[Avaliação] Nissan Kicks 2020 SL: sucesso não é por acaso

Linha 2020 traz pequenas novidades, entre as quais faróis de LED, controle automático de velocidade e apoio central de braço

Por Paulo Eduardo 30/01/20 às 19h00

Veículo mais vendido da Nissan no Brasil, o Nissan Kicks 2020 traz algumas novidades: faróis de LED, controle automático de velocidade e apoio central de braço. O crossover urbano tem linhas inconfundíveis da carroceria, com muitos vincos e recortes. Conjunto parece estranho à primeira vista por ser diferente.

VEJA TAMBÉM:

kicks sl linha 2020 source

Acesso fácil ao interior, que é bem acabado, pelas portas dianteiras. Atrás, pela caída do teto, é preciso abaixar. Percebe-se logo o cuidado na montagem e encaixes. Quadro de instrumentos com velocímetro analógico à direita e o lado esquerdo é configurável e pode informar dados de viagem, do veículo ou exibir o conta-giros.

A tela multimídia não ocupa lugar de destaque no alto do painel central ao ser posicionada na parte frontal como os sistemas de som de outros tempos. Porta-luvas tem iluminação. Todo conjunto usa material duro, mas aparenta qualidade, e com aplique de couro em toda parte frontal.

É adequada a pega do volante, que agrupa poucos comandos para o bem da ergonomia, que é um dos destaques do carro. Todos os comandos são de fácil acesso.

kicks sl linha 2020 interior source

Ressalvas em ergonomia são: revestimento em couro dos bancos, que têm anatomia excelente, e abaixar para acessar o banco traseiro. Dilema do couro é não transpirar. Bancos oferecem conforto mesmo depois de muito tempo ao volante e sem regulagem lombar. Banco traseiro é tão confortável quanto os dianteiros. Viagem longa não provoca cansaço nos ocupantes. Porta-malas de ótima capacidade com abertura pela tampa.

Dinâmica do Nissan Kicks 2020 SL

Suspensão está bem calibrada entre conforto e estabilidade. Produz ruído sobre piso ondulado. Firme em curva, com inclinação moderada. Kicks está equipado com que a Nissan denomina de controle inteligente de chassi, que contém controle em curva, estabilizador de carroceria e de freio motor. Sistema atua na suspensão, freio e na estabilidade. Comportamento dinâmico é previsível, apesar dos 20 centímetros de altura do solo.

Direção é firme em alta, leve em manobras. Está bem calibrada e diâmetro de giro pequeno (10,2 metros) facilita manobrar em espaço limitado. Volante revestido com material rugoso evita deslize acidental.

Coluna de direção tem ajustes de altura e distância. Excelente posição de dirigir, boa visibilidade pelos retrovisores externos bem dimensionados. Visão total é proporcionada pela câmera de 360 graus. Farol tem facho baixo de LED, mas alcance curto obriga lampejar o alto.

Os freios do Nissan Kicks 2020 são muito eficientes em frenagem de emergência e dão segurança, incrementada pelos seis airbags e controles de tração/estabilidade, além do de chassi. Motor 1.6 é moderno, todo de alumínio, usa corrente em vez de correia dentada.

O câmbio CVT do SUV da Nissan tem função Sport, com trocas em rotações mais elevadas, e também a L para ser usada em declive acentuado como freio motor assim como a S ou em subida íngreme. A função Sport pode ser usada como freio motor em descida menos íngreme.

Porém, a união com o câmbio CVT, de infinitas relações de transmissão, não resulta em desempenho satisfatório no Nissan Kicks 2020. Na subida, pode haver necessidade de usar a função L. O câmbio parece limitar o motor, que carece de força nessa situação. Ao acionar a tecla S, o desempenho melhora.

Desempenho

Acelerações não desagradam tanto quanto as retomadas mais lentas. Com isso, atenção redobrada ao ultrapassar por que o tempo necessário na realização da manobra será bem maior.

E o conjunto câmbio/motor é ruidoso nessa situação. Obviamente, carros com grande altura do solo requerem mais prudência ao volante, mas deveria ser melhor.

kicks linha 2020 motor source

Nissan Kicks 2020 agrada pelo ótimo conjunto, é muito confortável e prático por ser tão fácil de manobrar quanto um veículo de dimensão menor. Garantia é de três anos sem limite de quilometragem.

Ficha técnica Nissan Kicks 2020 SL CVT
Motor de quatro cilindros em linha, 1.598 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, de 114 cv (álcool/gasolina) de potência máxima a 5.600rpm e torque máximo de 15,5 kgfm (a/g) a 4.000 rpm
Transmissão tração dianteira e câmbio CVT de infinitas relações
Direção tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,2 metros
Freios disco ventilado na dianteira e tambor na traseira; ESP (controle de estabilidade) e HSA (assistente de partida em rampa),
Suspensão dianteira, independente, com barra estabilizadora, do tipo McPherson; traseira, eixo de torção; altura do solo, 20 centímetros; ângulos de ataque/saída (graus), 20/28
Rodas/pneus 7×17”de liga leve /205/55R17
Peso 1.136 kg
Carga útil (passageiros+ bagagem) 421 kg
Dimensões (metro) comprimento, 4,30; largura, 1,76; altura, 1,59; distância entre-eixos, 2,61
Capacidades (litro) porta-malas, 432; tanque, 41
Desempenho velocidade máxima, 175 km/h (a)/(g); aceleração até 100 km/h, 12 segundos (a/g)
Consumo (km/l) urbano, 7,7 (a) e 11,4 (g); estrada, 9,4 (a) e 13,7 (g)

Fotos Nissan | Divulgação

5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Marcus Belo 2 de agosto de 2020

    O Kicks 2020,sl PT é o quinto veículo que compro da Nissan. Na minha opinião, é o melhor veículo feito pela Nissan, os outros; 2 Sentras, 1 versa e 1 march todos zero km, não tem a economia e facilidade de dirigir a amplitude de visibilidade do Kicks 2020,SL PT top de linha . 10 Pontos. MB

  • Avatar
    Wilson Roque 5 de fevereiro de 2020

    Este é o meu segundo Kicks SL. Comprei o primeiro no lançamento, em 2016. Gostei muito mas sentia a falta do controle automático de velocidade e do multimídia espelhando o meu celular Android. Quanto ao consumo, a minha média na cidade (Curitiba) é de 11,8 km/litro. Na estrada já consegui 20,1 km/litro descendo a serra para o litoral. No sentido contrário, 15,7 km/l. Em média, na estrada chego a conseguir 17 km/l. Só uso gasolina comum.

  • Avatar
    Alex 4 de fevereiro de 2020

    Tá formal ao extremo mesmo.. pesado

  • Avatar
    Fabio 31 de janeiro de 2020

    Quem escreveu esse texto? Um robô?

    • Avatar
      Cristiano 27 de fevereiro de 2020

      Mesmo autor escreve no Autos Segredos, está tentando criar um estilo, mas o texto fica chato de ler.

Avatar
Deixe um comentário