BMW i3 vai sair de linha dois anos antes do planejado

Apesar dos números de vendas consideráveis, BMW vai aposentar hatchback i3 em julho de 2022, após nove anos de serviços prestados

BMW vai aposentar o i3, seu primeiro carro elétrico vendido em massa
BMW vai aposentar o i3, seu primeiro carro elétrico vendido em massa (Foto: BMW | Divulgação)
Por Bernardo Castro
01 de fevereiro de 2022 10:14

A BMW vai descontinuar a produção do seu primeiro carro elétrico vendido em massa, o i3. Em um primeiro momento, o plano da fabricante alemã era aposentar o hatchback em 2024, mas o alto custo de produção forçou a um abandono precoce do modelo.

Nascido em 2013, o BMW i3 foi um dos carros elétricos mais populares na década passada e, em 2014, foi eleito carro do ano pela revista Forbes. Na época, o BMW i3 era vendido em duas opções: uma elétrica e outra híbrida, que combinava com um motor a gasolina de 647 cm³. Nas duas versões, a bateria contava com 22,2 kWh e potência máxima de 168 cv.

VEJA TAMBÉM:

Em 2017, uma atualização aumentou a eficiência da bateria para 33,3 kWh. Além disso, 0 hatchback ganhou a versão i3s, que incluía rodas alargadas e configuração de suspensão esportiva.

O melhor ano do i3 foi 2019, com mais de 39 mil unidades vendidas. Ao todo, foram vendido 250 mil exemplares. Mas esses números não foram suficientes para a BMW mantê-lo em produção.

O alto custo na fabricação é fruto do baixo nível de unificação do i3 com outros modelos da BMW. Isso se aplica às partes elétricas e a peças internas relacionadas à eletrônica.

Com a fabricação marcada para ser cancelada em julho de 2022, as vendas em alguns países já estão diminuindo. No Estados Unidos, por exemplo, o veículo deixou de ser faturado em meados de 2021 e não estava mais disponível para encomenda.

No Brasil o i3 ainda pode ser adquirido, pela bagatela de R$ 338.950.

Quer saber como é dirigir o BMW i3? O AutoPapo já deu uma volta no hatchback elétrico. Confira:

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário