Joe Biden recorre ao etanol para reduzir preço dos combustíveis nos EUA

Biden vai recorrer ao E15, mais poluente e com 15% de etanol, para conter a maior inflação vista nos últimos 40 anos nos Estados Unidos

Estados Unidos vai recorrer ao uso do E15, com 15% de etanol, durante o verão
Estados Unidos vai recorrer ao uso do E15, com 15% de etanol, durante o verão (Foto: Shutterstock)
Por Bernardo Castro
13 de abril de 2022 11:05

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, anunciou que o país vai permitir que a população continue comprando gasolina com maior teor de biocombustível, como o etanol, durante o verão americano. A medida é uma tentativa de conter a dependência de fontes estrangeiras e também de conter a inflação, que na última terça-feira atingiu uma alta não vista nos últimos 40 anos.

O combustível em questão é o E15, que utiliza 15% de etanol em sua mistura, e foi banido em boa parte dos Estados Unidos durante o verão (1º de junho a 15 de setembro) devido ao seu alto teor de poluição. O E15 estava proibido desde 2011 porque elementos poluentes no etanol podem reagir com a luz solar e provocar maior poluição atmosférica e emissão de gases-estufa.

VEJA TAMBÉM:

de acordo com a Casa Branca, a Agência de Proteção Ambiental dos EUA vai trabalhar junto aos estados americanos para tentar amenizar os impactos na qualidade do ar durante o verão.

De certa forma, a decisão acaba sendo uma vitória para o lobby do milho – base do etanol nos Estados Unidos – que há anos tentam acabar com o bloqueio temporário da mistura. Além disso, pode representar um réves para as refinarias de petróleo que vêem o etanol como concorrente.

No entanto, a economia no bolso dos consumidores pode não ser tão grande assim. Afinal, o E15 é apenas US$ 0,10 mais barato e possui um terço a menos de energia quando comparado à gasolina comum, precisando abastecer com maior frequência.

Contudo, funcionários do governo acreditam que essa economia pode ser válida, visto que durante o preço da gasolina sobe durante o verão, e a alta pode ser maior ainda no período dos conflitos na Ucrânia.

Entre etanol e gasolina, existe algum combustível mais limpo? Boris Feldman responde!

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
HAF 13 de abril de 2022

“A medida é uma tentativa de conter… a inflação, que na última terça-feira atingiu uma alta não vista nos últimos 40 anos.” Deve ser culpa de B o l s o na r o. ( Estou sendo sarcástico)

Avatar
Deixe um comentário