Motor turbinado exige mais óleo no cárter?

Esclareço aqui a dúvida de um leitor do AutoPapo sobre a veracidade do VW up! TSI (turbinado) consumir mais óleo no cárter do que o aspirado

vw up tsi
VW up! TSI (Foto: reprodução | Volkswagen)
Por Boris Feldman
Publicado em 04/12/2020 às 07h30

“Carro com turbina – pergunta um leitor do AutoPapo – exige mais óleo do motor do que o aspirado?” Ele diz que estranhou ao trocar o seu VW up!, aspirado por um TSI, ou seja, turbinado. Com a recomendação de colocar mais óleo no motor.

Sim, é verdade que o motor turbinado exige mais óleo que o aspirado, por dois motivos:

  • primeiro porque a turbina é também lubrificada com o mesmo óleo do motor;
  • em segundo lugar, por existir uma espécie de radiador para resfriar o óleo, pois no motor turbinado, ele trabalha em temperaturas mais elevadas.

Então, somando-se às necessidades da turbina e do radiador de óleo, são 700 ml a mais de óleo no VW up! turbinado.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário