Audi comemora aniversário de 20 anos da RS6 Avant

Há 20 anos a Audi lançou a primeira RS6 Avant com uma fórmula que segue sendo usada até hoje para quem gosta de peruas rápidas

todas as geracoes da audi rs6 avant paradas proximas a um lago
Durante esses 20 uma coisa não mudou: dar susto em superesportivos (Foto: Audi | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 27/07/2022 às 13h03

Apesar das peruas hoje serem uma predileção dos entusiastas, no passado esse tipo de carro era visto apenas como um veículo familiar sem pretensões esportivas. A Audi lançou o segmento de super peruas quando fez a RS2 Avant junto da Porsche e hoje reina nesse segmento com a RS6 Avant.

Após a RS2 Avant sair de linha en 1995, a Audi só voltou a usar essa sigla em 1999 com a RS4 Avant. Com o sucesso desse modelo o fabricante expandiu o tratamento para seu carro maior, o A6. As duas primeiras gerações do RS6 eram vendidos como sedã e perua.

VEJA TAMBÉM:

A RS6 Avant traz força bruta em embalagem familiar

primeira e quarta geracao da audi rs6
O modelo atual alia um V8 biturbo de 600 cv com um sistema híbrido leve (Foto: Audi | Divulgação)

O primeiro RS6 chegou em uma época onde o BMW M5 tinha 400 cv e o Mercedes-Benz E55 AMG produzia 359 cv, ambos com tração traseira. A Audi subiu o patamar equipando o seu sedã executivo — e perua — com um V8 4.2 biturbo de 450 cv preparado em conjunto com a Cosworth. Para completar, estava lá a tração integral Quattro.

Na geração seguinte essa fórmula de oferecer mais força que os rivais e tração integral continuou, mas dessa vez o motor era um V10 5.0 biturbo. A potência de 571 cv e o torque de 66,2 eclipsavam o V10 aspirado do BMW M5 contemporâneo, com “apenas” 507 cv e 53 kgfm.

A terceira geração do RS6 foi lançada apenas como perua e abandonou o V10, voltando a usar um motor V8. Esse motor era novo, trazia os coletores de escape no centro do “V” e a admissão na lateral, conceito vindo dos carros de corrida, ajudando a manter os turbocompressores quentes e melhorando o fluxo de gases do escapamento.

primeira e quarta geracao da audi rs6 2
A primeira RS6 trazia 450 cv numa época que o BMW M5 tinha 400 cv (Foto: Audi | Divulgação)

Nessa geração a potência caiu para 560 cv, mas o torque de 71,3 kgfm compensava. Para quem quisesse ainda mais força, o pacote Performance subia a potência para 600 cv. A quarta geração, que é a atual, usa esse motor de 600 cv, mas traz um sistema híbrido-leve de 48 volts que ajuda a reduzir as emissões e adiciona mais 16 cv.

A Audi vende a RS6 Avant no Brasil, com preço um pouco acima de R$ 1 milhão. Essa geração atual foi a primeira em que a RS6 Avant foi vendida nos EUA, até então apenas o sedã foi comercializado por lá. Para o futuro a Audi prepara uma RS6 elétrica e ainda mais forte que a atual.

O Audi E-Tron GT adianta como poderá andar a futura RS6 elétrica, confira o nosso comparativo dele com o GT Malzoni do Boris:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
H.Brian 28 de julho de 2022

LINDAS! , MARAVILHOSAS PERUAS! em QUALQUER ANO DE LANÇAMENTO!… O.0 Sonho de consumo!

Avatar
Deixe um comentário