e mesmo quando foram lançados, em 2012, enfrentavam diretamente o Polo Sedan e GrandSiena e não o Voyage, que tinha como rivais diretos o Chevrolet Prisma derivado do Celta, o Siena, o Ka+, o Classic.

O erro da VW foi trazer o Up! e empurrar o Gol para um espaço que era do Fox, e este para o lugar do Polo, com isso ficou vazio o espaço do Polo Sedan (descontinuado junto ao hatch, “sucedido pelo Fox”)

Solução ideal teria sido um facelift mais ousado em Gol e Voyage no ano de 2016, é uma nova geração em 2019 (que poderia ter vido mais espaçosa). O Up! poderia ter vindo, mas deveria ter tido alterações estéticas para agradar o brasileiro já em seu lançamento (a exemplo do que aconteceu com Fiesta e Corsa em suas gerações de 2002).

Erro foi colocar um gringo para presidir a VW do Brasil!

Erro da Volkswagen foi quase uma década depois, por volta de 2016 ou 2017: colocar o Voyage para fazer a função do Polo Sedan depois que

Hoje o atual Prisma é maior que um Astra, o Siena morreu, e até o GrandSiena ficou pequeno… mas não dava para prever esse processo em 2008 e muito menos durante o processo de investimento e desenvolvimento do Novo Voyage

Avatar
Deixe um comentário