Hoje é Dia Mundial do Fusca: conheça alguns fatos do modelo

Saiba porque o dia 22 de junho foi escolhido por entusiasta brasileiro para celebra o carro mais popular de todos os tempos

fusca antigo 1949 estados unidos 1
Fusca 1949 (Foto: Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 22/06/2020 às 18h54

Hoje, 22 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Fusca.  A data foi criada em 1995 pelo brasileiro Alexander Gromow para comemorar o modelo que foi eleito o Carro do Século. A data não foi escolhida por acaso: neste mesmo dia, no ano de 1934, foi assinado o contrato entre a Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã e Ferdinand Porsche.

No contrato, foi estipulado que o Dr. Porshe deveria, em 10 meses, desenvolver o Volkswagen (ou carro do povo, em tradução livre do alemão). E assim começou a história do carro que, para nós brasileiros, se eternizou como Fusca.

Para conhecer um pouco mais da história do modelo, separamos algumas curiosidades históricas dele.

VEJA TAMBÉM:

Qual o nome oficial?

O nome oficial do modelo é Volkswagen Sedan, embora ele tenha recebido diversos apelidos ao redor do mundo. No Brasil, virou Fusca. Na Alemanha, terra natal do modelo, Käfer. Em vários país de língua espanhola, ele virou Escarabajo. Na Itália , Maggiolino, enquanto nos EUA virou Beetle. Em Cuba, o Fusca virou Huevito. Esses são alguns exemplo, já que a lista é grande.

Quando virou Fusca? Só em 1984!

A palavra Fusca surgiu de maneira informal: a versão mais aceita é a de ela é uma corruptela de Volks. O fabricante só passou a adotá-lo de maneira oficial, com direto até a emblema na tampa traseira, em 1984. Quando a última geração do modelo foi vendido no Brasil, montado com a mesma mecânica do Golf GTI, ele foi comercializado com o apelido Fusca. Antes, também importado, ele veio como New Beetle.

Fusca virou ‘esportivo’ e utilitário, entre outras variações

Esboço da primeira Kombi

A plataforma do Fusca serviu como base a dezenas de modelos: alguns fora-de-série, outros produzidos pela própria Volkswagen. O “derivado” mais famoso do Fusca é a Kombi: no fim dos anos 1940, o holandês Ben Pon que pensou em um furgão construído sobre a plataforma do “Besouro”.

O nome Kombi é uma abreviação, adotada no Brasil, para o termo em alemão Kombinationsfahrzeug, que em português significa “veículo combinado” ou “combinação do espaço para carga e passeio”.

A Volkswagen no Brasil também desenvolveu o SP2,  fabricado entre 1972 e 1976.  A Brasília também foi desenvolvida em torno da plataforma do Fusca. Embora 13 mm mais curto que o Fusca, oferecia muito espaço na cabine, com grande área envidraçada. O motor era o 1.600 cm³ de 60 cavalos – em 1975 veio a versão com dois carburadores, elevando a potência para 65 cv.

Embora 13 mm mais curto que o Fusca, oferecia muito espaço na cabine, com grande área envidraçada. O motor era o 1.600 cm³ de 60 cavalos – em 1975 veio a versão com dois carburadores, elevando a potência para 65 cv.

Boris Feldman dirigiu o I.D. Buzz, a Kombi do futuro! Veja o vídeo!

Fusca está na garagem ‘secreta’ da Volkswagen

fusca conversivel 1993 no acervo da VW
Fusca Conversível 1993 no Acervo da VW

Com tanta história para contar, o Fusca não foi esquecido pela Volkswagen. A marca alemã mantém dois exemplares do modelo em meio a um acervo de carros feitos por ela aqui. Um deles é um conversível de 1993, adaptado por uma empresa especializada. O outro é de 1986, e saiu diretamente da linha de produção para o acervo.

No Brasil, ele saiu de linha duas vezes: em 1986 e em 1996

Fusca Itamar
Fusca Itamar

Na década de 80, as vendas do Fusca começaram a declinar. Já bastante ultrapassado, ele passou a perder espaço para concorrentes mais atuais. A Volkswagen, então, optou por encerrar a produção e manter seu foco na linha Gol. A produção chegou ao fim em 1986. Para marcar a despedida, foi lançada uma edição especial, batizada de Última Série.

Entretanto, em 1993: o Fusca voltou a ser produzido. A decisão da Volkswagen de recolocar o veículo do mercado atendeu a um pedido do então presidente Itamar Franco, que apostava nos modelos populares para alavancar o setor automotivo. Permaneceu no mercado, porém, por pouco tempo, e já em 1996 voltava a sair de linha. Naquele ano, foi lançada outra edição comemorativa: a Série Ouro.

Última Fusca produzido? Em 2003!

Na virada do século, o Fusca ainda era produzido em um único país: o México. Por lá, a fabricação só foi encerrada em 2003, com a série especial Última Edición, limitada a 3.000 unidades. Dessas, algumas foram importadas oficialmente pela Volkswagen. Porém, em quantidade bastante limitada: é estimado que somente 10 veículos vieram para o Brasil.

Em 2019, a produção nacional do Volkswagen Fusca fez 60 anos

fusca producao
Linha de produção do Fusca

Em 1950, o besouro começou a ser importado para o Brasil. Já a produção nacional do veículo começou em 1959. Em 3 de janeiro de 1959, o primeiro Fusca legitimamente brasileiro saída das linhas de produção da unidade industrial de Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).

O modelo já era montado no país anteriormente, mas com componentes majoritariamente importados. O índice de nacionalização chegou a 54% justamente naquele dia, 60 anos atrás.

Adeus definitivo

Apesar de ter tido duas releituras, o então CEO do Grupo Volkswagen, Herbert Diess, afirmou categoricamente que a marca não tem planos de reinventar o Fusca. Ao contrário do que já foi noticiado, o clássico de grande apelo emocional não ganhará uma versão elétrica.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
12 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
JOSÉ RUIZ RODRIGUES 3 de agosto de 2020

Segundo carro que comprei foi um fusca 66, nos ano 80, depois comprei uma Brasilia ano 77, depois comprei outro fusca 74 cor verde para minha filha, por ultimo comprei outro fusca branco apelidado por fafá.
por ter as lanternas traseiras grande. A quatro meses que estou tentando compra um fusca em condições boas para levar para uma chácara que tenho a bera de uma represa famosa.

Avatar
Jezuz Fernandes 23 de junho de 2020

Muito legal a história de cada um acima. Tenho um fusca 74 vermelho bem original fazem 5 anos. Nunca achei que me apaixonaria por esse carrinho. Uso ele no dia a dia. Faço muito amigos por causa dele hehe

Avatar
Antonio Nincao Filho 23 de junho de 2020

Sou Antônio Nincao Filho mecânico especializado em veículos marca Volkswagen a mais de 50 anos, desde os anos 60.
Temos fusca até.

Avatar
Luciano de Porto Real 23 de junho de 2020

Eu tenho dois sempre costei de fusca quem dirige sempre si apaixona

Avatar
Fabricio rosa 23 de junho de 2020

Meu pai tem 88 anos , e disse que seu sonho era ter um Fusca. Eu perguntei qual a intenção de ter um Volks , ele me respondeu ; quero sentar na garagem e ficar observando.
Fora isso , disse que o Fusca o levaria para pescar.
Meus irmãos tiveram conhecimento da história , logo minha irmã realizou seu sonho. Compraram um Fusca 1300 , branco , ano 1975.

Eu também tenho um Fusca , ano 1974 , azul,mas a história do meu pai é mais prazerosa.

Um forte abraço.

Avatar
José Edison Bento 23 de junho de 2020

Tenho dois fuscas o último Itamar 1996 relíquia e o último modelo 2015. Vão ficar comigo até eu morrer vou deixa-los para os meus netos. Minha paixão pelos Fuscas vem das corridas, fui piloto de corridas pilotando Fuscas e três vezes campeão paranaense com os fuscas.

Avatar
Ricardo Ribeiro 23 de junho de 2020

Muito bom!! Adoro Fusca e também tenho um que era do meu pai.

Avatar
Clemar Magalhães rezende 23 de junho de 2020

Olá pessoal, sou um pregilegiado, adiquiri uma unidade em 1972, zero km na extinta mercantil veículos, e tenho até hj, está na garagem, mas funciona ,viajei pelo interior de MG durante 23 anos, virou o velocímetro 8 vezes, sempre quando atingia 90/95 mil kms, fazia uma meia-sola, a carcassa ainda e’original. um abraço

Avatar
Nilson aparecido rinaldo 23 de junho de 2020

Legal parabéns

Avatar
Denis Ramalho da Silva 27 de junho de 2021

Meu pai tinha um Fusca vermelho era sensacional, corria muito

Avatar
Mônica Batista da Silva 22 de junho de 2020

Adorei os fuscas

Avatar
Reinaldo 23 de junho de 2020

Fuca bala

Avatar
Deixe um comentário