Andy Warhol também já pintou um BMW de corrida

Uma obra de Andy Warhol virou a mais valiosa do século XX, mas o artista também é responsável pela obra de arte mais rápida do mundo

bmw m1 grupo 4 procar art car andy warhol com o artista pintando o carro
O artista transformou um BMW M1 Procar em obra de arte a mão (Foto: BMW | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
11 de maio de 2022 14:03

O retrato de Marilyn Monroe feito por Andy Warhol foi arrematado nessa semana por mais de R$ 1 bilhão, se tornando a obra de arte mais cara do século XX. A mudança no perfil dos bilionários junto da mudança dos assuntos que causam nostalgia ajudaram a essa obra conseguir ultrapassar clássicos como Picasso.

Uma obra de valor inestimável feita por Andy Warhol foi um BMW M1 Procar pintado pelo artista. O carro foi feito como parte do programa Art Car promovido pelo fabricante a partir dos anos 70. O carro chegou a correr, conseguindo a segunda posição na categoria do grupo 4 nas 24 horas de Le Mans. É a obra de arte mais rápida do mundo.

VEJA TAMBÉM:

Segundo Andy Warhol, a pintura feita no carro tenta mostrar a velocidade como algo visual: “quando um automóvel está indo realmente rápido, todas as linhas e cores se transformam em um borrão.” O M1 mistura cores contrastantes aplicadas como se fossem borrões, com o estilo inconfundível de pop art do artista norte-americano.

O programa Art Car da BMW ainda é feito. O fabricante alemão sempre chama artistas contemporâneos para transformar um de seus modelos em uma obra de arte. O mais recente foi um M2 pintado pelo grafiteiro FUTURA 2000, que foi produzido em uma tiragem limitada a 500 unidades.

Fotos: BMW | Divulgação

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário