Reforma Tributária: câmara derruba artigo que beneficiaria BYD e Stellantis

Por apenas um voto, artigo foi derrubado durante votação de destaques na Câmara dos Deputados na última sexta-feira (7)

Stellantis, Hyundai e General Motors estão suspendendo produção no Brasil
Stellantis produz Jeep, Fiat e Ram em Goiana (PE) (Foto: Stellantis | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 10/07/2023 às 08h40

Em votação de destaques da Reforma Tributária na última sexta-feira (7), a Câmara dos Deputados retirou o artigo que previa que projetos industriais aprovados até o fim deste ano poderiam usufruir de benefícios tributários de PIS, Cofins e IPI até o fim de 2032. O benefício se aplicaria também a projetos que ampliassem ou reiniciassem a produção em plantas industriais inativas, aprovados até dezembro de 2025.

VEJA TAMBÉM:

A BYD, que confirmou recentemente investimentos em uma nova fábrica em Camaçari (BA) se enquadraria na primeira categoria, enquanto a fábrica de Goiana (PE) da Stellantis entraria na segunda condição. O benefício seria apenas para empresas instaladas nas regiões norte, nordeste e centro-oeste do Brasil.

  • O artigo estava sendo chamado de “emenda Lula”, pois havia sido um pedido do presidente e negociado junto aos deputados pelo Ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Os chineses da BYD haviam pedido a Lula incentivos fiscais, segundo o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
  • A decisão sofreu resistência de estados do Sul e do Sudeste, que apoiaram a Reforma Tributária e não receberam incentivos do tipo.
  • Por apenas um voto, o governo não conseguiu os 308 votos necessários para manter o texto original – o placar foi de 307 pela manutenção da redação versus 166 contrários. A derrubada do artigo foi articulada pela bancada do PL.
  •  O argumento é que o benefício desfigura o espírito da reforma de cessar os benefícios tributários criados para estimular a instalação de empresas em diferentes regiões do País – mas que, com o passar do tempo, se converteram em guerra fiscal.
  • O texto ainda poderá ser alvo de mudanças no Senado Federal.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário