Abarth completa 75 anos de história e dois anos do retorno ao Brasil

Divisão esportiva da Fiat lança edição de aniversário limitada do Fiat 500 e comemora legado de sucesso nas corridas e nos modelos 'envenenados'

abarth 695 75 anniversario preto visto de frente com com numero 75 ao fundo
Versão 695 é edição limitada do Fiat 500, com apenas 1368 unidades fabricadas no mundo (Fotos: Stellantis | Divulgação)
Por Julia Vargas
Publicado em 03/04/2024 às 16h03

A Abarth, divisão esportiva da Fiat, completa 75 anos de existência neste ano de 2024. Em comemoração à data, a empresa italiana lançou na Europa uma edição limitada do modelo 695: o Abarth 695 75° Anniversario.

A versão comemorativa do carro terá apenas 1368 unidades fabricadas e será uma forma de homenagear o motor 1.4 T-Jet, que tem exatamente 1368 cm3 de capacidade. Ainda no continente europeu, a marca também revelou três imagens inéditas do novo 600e Scorpionissima. Esse é o modelo mais potente da marca até hoje, que é equipado com 240 cv, diferencial autoblocante mecânico e muitos itens de veículos de corrida.

VEJA TAMBÉM:

Legado construído desde 1949

A Abarth foi fundada em 31 de março de 1949 por Carlo Abarth (1908-1979) e pelo piloto Guido Scagliarini. O primeiro carro da marca foi o 204 A, derivado do Fiat 1100 que ganhou notoriedade na década de 50. Sua fama veio quando o famoso piloto Tazio Nuvolari venceu sua última corrida no Palermo-Monte Pellegrino dirigindo o modelo.

registro em preto e branco do abarth 204 a pilotado por tazio nuvolari
Tazio Nuvolari venceu sua última corrida pilotando um 204 A

O sucesso internacional da marca veio quando seu fundador desenvolveu kits de tuning para aumentar potência, velocidade e aceleração. Esses acessórios tiveram lugar de destaque e, com o tempo, se tornaram marca registrada do “estilo Abarth”.

A empresa simbolizada pelo escorpião também conseguiu emplacar outros sucessos em parceria com a Fiat, como o Abarth 750 e o Fiat 500, batendo recordes mundiais nas décadas de 60 e 70. Além disso, modelos como o 850 TC, Fiat Abarth 1000 Berlina e a 2300 S foram pioneiros e conquistaram muitas vitórias em circuitos internacionais.

Desde então a marca segue os ideais de performance, tecnologia, inovação e produção de carros sob medida. Em 1971, ela foi totalmente assumida pelo Grupo Fiat, que por sua vez passou a integrar a holding Stellantis em 2021.

Abarth no Brasil

A italiana teve dois modelos lançados em terras tupiniquins ante da fase atual, o Stilo com sua versão mais potente em 2002 e o 500 Abarth em 2014. Depois de oito anos, a Abarth retornou ao Brasil com o lançamento do Pulse Abarth, primeiro SUV da marca representada pelo escorpião no mundo. O modelo foi desenvolvido no Brasil e é fabricado no Polo Automotivo de Betim (MG).

No final de outubro de 2023, chegou também o Fastback Abarth, um SUV Coupé que também é fabricado em betim.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário