VW up! vai sair de linha? Não, mas vai ter apenas 4 lugares

Homologado na Europa para quatro passageiros e no Brasil para cinco, a Volkswagen teve que mudar de ideia e reduzir os assentos do up!

Por Boris Feldman31/01/20 às 08h30

A partir deste mês de fevereiro entra em vigor uma nova legislação de segurança veicular que exige no banco traseiro o encaixe para cadeira infantil do tipo Isofix, e também apoio de cabeça central e cinto de três pontos para o terceiro passageiro.

Cada fábrica está se virando como pode para seguir essa exigência. A Volkswagen, por exemplo, instalou os três equipamentos no Gol, no Voyage e na picape Saveiro. Mas não quis investir no up!, que foi projetado na Europa para quatro passageiros, mas homologado no Brasil para cinco.

E a solução mais simples foi mudar a homologação do VW up! para apenas quatro pessoas. Eu quero ver se algum policial de trânsito vai perceber os três passageiros atrás, mandar um deles sair e ainda multar o motorista.

bancos traseiros vw up
Banco traseiro do up!
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
18 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Mauro 16 de setembro de 2020

    O Up Tsi é um carro sensacional no design, potência e economia, porém perde muito em conforto . Suspensão dura e bancos muito duros que torna qualquer viagem longa um martírio . Tenho 2 carros, 1Up e um Peugeot 2008, teria 2 Ups se tivesse maior conforto.

  • Avatar
    Fernando 13 de setembro de 2020

    VOU DE UP TSI!.

  • Avatar
    wagner sá 5 de agosto de 2020

    Tenho um UP TSI Move 2016 excelente carro, 55000KM, zero problemas.

  • Avatar
    Rodrigo MARTINIANO 24 de julho de 2020

    up! : carro tão interessante quanto elegante em suas linhas puras e racionais, muito além do que mostra a média do mercado, um autêntico “compacto premium”. O up! tem itens inéditos em carros compactos, tais como faróis de neblina acompanhando as curvas, sensores de chuva e faróis, e opção de teto e retrovisores na cor preta, caso dos TSI. Por outro lado, a estabilidade do veículo é notável, pois sua carroceria – feita com materiais de alto desempenho estrutural – tem alta rigidez à torção, ao contrário dos carros da linha Gol. Seu estilo discreto é limpo, sem espalhafatos ou qualquer concessão estética. Com volante multifuncional, quadro de instrumentos iluminado a LED e conta-giros bem legível, dispõe de suporte para celular com aplicativo conjugado ao sistema de áudio, reproduzindo os ícones dos recursos disponíveis: GPS, monitoramento de condução econômica, computador de bordo, réplica do conta-giros e do termômetro de água e registros pessoais (contatos, endereços, etc.). MAS, É ÓBVIO, HÁ QUEM PREFIRA UMA ENORME CAMINHONETE ESPALHAFATOSA, VIA-DE-REGRA POR CONTA DO PEQUENO TAMANHO DE CERTO MEMBRO… É a Lei da Compensação !!!

  • Avatar
    Alexandre 22 de julho de 2020

    Inteligente deve ser pagar mais de 60 num Sandero Stepway

    • Avatar
      MARCELO H 22 de julho de 2020

      O Sandero te entrega espaço.
      O UP peca nisso.
      Não adianta ter grana pra comprar um UP TSI se a família só tem gente grande, o ideal seria um S.W., mas isso só está disponível para os ricos que compram Audi, BMW e Mercedes.

  • Avatar
    elisabete 4 de junho de 2020

    Tenho moveup e nunca me deu nenhum problema. Excelente carro. E agora? Vou trocar por qual? Não existe um equivalente. Uma pena!!!

    • Avatar
      MARCELO HENRIQUE DE OLIVEIRA 22 de julho de 2020

      Mas você precisa mesmo de 5 passageiros?
      Na prática, muitas pessoas compram um carro de 4 portas e de 5 lugares mas só andam sozinhas ou com no máximo duas pessoas atrás.

    • Avatar
      Rodrigo MARTINIANO 24 de julho de 2020

      MEU UP! MODELO 2018 CONSEGUIU FAZER 19,1 KM/L COM ETANOL ADITIVADO. PENA AQUI NÃO SER POSSÍVEL POSTAR FOTOS, CONTRA AS QUAIS NÃO EXISTEM ARGUMENTOS. E DIGO MAIS: PODERIA TER CHEGADO AOS 20 KM/L COM ETANOL ADITIVADO, E SÓ NÃO CHEGOU PORQUE A MINHA MULHER ERA QUEM DIRIGIA, COM O CÂMBIO I-MOTION EM “D”, AO INVÉS DE EM “M”.

  • Avatar
    João Neto 28 de maio de 2020

    Sem comentários. Super carro.

  • Avatar
    Daniel Brasil 24 de maio de 2020

    Ainda vale a pena comprar um Up TSi 2020??

  • Avatar
    Daniel Moraes 23 de abril de 2020

    Concordo com Ivaldo, tenho um Cross UP TSI 2017,carro
    seguro,valente, guerreiro, econômico, ágil e de boa mecânica, já tive vários carros de modelos variados mas o UP me surpreendeu.

  • Avatar
    Cassio 31 de janeiro de 2020

    Vw up é aprovado por quem tem, cumpre bem a proposta, é o mais próximo que temos do primeiro mundo, ninguém precisa de um
    Suv de duas toneladas pra ir ao mercado ou conviver no dia dia

    • Avatar
      Eddie 1 de fevereiro de 2020

      Exatamente isto Cassio. O Up é carro pra pessoas inteligentes e claro, carro para solteiros e casais apenas. O Up nunca foi para 5 pessoas, muito mimimi por algo definido na prática desde o lançamento em 2014.

      • Avatar
        Ivaldo Barbosa Rezende 16 de abril de 2020

        Realmente,viajo muito,somos três pessoas…carro muito,econômico, seguro e muito ágil UP Conecct tsi é tudo de bom…
        Porém para pessoa inteligente!!!

      • Avatar
        Fernando B 22 de julho de 2020

        Realmente, pagar quase 60 mil num mini carro TSI precisa ser muito inteligente. Diria mais, precisa ser um gênio

      • Avatar
        Alexandre 22 de julho de 2020

        Inteligente deve ser pagar mais de 60 num Sandero Stepway

      • Avatar
        MARCELO H 22 de julho de 2020

        ow Fernando B, qualquer carro hoje custa os olhos da cara.
        O UP TSI te entrega potência, economia, robustez e segurança.
        O Gol pode até ser mais barato, mas vai ficar te devendo na segurança.
        O Argo ou você pega um 1.8 que anda, mas bebe ou pega um 1.0 ou 1.3 que é econômico e não anda.
        O Ka fica te devendo na robustez do câmbio.
        Claro que uma manutenção corretiva no TSI é caixão, mas estamos falando de carros novos e não de usados que a realidade é arrumar os defeitos causados dos antigos donos.

Avatar
Deixe um comentário