Bicicletas podem deixar de ter cobrança de IPI

Isenção que tramita na Câmara dos Deputados poderá valer para importadores e fabricantes; preços devem baixar

Por AutoPapo 28/12/20 às 13h02
Com Agência Câmara de Notícias
bicicleta verde presa em suporte no teto de um taxi em curitiba
Projeto de Lei tem como objetivo fomentar o uso de bicicletas como meio de transporte (Foto: Valdecir Galor | SMCS) (Foto: Valdecir Galor | SMCS)

O Projeto de Lei 5368/20 quer isentar importadores e fabricantes de bicicletas e suas peças da cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O texto tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados.

Autor da proposta, o deputado Juninho do Pneu (DEM-RJ) afirma que o uso da bicicleta:

“Do ponto de vista do desenvolvimento urbano, melhora a circulação nas cidades, prevenindo e reduzindo os congestionamentos. Sob o aspecto da saúde pública, o uso desse meio de transporte permite a redução dos níveis de sedentarismo da população, o que reduz a incidência de doenças, principalmente cardiovasculares. E ecologicamente, a bicicleta é silenciosa, limpa e sustentável”.

LEIA MAIS

Segundo a Associação Nacional do Transporte Público (ANTP), 7,4% dos deslocamentos – o que equivale a cerca de 15 milhões de viagens diárias – são feitos em bicicleta no Brasil.

O texto não apresenta a estimativa do impacto orçamentário e financeiro da medida, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF – Lei Complementar 101/00).

A produção de bicicletas no Polo Industrial de Manaus totalizou 63.562 unidades em novembro, de acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

No acumulado do ano, foram fabricadas 625.786 bicicletas, o que corresponde a uma retração de 30,4% na comparação com o mesmo período de 2019 (899.177 unidades). A queda se deve à pandemia, que dificultou a produção e importação de peças e matéria-prima.

Com a isenção do IPI, estima-se que  preço do veículo baixe.

Tramitação do PL que quer o fim do IPI para bicicletas

O projeto está apensado ao PL 3965/12, que tem caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Leitor 28 de dezembro de 2020

So faltou dizer a alíquota do IPI.

Avatar
Deixe um comentário