Alfa Romeo quase foi da Volkswagen em 2018

O carismático líder da Volkswagen, Ferdinand Piëch, sempre admirou a italiana Alfa Romeo e tentou comprar a marca em 2018

alfa romeo giulia alfa romeo stelvio estacioandos cidade italiana
A Alfa Romeo estava em processo de renovação na época, assim como o grupo Volkswagen. (Foto: Alfa Romeo | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
21 de junho de 2021 17:34

O Grupo Volkswagen é o grupo automotivo que possui o portfolio mais diverso atualmente: vai dos sensatos carros da Skoda aos luxuosos da Bentley, passando pelos veículos comerciais da Man e pelas motocicletas esportivas. A Volkswagen faz até salsichas!

Mas mesmo tendo 10 subsidiárias e essas subsidiárias tendo suas marcas, a VW está sempre atrás de aumentar seu império. E a Alfa Romeo foi alvo de interesse dos alemães em 2018.

VEJA TAMBÉM:

De onde veio o interesse da Volkswagen?

Segundo fonte da revista britânica Autocar, o então chefe da VW, Ferdinand Piëch, possuía interesse e admiração pela Alfa Romeo. Um desses casos de interesse foi durante o Salão de Paris de 2011, onde Piëch comentou que a marca italiana poderia crescer sendo controlada pela Porsche.

Em junho 2018 foi quando o grupo Volkswagen foi oficialmente negociar a Alfa Romeo com a FCA. Herbert Diess, o atual CEO do grupo, perguntou a Mike Manley, CEO da FCA, se a Alfa Romeo estava à venda. A resposta foi um simples “não,” e os executivos passaram para o próximo assunto.

Em 2018, a Alfa Romeo estava em processo de renovação, já com o esportivo 4C e o sedã Giulia em linha buscando se consolidar como concorrente de BMW, Audi e Mercedes-Benz. Nessa época a Volkswagen se recuperava do baque sofrido com o dieselgate investindo em carros elétricos.

Se essa venda fosse confirmada, a Alfa Romeo possivelmente entraria na dança da cadeira de plataformas e motores compartilhados da Volkswagen. Podendo usar a plataforma MSB do Porsche Panamera para um sucessor do Giulia. Ou poderia até estrear como uma divisão de elétricos com pegada mais esportiva, papel que é hoje da linha Cupra da espanhola Seat.

0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário