Advogado compra carro com placa GAY, pede para trocar e justiça recusa

O advogado alegou que a placa poderia causar situações de constrangimento, mas a justiça recusou o pedido pois omitir as letras GAY põe fim no preconceito

placa mercosul nova
A mudança da combinação alfanumérica das placas só é permitida em caso de clonagem do veículo (Foto: Alexandre Carneiro | Autopapo)
Por Eduardo Rodrigues
22 de junho de 2021 10:38

As placas de licenciamento são itens técnicos que todo carro precisa ter para pode rodar legalmente pelas ruas brasileiras. Porém o brasileiro é supersticioso e prefere evitar algumas combinações de números e letras, ou tenta conseguir alguma que lhe agrade.

Um advogado do Distrito Federal comprou um carro usado em São Paulo, quando foi transferir o veículo pediu ao Detran-DF uma nova combinação por considerar a placa original do carro “tem lhe ocasionado situações constrangedoras por onde transita, oriundas de atos homofóbicos.” E qual é essa combinação? As letras G-A-Y.

VEJA TAMBÉM:

O parecer da justiça sobre a placa GAY

O estado de São Paulo originalmente era o detentor das iniciais BFA a GKI desde o início do padrão de placas cinzas adotado a partir de 1990, a combinação GAY está dentro desse rol. O advogado primeiro pediu ao Detran-DF a mudança da combinação, mas foi recusado.

Com a recusa ele pediu ação para o Departamento Nacional de Transito (Denatran), porém foi respondido que não existe previsão legal para tal mudança. Mudanças no licenciamento de um veículo só são permitidas em caso de carros clonados.

O passo seguinte do advogado foi recorrer a justiça com um processo exigindo a mudança da placa. Na primeira instância o juiz exigiu que o Detran-DF mudasse a placa do advogado, porém o departamento de transito entrou com recurso. O processo foi então para a segunda instância.

O colegiado frisou que o advogado havia conhecimento da combinação na hora da compra do veículo e a legislação não permite tal mudança, salvo a exceção para veículos clonados. Outro ponto ressaltado foi:

a exclusão dos caracteres designativos da palavra ‘GAY’ da placa do veículo não constituem proteção contra práticas homofóbicas, como equivocadamente sustenta o recorrente. Pois não se é escondendo, mascarando a grafia associada a uma orientação sexual que se extirpa o preconceito, mas através de políticas de educação e conscientização da população

119 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Leandro 8 de setembro de 2021

Comprei uma Moto semi nova hoje com a combinação GAI e ainda tem 24 na numeração. Vim parar aqui por estar pesquisando justamente o que o cidadão da matéria queria fazer. Jamais compraria um veículo com essas iniciais, mais como o preço estava bom……kkkkk. Detran Miserável, faz isso de propósito

Avatar
kkkkkkkkk 27 de junho de 2021

Muito homem no armário aqui nos comentários com medo da placa de um carro denunciar eles, heim

Avatar
Luiz 3 de agosto de 2021

Então eu não posso escolher o que quero pq estou no armário???

Avatar
Marcelo 3 de outubro de 2021

Sim.

Avatar
Anisio Lopes 25 de junho de 2021

A justica ou juiz não está acima da liberdade do cidadão. Com certeza, gera constrangimento e deve ser trocada, sem nada a ver com preconceito. Mesmo porque, Deus não tem preconceito, Deus tem CONCEITO a ser obedecido.

Avatar
Edisom 25 de junho de 2021

Falta de visão comercial. Tem muito gay ai que ia adorar ter um carro com uma placa assim.
Só vende e compra outro. Na hora de comprar, existe a opção de escolher as letras da placa mediante um pagamento de taxa.

Avatar
Alberto 25 de junho de 2021

O carro GAY quer encontrar o carro PAU ou PIK!

Avatar
Wardeni s pereira 25 de junho de 2021

Na minha opniao.o detran ja que tinha que trocar a placa para o merco sul.porque nao colocar as letras de inicias do nome e sob nomes do proprietário exemplo o meu seria wsp%0123

Avatar
Marcos 24 de junho de 2021

Muda pra MDB. Tem mais valor os ladrões do q a opção.

Avatar
Marcos 24 de junho de 2021

Então se o carro da filha terminar em 69…

Avatar
Heber 24 de junho de 2021

o jeito vai ser esperar acontecer um PT.

Avatar
Rapha 24 de junho de 2021

Seloko eu não compro um carro com uma placa dessas nem fodendo, nada contra opção de ninguém, mas pra mim não kkkk

Avatar
El Cid Isau. 24 de junho de 2021

Kkkkkkkk mais fácil mudar um nome de pessoa de João para Maria de que uma placa de carro kkkkk Brasil não é para amadores , e não temos liberdade de escolha ao que vejo , uma coisa que deveria ser fixa éra número de telefone pois ficaria fácil encontrar caloteiros e bandidos .

Avatar
Fábio Muniz 24 de junho de 2021

Por ele ser advogado,sabe os direitos dele

Avatar
Arlen Moises Menezes Pimenta 24 de junho de 2021

O preconceito nao esta no discordar de uma escolha sexual,mas sim,no desrespeitar ou humilhar alguem por sua escolha.Thais.

Avatar
ErwinTits 24 de junho de 2021

Primeiramente que não é uma escolha, já começou errado. E outra, não é a * umas letrinhas de uma plaquinha do seu carro que vai afirmar a tua sexualidade, ainda mais quando essas letrinhas não tem o significado de uma sexualidade. Se tu se incômoda com isso procure um terapeuta, pois você tá beeem desesperado.

Avatar
Thais 24 de junho de 2021

Por aí já se percebe que é uma pessoa preconceituosa. Tudo isso envolvendo uma placa…..e estamos falando de um advogado 🤔🤔🤔

Avatar
Arlen Moises Menezes Pimenta 24 de junho de 2021

a homofobia existe quando se desrespeita o ser humano por sua escolha,e nao no direito de discordar dessa escolha.Inclusive no que esta na placa do carro dele.Respeito quem queira ser,mas como nao sou,nao conduziria o carro com placa desses caracteres.

Avatar
Reginaldo 24 de junho de 2021

Direito são iguais. Porque não trocar a placa do carro, esse país quer, que vc seja simpatizante de qualquer jeito como essa viadage

Avatar
Hualeson 24 de junho de 2021

Bora jogar o jogo do brasil, toma uma multa em outra cidade e abre um bó de placa clonada.
O brasil nao é para amadores.kkk

Avatar
Sonny 24 de junho de 2021

Acho que nós temos o direito sim de mudar as letras da placa do nosso carro, tenho visto que o colegiado e muitos órgãos públicos, querem nos fazer aceitar e engolir a canalhice deles…

Avatar
Huh 24 de junho de 2021

Mas enquanto não ocorre essas políticas de educação e conscientização o advogado fica a mercê dos homofóbicos. 🤷 Pq que tudo no Brasil o governo impõe dificuldade/burocracia? O cara tá PAGANDO a placa e não pode trocar as letras?

Avatar
Domingos de Souza 24 de junho de 2021

Quer dizer o camarada pode sofrer contrangimento
As bibas não é a banana 🍌 comendo o 🐒 mesmo este juiz deve ser…

Avatar
Luciana SANTOS 24 de junho de 2021

Fica tranquilo garoto…..a placa da minha moto é Deu1321.
Sempre ouço piadinhas como vc deu hoje…
Alguns amigos não some nem de olhos fechados na garrupa.
RS….eu do o que é meu é sou feliz levo tudo na esportiva.
Imagina eu mulher e ainda pilotando uma moto vermelho que já chama atenção pela cor

Avatar
Emocionado 24 de junho de 2021

Pais pode trocar nome, de sexo o que quiser, mas não pode mudar uma placa.

Avatar
Vingador o retorno 24 de junho de 2021

Concordo com você isso é Brasil quem que a gente engula o que eles querem.

Avatar
Sergio 24 de junho de 2021

Faça uma plaquinha com a frase
GAY Ê SÓ O CARRO

Avatar
Fernanda Osório 23 de junho de 2021

Bem mais prático trocar o carro,pra que complicar?

Avatar
FRANCISCO GOMES DO NASCIMENTO 23 de junho de 2021

Ao iniciar a leitura do texto é possível encontrar alguns erros de concordância, acho que seria interessante rever o texto antes da publicação.

Avatar
Vini 23 de junho de 2021

O cara ta sofrendo bullying só por causa da placa, se ele fosse gay também estaria passando pelo mesmo, e acho que tambem estaria puto! Com certeza até mais p. Da vida ainda se o fosse só por causa de uma placa as pessoas tiram sarro por nada, coisa de muleque, e preconceituoso ainda por cima!

Avatar
Wadson 23 de junho de 2021

O Denatran poderia vender uma nova placa para o cidadão, tipo não gostei e quero outra…serão R$ 1.500,00 a placa mais as taxas…algo em torno de 3 pilas.

Avatar
Ari toledo 23 de junho de 2021

É Deus dando sinais pro povo parar de comprar carro zero pq o preço ta um absurdo

Avatar
Martins 24 de junho de 2021

O carro não era zero e sim usado ! Portanto ele sabia da placa, inclusive veio Em SP buscar o carro e levou pra DF. Sabia que a troca de placas somente em clonagem e mesmo assim comprou, não tem o que reclamar.

Avatar
Fábio 23 de junho de 2021

Coitado, fora q será difícil ele encontrar um comprador, não é qualquer um q vai comprar o carro dele.

Avatar
Joel 23 de junho de 2021

Me da esse carro to precisando
Nao sou e não ligo pra o que os outros pensam

Avatar
José Caldeira 23 de junho de 2021

Pinta o carro de rosa,vá curtir e seja feliz,,,

Avatar
Fábio 23 de junho de 2021

😀😀😀

Avatar
Luciana SANTOS 24 de junho de 2021

Amei

Avatar
Carlos Vinícius 23 de junho de 2021

Não acho que seja bobagem do advogado, mesmo sabendo da existência da placa, pq a justiça e o Detran não podem trocar, é só pagar as taxas. Tem um monte de pessoas insatisfeitas com o corpo e trocam pinto por perereca ou vive-versa e a justiça troca e de graça. Aceitem a placa e aceitem seu corpo também.

Avatar
Marcos 23 de junho de 2021

Ele já comprou sabendo,agora não adianta reclamar deixa de ser preconceituoso rapaz , se vc quiser me vender o carro eu compro mais como vc foi leigo eu pago bem abaixo da tabela !

Avatar
Bruno 23 de junho de 2021

O advogado ganhou na primeira instancia porém a porcaria do Detran recorreu ,se.o advogado tivesse molhado a mão de alguem do Detran rápido eles trocariam,quem quer rir tem que fazer rir,infelizmente é assim no Brasil!!!!

Avatar
Ari toledo 23 de junho de 2021

#FATO

Avatar
Polvo 23 de junho de 2021

Que bobagem. O cara comprou esse carro usado, ou seja, sabia que a placa tinha essa combinação de letras e agora está reclamando? Tá querendo aparecer, só pode ser.

Avatar
Guaraci 23 de junho de 2021

O cara q vendeu o carro pra ele, deve ter passado por todo esse processo, até q resolveu vender o carro. kkkk

Avatar
Alexandre 23 de junho de 2021

Deve ser arrogância mesmo achou que podia tudo na justiça kkk

Avatar
erenaldo sena 23 de junho de 2021

Concordo com vc. Sendo advogado isso quer dizer que ele é mais ativo, comprou sabendo, de propósito. Agora pode baixar o facho. Fica com seu carro e pronto klll

Avatar
klebergage@gmail.com 23 de junho de 2021

Eu não ligaria também é muita bobagem isso.

Avatar
Marta Alves 23 de junho de 2021

Amigo é só o carro que é GAY.. você é hétero

Avatar
Alex 23 de junho de 2021

Eu não ligaria,sei da minha masculinidade,o resto e resto

Avatar
Oswaldo Luiz Rodrigues De Souza 23 de junho de 2021

Mar minino,eu dava fim ao carro e comprava outro nem que fosse em outro estado.

Avatar
Celso Bezerra da Silva 23 de junho de 2021

Bom dia. No caso deste advogado e só vende ou troca de veículo pois é tão simples de resolver esse problema. Tá fazendo tempestade em copo de água.kkkk

Avatar
Juarez 23 de junho de 2021

É só porque é advogado. Quer se aparecer.

Avatar
José Moura 23 de junho de 2021

Não importa o que as pessoas dizem, o importante é o que você é.

Avatar
Vander 23 de junho de 2021

É só por a venda , não vai faltar compradores assumidos, kkk

Avatar
IRANI SANTOS OLIVEIRA 23 de junho de 2021

Kkkkkk

Avatar
Altamir Alves 23 de junho de 2021

Podes crer

Avatar
Erenaldo 23 de junho de 2021

Eu desconfio desse advogado viu!! Kk sei ñ. Comprou sabendo, kkk

Avatar
Roberto 23 de junho de 2021

Só faltou ser gay 0024.

Avatar
RENATO FELIX DE ALMEIDA 23 de junho de 2021

Meu irmão comprou um HB20 com o final da placa 0024. O triste foi o cara mostrar o carro tentando esconder a placa!

Avatar
Sir.Alves 29 de junho de 2021

Só faltava envelopar de rosa e colocar “MARYKAY”, … colocava no Olx e venderia logo.

Avatar
Darcio 23 de junho de 2021

Cada um tem o direito de se manifestar, mas se vc compra algo que paga e não gostou o direito do consumidor. Se vc e preso sem ter feito algo , vc tem q arrumar um advogado, se vc caga na rua vc e preso , a justiça infelizmente hj no Brasil e foda, agora se o cara for vender o carro seria só pra siglas se e q me entende, todo mundo tem o direito de comprar o q quer .. e ter seus direitos . Preconceito existe sim em qualquer lugar do mundo isso nunca irá acabar somente se a população toda para de existir.. o preceito exite partir do momento alguém manifestar partir da aquilo q a justiça se põe na lei.

Avatar
Anisio Lopes 25 de junho de 2021

Darcio está certo.

Avatar
Joseph 23 de junho de 2021

Qdo fui emplacar minha nova Toro 22 tinha algumas opções de letras inclusive 3 com início GAY. Por mim não teria nenhum problema, mas pensei justamente na revenda.

Avatar
jose 23 de junho de 2021

Se fosse no Rio de Janeiro era só tirar a placa e rodar normalmente. Aqui o governo não perturba.

Avatar
Disney Ferreira da Silva Barbosa 23 de junho de 2021

Será que a placa gay 2424??? Já teve uma polêmica desse tipo anos atrás…..

Avatar
Elicio Andreazzi 23 de junho de 2021

Já imaginaram se a mulher dele comprar um com a placa PUT1A24

Avatar
Sir.Alves 23 de junho de 2021

Rapaz, nos EUA e em outros lugares, é permitido combinações que vc quiser, desde que esteja disponível, lá nos States por exemplo,a placa é atrelado ao seu seguro social, vc vende o carro e a placa continua com você e as multas também… aqui no BANANAL, é igualzinho né?… por que a INDUSTRIA DA MULTA quer que vc pague as multas alheias quando compra uma USADO… governo não facilita em nada pro cidadão de bem. Custava nada vc colocar as iniciais do seu nome ou algo qualquer, é muita FRESCURA nesses Detrans.

Avatar
SIDNEY 23 de junho de 2021

Muito bom, concordo,seria ótimo…mas aqui no brazilzinho de araque isto deve ficar para um outro momento onde um gestor vai pagar de sábio e a sua corja vão ganhar milhões com a sabia mudança…coisas boas demoram p chegar em terras tupiniquins,pois tem que definir que bandido vai sair ganhando nas nossas costas…

Avatar
José Carlos Maciel da Silva 23 de junho de 2021

Usaria o carro sem problemas, e só uma placa, o preconceito é que é grande!!! Será que se ele estivesse infartando recusaria ajuda de um médico que fosse Gay!!!!

Avatar
RENATO FELIX DE ALMEIDA 23 de junho de 2021

O questionamento do proprietário do veículo é que ele está sofrente atos homofóbicos por causa da placa, e por isso quer mudar a placa para evitar constrangimentos. Não vejo nada de homofóbico na atitude do advogado.

Avatar
José Carlos Maciel 23 de junho de 2021

Se ele se encontrar ntea nessa situação de sofrer constrangimentos , então realmente deveria ser autorizado a trocar a placa!, no começo achei quee era preconceito, desculpe aí meu comentário anterior!!!

Avatar
Harjemiru 23 de junho de 2021

Há muita gente boa que sonha em ter uma placa dessa. É difícil escapar de uma placa gay, pois o movimento gay adotou uma sigla que já quase tomou o alfabeto inteiro. A sentença afirma que o recorrente é gay, o autor da sentença entendeu que o reclamante é um gay que está sofrendo homofobia devido ao seu estado sexual ser revelado na placa, em outras palavras a sentença diz que não é trocando a placa que vão parar de atacá-lo com homofobia, ou seja, em última instância, a galera da última instância afirma que o povo não precisa de placa para saber de quem se trata.

Avatar
Adriano Souza Menegheti 22 de junho de 2021

Esse fato de mudar a placa se for clonado é só para alguns minha moto foi clonada e não querem dar entrada no processo…
E o cara querendo comprar briga com esse órgão que só leva vantagem….

Avatar
Claudinho 22 de junho de 2021

Vende o carro prum viado.

Avatar
Paulo Geremias da Silva Ribeiro 22 de junho de 2021

Só no Brasil mesmo, uma instituição que deveria proteger seus cidadãos até mesmo de um caso ridículo e vexatório desses pois todos tem família e moral para ser preservada até mesmo um autêntico gay deveria poder não aceitar essa denominação da placa, que deveria ter sido excluída antes mesmo de ser usada em algum veículo,como as pessoas de inteligência superior julgaram diferente eu prefiro ficar recolhido a minha insignificante explanação.

Avatar
Alejandro 22 de junho de 2021

É uma forma de arrancar dinheiro do cidadão. Qual a necessidade da troca ? A placa atual tem todas as informações necessárias então porque trocar??

Avatar
JOSÉ SOARES ANDRADE 22 de junho de 2021

Ele só quer se aparecer, ficar famoso, ele como Advogado, sabia disso…

Avatar
Gildo Rosa Dos Santos 22 de junho de 2021

Tem que colocar na Brasília Amarela se ele for o Robocop dos Mamonas assassinas

Avatar
Eduardo 22 de junho de 2021

Dependendo do carro e se el vender por 30% do valor, eu compro e uso o carro sem problemas.

Avatar
Cristiano Egídio 23 de junho de 2021

O advogado não tem preconceito nenhum com os lgbt mais se ele andasse com o seu carro com a placa escrito GAY os homofóbicos que tem * da cabeça do lugar do celebro iam fica fazendo piadas homofóbicas com ele fazendo ele ficar constrangido com a palavra GAY na placa do seu carro

Avatar
José 22 de junho de 2021

“PLACA GAY” A que ponto O ser humano chegou????!!!@

Avatar
Jose 22 de junho de 2021

A placa do meu carro é BOI, vai e vem eu sinto umas dores fortes na cabeça, mas tá tudo bem.

Avatar
Eduardo 22 de junho de 2021

Deve ser por causa da zoação dos amigos… Mesmo o cara sendo hétero uma hora cansa de ser zoado .

Avatar
Sérgio 22 de junho de 2021

Só acho que é um direito dele ficar ou não ficar satisfeito com a placa então pronto exija mesmo doutor.

Avatar
Angela 22 de junho de 2021

Enfim a masculinidade frágil.

Avatar
Mozart 22 de junho de 2021

Boa tarde isso é uma besteira a minha placa também tem as letras gay e eu não estou nem aí o que é a pessoa

Avatar
Johnny Morais de Oliveira 22 de junho de 2021

Claro melhor aceitar que dói menos

Avatar
Joao 22 de junho de 2021

Se era tão importante pra ele que a placa não tivesse estas iniciais, pq ele foi comprar o carro?

Avatar
Antônio Medeiros 22 de junho de 2021

Cada um com seu detalhe mais ele tem direito a mudança!!! Tamos juntos aí DR DO DF.

Avatar
RENATO FELIX DE ALMEIDA 23 de junho de 2021

Provavelmente porque o carro era bom e estava num preço bacana e ele acreditou que conseguiria trocar a placa depois, ou até mesmo porque ele não acreditava que teria os constrangimentos como ele diz ter.

