up! passa de 5 para 4 passageiros em jogada esperta da Volkswagen

Nova legislação vigente desde janeiro deste ano já obrigava a VW fazer mudanças no subcompacto que tem futuro incerto no Brasil

Por Boris Feldman22/06/20 às 21h01

A Volkswagen gosta de fazer peraltices em todo o mundo. Enquanto nos Estados Unidos ela burlou a lei de emissões, aqui no Brasil ela se esquivou da nova lei que torna obrigatório desde janeiro deste ano os cintos de segurança de três pontos para os três passageiros que vão atrás.

Como isso exigiria investimento no up!, que já subiu no telhado, ela espertamente foi ao Contran e mudou a homologação do up! de cinco para quatro passageiros. Ou seja, apenas dois atrás, o que dispensa o terceiro cinco.

Na minha opinião, uma jogada legal, porém imoral.

Se você quer comprar um up! e precisa de levar três atrás, corra porque as concessionárias ainda estão vendendo unidades produzidas no ano passado. Aliás, o VW up! TSI é das coisas mais charmosas e endiabradas do mercado!

VW up! TSI na cor prata com a traseira em detalhe
De maneira esperta a Volkswagen burlou a legislação do Contran ao homologar o up! para apenas 4 passageiros
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
16 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Adão costa 24 de junho de 2020

    Comprei um 2019 2020 tsi conecte como não tenho filhos para 2 pessoas o espaço tá bom aliás quando for fazer os bancos em couro vou até tirar o terceiro apoio de cabeça.

  • Avatar
    Davi Nascimento 23 de junho de 2020

    Tenho um Up Tsi connect. um foguete e ao mesmo tempo super economico. faz 15 na cidade tranquilamente e passa de 20 na BR. detalhe com o ar ligado. na gasolina

  • Avatar
    Ricardo Assmé 23 de junho de 2020

    Exatamente isso. Legal, mas imoral, ou no mínimo anti ético. Mas a Volks não tem ética. Dentre as montadoras seria a pior colocada nesse quesito. Mente sobre emissões, sobre potência, e agora essa de carro para 4 pessoas…

  • Avatar
    Luiz Fernando 23 de junho de 2020

    Na minha opinião pessoas que pagam um preço absurdo em carros compactos são pessoas loucas pois na hora que que precisa viajar com a família a mala não cabe nada. Cabe as bouças da esposa isso se ela não leva o secador e a escova de cabelo.rsrs.. vou dar um exemplo de burrice ,um vizinho meu comprou um carro compacto e precisou carregar uma pia da cozinha de 2 metros aí veio pedir pra mim buscar pra ele pois meu carro era uma Parati GLS que eu ia a encontros de carros antigos …olha só minha minha mala cabia … Aí eu dei uma boa resposta.. envés de comprar um 0 importado comprace um nacional com espaço .. ficamos sem se falar durante 4 anos …

  • Avatar
    Marcos 23 de junho de 2020

    Na Europa o Up está homologado para 4 ocupantes como deveria ser aqui no Brasil, devido ao carro ter pouco espaço no banco de trás. Na realidade o Up leva 2 adultos na frente e apenas 2 crianças atrás.

  • Avatar
    Luiz Zonta 23 de junho de 2020

    Tá faltando assunto ? Terceira vez que Autopapo dá a mesma notícia

  • Avatar
    Ricardo Jose de Oliveira 22 de junho de 2020

    Os órgãos de proteção ao consumidor devem agir de forma a proteger consumidores desavisados e obrigar a Volkswagen a estampar em todos os veículos Up que serão comercializados para apenas 4 passageiros uma menção a esse fato, à semelhança da Etiqueta Nacional de Conservação e Energia.

  • Avatar
    Adriano 22 de junho de 2020

    “é das coisas mais charmosas e endiabradas do mercado” – mentira e verdade, numa mesma frase. Típico da Volkswagen…

    • Avatar
      Paulo 23 de junho de 2020

      Eu tenho e acho 💯 por cento verdade

      • Avatar
        Marcos Antonio Gonçalves 23 de junho de 2020

        Tenho um UP 14/15 MOVE MA só elogios,bom espaço interno,muito econômico,impressiona pela força do motor.60.000 rodados,quero um mais novo

  • Avatar
    ATABISIO CUSTODIO DIVINO 22 de junho de 2020

    Vamos esquecer Etanol / Gasolina, vamos partir para os elétricos populares que devem caber no bolso das classes médias.

  • Avatar
    Luana 22 de junho de 2020

    Estamos no 3° Up Tsi. Ótimo motor, econômico. Meu marido ama esse carro. Eu odeio. Kkkkkk feio, pequeno e desconfortável.

    • Avatar
      Lakers 23 de junho de 2020

      Fala assim dele não poxa KKKK

    • Avatar
      Paulo 23 de junho de 2020

      Tenho 1 e acho o melhor dos últimos tempos em quesito desempenho.so perde em beleza.

  • Avatar
    ESCAMPOS 22 de junho de 2020

    Como a matéria sugere a descontinuação do modelo, acredito que a decisão da empresa foi correta. Colocar dinheiro Bom em “fim de carreira” não será uma decisão acertada. Invista nos novos modelos que vendem mais e dão mais lucro. Simples, assim…a conferir…

    • AutoPapo
      Boris Feldman 23 de junho de 2020

      Sinto muito divergir de sua opinião, “Escampos”.
      A fábrica tem todo o direito de tomar suas decisões industriais. Investir num modelo que
      está subindo no telhado não vale a pena. Mas, não dotá-lo do terceiro cinto de três pontos atrás
      é torná-lo inseguro pois ela sabe que irão os 3 passageiros do mesmo jeito no banco traseiro. Da parte dela, não é
      ilegal, mas imoral. Não quer investir em segurança? Tire o carro de linha!
      Por que ela colocou o terceiro cinto de três pontos no Fox e no Gol?

Avatar
Deixe um comentário