Kia EV6, 100% elétrico, coleciona prêmios em todo o mundo

Carro conceito da nova filosofia da marca sul-coreana é reconhecido por seu projeto inovador e design arrebatador

kia ev6 3
O EV6 foi premiado tanto pelo conteúdo quanto pelo design (Foto: Kia | Divulgação)
Por AutoPapo
CONTEÚDO PATROCINADO
Publicado em 11/05/2022 às 18h22

A Kia entrou em uma nova fase, com foco em mobilidade sustentável, e traz como carro-chefe o elétrico EV6. Em vários países, a sua chegada foi impactante: o modelo já coleciona diversos prêmios na Europa e nos Estados Unidos, concedidos por instituições renomadas – inclusive por revistas tradicionais.

Essas conquistas são ainda mais marcantes se levarmos em consideração que o EV6 é o primeiro carro 100% elétrico da Kia. Contudo, a conquista mais impactante é o título de Carro do Ano de 2022 na Europa.

O júri do European Car of the Year (COTY) é composto por  jornalistas automotivos renomados de 23 países europeus. Concorrendo com o EV6 estavam Hyundai Ioniq 5, Ford Mustang Mach-E, Škoda Enyaq iV, Cupra Born, Renault Mégane E-Tech e Peugeot 308.

O EV6 também levou prêmio de Carro do Ano na Irlanda, em evento patrocinado pelo fabricante de pneus Continental. Na Alemanha, ele foi consagrado como o Carro do Ano na categoria “Premium”. No World Car Of The Year, premiação de nível global, o elétrico da Kia foi finalista em duas categorias.

Kia EV6 também foi parabenizado pela beleza

O design vem sendo o forte da Kia, que já contou com Peter Schreyer chefiando o departamento de estilo da marca. Se depender do EV6, a nova identidade visual da Kia será marcante. Na sua estreia, o EV6 já garantiu prêmios do Red Dot Design 2022.

O elétrico da Kia conseguiu a vitória geral no chamado “Melhor dos Melhores” e também no “Produtos Inovadores”. O júri responsável pela escolha é composto por 50 especialistas na área.

Revistas prestigiam o Kia EV6

A coleção de troféus do EV6 se estende para celebrações organizadas por revistas especializadas. A britânica What Car? elegeu o elétrico como o seu carro do ano. Já o TopGear.com o consagrou como o crossover do ano nas premiações de 2021.

Para fechar com chave de ouro, o Kia EV6 entrou para o Livro Guinness dos Recordes. O veículo percorreu uma viagem de 4635,7 km entre Nova Iorque e Los Angeles gastando o mínimo de tempo possível parado para recargas: foram 7 horas, 10 minutos e 1 segundo recarregando as baterias durante a viagem, que durou 7 dias.

O conjunto campeão do EV6

Como um carro consegue ganhar tantos prêmios logo após ser lançado? Um segredo é ser um veículo completamente novo. Sua plataforma modular foi desenvolvida exclusivamente para carros elétricos, e o Kia EV6 é apenas o primeiro de muitos modelos.

A arquitetura elétrica permite carregamento rápido de até 800 volts, o que proporciona uma carga de 10% a 80% em apenas 18 minutos. Com o cabo de carregamento que vem com o carro, é possível dar uma carga completa em 7 horas utilizando um carregador de nível 2, também conhecido como wallbox. A autonomia é de 522 km no ciclo europeu WLTP.

Uma benesse da arquitetura pensada desde o início para receber carros elétricos é o aproveitamento do espaço: o assoalho é completamente plano, já que as baterias ficam na parte inferior do veículo e não possuem linhas de combustível ou escapamento passando sob o habitáculo. As rodas são posicionadas bem nas extremidades da carroceria, o que favorece o design, reduz os balanços e otimiza o espaço da cabine.

Além de amplo, o interior traz desenho tão inovador quanto o exterior e abriga muita tecnologia. Ele utiliza materiais de origem sustentável e de alta qualidade no painel e nos revestimentos das portas. A central multimídia e o painel de instrumentos possuem telas de 12 polegadas cada: uma moldura une essas duas telas, passando a sensação de ser uma peça única. O sistema de som é da renomada Meridian, com 14 alto-falantes.

O EV6 é um carro semiautônomo: traz cruise control adaptativo avançado, que inclui função de trocar de faixa automaticamente. O motorista precisa apenas acionar a seta para que o carro mude de faixa quando é seguro. Ele também pode se mover para a frente ou para trás com um toque de botão na chave, mas o motorista precisa estar por perto para supervisionar a ação.

Desempenho de esportivo

O Kia EV6 é um crossover com proposta familiar e traz espaço farto para cinco ocupantes, com um porta-malas de 520 litros na traseira e outro de 52 litros na dianteira. Mas seu desempenho é de esportivo. Com um motor, que vai na traseira, a potência é de 228 cv, e o torque, de 36,7 kgfm, acelerando de zero a 100 km/h em 6,2 segundos. Já o modelo com dois motores, um em cada eixo, produz 325 cv e 61,7, cumprindo a prova de aceleração em 4,5 segundos.

E olha que estamos falando apenas das versões mais civilizadas. No futuro, haverá uma versão GT com motores elétricos mais potentes: 584 cv e 75,4 kgfm. Esse modelo precisa de apenas 3,5 segundos para chegar a 100 km/h e sua velocidade máxima é de 260 km/h. Realmente é um conjunto merecedor de troféu.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Os comentários estão fechados.