Avatar
Joao 22 de junho de 2021

hahaha que mancada

Avatar
Danúbio 22 de junho de 2021

Galera só e a placa que e GAY mais se o para o D.r serviu a carapuça e por que ele deve algo kkkkkkk

Avatar
André 22 de junho de 2021

Não vejo muita necessidade de trocar a placa pq é só a placa que e gay,quando eu fui candidato a deputado federal meu número era 24 no final,24 era só o número,porém eu sou homem,mas se ele se sente bem sem a placa gay nada com contra o meu caro colega doutor.

Avatar
Akira 23 de junho de 2021

Advogados são uns lixos

Avatar
Joselito Agra Lima 23 de agosto de 2021

Eu votei em tu André.

Avatar
Fabio 22 de junho de 2021

Cara não sei porque que existem gente assim ainda tem gente que é racista e isso aí é preconceito Samos todos iguais se morrer vai pro mesmo buraco o dinheiro e o carro a casa vc não vai levar nada e nem vai valer nada depois de enterrado só por causa de uma placa

Avatar
Ricardo Gomes 22 de junho de 2021

Pra que isso? É so uma placa, aconselho ao advogado a sair do armario logo

Avatar
Carol Conká 22 de junho de 2021

Qualquer coisa joga o carro laixawwwww

Avatar
Edivaldo Silva 22 de junho de 2021

Acho que é muito machismo por parte dele, se ele comprou o veículo com esta placa e porque é um Advogado que na realidade todos eles se acham autoridades então resolva, ou no mínimo para ficar um Advogado bem conhecido com a placa Gay. Será que é um homem de verdade! Se for você busca o Detran e tenta adquirir uma Placa Especial, alto custo. Se não for assuma.

Avatar
Júlio 22 de junho de 2021

Cagou pela boca

Avatar
Julião 22 de junho de 2021

Este advogado não engana ninguém, com certeza dançou muito É o tchan e a dança da bundinha

Avatar
Wanderley 22 de junho de 2021

Até eu não aceitaria meu carro com uma placa dessa.Mas tem muitos marmanjo por aí que adoraria ter uma placa dessa em seu carro. Então jovem, vende o carro ou coloca num leilão. Garanto que irá ganha o triplo do valor pago.

Avatar
Du 22 de junho de 2021

Lá vai ADVOGAY…

Avatar
weverson moreira lima 22 de junho de 2021

Vende o carro, eu também não ficaria com o carro, o advogado está certo

Avatar
Julião 22 de junho de 2021

Comprou com essa placa pq deve adorar tomar leite de bezerro

Avatar
Plínio Azevedo do Santos 22 de junho de 2021

Imagine um anúncio no jornal, assim: “Vendo automóvel Gol, modelo 2021, branco placa GAY …”

Avatar
Samarone 22 de junho de 2021

Já que comprou o carro usado ele sabia da placa, e outra se fizer um leilão do carro na internet vai ter muito marmanjo querendo por causa dessa placa.

Avatar
Billy 22 de junho de 2021

Não é bem assim, muitas vezes o veículo usado está com a placa antiga e na hora de licenciar têm por obrigação trocar pela placa Mercosul.

Avatar
Samarone 22 de junho de 2021

Amigo se informe melhor, as letras não mudam, apenas o segundo numero vira letra.

Avatar
Thiago 22 de junho de 2021

A placa Mercosul mantém as 3 primeiras letras da placa anterior. A única alteração é a substituição do segundo número por uma letra.

Avatar
Luis Carlos 22 de junho de 2021

Exatamente , que besteira…a justiça com tanta coisa importante para resolver e esse bicho fica embasando…

Avatar
Josué Candido 22 de junho de 2021

Quando passa na rua, todo mundo sabe que lá vai o viadão.

Avatar
Thays De 22 de junho de 2021

Assumidaooo

Avatar
Comedor 22 de junho de 2021

Isso é uma Bichona enrustida que ainda não saiu do armário

Avatar
Júlio 22 de junho de 2021

E vc também né

Avatar
Dr Durval 22 de junho de 2021

Basta vender Dr. Somente isso
Simples assim.

Avatar
Christian 25 de junho de 2021

Frescura se o carro tiver essa placa i ainda for rosa eu Taria nem preocupado

Avatar
Vander 23 de junho de 2021

Tbm acho kkk e tá querendo ganhar Ibóp …😅

Avatar
Moises 22 de junho de 2021

Ķkkkkkkkkkkkkk

Avatar
Deixe um comentário