Corpo de Bombeiros precisou de 45 mil litros de água para apagar fogo de Tesla Model S

Bombeiros precisaram de mais de duas horas de 45 mil litros de água para apagar fogo do Tesla Model S que se incendiou em rodovia dos EUA

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Tesla Model S ficou completamente em cinzas após o incêndio (Foto: Morris Township Volunteer Fire Company | Reprodução)
Por Bernardo Castro
Publicado em 21/11/2022 às 10h21

Na última terça-feira (15) um Tesla Model S se incendiou na Interestadual 80, na Pensilvânia, nos Estados Unidos, mas não foi um fogo comum. Afinal, os bombeiros da Morris Township Volunteer Fire Company #1 que responderam ao chamado precisaram de nada menos do que duas horas e 45 mil litros de água para acabar com as chamas em um único veículo e, assim, removê-lo da via em segurança.

Apesar de o carro elétrico ter ficado completamente destruído, ninguém se feriu no incidente e os três passageiros e o cachorro que ocupavam o veículo estão bem.

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De acordo com as pessoas que estavam a bordo do Tesla Model S o veículo atingiu um pedaço de entulho na estrada e, logo depois, começou a sair fumaça. Ao perceber a situação, o motorista parou o carro na via para todos descerem em segurança.

Por sorte os ocupantes agiram de forma rápida, já que em questão de minutos o Tesla Model S foi envolvido em chamas. De acordo com o corpo de bombeiros, dois caminhões-tanque com 15,1 mil litros foram enviados ao local, mas durante a operação perceberam que “apenas” isso seria insuficiente para conter o incêndio.

Por isso, os oficiais solicitaram reforço e, ao todo, utilizaram 45,4 mil litros de água para conter a situação. A título de comparação, de acordo com os bombeiros é necessários 1,8 mil litros de água para apagar o fogo em um carro comum.

Segundo os oficiais, a dificuldade para controlar o incêndio foi por causa da presença da bateria de íon-lítio:

Devido à bateria de íon-lítio no veículo, a extinção deste incêndio exigiria tanques adicionais, pois o veículo continuaria a reacender e queimar ferozmente às vezes.

No total, as equipes levaram quase duas horas aplicando água continuamente no veículo, pois a bateria começava a reacender e a manter altas temperaturas.”

Apesar dessa dificuldade encontrada no Tesla Model S, os carros elétricos não são os mais propensos a se incendiarem. Uma pesquisa realizada pelo AutoinsuranceEZ mostrou que os híbridos são os modelos mais propensos a pegarem fogo.

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