Inventor cria câmbio manual com grelha para bicicleta

Uma bicicleta pode ter câmbio igual a um carro, mas seu uso é completamente diferente. Esse inventou aproximou os dois se inspirando em esportivos

cambio manual com grelha para bicicleta
O seletor é eletrônico, não é mecânico como os tradicionais de bicicletas (Foto: YouTube | Reprodução)
Por Eduardo Rodrigues
10 de dezembro de 2021 12:51

A grelha no cambio era uma tradição dos esportivos italianos, especialmente os da Ferrari e Lamborghini. Agora, com o fim do câmbio manual nos esportivos, esse detalhe charmoso sumiu. O usuário Ryoichl_Inoue do fórum Cycling Tips decidiu reviver o câmbio com grelha em sua bicicleta.

O inventor fez um seletor de marchas em padrão H com grelha para 10 marchas, que fica preso no guidão da bicicleta. Esse seletor não é mecânico, ele envia comandos via Arduino para a transmissão da bicicleta. A alavanca em si usa um controle analógico vindo do joystick de um Playstation.

VEJA TAMBÉM:

No fórum ele aponta que um fabricante fez um conceito de bicicleta com cambio por alavanca similar a de carros. Apesar de parecer com um cambio manual comum, essa alavanca no quadro é sequencial como os seletores tradicionais.

O site TheDrive entrou em contato com o inventor perguntando sobre planos futuros. Segundo Ryoichl_Inoue, o sistema não é à prova de intempéries, como chuva e poeira. É uma invenção ainda nos primeiros estágios, mas que demonstra um potencial de oferecer um estilo diferente de troca de marchas para as bicicletas.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
JOSÉ ENIVALDO DE OLIVEIRA 17 de dezembro de 2021

So não entendi pra qual sistema de marchas serve essa invenção, se é pra sistema com catracas ou de cubo

Avatar
Deixe um comentário