5 modelos da Peugeot que foram utilizados como carros presidenciais

A Peugeot, montadora francesa, tem fornecido veículos para os presidentes de seu país há mais de 50 anos; Relembre alguns deles

peugeot 604 valery giscard destaing presidente franca
Ao todo, foram encomendados 4 Peugeot 604 no mandato de Valéry Giscard d'Estaing (Foto: Reprodução)
Por Bernardo Castro
Publicado em 13/07/2022 às 12h42

Todo chefe de estado possui um carro responsável por transportá-lo que, apesar de ser muito similar à aquele que você utiliza ou vê na rua diariamente, possui inúmeras modificações.

Alguns presidentes, por questão de segurança, pretendem manter sigilo a respeito das alterações feitas em seus veículos. Mas o que se sabe é que, a maioria deles recebe blindagem, vidros a prova de bala, motores ‘envenenados’ e uma distância maior de entre-eixos para que os passageiros se acomodem com mais conforto.

A Peugeot é uma “fornecedora” de carros presidênciais na França há mais de 50 anos e divulgou uma lista com alguns de seus veículos que estiveram a serviço do Palácio de Eliseu, em Paris.

VEJA TAMBÉM:

Peugeot 156 de Alexandre Millerand

peugeot 156
O 156 foi o primeiro Peugeot utilizado como veículo presidencial na França

Peugeot 604 de Valéry Giscard d’Estaing

peugeot 604 valery giscard destaing presidente franca
O 604 ficou marcado pela sua cor em verde musgo

O político foi um entusiasta de condução, carro e também da marca francesa. Valéry Giscard d’Estaing levou um Peugeot para o Palácio de Eliseu em 1975, mesmo ano de lançamento do 604. Uma curiosidade solicitada pelo então novo presidente era de que seus carros não seriam em preto, mas sim em verde musgo.

Quatro Peugeot 604 foram encomendados durante o mandato que durou 7 anos. Três deles eram modelos de produção, versões SL topo de gama alimentadas pelo V6 de 2,6 litros e 136 cavalos, que o presidente às vezes gostava de dirigir sozinho.

Junto a eles tinha uma limusine no modelo reservada para ocasiões cerimoniais. Esse exemplar foi feito em colaboração com o construtor de ônibus Heuliez, e tem uma distância entre-eixos alongada em 62 centímetros, beneficiando os bancos traseiros com acabamento de luxo, e um teto coberto com imitação preta.

605 limusine de François Mitterrand

peugeot 605 1991
Peugeot 605 1991

Em 1991, o Palásio de Eliseu adquiriu um Peugeot 605 que havia sido alongado e blindado pela empresa Breton Labbé. O modelo foi equipado com um motor V6 de 170 cv, blindagem de aço de alta resistência e janelas feitas de vidro à prova de balas e composto de policarbonato. A blindagem, naturalmente, deixou o veículo mais pesado com 2500 kg, mil kg a mais do que a versão padrão.

Ela também era utilizada por chefes de estado que se hospedavam na França, como foi o caso do Papa João Paulo II, por exemplo.

Peugeot 607 Paladine de Nicolas Sarkozy

peugeot 607 paladine Nicolas Sarkozy
O 607 Paladine atuou pouco tempo como carro presidencial (foto: Reprodução)

Apresentado como carro conceito no salão de Genebra de 2000, o 607 Paladine foi um carro que ficou pouco tempo com o presidente da república e foi mais um projeto realizado junto à Heuliez.

O exemplar era uma versão limusine do Peugeot 207 e media mais de 5 metros que foi transformada em landaulet, com um teto de vidro retrátil cobrindo os bancos traseiros.

O interior tinha acabamento de luxo além de duas poltronas eletricamente ajustáveis para os passageiros e um assento dobrável com as costas para a estrada para um companheiro.

A pedido da equipe de Sarkozy o 607 Paladine foi levado ao museu da Peugeot. Apesar das mudanças considerávies, o 607 presidencial tinha traços que remetiam à versão utilizada nas ruas.

No entanto, a instalação do mecanismo de teto retrátil significava que o tanque de combustível tinha que ser menor: sua capacidade agora é de apenas 6 litros. Isso não era um problema para um carro conceito, mas era completamente inviável utilizá-lo de maneira regular. Por isso, o modelo teve de ser aposentado.

5008 Emmanuel Macron

peugeot 5008 emmanuel macron
Macron já utiliza o SUV há 5 anos (Foto: Reprodução)

Macron chegou à sua cerimônia em 14 de julho de 2017 em um Peugeot 5008 e manteve o veículo durante os seus cinco anos de mandato.

Por questões de segurança a Presidência da República impôs sigilo sobre as especificidades do carro. O que se sabe é que, inicialmente, ele foi produzido como um 5008 normal e depois confiado à Centigon, uma empresa especializada em Breton que realizou o blindagem do veículo.

Para o resto, as únicas informações fornecidas dizem respeito ao layout dos bancos traseiros (2 assentos em vez de 3, com um console central específico), o encaixe dos pisca-piscas dianteiros na grade do radiador e o emblema da Presidência da República foi afixado na carroceria.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário